Austin-Sparks.net

A Escola de Cristo

por T. Austin-Sparks

Capítulo 2 – Aprendendo a Verdade

”Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:31-36).

"Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).

"Entretanto, vós não o tendes conhecido; eu, porém, o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei como vós: mentiroso; mas eu o conheço e guardo a sua palavra" (João 8:55).

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

“O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós" (João 14:17).

"Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim" (João 15:26).

"A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça" (Romanos 1:18).

"Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!" (Romanos 1:25).

"Se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus" (Efésios 4:21).

"E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade" (Efésios 4:24).

"Estas coisas diz o santo, o verdadeiro" (Apocalipse 3:7).

"Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação" de Deus" (Apocalipse 3:14).

Em nossa meditação inicial, mencionamos que todo verdadeiro filho de Deus é trazido para a Escola de Cristo, conduzido pelo Espírito Santo. O Espírito da Unção, a partir de então, tem como prioridade apresentar Cristo ao nosso coração como o Alvo de Deus nos Seus tratos conosco. Assim, Cristo é primeiramente apresentado e atestado como o objeto do prazer de Deus. Assim, o Espírito Santo nos revela o propósito Divino relacionado à essa revelação interior do Senhor Jesus, a saber, que devemos ser conformados à Sua imagem.

Também mencionamos duas ou três lições básicas nessa Escola, que constituem a base de nossa educação. Primeiramente, o Espírito Santo se esforça para fazer com que todos os que estão debaixo de Sua disciplina (pois esse é o significado de um discípulo) conheçam por experiência, no íntimo de seus corações, a completa diferença entre eles e Cristo. Então, o Espírito também opera para nos trazer a uma situação na qual perceberemos que dependeremos de um milagre da parte de Deus, pois será impossível para nós ser como Cristo por meio de nossos próprios esforços. A conclusão que tomaremos a partir de tudo isso é que esta experiência demanda por algo que está fora de nós, uma obra do próprio Deus.

Bem, essas são lições preliminares na Escola de Cristo, embora me pareça que elas continuem até o fim dos nossos dias. De qualquer maneira, elas parecem se estender ao longo de boa parte de nossa vida, embora deva haver um ponto quando ocorre uma crise definitiva sobre esta questão, e uma fundação é estabelecida. Nesse momento, essas três coisas serão reconhecidas e aceitas, e nós não iremos muito longe até que isso aconteça. A pessoa que começa a se mover é aquela que chegou ao seu desespero final, e viu com muita clareza, por meio da iluminação do Espírito Santo, que “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" [Gl 2:20] - ’Não é o que sou, Senhor, mas o que Tu és! Apenas isso pode ser o real descanso de minha alma. O Teu amor, a Tua Paz, o Teu descanso, o Teu Tudo, nada de mim, apenas a Ti! Esse é o fundamento básico do crescimento, do conhecimento e da educação espiritual.

"EU SOU A VERDADE”

Vamos observar mais de perto o Senhor Jesus como o objeto e padrão de Deus para a obra do Espírito Santo em nós. Esta "singularidade" que Ele representa, conforme lemos nas diversas passagens, se referem à verdade. Seguramente essas passagens dos evangelhos devem ter exercido um papel fundamental na educação dos discípulos. Em primeiro lugar, uma declaração foi feita aos judeus, e foi algo impressionante aos ouvidos daqueles discípulos. Alguns judeus haviam feito uma profissão de fé, e o Senhor Jesus levantou a questão do discipulado com eles. Ele disse aos judeus que acreditavam nEle (não quer dizer que eles haviam crido nEle): "Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Eles responderam imediatamente, com um tom de queixa: "Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém". Ele reforçou, então, essa questão da verdade, a verdade em relação a Si mesmo. "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres". "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Foi levantada a questão sobre a descendência deles, e associado a isso foi feita a declaração: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres". Compreende isto? Conhecer a verdade equivale a conhecer o Filho. Liberdade por meio da verdade é liberdade por meio do conhecimento dEle.

Então, para os Judeus - aqueles mais violentos, presumo - Ele afirmou com uma força sem paralelos: "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade... Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. Ele empregou uma linguagem muito forte nesse assunto relacionado à verdade relacionada à Ele.

No capítulo 14, quando o Senhor estava a sós com os seus discípulos e Felipe Lhe disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta". Ele replicou: "há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?". Vemos também outra questão da escola: “Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?... Eu sou o caminho, e a verdade…” (João 14:5,6). Eu sou a verdade. A verdade não é alguma coisa; mas é uma Pessoa. Bem, vemos tudo isso na Escola de Cristo, conectado a Cristo como a Verdade.

