Austin-Sparks.net

O Persistente Propósito de Deus

por T. Austin-Sparks

Capítulo 4 – O Homem Que Está No Trono Governa Todas As Coisas

Agora retornemos às profecias de Ezequiel. Vocês vão se lembrar de que, ontem pela manhã, começamos a considerar a preparação do profeta para o seu ministério, e falamos sobre o céu aberto: "os céus se abriram, e eu vi visões de Deus”. Nesta manhã chegamos à segunda metade da declaração, "visões de Deus," e tomamos esta primeira grande visão que foi dada ao profeta. Isto abrange os versos de quatro a vinte e oito do capítulo um. Vocês leram cuidadosamente esses três capítulos, de modo que não será necessário que os leiamos novamente nesta manhã.

A primeira coisa que precisamos observar é que esta visão é uma coisa só; ela possui várias partes, mas tem apenas um único objetivo em vista. O último verso do capítulo nos mostra que é desta maneira. O versículo vinte e oito, a segunda parte, diz: "Esta era a aparência da semelhança da glória do Senhor." Tudo no capítulo está incluído nisto, “a aparência da semelhança da glória do Senhor”.

O fator inclusivo de toda esta visão era o Trono do Senhor. Todas as demais coisas na visão são apenas parte do Trono; todas elas irão compor o Trono do Senhor. É muito importante reconhecermos isto. Vocês não estão lidando com várias coisas diferentes nesta visão: estão lidando apenas com uma única coisa, a qual é formada por várias partes. Há fogo, relâmpagos, poder terrível, há irresistível progresso, há seres viventes, rodas, há semelhança de homem. Todos esses elementos são partes do Trono. Todos eles irão compor o significado do Trono do Senhor. E todos eles estão incluídos nesta declaração final: "Esta (tudo isto) era a aparência da glória do Senhor."

Agora eu quero que vocês entendam essa aparência, da forma como a vemos neste capítulo. Não devemos pensar no Trono como algo separado, distante lá no céu, e, então, os querubins aqui em baixo. O que precisamos entender é que tudo é uma coisa só. Aqui está o Trono acima, então, abaixo do Trono, temos o firmamento, e, imediatamente abaixo do firmamento, temos os querubins. Todos esses elementos compõe uma coisa só, e todos eles estão se movendo juntos. Parece que o Trono e os querubins se movem juntos. Vocês verão que eles vêm do norte. Tudo é uma coisa só, e este é o ponto que eu quero frisar agora. Antes de considerarmos o que está embaixo do firmamento, vamos considerar aquilo que está acima. Talvez, seria melhor que lêssemos o verso vinte e seis novamente:

“E acima do firmamento que estava sobre suas cabeças estava a aparência do Trono, à semelhança de pedra safira; e sobre o firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia uma semelhança de trono, como a aparência duma safira; e sobre a semelhança do trono havia como que a semelhança dum homem, no alto, sobre ele”.

Assim, começamos destacando o fator governante que é o Homem sobre o Trono. Se vocês não compreenderem o significado disto, não entenderão o conjunto das profecias de Ezequiel. TUDO o que está neste livro, tanto de história, como de futuro, deve ser visto à luz do Homem sobre o Trono. Há um Trono sobre o firmamento, e há uma aparência de homem sobre ele. TODO governo está investido neste Homem do Trono. Esta não é somente a chave para o livro de Ezequiel, mas, também, é a chave para todas as coisas na história, e particularmente para esta dispensação. É o governo que está investido neste Homem do Trono. Esta é a chave para tudo. Daí vem todas as demais coisas.

Ao iniciarmos estes estudos, levantamos uma grande questão: “Será que este livro possui uma mensagem para a nossa dispensação?” A resposta pode ser dada em TRÊS fragmentos, a partir do Novo Testamento. Um deles é encontrado em João 6:62 (ASV), dos próprios lábios do Senhor Jesus: “Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do Homem para onde primeiro estava?” Como vocês podem ver, isto introduz a questão sobre O LUGAR CERTO PARA O FILHO DO HOMEM. "Que seria... se visseis o Filho do Homem subir para onde primeiro estava?" A segunda passagem vem dos lábios de Estevão, em Atos 7:56: "Vejo os céus abertos, e o Filho do Homem em pé à destra de Deus.” Isto revela que as palavras do Senhor Jesus foram cumpridas: - "Eu vejo ... o Filho do Homem em pé à destra de Deus." A questão foi respondida.

