Austin-Sparks.net

O Evangelho Segundo Paulo

por T. Austin-Sparks

Capítulo 7 - Em Sua Carta Aos Tessalonicenses

Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder,’ (1 Ts 1.5)

‘Mas, mesmo depois de termos antes padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate.’ (1 Ts2.2)

‘Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado,’ (1 Ts 2.4)

‘Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos. Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.’ (1 Ts 2.8,9)

‘Por isso, não podendo esperar mais, achamos por bem ficar sozinhos em Atenas; e enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé;’ (1 Ts 3.1,2)

‘Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;’ (2 Ts 1.8)

‘O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.’ ( 2 Ts 2.4).

Vemos que o Evangelho tem um bom espaço nestas cartas. Procuramos agora descobrir o real significado do evangelho, isto é, o significado essencial das boas novas, do ponto de vista dessas cartas e dos crentes tessalônicos, e seremos ajudados por este entendimento se dermos uma olhada na história espiritual, na vida e estado desses crentes em Tessalônica.

Os cristãos Tessalonicenses: Um Exemplo

Você verá num vislumbre que consideração especial Paulo tinha por eles. Ele no geral usa palavras como as seguintes: ‘Sempre damos graças a Deus por todos vós’. Tanto na primeira como na segunda carta ele fala desta maneira (1 Ts 1.2; 2.13). ‘Damos graças a Deus por vós’. E, então, ele fala sobre eles uma coisa muito maravilhosa, que nos dá uma direção definitiva nesta consideração. Ele diz na primeira carta, capítulo 1, verso 7: ‘De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.’ Isto é algo para dizer sobre uma companhia do povo do Senhor, e isto nos leva imediatamente a perguntar - Como foram eles um exemplo?’ Evidentemente eles não foram exemplo apenas para os da Macedônia e Acaia, pois essas cartas permanecem até o dia de hoje, de modo que eles foram exemplo para todo o povo do Senhor. Se isto foi verdade sobre eles, então o evangelho deve ter significado muito para eles. O evangelho deve ter tido uma forma de expressão especial neles, e, assim, procuramos responder a pergunta: Como foram eles ‘um exemplo para todos os que crêem’?

Um Espírito Puro e um Coração Limpo

Encontramos a resposta em primeiro lugar aqui neste mesmo primeiro capítulo. Foi na recepção real do evangelho. ‘Nosso evangelho não chegou a vós somente em palavras, mas em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza’. E novamente: ‘havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus,’ (1 Ts 2.13). Agora, isto representa um começo muito limpo; e, se é pra chegarmos à posição desses crentes tessalônicos, se o evangelho é pra ter esta expressão em nós, como teve neles, se é pra ser verdade em nosso caso de sermos exemplo para todos os que crêem, então é muito importante que tenhamos um começo limpo.

Para nós, naturalmente, se tivermos avançados na vida cristã sem nos tornarmos crentes exemplares, isto pode significar retroceder os nossos passos, a fim de começarmos novamente em algum ponto onde erramos; varrer um monte de lixo e começar tudo novamente a partir de um certo ponto. Porém, estou pensando também nos cristãos jovens, que começaram recentemente. Vocês realmente estão no começo, e nós estamos bastante preocupados com vocês, porque vocês podem encontrar muitos cristãos antigos que não são de forma alguma um exemplo para todos os crentes. Sinto muito por dizer isto, mas é verdade, e não queremos que vocês sejam da mesma forma. Queremos que vocês sejam cristãos exemplares; aqueles dos quais o apóstolo Paulo, se ele estivesse presente, pudesse dizer: ‘Dou graças a Deus por vocês’. Seria uma grande coisa, não seria, se isto pudesse ser dito de nós? ‘Graças a Deus por ele! Graças a Deus por ela! Graças a Deus por todas as vezes que entramos em contato com esta pessoa, e com aquela outra! Sempre agradeço a Deus por ele - Eles são um exemplo de como os cristãos devem ser!’

