Austin-Sparks.net

A Centralidade e Universalidade da Cruz

por T. Austin-Sparks

Capítulo 9 - A Cruz e os Lugares Celestiais

Talvez uma das declarações mais misteriosas na Bíblia seja aquela feita por Paulo na "Carta aos Efésios" (3:10) que "Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais".

Pelo menos este versículo implica que o apóstolo recebeu uma revelação muito especial, pois esta é uma das coisas que jamais poderia vir por meio do estudo, da razão ou dedução. O que tudo isto significa nós não sabemos, mas podemos enxergar algo.

Primeiramente, verificamos ser difícil que esses principados e potestades sejam os mesmos mencionados em Efésios 6. Seria de fato difícil de entender por que o Senhor deveria querer mostrar Sua multiforme sabedoria ao poderes malignos. Se todo o Seu objetivo dominante é a expressão e difusão de Sua glória no universo, de modo que a adoração volte para Ele em adoração, admiração, espantoso júbilo, então temos a pista para esta declaração. A Igreja aqui está representada como juntamente assentada com Cristo nos lugares celestiais, não no território dos poderes maus, mas acima deles, entre as hostes angelicais. Lá, inteligências que têm absoluta confiança na sabedoria e habilidade de Deus são, contudo, suscetíveis de serem instruídas e de aprenderem. Elas estão conscientes dos indescritíveis, grandes e imensos problemas que surgiram através da interferência de Satanás, e da cumplicidade do homem com ele - os problemas da pervertida natureza; do poder resultante de Satanás sobre o homem e da própria impotência deste; o problema do pecado, da inimizade, do ódio, do orgulho, do egoísmo, da hostilidade, da morte, etc. É como um argumento enorme erigido para Deus responder. Eles estão certos de que Ele pode fazê-lo, mas há um suspense de tirar o fôlego quanto a COMO Ele irá fazê-lo. Eles observam a Igreja como o vaso no qual Ele irá dar a resposta. Os componentes da Igreja são tão humanamente multiformes e diversos em disposições, temperamentos, naturezas e tendências quanto sejam os indivíduos. Neles por natureza são encontrados todos os resultados e efeitos da Queda. Então, a GRAÇA começa a trabalhar; chama-os, escolhe-os, salva-os, santifica-os, e os transforma de tal maneira que ficam completamente "contrários à natureza". Eles não mais fazem aquilo que costumavam fazer. Eles fazem aquilo que jamais teriam feito. Isto é operado e desenvolvido a cada dia. Graça, graça, graça! A palavra ocorre uma dúzia de vezes em "Efésios", e sua questão gloriosa é que "nas eras que hão de vir, será mostrada a incomparável riqueza de Sua graça, demonstrada em Sua bondade para conosco em Cristo Jesus" (Efé. 2:7). Assim, a Igreja e seus membros passam por todo tipo de prova e teste -perseguição, reprovação, adversidade, sofrimento, solidão, desapontamento, sofrimento físico, frustração, etc. - e as reações por meio da graça de Deus são muito diferentes daquelas que eles demonstrariam separados da graça.

Lá, onde as coisas são conhecidas por seu valor eterno e correto significado, esta 'multiforme sabedoria de Deus" faz com que os principados e potestades adorem e glorifiquem a Deus. E porque a Igreja a Ele desta maneira, ela está destinada a compartilhar de Sua glória, e a "descer do céu ... tendo a glória de Deus". (Apo. 21:11) Pode ser facilmente visto como a Cruz tem relação com isto. Inicialmente ela garante o vaso para Deus. Progressivamente, como um princípio, ela permite remover todas aquelas obras contrárias a Sua glória. A Cruz está no centro de cada desapontamento triunfantemente suportado, e de cada adversidade humildemente sofrida.

Por causa da grande solução que a Cruz é para o problema que encheu o universo, anjos e arcanjos e todas as hostes do céu adoram Aquele que a concebeu - Aquele cuja sabedoria encontrou expressão em "Jesus Cristo e este crucificado". (1 Cor. 2:2)

FIM

Tradução VNS

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.