Austin-Sparks.net

O Persistente Propósito de Deus

por T. Austin-Sparks

Capítulo 1 – O Propósito Pleno de Deus Governa Tudo O Que Ele Faz

Vamos usar a primeira parte desta manhã como preparação para aquilo que iremos considerar mais tarde; e quero falar agora sobre alguns princípios de interpretação da Bíblia. É muito importante que sejamos capazes de conhecer como a Bíblia deve ser interpretada, e isto será especialmente visto naquilo que temos a considerar logo à frente. Se não compreendermos os princípios da Bíblia, ela não será um livro aberto; poderemos conhecer aquilo que está no livro apenas como um livro, mas não o entenderemos até que tenhamos os princípios de interpretação. Assim, peço a vocês que procurem lembrar do que estarei falando agora, e o tragam para o nosso estudo posterior. Iremos considerar cinco importantes princípios de interpretação da Bíblia:

1. A Eternidade de Deus;
2. A Abrangência de Cristo;
3. O Intérprete da Bíblia é o Espírito Santo;
4. A Menção Final;
5. O Único Valor Real é o Espiritual.

(1.) A Eternidade de Deus

O primeiro princípio de interpretação da Bíblia é a eternidade de Deus. Devemos sempre lembrar de que todo o tempo é tempo presente para Deus. Não há passado nem futuro para Ele: tudo o que é passado e futuro para nós, para Ele é sempre presente. Em qualquer momento de tempo para nós, na eternidade é sempre presente para Deus.

O arquiteto sempre possui a planta completa em suas mãos. Se for o desenhista de um navio, por exemplo, ele terá um modelo deste navio antes que qualquer coisa seja feita. Ele vê no modelo o objeto completo, isto é, exatamente como a coisa irá parecer quando ficar pronta. Se for um grande edifício, ou mesmo uma cidade, é da mesma maneira. O arquiteto desenha o que chamamos de modelo em escala, e nele ele enxerga exatamente como o edifício, ou a cidade, irá ficar quando estiver pronta. O construtor trabalha dia após dia em conformidade com a planta. Aqueles que apenas olham para as partes não as compreendem, e não devem tomá-las como se fosse o todo. Às vezes, quando você olha para as partes de um edifício, você não consegue compreender o que aquilo irá ser. Somente quando a coisa completa é vista, é que você pode, então, compreender as partes.

Agora, a Bíblia está repleta de partes, e todas elas são partes de algo que Deus enxerga por inteiro. Deus é o grande Arquiteto; Ele possui a planta completa e perfeita diante de Si antes de começar a obra. A eternidade de Deus está em todo lugar. Assim, precisamos compreender que a Mente Plena de Deus está por detrás de tudo o que Ele faz! O PROPÓSITO PLENO DE DEUS GOVERNA TUDO O QUE ELE FAZ! Vocês precisam entender que a Mente de Deus nunca evolui – Deus é incapaz de evoluir.

A forma temporária de todas as coisas contém o eterno e o pleno pensamento de Deus. Vocês precisam compreender que há sempre DOIS SIGNIFICADOS em tudo o que está na Bíblia. Há o significado presente, isto é, como aquilo se aplica à situação atual; e há, também, o significado futuro. Tudo na Bíblia, embora tenha uma aplicação presente, também possui uma significação maior no futuro. Esta é a primeira lei de interpretação: é a eternidade de Deus.

(2.) A Plenitude de Cristo

A segunda lei de interpretação é a plenitude de Cristo. Cristo é a interpretação de toda Bíblia; conhecer Cristo é conhecer a Bíblia. Homens como Pedro e Paulo conheciam a Bíblia, mas eles não a entenderam enquanto não conheceram o Senhor Jesus. Primeiro conhecemos o Senhor Jesus, depois O trazemos para a Bíblia; Ele é a interpretação da Bíblia. Nós não podemos realmente compreender a Bíblia enquanto não conhecermos o Senhor Jesus. Isto resulta no seguinte – a Bíblia é realmente uma Pessoa, e não um mero livro. A Bíblia é uma Pessoa Viva, e não letras mortas. Por ser esta Pessoa inesgotável, a Bíblia acaba se tornando também um Livro inesgotável.