Agora, este é o desejo do Senhor, este é o nosso desejo para você, e este deveria ser o desejo de nossos corações para nós mesmos. Embora possamos não ter tido bom êxito, não vamos perder a esperança de que alguém possa ainda dar graças a Deus por nós, que possamos ser um exemplo, que em algumas coisas, de qualquer forma, isto possa ser verdade de nós como foi dos tessalonicenses. Paulo diz: ‘Tornaste-vos nossos imitadores’ (1 Ts 1.6). O Senhor nos ajude a ser um exemplo tal, de modo que possamos convidar outros, em alguns aspectos pelo menos, a nos imitar, sem qualquer orgulho espiritual. Bem, se isto é pra ser assim, o começo deve ser limpo. Você vê, muito evidentemente, como esses tessalonicenses ouviram Paulo pregando as boas novas, suas mentes e corações estavam livres de qualquer preconceito. Eles não teriam chegado à conclusão a que chegaram se tivesse havido qualquer preconceito, se eles tivessem obstruído o assunto em suas mentes, ou chegassem à uma posição definida. Eles estavam abertos em seus corações desde o início, prontos para tudo o que viesse de Deus, e isto criou uma capacidade para discernir o que era de Deus. Você jamais irá saber se algo é de Deus se tiver preconceito, se você já tiver feito o julgamento, se você já chegou à uma posição definida. Se você tiver uma opinião formada, coração fechado, alimentando suspeitas e medos, você já sabotou a obra do Espírito Santo, e jamais saberá se aquilo é de Deus. Você deve ter o coração aberto, mente aberta, livre de suspeitas e preconceitos, e ficar firme nesta posição - ‘Agora, se houver alguma coisa do Senhor, alguma coisa de Deus, eu estou pronto para ela’. Isto cria uma disposição para que o Espírito Santo possa dar testemunho, e fazer as coisas possíveis para o Senhor.

Agora, como veremos, é exatamente assim que eram esses tessalonicenses. Eles receberam uma palavra, sim, em muita aflição, porém, receberam-na como Palavra de Deus, e não palavra de homem. Por causa de sua pureza de espírito, eles tinham o senso - ‘Isto está correto, isto é de Deus!’ Foi um bom começo. Como disse anteriormente, pode ser que alguns de nós tenhamos que voltar para algum ponto, a fim de fazer este início novamente. Para quem estiver lendo estas palavras, que possa estar na vida cristã há muitos anos, eu diria: Caro amigo, se você tiver algum ponto do caminho afetado, infectado, pelo preconceito e suspeita, você fechou a porta para qualquer acréscimo da parte de Deus. Vamos entender isto claramente. É verdade que - ‘O Senhor ainda tem mais luz e verdade para mostrar em Sua Palavra’. Nós ainda não esgotamos tudo o que o Senhor tem para nos mostrar em Sua Palavra; mas Ele somente irá revelar ao puro de coração. ‘O puro de coração...verá a Deus’ (Mt 5.8) Esses tessalonicenses, então, tinham um espírito puro desde o início.

Mutualidade e Maturidade

A próxima coisa que percebemos sobre eles, após seu realismo em recepção, foi sua mutualidade e maturidade - duas coisas que sempre andam juntas. Em ambas as cartas, isto de que o apóstolo fala a respeito, talvez mais do que qualquer outra coisa mais, é o maravilhoso amor entre os crentes. ‘o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros’ (2 Ts 1.3). Ele está falando o tempo todo sobre o amor mútuo deles. E seguindo lado a lado a isso estava o crescimento espiritual deles. Você vê, o amor sempre edifica (1 Co 8.1). Este tipo de amor, amor mútuo, sempre significa aumento espiritual. Podemos ver quão verdade isto é se enxergarmos isto do ponto de vista contrário. Indivíduos cristãos mesquinhos, egoístas, separados, ou companhias ou corpos de cristãos que são exclusivos e fechados, e não têm o coração bem aberto de amor para com todos os santos - quão pequenos e limitados eles são. É verdade. E é neste amor mútuo de um para com o outro, e crescimento e aumento de amor de um para com o outro, que o crescimento espiritual acontece. Não se esqueça disso. Se você estiver interessado no crescimento espiritual de seu próprio coração, de sua própria vida, e dos outros, isto irá ocorrer por meio do amor, do amor mútuo, e deve começar por você. Mutualidade e maturidade sempre caminham juntos.

