Austin-Sparks.net

O Evangelho Segundo Paulo

por T. Austin-Sparks

Capítulo 8 - Em Suas Cartas A Timóteo

‘...Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado’ (1Tm 1.11)

‘Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,’ (1 Tm 1.8)

‘...E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;’ (2 Tm 1.10).

‘Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho;’ (2 Tm 2.8)

Chegamos agora às nossas conclusões sobre aquilo que Paulo chamou de ‘o evangelho que eu prego’. ‘O evangelho da glória de Deus Bem-Aventurado’. Precisamos, em primeiro lugar, observar a correta tradução dessas palavras, porque as diferentes versões as traduzem de diferentes maneiras. A Versão Autorizada tem: ‘o glorioso evangelho do Bem-Aventurado Deus’. Você irá observar quão diferente isto é da Versão Revisada, da qual eu citei acima. A carta - a Revisada - é a correta tradução da sentença, e o ponto em colocá-la correta é este. Paulo não está falando sobre o que é o evangelho - o conteúdo do evangelho. Ele está falando do evangelho que tem a ver com a manifestação da glória de Deus. Isto pode soar um pouco técnico, mas isto é muito importante. Deixe-me repetir: O que Paulo tem em mente é o evangelho, ou as boas novas, que se ocupa com a manifestação da glória de Deus. A glória de Deus em manifestação - isto é evangelho.

Observe uma outra coisa: ‘o evangelho da glória do Bem-Aventurado Deus’. Há uma tradução que muda esta palavra, e usa a palavra ‘feliz’ no lugar de ‘Bem-Aventurado’: ‘o evangelho da glória do Deus feliz’. Mas isto não soa muito correto aos nossos ouvidos, soa? E ainda, se compreendêssemos o real significado, poderíamos perceber que esta não é uma palavra totalmente inapropriada. Há duas palavras gregas traduzidas como ‘bem-aventurado’ no Novo Testamento. Uma, que é a mais comum, literalmente significa apenas ‘bem falado’. Este é o seu significado literal, porém, no Novo Testamento, ela é quase que exclusivamente usada no sentido de ‘abençoado’, e é assim traduzida. Esta, contudo, não é a palavra que é usada aqui. A palavra usada aqui - a segunda das duas palavras as quais me referi - é uma que ocorre com muito menos freqüência. É uma palavra que expressa aquilo que, falando propriamente, é verdadeiro somente em relação a Deus: isto é, a singularidade de Deus quanto a que Ele é em Si mesmo, completamente distinto daquilo que os homens pensam sobre Ele, ou dizem sobre Ele. Esta é a palavra aqui traduzida ‘bem-aventurado’. A palavra realmente significa aquela alegria solene, tranqüila, perpétua, que enche o coração de Deus. Se você puder obter o sentimento desta definição, você, de alguma forma, chega perto de entender o significado da palavra aqui traduzida: ‘bem-aventurado’. É o evangelho da glória da tranqüila e confiante alegria do coração de Deus; as boas novas, a boa notícia.

As Boas Novas da Glória de Deus

O que é esta glória de Deus que se torna o evangelho, as boas novas? É a glória de Deus na revelação de Si mesmo em Seu Filho Jesus Cristo. A revelação dEle mesmo. No Velho Testamento, a glória de Deus tinha forma simbólica, como sabemos. Por exemplo, no Santíssimo Lugar do tabernáculo, entre o querubim e o propiciatório, a glória de Deus era encontrada. A glória cobria o propiciatório. Ela era uma luz brilhando sobre o propiciatório, sobre a arca do concerto; brilhando e se focando aí. Era uma luz celeste. Mas não passava de um símbolo. Aquilo que ela simbolizava está aqui - a luz de Deus brilhando sobre e através de Seu Filho Jesus Cristo. Esta é a glória de Deus. Paulo, escrevendo aos coríntios, coloca isto da seguinte forma: ‘a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo’. (2 Co 4.6). É aquilo que está no Senhor Jesus do Deus perfeitamente tranqüilo, sereno, de permanente satisfação.