Agora, este é o princípio mais importante que vocês talvez possam perceber. É possível esgotar a Bíblia, como um livro. Conhecemos grandes mestres da Bíblia que percorreram através dela, ensinando-a repetidamente, mas, no final de suas vidas, eles estavam tendo grande dificuldade para encontrar algo novo, e ficavam apenas repetindo coisas que já haviam falado em outros anos. A razão disso é que eles trataram a Bíblia apenas como um livro. Isto jamais irá acontecer se vocês conhecerem o Senhor Jesus e enxergarem a Bíblia nEle, e Ele na Bíblia. Repito, o Senhor Jesus jamais poderá ser esgotado. Na medida em que o Espírito Santo revela o Senhor Jesus a nós, a Bíblia fica cada vez mais viva. Assim, temos os nossos primeiros dois princípios de interpretação: (1) A Eternidade de Deus e (2) A Plenitude de Cristo.

(3.) O Intérprete Da Bíblia É O Espírito Santo

Agora, passemos ao número três: o intérprete da Bíblia é o Espírito Santo. Eu falei que Jesus é a interpretação da Bíblia. Agora estou dizendo que o Espírito Santo é o INTÉRPRETE da Bíblia. Nós estamos familiarizados com as palavras da Carta aos Coríntios, mas vamos apenas dar uma olhada nelas novamente. Primeira carta aos Coríntios, capítulo dois, verso treze: "As quais coisas também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas em palavras ensinadas pelo Espírito, comparando coisas espirituais com espirituais."

Eu não sei se vocês possuem referências na margem de suas Bíblias, mas a tradução mais correta dessas palavras é: "interpretando coisas espirituais a homens espirituais." Vamos ler a passagem toda, novamente, desta maneira:

“As quais coisas também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito; interpretando coisas espirituais a homens espirituais”.
Esta escritura é uma declaração muito importante, e ela definitivamente sustenta o princípio que agora estamos colocando – o princípio de que o intérprete da Bíblia é o Espírito Santo. Então, acima de tudo, a Bíblia é o livro do Espírito Santo. A Bíblia não é primeiramente um livro humano; ela não é o nosso livro; nós não somos donos do livro. Temos certas escritas chamadas de Escritura, mas na verdade, não somos donos do Livro.

Vocês lembram o caso do Etíope eunuco, em Atos. Quando Felipe chegou perto de sua carruagem e o ouviu lendo. Lia Isaías 53. Então, Felipe disse a ele. “Compreendes tu o que lês?” O etíope respondeu: “Como entenderei se alguém não me explicar?” Aqui está um homem que, de certo modo, tinha o Livro, mas, num sentido real e proveitoso, não o possuía. Nós podemos ter o Livro como um volume, e, contudo, podemos não o possuir, pois primeiro, a Bíblia é o Livro do Espírito Santo. A mente do homem e a mente do Espírito são coisas completamente diferentes!

Vocês sabem que existem muitos e muitos cristãos que não reconhecem isto! Há muitos mestres da Bíblia que não reconhecem isto! E esta é a causa de muita confusão, e a razão para tanta insignificância e fraqueza espiritual. Penso que isto pode estar no fundo da maior parte da controvérsia. A BÍBLIA É UM LIVRO FECHADO A TODOS, EXCETO AOS HOMENS ESPIRITUAIS. Este é o princípio que o Senhor estabeleceu diante de Nicodemus: Você precisa nascer do alto, para que possa enxergar o que está em cima.
Nossa medida de entendimento da Bíblia será exatamente a medida da nossa vida espiritual. Esta é a razão de o Senhor nos fazer passar pelas experiências, a fim de nos trazer o entendimento. A medida da morte da nossa mente natural será, também, a medida da nossa compreensão das coisas do Espírito. Por favor, lembrem-se disso durante esses dias que estão diante de nós – algo precisa acontecer EM NÓS para podermos entender a Escritura. Não podemos compreender a Palavra de Deus apenas decidindo fazer um curso de treinamento, ou ter algumas aulas de ensino da Bíblia. Não, não é desta maneira que iremos compreender a Palavra de Deus. Podemos compreender a Bíblia somente na mesma proporção da medida da nossa vida espiritual. Este é o terceiro princípio de interpretação bíblica. Agora chegamos ao quarto princípio.