Sofrimento e Serviço

E então, em terceiro lugar, você descobrirá que eles eram caracterizados pelo sofrimento e serviço, e isto é uma maravilhosa combinação Divina. Isto é algo que não é natural. O apóstolo tinha muito pra falar sobre isto, como você verá, se você grifar a palavra ‘sofrimento’ nessas cartas, e observar suas referências aos sofrimentos e aflições deles. Eles ‘receberam a palavra em muita aflição’ (1 Ts 1.6). Ele fala a respeito dos sofrimentos e aflições deles, e descreve esses sofrimentos. Eles, em Tessalônica, estavam sofrendo pelas mesmas causas que seus irmãos na Judéia, disse ele (2.14). Agora, na Judéia, isto é, no país dos Judeus, você sabe como os cristãos sofriam. O próprio Cristo sofreu nas mãos dos judeus; Estevão foi martirizado nas mãos dos judeus; a Igreja conheceu sua primeira perseguição na Judéia, em Jerusalém, e eles foram dispersos por todos os lugares pelas perseguições que se levantaram lá sobre Estevão; e Paulo diz: ‘Agora vocês sofrendo do mesmo modo’. Evidentemente havia em Tessalônica muita perseguição, muita oposição; ameaças e todos os tipos de dificuldades - o tipo de coisa, talvez, onde era muito difícil para eles trabalhar e conseguir empregos, tudo porque o negócio estava nas mãos daqueles que não tinham lugar para este cristianismo e para esses cristãos.

Porém, com todo este severo sofrimento, e com toda a ‘muita aflição’ deles eles não se tornaram introspectivos. Este é o perfil do sofrimento. Se você estiver sofrendo frustração, oposição, perseguição, ou, se os melhores empregos são dados a outras pessoas, e assim por diante, a coisa natural é voltar-se para si mesmo, lamentar muito por si mesmo, começar a cuidar do seu próprio problema e ficar totalmente ocupado consigo mesmo. Porém aqui, o sofrimento levou ao serviço. O apóstolo diz que a Palavra partiu deles, não somente por toda região da Macedônia e Acaia, mas por todo o país (1.8). O sofrimento deles - o que fez? Fez com que eles se voltassem para fora, e dissessem: ‘Há outras pessoas em outros lugares que estão em necessidade, em sofrimento, assim como nós: vamos ver o que podemos fazer por eles’. Esta é a maneira de se responder ao evangelho, não é? Isto fala do glorioso evangelho! O evangelho se tornou para eles as boas novas tais que teve efeito sobre eles, libertando-os completamente da auto-piedade estando em profunda aflição. Vamos tomar isto em nosso coração.

Paciência e Esperança

Além disso, o apóstolo fala da ‘paciência da esperança’ (1.3), e isto simplesmente significa que eles não desistiam facilmente. Isto fala de algo, você sabe. Você está tendo um tempo difícil; tudo e todos estão contra você. É tão fácil desistir - apenas desistir; desistir da luta, e dizer: ‘Não adianta - é melhor desistir de tudo’. Mas não: esses cristãos tinham paciência e esperança. Eles não desistiam, ‘agarravam-se firmemente’, e nós veremos que eles tinham uma esperança que os mantinha firmes. Eles viveram desta maneira a tal ponto que ‘tornaram-se exemplo para todos os crentes’. Neles vemos os componentes de cristãos exemplares, e eles são as verdadeiras feições do evangelho. Você vê, o evangelho é para cristãos em dificuldade! Não é somente para os não salvos, mas para os cristãos quando estão em dificuldade ou em sofrimento. Ainda é boa nova. Se perdermos o elemento de ‘boas novas’ no evangelho, se o evangelho perder sua lâmina afiada como ‘boas novas’, nós nos tornamos estagnados; chegamos num ponto onde ‘sabemos tudo’. Se perdermos aquele senso, então, quando os problemas vêm nós desistimos; porém, se ter chegado a um conhecimento salvífico do Senhor Jesus ainda é para nós a maior coisa do mundo e do universo, então teremos vitória.

Dificuldades Por Causa Do Temperamento

Agora, porque as dificuldades sempre correspondem às nossas disposições, isto é, aquilo que somos sempre dá origem a natureza das nossas provas, assim era com os tessalonicenses. Nada é uma prova para você a menos que você seja constituído de certa maneira. Alguma coisa que é uma prova para você poderia jamais ser uma prova para mim absolutamente. Ou poderia ser o contrário. O que poderia ser uma coisa terrível para mim e me tirar do meu equilíbrio, outras pessoas poderiam seguir muito calmamente, e se admirarem do por que eu estou fazendo tamanho estardalhaço com aquilo. Nossos problemas e nossas lutas geralmente têm sua origem a partir do modo como somos constituídos. Agora quero que você acompanhe o seguinte. A maturidade dos crentes tessalônicos levou-os para testes peculiares. E este é sempre o caso. Se você não é maduro, você não terá dificuldades extremas. Você irá sobreviver mais ou menos com certa facilidade. Se você for maduro, irá se deparar com testes à altura. Eles surgem muito naturalmente de sua própria atitude, ou de sua própria disposição.