A Glória de Deus em um Homem

Agora, aqui está uma coisa muito notável. Você tem a glória de Deus. Muito é dito sobre a glória, e você já ouviu dizer que a glória é aquilo que você irá encontrar na Bíblia; que, se você for para a Bíblia, lá irá encontrar muito sobre a glória de Deus. Quando você começa a estudar a Bíblia, procurando pela glória de Deus, o que você encontra? Um Homem! Você descobre que está confrontado com um Homem. Você não consegue se desviar deste Homem: o Velho Testamento está sempre apontando, através de vários meios, métodos e formas, para um Homem; o Novo Testamento, do começo ao fim, tem um Homem em vista, um Homem sempre em vista. De modo que você é obrigado a dizer: ‘Esta é a resposta para a minha busca. Eu estou em busca do conhecimento da glória de Deus, e a resposta de Deus para a minha busca é um Homem’. Isto é apenas uma exposição da seguinte frase: ‘o evangelho da glória do Bendito Deus’, que é a revelação de Deus em Seu Filho, Jesus Cristo.

Deus é aqui representado como estando num estado de perfeita tranqüilidade, repouso, calma, segurança, satisfação e alegria permanente, e tudo aquilo que pode ser resumido na palavra ‘Bendito’. Deus é representado como estando nesta condição. Qual é a base deste estado de Deus? É simplesmente de que Deus encontrou uma perfeito e completa expressão de Si mesmo em um Homem. Sim, nós sabemos quem este Homem era. Não estou desprezando, ou pondo de lado, a Sua Deidade, Sua própria Divindade, é que não estou pensando sobre isso nesse momento. Você vê, Deus criou o homem com propósitos muito elevados. De fato, o homem foi criado a fim de responder e satisfazer o coração de Deus! Há algumas pessoas que buscam muita satisfação. Na verdade, elas nunca parecem satisfeitas. As coisas nunca satisfazem aos seus padrões e ideais. E você pode percorrer um longo caminho, pode ir tão longe quanto for possível ir com qualquer conceito humano de satisfação, e ainda assim você estará longe, muito longe, infinitamente longe, da idéia de Deus. Deus é muito maior, muito mais maravilhoso.

Nós temos, na criação caída, apenas um fraco reflexo do quão maravilhoso Deus é. E mesmo quando vemos esta mesma criação como ela é, com toda os seus defeitos e fraquezas, e variações, e etc, temos que ficar assustados e adorar. Podemos enxergar apenas uma pequena indicação de que maravilhoso Deus Ele é, e de quanto é necessário para satisfazê-Lo. Contudo aqui Ele está num estado de absoluta satisfação, tranqüilidade, repouso, serenidade, porque todos os Seus pensamentos, todos os Seus desejos, todas as Suas intenções, todos os Seus empreendimentos, estão agora consumados e aperfeiçoados - não na criação, mas num Homem. Este Homem é a resposta de Deus. Quão grande Cristo é! Deus encontra, portanto, Sua felicidade, Sua bem aventurança, Sua satisfação, Sua tranqüilidade, Nele.

Um Homem Representativo

Talvez você possa pensar: ‘Isto é uma coisa bonita para se dizer; são pensamentos maravilhosos para se expressar, porém, onde está o valor prático disso?’ Ah, Isto é justamente o evangelho, você vê. Você pensa que o Senhor Jesus, o Filho de Deus, veio e assumiu a posição humana, e foi tornado perfeito para a absoluta e final satisfação de Deus apenas para que pudesse ter isso em um único Homem? Não, o evangelho é este: o Senhor Jesus é o representante de todos os homens que Deus irá ter. Ele é representativo e inclusivo. O velho e bonito princípio do evangelho, que você e eu, após longa familiaridade com ele, ainda freqüentemente precisamos, para a nossa própria tranqüilidade, para compreender mais perfeitamente, é apenas este: que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é uma esfera para dentro da qual somos chamados, requisitados, convidados a entrar por meio da fé, de modo que estamos escondidos Nele quanto aquilo que somos em nós mesmos; Deus vê somente Ele, e não nós. Uma coisa maravilhosa! Você tem que colocar de lado todos os seus argumentos e todas os seus questionamentos, e aceitar o fato de Deus. O fato desta frase, ‘EM CRISTO’, ocorrer duzentas vezes ou mais no Novo Testamento deve seguramente significar alguma coisa.