(4.) A Menção Final

A menção final de qualquer material particular na Bíblia é usualmente uma chave para todo o seu significado. Isto é algo que precisamos pensar a respeito! Nós encontramos certas coisas mencionadas repetidamente na Bíblia; mas, quando chegamos à ocasião final onde aquilo é mencionado, geralmente encontramos a chave para tudo o que foi dito anteriormente sobre o assunto. Se você pegar um determinado assunto onde ele foi mencionado pela última vez, e, então, observar o cenário, o contexto e a relação, você obterá o significado pleno daquilo que foi dito anteriormente.

Esta é uma afirmação que eu estou fazendo; vocês precisarão pensar e trabalhar nela, mas irei ajudá-los dando apenas uma ilustração. No último capítulo da Bíblia, Apocalipse vinte e dois, verso dois, temos a última menção à "árvore da vida." Quando voltamos para o início da Bíblia, também temos "a árvore da vida" mencionada, mas nada nos é dito sobre ela – ela é apenas mencionada como algo que existe. Não temos qualquer explicação; não nos é dito o que é esta árvore, ou o que ela significa; ela é apenas referida como sendo “a árvore da vida." Precisamos ir para o final da Bíblia, a fim de termos a explicação, e, quando chegamos ao último capítulo, pelo contexto e relação, obtemos uma explicação bastante vasta.

Vamos ler a passagem. Apocalipse 22: "E Ele me mostrou o rio da água da vida, claro como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro," – observem o contexto, 'o trono de Deus e do Cordeiro.' Vocês precisam ler todo o livro do Apocalipse para poder compreender a coisa! Há muita informação nos capítulos anteriores deste livro que falam sobre “o trono de Deus e do Cordeiro". E vocês precisam entender o que é o trono de Deus, é qual o significado do trono do Cordeiro – no meio do trono está um Cordeiro!

Em relação ao "trono de Deus e do Cordeiro", há o "rio da água da vida... no meio do rio. E de cada lado do rio estava a árvore da vida, a qual dá doze tipos de frutos, dando o seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações. E nunca mais haverá qualquer maldição. E o trono de Deus e do Cordeiro estarão ali: e os seus servos O servirão." Temos a "árvore da vida". Ela dá fruto imortal. NÃO HÁ LUGAR PARA A MORTE ALI. Seu fruto nasce a cada mês: é um fruto imortal, ou fruto sem morte. As folhas desta árvore são para a CURA das nações. Lamento que, na maioria das versões, a palavra "cura" está traduzida erradamente. Não sei que palavra está na tradução de vocês, mas, no original, não está escrito “para a cura das nações”, mas “para a saúde das nações”. Vocês podem perguntar: “e qual é a diferença?" Bem, a primeira refere-se À REMOÇÃO DA DOENÇA; já, a egunda, À PREVENÇÃO CONTRA A DOENÇA.

Em Apocalipse 22, chegamos ao tempo quando as doenças espirituais das nações foram curadas, mas a cura das nações precisa ser preservada. É um estado que precisa ser mantido. Assim, as folhas não são para a cura, mas para a prevenção. O versículo diz: "E não haverá mais qualquer maldição".