A Terceira passagem inclui as duas anteriores e vai além. Está em Hebreus, capítulo um, verso oito: "... do Filho, Ele diz: 'Teu Trono, ó Deus, é eterno". Esta passagem nos faz voltar para onde Ele estava antes: o Filho do Homem subindo para onde Ele estava anteriormente. Teu Trono é desde sempre, e continua pela eternidade - "Teu Trono... é para sempre e sempre." Isto é dito acerca do Filho; e Jesus fala de Si mesmo como sendo o Filho do Homem, O FILHO DO HOMEM SENTADO EM SEU TRONO ETERNO - "Acima do firmamento está um Trono e a semelhança de um Homem está sobre ele."

O Homem Em Seu Devido Lugar

Primeiramente, Deus tem Seu Filho. Soletramos isto com um grande “H”. Deus tem o Seu Homem, o Homem que Ele sempre quis e pretendeu ter, e agora, este Homem está no Seu devido lugar; o Homem está onde Deus pretendeu que Ele estivesse. Apenas guardem estas duas coisas, porque, como dissemos, elas governam todas as demais. Finalmente Deus tem o Seu Homem. Há um sentido em que Deus, no passado, esteve à procura deste Homem. Deus criou Adão para ser esse homem, e Deus, ao longo da história, sempre esteve à procura desse homem, que fosse segundo o Seu próprio coração. Deus encontrou este Homem em Seu Próprio Filho. Este é o significado pleno da encarnação. Deus proveu para Si mesmo um Homem, e este Homem está agora no lugar designado por Ele. Está em Seu devido lugar, no lugar de governo. Isto responde ao salmo 8:6, "Fazes com que Ele tenha domínio”. Todo domínio e toda autoridade está investida neste Homem! Ele é o Filho de Deus, mas também é Filho do Homem. Devemos nos lembrar de que TUDO É GOVERNADO POR ISSO! A preparação do servo do Senhor é governada por isto! O ministério é governado por isto! Todo ministério precisa tomar o seu caráter a partir deste Homem assentado no Trono!

Então, vocês prosseguem através deste grande livro, e chegam aos julgamentos de Deus; primeiro, o julgamento do povo do Senhor e, então, o julgamento das nações; e todos esses julgamentos são governados pelo Homem do Trono. Após os julgamentos, vocês chegam à recuperação do testemunho de Deus. E a recuperação do testemunho de Deus é conforme o Homem que está no Trono. Poderíamos ficar detidos aqui neste assunto por um muito tempo, mas precisamos deixar sua vasta plenitude para mais tarde.

Mas nos ocorre a seguinte pergunta: "Qual é o testemunho que Deus deseja e que quer recuperar?” – É o testemunho de Jesus. É o testemunho de que Deus tem um Homem Segundo O Seu Coração, e que O Homem Segundo O Seu Coração é um tipo de Homem; um Homem diferente de todos os demais, e que toda a Sua autoridade está investida neste Homem, Jesus Cristo. Este é o testemunho que Deus deseja recuperar. Iremos descobrir mais adiante que a Casa de Deus é o lugar onde este testemunho é encontrado. A Casa de Deus é constituída conforme este Homem; e é o que este Homem representa que é expressado na Casa de Deus. É a isto que devemos chegar, pois, é o testemunho de Deus em Jesus Cristo na Casa de Deus.

Assim, a obra da recuperação como a temos nas profecias de Ezequiel é governada pelo Homem do Trono. E, quando falo governo, não quero dizer governo oficial – mas quero dizer que é o caráter deste Homem que governa todas as coisas. Então, movemo-nos para a Casa de Deus. Ela ocupa um lugar muito importante nestas profecias. É uma Casa muito maravilhosa. Quando chegarmos a ela, veremos que ela é governada pelo Homem do Trono. Depois chegaremos ao rio, que sai da Casa de Deus, fluindo pelo caminho do altar através da corte, descendo às nações, dando vida a todas as coisas por onde quer que passe. Veremos que isto corresponde ao que temos no livro de Atos, pois lá, vemos o rio fluindo do santuário da Jerusalém espiritual para toda Judéia e Samaria, e para os confins da terra. Tudo ganha vida por onde esse rio passa. É um rio bastante longo. É o maior rio do mundo. Ele já tem alcançado a China; está fluído através da Índia. É um rio que corre por toda a terra, e, por onde quer que passe, dá vida às coisas. Mas, lembrem-se de que este rio nasce no Filho do Homem, que está assentado no Trono. Tudo é governado por Deus a partir do Seu Filho no Seu lugar devido.