Agora, você sabe que a natureza e a constituição humana são feitos de várias maneiras. Você sabe, em geral, que nós não somos todos iguais. Isto é justo também! Porém podemos, até uma certa extensão, classificar a natureza humana em diferentes categorias - O que chamamos de temperamentos. No principal, há sete diferentes temperamentos, ou categorias da constituição humana. Não irei tratar disso em detalhe, mas há um ponto muito importante sobre esta matéria. Esses tessalonicenses eram muito claramente de temperamento ‘prático’, e o ardor de seus sofrimentos específicos era basicamente encontrado devido a eles serem desse modo. Não quero dizer, naturalmente, que outras pessoas não sofrem, mas elas sofrem de outras maneiras. Você vê, o padrão de vida de alguém que tem temperamento prático é do lucro rápido e direto. Devemos encontrar algo para o nosso dinheiro bem rapidamente! É o temperamento de negócio, o temperamento da vida comercial. O que governa este temperamento é é o ‘sucesso’ rápido. ‘Sucesso’ é a grande palavra do temperamento prático. Os bem sucedidos são os ídolos deste tipo particular de temperamento.

Não há muito sentimento aqui. Essas pessoas não podem parar para sentir. As coisas que não são práticas, como eles dizem, são apenas ‘sentimentais’. Elas não são assim, naturalmente, mas foi assim que Marta reagiu à Maria. Maria não era sentimental, mas Marta pensava que ela fosse, porque Marta era preeminentemente prática. Novamente, há muito pouca imaginação neste temperamento. Este temperamento ignora qualquer sentimento. Ele não para pra pensar em como as pessoas sentem sobre o que é dito; simplesmente segue em frente. E, então, isto algumas vezes causa terríveis enganos - confunde as coisas. Por exemplo, confunde curiosidade com profundidade, porque sempre tem que estar fazendo perguntas intermináveis. As pessoas ‘práticas’ estão sempre fazendo perguntas, perguntas, perguntas; elas detém você o tempo todo com perguntas, pensando que isto é uma evidência de profundidade espiritual. Elas pensam que não estão apenas tomando as coisas superficialmente, que estão sendo muito práticas, tanto quanto profundas. Porém, há muita diferença entre curiosidade e profundidade. É muito possível confundir as coisas.

Agora queremos entender esses tessalonicenses e o efeito do evangelho. Não podemos nós agora pintá-los à luz do que temos dito? Eles responderam rapidamente, e de uma forma muito prática, e de uma forma madura. Um dos maiores temas ao qual eles responderam foi sobre a vinda do Senhor. Bem no início Paulo diz: ‘Vocês se voltaram dos ídolos para Deus, a fim de servir o Deus vivo e verdadeiro, e para aguardar por Seu Filho do Céu’. (1.9,10). Isto era uma coisa importante para eles, esta vinda do Senhor, e eles tinham concluído que ela iria acontecer durante o tempo de vida deles. Esta foi a reação prática deles ao evangelho, e isto foi bom num sentido. Porém, você sabe que essas duas cartas de Paulo estão quase totalmente ocupadas em corrigir um elemento falso nesta reação. Agora você os encontra em problemas - problemas que surgem por causa do próprio temperamento deles - nesta questão. Eles estavam afirmando para si próprios algo como o seguinte: ‘O Senhor está vindo - foi nos dito que Ele está vindo, e nós aceitamos que “a vinda do Senhor está próxima” e nós aceitamos que isto pode acontecer a qualquer dia; e nos foi dito que, quando o Senhor viesse, todos os Seus seriam arrebatados para se encontrar com Ele. Concluímos que todos os crentes seriam arrebatados, raptados, e entrariam na glória desta maneira, juntos. Oh, que coisa maravilhosa - todos indo juntos para a presença do Senhor! Porém, alguns dos nossos amigos morreram, ontem, na última semana, e as pessoas ainda estão morrendo. Parece desarranjada toda esta questão de todos sermos arrebatados juntos’. Eles foram postos em confusão e consternação porque, ao invés do Senhor voltar e reunir todos para Ele mesmo, havia pessoas entre eles indo para a sepultura. Foi uma frustração para o temperamento prático deles, você sabe.