Não sei se isso te impacta fortemente, mas o nosso objetivo é certamente ser bastante sensibilizados a respeito dessas coisas. Como você se sente sobre a importância de ter um verdadeiro fundamento? A característica suprema de um fundamento é a verdade, e isto deve ser muito bem estabelecido. Devemos atribuir uma grande responsabilidade à fundação, não somente em relação ao nosso bem estar e nosso destino, mas também em relação à vindicação do próprio Deus. Portanto, essa base deve ser absolutamente verdadeira, e cabe a nós ter plena certeza de onde estamos posicionados. Em outras palavras, deveremos dar fim em tudo que não é realidade, acabando de vez por todas com tudo que não é genuíno e absolutamente verdadeiro em nossa posição.

Iremos encarar a Deus algum dia. Quando estivermos literalmente face a face diante dEle na eternidade, nos perguntaremos: ‘Será que Deus falhou em algum ponto conosco?’ Seria possível dizer: ‘Senhor, Tu falhaste comigo, não foste verdadeiro para com a Tua Palavra’? Isso é impensável! Ninguém será capaz de fazer uma acusação como essa contra Deus, ou de questionar qualquer coisa a respeito da Sua verdade, realidade e fidelidade. O Espírito Santo foi enviado como o Espírito da verdade, a fim de nos guiar a toda verdade, para que não haja qualquer dúvida pairando entre nós e Deus no que diz respeito à Sua absoluta fidelidade, e Sua Verdade em relação à Sua Pessoa e à Sua Palavra. O Espírito Santo foi enviado com essa finalidade. Dessa forma, os tratos do Espírito Santo com cada discípulo na Escola de Cristo serão direcionados no sentido de eliminar tudo aquilo que não for verdadeiro e genuíno neles, fazendo com que tal discípulo se firme sobre um fundamento que possa permanecer diante de Deus, no dia de Sua total e absoluta vindicação.

A NECESSIDADE DE UM FUNDAMENTO VERDADEIRO

Para que isso possa acontecer, deveremos ser ensinados e conduzidos com fidelidade pelo Espírito Santo, até ao ponto onde seremos perfeitamente ajustáveis diante de Deus e estaremos abertos ao Espírito Santo, sem resistências ou recusas, quando Ele nos dirigir. Então, estaremos perfeitamente abertos e prontos para o tratamento ou ajuste necessários, quando o Espírito Santo indicar. Essa é a finalidade de Sua vinda.

Se não permitirmos ao Espírito Santo realizar essa obra em nós, então nos encontraremos numa posição falsa. Essa posição nos custará um alto preço, ainda que seja apenas em certos pontos. Estaremos vivendo num mundo falso, fundamentado sobre mentiras. Toda a constituição deste mundo é uma mentira, essa é a natureza do homem, embora muitos não o saibam, e até pensem o contrário. Muitos estão tentando edificar o mundo sobre uma base falsa. O Reino de Deus é completamente diferente. Ele é edificado sobre Jesus Cristo, a Verdade.

A minha ênfase é sobre a necessidade de uma posição verdadeira no que diz respeito a nós. Que o Senhor encontre homens e mulheres em quem a verdade de Cristo seja moldada e que sigam com Deus, não importa o preço! “Quem há de morar no teu santo monte? O que... de coração, fala a verdade... o que jura com dano próprio e não se retrata” [Sl 15:1,2,4]. Ou seja, aquele que toma a posição da verdade, mesmo que isto lhe custe caro. Somos influenciados por todos os tipos de falsas considerações, pelo que os outros pensam e dizem, especialmente aqueles que pertencem aos nossos círculos religiosos, nossa tradição. Mas essas são considerações e influências falsas. Elas amarram e impedem muitos de nós de seguir em frente com Deus no caminho da luz. A questão se resume em uma falsa posição.

Você aceitaria se te dissesse que não existe verdade em nós? Esta é uma das coisas que iremos descobrir, na medida em que o Espírito Santo for trabalhando conosco, que não existe verdade em nossas mentes de acordo com nossa condição natural. Podemos estar fortemente convictos, estar preparados para entregar nossas vidas por nossas crenças e até mesmo estar dispostos a passar pelas mais severas provações por aquilo que acreditamos ser correto, a verdade, entretanto podemos estar completamente errados. Esse foi o caso de Saulo de Tarso: "Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno" (At 26:9). Novamente, disse o Senhor: “Vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus" (Jo 16”2). Tão zelosos por suas convicções, certos que esta é a vontade de Deus! Tão convencidos de que essa é a vontade de Deus, alguns deles estavam prontos para entregar as próprias vidas por elas, ou até mesmo tirar a vida de outras pessoas. Quão longe podemos ir impulsionados pela força de nossas convicções e ainda assim podemos estar completamente errados, equivocados na mesma medida de nossa diligência. Uma falsa convicção, não há uma mente humana que seja incapaz de chegar a esse ponto. Estas sementes estão na nossa natureza, em cada um de nós, na mente como convicção, no coração como desejo. Podemos pensar que os nossos desejos são perfeitamente puros e corretos, no entanto podem ser completamente falsos; e a mesma coisa pode acontecer em relação à nossa vontade. Em nós, por natureza, não existe nenhuma verdade.