Como se vê, temos a história toda da Bíblia nestas palavras. Vocês têm tudo aquilo que sobreveio às nações por causa do pecado de Adão. Vocês têm corrupção e morte – doença moral – é o resultado da maldição. Tudo isto está agora esclarecido, e "a árvore da vida" representa a VITÓRIA DA VIDA sobre tudo isso; Vida Triunfante; Vida Abundante. Aqui, o significado pleno da “árvore da vida” é revelado. E assim é com todas as demais questões. Quando vocês chegam à última menção, vocês encontram a chave para a questão toda. Este é um princípio de interpretação da Bíblia.

(5.) O Único Valor Real é o Valor Espiritual

Chegamos agora ao último princípio para o momento, número cinco: o único valor real é o valor espiritual. Devemos nos lembrar disso quando estivermos lendo e estudando a Bíblia, e devemos manter isto em nossa mente durante este período de tempo que estivermos juntos. Não devemos simplesmente chegar aqui sedentos por mais informação, ou com desejo de adquirir mais conhecimento. Há pessoas que apenas querem mais e mais conhecimento. Isto é um perigo. Foi exatamente desta maneira que Adão foi apanhado. Vocês sabem, Satanás disse: "Se você comer desta árvore, irá adquirir conhecimento"; era "a árvore do conhecimento." E há sempre perigo em se comer dela. Ela simplesmente nos leva à morte, e não à vida. Então, vou repetir este princípio de interpretação bíblica: o único valor real é o valor espiritual. E valor espiritual é algo que afeta a nossa vida com Deus. Realmente desejaria que Adão tivesse reconhecido isto! Quando Satanás o tentou, para que comesse da “árvore do conhecimento”, se apenas ele tivesse dito: "o que isto irá afetar em minha vida com Deus?”, ele e nós poderíamos ter evitado todos os males.

Assim, deixem-me repetir novamente: valor espiritual é algo que afeta a nossa vida com Deus. Vou colocar isto de outra forma – Valor espiritual é o quanto algo aumenta a medida de Cristo. Se Cristo é a interpretação da Bíblia, então, o conhecimento espiritual da Bíblia produz um crescimento de Cristo. Se esses dias em que estaremos juntos não provocarem um aumento da medida de Cristo, então é porque nos perdemos pelo caminho. Se não sairmos daqui como homens e mulheres mais semelhantes a Cristo, com uma medida maior do Senhor Jesus, então este curso terá fracassado. Assim, peço que vocês orem, para que todo esse tempo que estivermos aqui possa significar AUMENTO ESPIRITUAL, e não aumento intelectual, mas CONHECIMENTO ESPIRITUAL.

Tudo deve ser julgado no sentido de se saber em quanto a coisa está contribuindo para o propósito final de Deus. Precisamos perguntar: "Para onde isto está nos levando? Está isto nos levando para algum lugar? Todo conhecimento espiritual leva para um aumento de Cristo; contribui para o propósito final de Deus. A pergunta é: "Quanto de Vida há neste negócio?” Não é uma questão de interesse, nem de fascinação pela verdade da Bíblia, nem de nos tornarmos pessoas mais importantes com o aumento da nossa estatura natural, mas é uma questão da medida de Cristo. Isto é valor espiritual real.

Passemos agora aos nossos cinco princípios de interpretação da Bíblia. Nesta nossa segunda hora que estamos juntos, vamos tomá-lo em nosso tema especial para estudo, assim como continuaremos a fazê-lo nos próximos dias: (1) A Eternidade de Deus; (2) A Abrangência de Cristo; (3) O Intérprete é o Espírito Santo; (4) A Menção Final de Tudo Contém Todo o Seu Significado; e (5) O Valor Real é o Espiritual.

Também, irmãos, antes da próxima sessão, gostaria que vocês lessem os primeiros capítulos do Profeta Ezequiel. Vocês terão que lê-los mais de uma vez durante esses próximos dias, e seria de grande valia se vocês refrescassem suas mentes com aquilo que está nesses três capítulos.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.