Deus Nos Vê em Cristo

A primeira, e talvez a mais inclusiva, coisa que esta frase significa é que, se você está em Cristo, Deus vê Cristo ao invés de ver você. Eu tenho um pedaço de papel aqui. Vamos supor que ele represente você e eu, aquilo que somos. Eu coloco este pedaço de papel dentro de um livro, e este livro representa Cristo. Você não vê mais o papel, mas apenas vê o livro. Esta é a nossa posição “em Cristo”. Isto é o que Cristo significa. Toda a Sua satisfação a Deus é colocada em nossa conta. Isto é o evangelho: quando você e eu estamos em Cristo, Deus está satisfeito conosco - tranqüilo, alegre, feliz. Oh, maravilhoso evangelho! Você não pode entendê-lo, ou explicá-lo, mas há o fato declarado. Este é o evangelho da glória do Deus satisfeito. Colocando novamente o teste que estávamos aplicando em outras conexões nos capítulos anteriores, é apenas isto: que, quando você e eu realmente vamos a Cristo e descobrimos o nosso lugar Nele, uma das primeiras coisas de que ficamos conscientes é que todo o estresse vai embora; encontramos o descanso. Uma maravilhosa tranqüilidade; uma condição feliz, abençoada. Agora, esta é a nossa experiência, mas qual é o seu significado? É o Espírito do Deus feliz dando testemunho dessa felicidade de Deus em nossos corações. ‘O evangelho da glória do Deus bendito’. O primeiro estágio disso é uma posição. Estamos EM CRISTO.

Cristo em Nós

O segundo estágio, ou segundo aspecto disso é que Cristo está em nós. Mas não devemos colocar isto segundo o mesmo raciocínio do último ponto. Isto não significa que nós somos vistos e que Cristo está escondido. Não, Cristo está em nós e nós estamos em Cristo: uma coisa impossível de se explicar, a menos que, talvez, possamos colocar da seguinte forma: Dr Campbell Morgan foi perguntado numa ocasião se o batismo era por imersão ou por aspersão. Ele disse: ‘Meu caro amigo, venha comigo às Quedas de Niagara, e fique debaixo. Você está aspergido ou imerso?’ Bem, deixo que você responda. Mas é desta forma. Cristo está em nós. Por que Ele está em nós? Ele está em nós como aquela satisfação ao coração de Deus, a fim de que o Espírito de Deus possa trabalhar em nós, para nos conformar a Cristo.

E isto introduz um outro aspecto da vida cristã: que, se você e eu prosseguirmos continuamente sobre esta base de Cristo dentro, nossa alegria aumenta. Isto pode ser posto à prova. Pare de caminhar com o Senhor e veja o que acontece com a nossa alegria. Afaste-se do Senhor e veja o que acontece à nossa felicidade. Iremos começar a lamentar então -‘Onde está a felicidade que eu conheci quando vi o Senhor no princípio? Onde está o refrigério da alma Do Senhor e de Sua Palavra?’ Ah, Deus nos livre que devesse ser necessário para qualquer um de nós cantar este hino. Não é necessário. Continue com o Senhor Jesus na base da satisfação de Deus com Ele, e a alegria aumenta. A alegria de Deus aumenta em nosso coração. Cristo está instalado dentro de nós como um padrão, modelo, como uma base na qual Deus trabalha.