Agora, o apóstolo escreve para eles. Ele escreve para eles o evangelho, as boas novas, para as pessoas que estão em perplexidade e em sofrimento devido ao desapontamento, e ele diz: ‘Quero que vocês saibam, caros irmãos, quero que vocês compreendam, que isto não faz qualquer diferença na questão final. Quando o Senhor vier, eles não terão ido antes de nós; e nós não iremos antes deles. Isto não faz qualquer diferença. Aqueles que dormem em Jesus e nós que permanecermos vivos seremos todos arrebatados juntos. Não permitam que isto continue a perturbá-los. Vocês não devem sofrer como aqueles que não têm esperança, ou como aqueles que perderam sua grande esperança - Não há realmente lugar para qualquer elemento de desapontamento sobre isto. São boas novas para aqueles que perderam os seus entes queridos - São boas novas a respeito desta questão de vida e morte - todos nós iremos subir juntos ‘para nos encontrarmos com o Senhor nos ares: e assim, estaremos para sempre com o Senhor’. É simplesmente maravilhoso! Assim, vemos que aqui Paulo foi capaz de trazer o evangelho - as boas novas, as boas notícias - a fim de por fim numa certa dificuldade que tinha surgido por causa do temperamento deles, da disposição deles.

Uma Ajuda para Conhecer o Próprio Temperamento

Vamos pausar aqui por um instante. Você sabe, poderíamos nos livrar de muitos dos nossos problemas se conhecêssemos qual o nosso temperamento. Se nos assentássemos por um minuto - e isto não é introspecção, absolutamente - se nos sentássemos por um minuto e disséssemos: ‘Agora, qual é minha disposição e temperamento específico? O que é isto a que sou propenso por constituição? Quais são os fatores, os elementos, que formam o meu temperamento?’ Se você puder colocar seu dedo nisto, você tem a chave para muitos de seus problemas. Asafe, o salmista, estava tendo um tempo muito ruim em uma ocasião. Ele olhou para os ímpios e os viu prosperando. Ele viu os justos tendo dificuldade - inclusive ele próprio - e ele ficou muito desanimado com tudo aquilo. Mas, então, ele se recompôs e disse: ‘Esta é minha enfermidade; porém me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo’ (sl 77.10). ‘Esta é minha enfermidade’! Isto não é o Senhor, esta não é a verdade - isto é apenas eu, esta é minha propensão ao desânimo em tempos de dificuldade. É assim que sou constituído; é minha reação ao problema’. Agora, talvez isto possa soar como uma forma muito natural de lidar com as coisas. Mas eu ainda não terminei. Se você e eu compreendermos isto - que muitos de nossos problemas vêm por causa da forma como somos constituídos; está realmente em nossa inclinação - iremos ter um terreno sobre o qual ir ao Senhor. Seremos capazes de ir ao Senhor e dizer: ‘Senhor, Tu sabes como sou feito; Tu sabes como reajo naturalmente às coisas. O Senhor sabe como, devido a eu ser feito desta maneira, como sempre estou sendo apanhado de certas maneiras; Tu sabes como me comporto sob certas pressões. Tu me conhece, Senhor. Agora, Senhor, Tu és diferente daquilo que eu sou: onde sou fraco, Tu és forte; onde sou falho, Tu és perfeito’.

Você não vê que o Senhor Jesus, o Homem perfeito, é o perfeito equilíbrio de todas as boas qualidades em todos os temperamentos, que Nele não há qualquer das más qualidades de qualquer temperamento, e que o Espírito Santo pode fazer Cristo ser em nós aquilo que não somos em nós mesmos? Esta é a grande maravilha, o grande mistério, a grande glória, do significado de Cristo como nosso mediador pelo Espírito Santo. É a maravilha de Sua humanidade: uma humanidade perfeita sem nada disto que nos perturba. Olhe para Ele sem constrangimento: Ele consegue. Mas Ele é homem. Ele não vence na base de Sua Deidade. Ele vence na base de Sua humanidade perfeita, e isto é para ser mediado a nós. Crescimento espiritual significa isto, que estamos nos tornando uma outra pessoa diferente daquela que somos naturalmente. Não é assim? Naturalmente, podemos estar mais inclinados a ser miseráveis - sempre tomando uma vista miserável, sempre caindo no lixo. Agora, quando o Espírito Santo assume o controle de nós, as pessoas miseravelmente inclinadas tornam-se alegres, embora não seja natural para elas serem alegres. Este é o milagre da vida cristã. Tornamo-nos algo que não somos naturalmente. Naturalmente, iríamos cair muito rapidamente sob alguns tipos de críticas e perseguições, e afagaríamos os nossos problemas, mas o Senhor Jesus está em nós, podemos crer nisto e prosseguir. Não caímos, prosseguimos. Ele nos faz ser diferente do que somos. Esta é a obra da graça na vida do crente.