VIVENDO POR MEIO DA VERDADE

O que é um Cristão? Será alguém que era carrancudo, mas que se tornou em alguém bem humorado? Alguém que não era muito gentil, e se tornou afável? Uma pessoa negligente, que agora é muito zelosa? Resumindo, seria o cristão uma pessoa com uma disposição diferente da que tinha anteriormente. Seria esta a verdadeira definição de um cristão? Dê-me um armário cheio de medicamentos homeopáticos. Traga-me uma pessoa muito irritadiça e dê-lhe uma dose de, quem sabe ‘nux vomica’ [substância usada pela homeopatia], e em duas ou três horas terá uma pessoa bem humorada. Será essa pessoa um cristão? Dê-lhe outra substância; e ele voltará a ser o que era antes. Foi essa pessoa salva e teve uma recaída? Drogas podem modificar o temperamento de um homem em algumas horas. Uma pessoa letárgica, desleixada e indiferente, torna-se vívida, enérgica, ativa. Alguém miserável, descontente, infeliz, melancólico, desagradável, irritado, se torna amigável, agradável, aliviado de toda aquela crise nervosa que o fazia agir daquela maneira, e toda aquela digestão desordenada que a tornava numa pessoa de difícil convivência. Em um curto espaço de tempo produzimos um cristão com o uso de medicação!

Onde está a verdade? Se a verdade a respeito da minha salvação reside nos meus sentimentos, no meu sistema digestivo, no meu sistema nervoso, que pobre cristão eu serei. Isso porque essas condições mudam de dia para o outro, conforme o clima ou qualquer outra coisa. Não! Onde está a verdade, então? "Não é o que eu sou, mas o que Tu és". Aí está a verdade! "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Libertará de quê? Da escravidão! Mas que escravidão? Satanás está colocando suas cadeias de condenação sobre você, porque hoje você não está se como deveria. Você se sente mal, deprimido, sente a morte ao seu derredor, está irritado, e Satanás lhe diz: ‘Você não é um cristão! Que belo cristão você é!’, e você se abate com isso. Mas será essa a verdade? Essa é uma mentira! A única resposta que provê libertação e emancipação é: 'Não é o que sou, é o que Ele é, Cristo permanece o mesmo’. Ele não é como eu, que sofro mudanças em minha vida de hora em hora, dia após dia: Ele é diferente.

Perdoe-me por ser tão enfático, mas realmente sinto que esta é a única forma de sermos realmente salvos. Jesus disse: "Eu sou a Verdade". O que é a Verdade? É aquilo que permanece firme diante de todos os argumentos de Satanás, que é "mentiroso e pai da mentira". É isso que nos livra de nossa própria falsidade, pois nós somos cheios de contradições. Nós nunca poderemos ter certeza se iremos sustentar uma opinião por um longo tempo, se as nossas convicções não mudarão. Não! Isto não está em nós, absolutamente, está em Cristo. Perceba que falsa posição é essa, se
estivermos nesse outro nível de natureza. Como o diabo pode jogar conosco.

Uso estas ilustrações para tentar chegar ao âmago da questão. O que é a verdade? Ela não é encontrada em nós. Nós não somos verdadeiros em nenhuma parte do nosso ser. Somente Cristo é a Verdade. Nós devemos aprender como viver em Cristo, e o Espírito Santo não poderá fazer nada até que tenhamos aprendido essa lição. Talvez você esteja se perguntando, mas não seria um verdadeiro cristão menos mal-humorado? Não existe uma diferença, afinal? É correto que um cristão fique irritado e tudo mais? Não estou dizendo isso, tampouco estou justificando essas coisas, mas digo que nesta escola, até que tenhamos aprendido a permanecer em Cristo pela fé, o Espírito Santo não terá terreno para trabalhar, para nos conduzir à conformidade com Cristo. Se formos viver sobre nossa base falsa, o Espírito Santo vai nos deixar sozinhos. Quando formos viver pela fé em Cristo, então o Santo Espírito pode entrar e manifestar Cristo em nós. Ele irá nos ensinar a vitória, o domínio, e como não nos tornarmos uma presa de nossos bons ou maus sentimentos, vivendo em outro nível. Digo com isso que quando realmente chegamos ao terreno de Cristo, cortamos a base para muitos problemas.