Agora, aqui está algo fundamental. Oh, quanto tempo demoramos em aprender isto! É simples, eu sei, mas é fundamental e é algo no qual estamos sempre fracassando. Se começarmos a tentar prosseguir na base do que somos, Deus para. Se prosseguirmos em nosso próprio terreno, aquilo que somos em nós mesmos - nosso miserável e desprezível ‘EU’, a quem Deus se refere como um cadáver, um fétido cadáver - perdoe-me dizer assim, pois ele tem estado morto por dois mil anos (isto pode soar engraçado, mas realmente é muito sério): se você sair do terreno do ‘Cristo em você’ para aquilo que você é em você mesmo, Deus diz: ‘Não irei adiante’. Todas as operações Divinas cessam. Somente podemos continuar da forma como começamos. Começamos em fé que Jesus Cristo foi o nosso substituto, tomou o nosso lugar e respondeu a Deus por nós. Esta era a nossa fé que nos trouxe para Cristo. Temos que continuar até o fim com a mesma fé no Senhor Jesus, e não fé em nós mesmos, e Deus irá prosseguir, se continuarmos em Seu terreno. A Boa Nova é que Deus está pronto para prosseguir em frente, aumentando a felicidade se tão somente nos mantivermos sobre o Seu terreno. Sua glória está em Seu Filho, e ele não tem glória no homem separado de Seu Filho.

Assim, Cristo é nossa esfera, Cristo é o nosso centro, e Cristo é o nosso modelo, e nós estamos sendo conformados, diz o apóstolo, até que Cristo esteja completamente formado em nós. Simples, básico: A glória de Deus em Cristo sendo manifestada nos crentes, na Igreja, porque os crentes estão descansando sobre a satisfação de Deus com Seu Filho. Este é o único caminho da glória de Deus e a expressão do contentamento de Deus, da alegria de Deus. Isto é evangelho. Você vê, tudo vem finalmente se focar nisto. O que é evangelho? Quando você tiver dito tudo o que você pode a respeito, tudo está incluído nisto: a perfeita satisfação, descanso, tranqüilidade de Deus em relação a Seu Filho, tornado disponível a nós. Oh, que você e eu possamos viver sem conflito com Deus, porque habitamos em Cristo! Irmãos, irmãs, quando vocês começarem a se sentir miseráveis em relação a vocês mesmos, repudie isto. ‘Sim, eu sei tudo a respeito disto. Se eu não souber tudo a respeito disto agora, já é hora de saber. Eu sei tudo sobre aquilo que sou; sei onde isto irá me levar se começar a tomar isto em consideração. Ponho isto de lado. É um fato - Deus tem feito isto - que, a muito tempo atrás, EM Cristo eu fui crucificado, EM Cristo eu morri, EM Cristo eu fui sepultado, EM Cristo eu ressuscitei. É tudo em Cristo. É aí que eu permaneço’. Mantenha esta posição; permaneça em Cristo. Saia desta posição para uma outra e a glória se vai, a alegria, a felicidade, é aprisionada.

Boas Novas para os Jovens

Paulo estava falando a Timóteo sobre o evangelho, e Timóteo precisava das boas novas. Timóteo era um homem jovem. Um homem jovem cristão tem seus próprios problemas pessoais - ele tem muitos problemas e dificuldades em si mesmo. Um jovem representa o resumo de uma vida no seu início: todos os problemas da vida residem aí. Timóteo era um jovem. A tal jovem o apóstolo diz: ‘Está tudo bem, Timóteo: você pode ser atacado por todos esses problemas e dificuldades, você pode estar tendo todos estes problemas espirituais de diferentes formas, mas Jesus Cristo é a resposta para toda esta situação!' Lembrem, jovens, de que o Senhor Jesus é a resposta de Deus para todos os problemas da juventude. É uma boa notícia, não é? Timóteo não apenas era um jovem, mas era um jovem com determinados tipos específicos de dificuldades, em razão de sua posição na obra cristã. As dificuldades estavam vindo a ele de três direções. Primeiro, havia o mundo pagão. Que desafio isto deve ter significado para um jovem naqueles dias! Era um mundo que não tinha lugar pra Deus, não tinha lugar para o Senhor, não tinha lugar para as coisas de Deus, e todas as forças opositoras daquele mundo pareciam estar concentradas sobre este jovem. Segundo, houve todas as dificuldades do mundo judeu. Paulo faz referência a eles aqui. Aqueles judaizantes estavam perseguindo Paulo por todo o mundo, com uma determinação: ‘Este homem deve ter um fim - a obra deste homem deve ser eliminada!’ Por todos os meios esses judaizantes estavam determinados em destruir Paulo e sua obra, e seus convertidos, e Timóteo estava ligado a Paulo. Paulo diz: ‘Não se envergonhe de mim’. Esta associação criou muitas dificuldades para Timóteo. A resposta é: ‘Tudo bem, Timóteo; há boas novas para você! O Senhor Jesus é suficiente para isto - Ele irá ajudá-lo a passar por tudo isto’.