Esses tessalonicenses sofreram muito por causa do temperamento prático deles. Eles esperavam que aquilo que lhes fora dito no início iria acontecer imediatamente. Estavam dizendo para si mesmos: ‘O Senhor virá - ele pode vir hoje, a qualquer dia - e isto será o fim de todos os problemas. Porém o tempo está passando, e as pessoas estão morrendo, e as coisas estão ficando mais e mais difíceis. Não parece muito que o Senhor está voltando...’ eles podem ter quase chegado a ponto de desistir e se desviar. E neste ponto uma nova apresentação do evangelho do Senhor Jesus chega, trazendo a esperança de algo diferente daquilo que eles eram naturalmente. Aquilo que é verdade no caso do temperamento prático é verdade em todos os outros temperamentos. Podemos tomar isto como princípio. Se nós apenas compreendêssemos isto, que o Senhor está tratando com cada um de nós desta forma. Ele está tratando conosco de acordo com o que somos. Não adianta tentar estereotipar ou padronizar os tratamentos de Deus com as pessoas. Os tratamentos de Deus comigo talvez não fossem problemas para você, mas os tratamentos de Deus com você pode muito bem mexer comigo. Ele nos trata conforme somos, a fim de que possa haver algo de Cristo em nós que não é de nós mesmos. Digo novamente, esta é a obra da graça. Esta é a mediação de Cristo - este é o exato significado de ser conformado à imagem de Cristo. Isto é participar de Sua natureza - algo absolutamente diferente. Porém isto é um processo doloroso. Agora, temos que vencer como aquelas pessoas venceram.

É isto boas novas? Penso que sim. Penso que este é o evangelho, ‘boas novas’. São boas novas para o homem que está sempre pronto a desistir e admitir a derrota, e ser miserável. São boas novas para aqueles que, por causa de suas próprias expectações e reações naturais, estão desapontadas com o que realmente está acontecendo. São boas novas que Cristo é uma pessoa diferente daquilo que somos, e que podemos ser salvos daquilo que somos por Cristo. É muito prático, você entende. Como somos salvos daquilo que somos? Por Cristo! Não por apenas Cristo vir e estender Suas mãos e nos erguer. Isto é tudo o que todos queremos que Ele faça. Apelamos para que o Senhor venha e faça alguma coisa, literalmente nos levante de onde estamos. O que Ele está fazendo é nos removendo, e colocando a Ele mesmo em nosso lugar, interiormente. É um processo, um processo profundo, e talvez, somente ao longo dos anos você possa ver mais de Cristo. Esta pessoa costumava ser alguém desse ou daquele jeito, mas há uma diferença agora, você pode ver Cristo; eles não mais são o que costumavam ser, estão superando aquilo. Estão sendo ‘transformados à mesma imagem’. Isto é boa notícia: boas novas para os tessalonicenses, e boas novas para nós.

A Prova Final

Mas há uma outra coisa sobre esses tessalonicenses. As coisas no mundo estavam ficando cada vez mais difíceis; elas estavam indo de mal a pior. Essas pessoas queridas viram as coisas acontecendo, viram forças na obra, e pensaram: ‘Não parece que o Senhor está vindo, nem que Seu Reino esteja chegando. Parece que Satanás está fazendo o seu próprio caminho. As coisas estão de mal a pior; e, quanto as coisas serem mudadas, quanto a haver ‘um novo Céu e uma nova terra’, e um novo estado mundial, tudo isso que pensávamos que viria com a vinda de Cristo e de Seu Reino, não vemos nenhum sinal disso, absolutamente. Muito pelo contrário: o mundo está piorando, homens maus estão aumentando cada vez mais. Parece haver cada vez mais do Diabo do que jamais houve’. Agora, o apóstolo escreveu sobre isto, e ele disse: ‘Olhem aqui, isto não significa que as coisas estão erradas; isto não significa desapontamento para as suas expectativas. O Senhor não virá até que essas coisas aconteçam e cheguem à plenitude. ‘O mistério da iniqüidade já opera’. Antes que o Senhor venha, duas coisas devem acontecer.