Tome a irritabilidade, por exemplo. Alguns de vocês, naturalmente, podem nunca ter sofrido disso, mas outros sabem que batalha isso representa. Bem, vamos tomar esse exemplo. Hoje nos sentimos nervosos, pressionados e impacientes. O que iremos fazer a respeito? Vamos tornar isso nossa vida Cristã ou a negação dela? Se permanecermos nesse terreno, então Satanás irá agir rápido para tirar proveito da situação, nos trazendo para uma terrível escravidão, realmente matando nossa vida espiritual. Mas se tomarmos a seguinte posição: 'Sim, assim me sinto hoje dessa maneira, esta é a minha enfermidade nesse dia, mas Senhor Jesus, Tu és diferente de mim! Simplesmente descanso e me apoio em Ti, seja a minha vida!'. Você verá o que acontecerá. Você tirará o terreno de debaixo dos pés do Diabo, verá que há paz no fim da linha, e descanso, muito embora possa estar ainda se sentindo mal no homem exterior. No seu interior estará em descanso. O inimigo é expulso do seu interior, ele não tem lugar ali. A paz de Deus será o árbitro no seu coração e mente em Cristo Jesus; a fortaleza estará segura. O que Satanás está sempre tentando fazer é atingir o espírito através do corpo ou da alma, capturando a fortaleza, o espírito, conduzindo-o à escravidão. Mas podemos permanecer livres interiormente, mesmo quando nos sentimos muito mal em nosso exterior. Essa é a liberdade por meio da verdade. Esta é a verdade! Não é um fato, não é uma afirmação, mas se trata de uma Pessoa. É o que Cristo é, e Ele é completamente diferente de nós. Bem, o Espírito Santo nos ensina, como o Espírito da Verdade, que permanecer em Cristo é tudo. As nossas alternativas são nos voltarmos para nós mesmos, para o próximo, para o mundo, ou para a razão. Permaneça em Cristo e encontrará descanso, paz, libertação.

Mas não se esqueça disso, se levarmos o Espírito Santo a sério, Ele não permitirá que fiquemos confundidos. Digo que o Espírito Santo irá expor o nosso verdadeiro eu. Ele irá nos descobrir e mostrar que não há nada verdadeiramente sólido em nós, nada em que possamos nos apoiar, para que Ele possa deixar claro que é somente em Cristo, o Filho de Deus, que há segurança, salvação, vida.

Tenho uma sensação de incapacidade em tentar comunicar aquilo que está no meu coração. Muitas pessoas pensam que a vida espiritual, a vida de um filho de Deus, é uma questão de coisas. É algo chamado de 'mensagem da cruz', 'santificação', 'libertação', ou chamado de 'morte com Cristo' – mas essas são apenas coisas. As pessoas estão tentando se apegar a essas coisas, mas não há libertação nelas, não funciona. “Coisas” não funcionam! Tudo é uma questão da Pessoa, do Senhor Jesus, e o Espírito Santo nunca irá nos salvar por meio de uma "coisa". Ele irá sempre nos trazer para a Pessoa, tornará Cristo na base da nossa vida, nossa libertação, tudo para nós. Assim, a palavra é ”Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1Co 1:30).

A PERMANENTE NECESSIDADE DE FÉ

A obra do Espírito Santo é nos conformar a Cristo, nos fazendo tomar Sua forma, formando Cristo em nós. Entretanto Cristo sempre será diferente de nós, e sendo assim, sempre haverá uma demanda para fé. Você espera chegar a um ponto nesta peregrinação terrena onde poderá dispensar a fé? Esta é uma falsa esperança. A fé será uma demanda, até mesmo nos últimos momentos de nossa vida, diria que talvez até em maior medida que outrora. A fé é algo que permanecerá durante toda a vida. Se isto é verdade, então dispensa qualquer esperança de termos algo em nós mesmos. Este foi o primeiro pecado de Adão, que escolheu a independência, tendo tudo a partir de si mesmo, não a partir de Deus, se livrando da ideia de fé. Assim sendo, ele pecou por incredulidade, e todos os pecados que se seguiram podem ser relacionados à incredulidade. A fé é o grande fator da redenção, salvação, santificação, glorificação; tudo é recebido por meio da fé, que desfaz as obras do Diabo. E essa fé simplesmente significa que nós somos colocados numa posição onde nada que obtemos é por nós mesmos, mas sim por meio de outra Pessoa. Somente seremos capazes de conhecer e desfrutar dessas coisas por meio da fé. Assim, Gálatas no capítulo 2, verso 20, parece ter uma força renovada: "Estou crucificado com Cristo. Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo se entregou por mim". Vivo na carne pela fé no Filho de Deus.

Que o Senhor interprete a Sua Palavra para nós.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.