E, então, Timóteo era um jovem em grande responsabilidade na obra de Deus - na Igreja de Deus. Se você conhece alguma a respeito disto, sabe que precisa de uma boa base de confiança. Ele enfrentou muitas dificuldades cristãs. Porém, Paulo disse: ‘Não despreze a tua mocidade’. Havia certas pessoas pretensiosas - pessoas que pensavam ser alguma coisa - que se inclinavam a dizer: ‘Oh, Timóteo é apenas um jovem, você sabe - você não deve dar muita atenção a ele’. Essas pessoas estavam desprezando a mocidade de Timóteo. Isto é uma coisa difícil de suportar. Isto desanima o seu coração caso você fique nesta posição. Eu me lembro muito bem, quando comecei o ministério e fiquei responsável por uma igreja, onde muitos dos oficiais da igreja eram pessoas velhas, uma delas ouviu dizer: ‘Ele é tão jovem, você sabe!’ Mas eu tinha um defensor entre eles, e ele dizia: ‘Não se preocupe com isto - ele está superando isto a cada dia!’ Bem, isto é muito bom e agradável: mas este tipo de atitude entre os obreiros pode muito bem desanimar você, quando você tem que levar a responsabilidade. Timóteo estava nesta posição, mas este é o evangelho para Timóteo: ‘Está tudo bem: O Senhor Jesus é a resposta para esta situação - Ele irá ajudá-lo a passar isto também’. Afinal de contas, é realmente isto. É o que o Senhor Jesus ‘foi feito para nós...para Deus’: A satisfação de Deus. Oh, graças a Deus que o Senhor Jesus cobre as nossas faltas e fraquezas, e defeitos. Eu uma vez li uma história - creio que era verdade - sobre um certo hotel no continente, onde as pessoas costumavam ir e ficar para descansar e se isolar. Um dia uma mãe chegou com sua garotinha, e esta garotinha estava apenas começando a aprender piano. Cada manhã, a primeira coisa, ela ia ao piano e tocava, tocava, tocava o dia inteiro. De manhã, de tarde e de noite ela tocava, até que as pessoas ficaram incomodadas, e se reuniram para saber o que poderiam fazer, quando um pianista famoso chegou e ficou no hotel. Ele imediatamente sentiu a atmosfera, e se inteirou da situação, e, quando a garotinha foi para o piano, ele seguiu junto e sentou, e colocou as suas mãos sobre as delas e as guiou, e aí surgiu uma linda música. As pessoas vieram de seus quartos para a sala onde estava o piano, e sentaram-se para ouvir. Quando terminou o recital, o pianista disse à garotinha: ‘Muito obrigado, querida; apreciamos muito hoje’ - e todos os problemas terminaram. Sim, o Senhor Jesus apenas coloca as Suas mãos sobre as nossas. Nós fazemos uma bagunça se as coisas forem deixadas para nós mesmos. Nós perturbamos, ofendemos; somos muito imperfeitos, muito falhos: e, então, o Senhor Jesus vem, e de forma bendita, e corrige nossas deficiências, responde ao Pai por nós, supre as nossas deficiências - como? Com Ele mesmo, apenas com Ele mesmo.

Esta é a resposta; estas são as boas novas - ‘O evangelho da glória do Bendito Deus’.

FIM

Tradução: VNS

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.