‘Primeiramente, deve ocorrer uma grande apostasia’. Uma grande apostasia? Cristãos apóstatas? Cristãos professos apóstatas, se apostatando do Senhor, voltando atrás? Isto não é muito prático para essas pessoas! Sim, isto é exatamente o que irá acontecer no final. Quanto mais a vinda do Senhor se aproxima, mais a prova encontrará pessoas afastadas. A peneira estará em serviço. Haverá uma apostasia; haverá muitas pessoas - professores - que dirão: ‘Não vamos continuar com isto, não mais podemos continuar com isto’. Eles irão desistir de seguir o Senhor. Sempre foi assim. Foi assim nos dias que o Senhor estava em carne. No final será da mesma forma. ‘Oh, que desapontamento!’ Ah, sim, porém entenda que é assim que será, e que isto não significa que tudo saiu errado. Simplesmente será desta maneira. Quando o Senhor realmente tomar um povo, será um povo que caminhou com Ele até o fim; e Ele está provando, provando. ‘Agora, vocês tessalonicenses, compreendam que o que Ele está fazendo é provando vocês, para ver se vocês irão seguir corretamente até o fim’. Tem que ser manifestado se a raiz do assunto está nos crentes, ou se é apenas uma profissão. Assim, não entendam mal os sinais dos tempos. E, então, a segunda coisa. O anticristo, aquele homem do pecado, o Diabo, parece prosperar cada vez mais em seu caminho, eles pensam. E isto foi assim. ‘Porém’, disse o apóstolo, ‘o Dia do Senhor não virá até que o homem do pecado, o anticristo, seja revelado’. ‘Oh, pensávamos que Cristo estava vindo, não o anticristo’. Ah, mas Cristo não virá até que o anticristo venha. Não entenda mal as coisas.

Se houver um poderoso movimento neste mundo por meio de Satanás, o Diabo aparentemente encarnado, uma grande encarnação dele - seja através de um homem ou de um sistema, seja como for - isto é, um ataque de morte por todos os lados, ofuscando tudo o que pertence a Cristo, isto não é um mal sinal - o Senhor está prestes a vir! São as boas novas no dia quando o Diabo parece estar acabando com tudo. Isto é monumental. O Senhor está às portas. ‘Pois, quando essas coisas começarem a acontecer, levantai, e erguei as vossas cabeças; porque a vossa redenção está próxima’, disse Jesus (Lc 21.28). Assim, se o sofrimento aumenta, se a paciência é provada; se Satanás parece prosperar, tomando o poder em suas mãos, não se enganem - não permitam que vos digam: ‘Bem, nossa esperança não está sendo realizada’. Pelo contrário, diga: ‘Estas são as coisas que mostram que a nossa esperança está prestes a ser realizada’. Esta é uma boa notícia para o dia da adversidade, boa noticia para os cristãos que sofrem, boas novas quando Satanás está fazendo o seu pior. O Senhor está às portas!

O Resumo de Toda Matéria

Mas onde iremos resumir tudo isto? Sempre buscamos encontrar um pequeno fragmento no qual a matéria pudesse ser toda concluída, e penso que o temos aqui:

‘Fiel é Aquele que vos chamou, o qual também o fará’ (1 Ts 5.24)

Aqui está a conclusão e o resumo da matéria toda. Sim, pessoas queridas estão morrendo, indo para o Senhor. O tempo está se arrastando. O Diabo está aparentemente ganhando poder e fazendo o seu pior. Nós, povo de Deus, estamos sofrendo: contudo, Deus é capaz de nos ver completamente. ‘O qual também o fará’. O que mais queremos? Acima de tudo e contra tudo mais - ‘Ele também o fará’. Esta é a boa notícia! Afinal de contas, e na conclusão, a boa notícia é que isto não foi deixado para nós. Isto é um assunto do Senhor. O que foi deixado para nós é crer em Deus, buscar entender os Seus caminhos, ficar firme, ter esperança até o fim, e, então, o Senhor assume o controle. ‘Fiel é Aquele que vos chama, o qual também o fará’. Boas novas!

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.