Depois veremos o povo de Deus tomando posse da herança. Esta é outra grande verdade do Novo Testamento; o povo do Senhor tomando posse da herança espiritual. Esta é uma das últimas coisas nestas profecias. O povo do Senhor somente tomará posse da herança quando o Senhor Jesus ocupar o Seu devido lugar. Coloquemos isto de outra forma. Quando Jesus está em Seu devido lugar, o povo de Deus, então, toma posse da herança. Nós jamais poderemos tomar posse da nossa herança até que Jesus ocupe o Seu lugar!

Agora olhem para o livro de Atos – que plenitude tem o povo do Senhor! Que tamanha herança chegou a eles! Por que ela veio? E como? Porque a grande mensagem daquele livro é a de que Jesus Cristo é o Senhor! Deus O exaltou acima de todo poder e autoridade! Quando Jesus tem o Seu lugar, o povo do Senhor alcança a sua herança.

A última coisa nessas profecias é a cidade, e há o rio fluindo a partir dela; mas o rio sai do Trono de Deus e do Cordeiro. Jesus finalmente está em Seu devido lugar, e a cidade é o vaso da Sua plenitude, e esta plenitude sai da cidade e alcança todos os povos. Tudo isso está aqui em tipo e em símbolo nas profecias de Ezequiel. Será que respondi a nossa primeira pergunta? - "Tem este livro uma mensagem para a nossa dispensação?" Acho que agora podemos ver que tem, mas a nossa questão agora é que tudo isto é governado pelo Homem que está no Trono.

Temos DUAS coisas a esse respeito, pois, ter Deus o Seu Cristo no céu é algo muitíssimo importante. Gostaria que vocês refletissem mais sobre isto! Que grande coisa é para Deus ter o Seu Cristo no céu! Isto poderia nos envolver por bastante tempo. Paulo nos diz que Deus exerceu a sobreexcelente grandeza do Seu poder para trazer Cristo para lá. Isto significa que todos os demais poderes do universo tiveram que ser VENCIDOS. Realmente é algo tremendo para Deus ter Cristo no céu! E, então, em segundo lugar, é algo muito grande para o povo de Deus ter Cristo no céu.

O Julgamento Vem Do Trono de Cristo

Voltemos agora para o que estávamos falando um ou dois minutos atrás. Todo julgamento vem do Trono de Cristo, e Ele está julgando o Seu povo e as nações a partir do Seu Trono. Observem que o julgamento começa com o povo de Deus, nas profecias de Ezequiel. Isto nos traz para o começo do livro de Apocalipse. São as igrejas que primeiramente são julgadas pelo Senhor Jesus na glória. É um princípio de Deus, “que o julgamento comece pela Casa de Deus”. Naturalmente, isto é necessário pelo próprio caráter de Deus. Supondo que Deus fosse julgar o mundo, e, então, o mundo apontasse para os cristãos e dissesse para Deus: “Olhe para eles; que contradição eles são; contudo, Tu os deixa ir. Tu vens e nos julga, mas não julgas o teu Próprio Povo”. Estaria tudo errado. Assim, por questão de princípio, "o julgamento precisa começar pela Casa de Deus." Nós, como povo de Deus, precisamos passar pelo julgamento do Trono.

Vou tomar muito cuidado para explicar o que isto significa. Tenho falado mais de uma vez esta manhã que é um tipo especial de Homem que está no Trono, e que Deus julga todas as coisas de acordo com o caráter deste Homem. É isto o que vocês têm no começo do livro de Apocalipse. No início deste livro, há um retrato completo do Senhor Jesus. Sua Pessoa e aparência são descritas em detalhes. É desta forma que Ele se apresenta às igrejas; e, então, é como se o Espírito Santo estivesse dizendo: "Eu irei julgá-los conforme este Homem”. Assim, a mensagem para cada igreja é: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz”. A obra do Espírito Santo está toda relacionada a Cristo. Vocês sabem disto como sendo uma grande verdade do Novo Testamento. Agora, o desafio para as igrejas é "Como você é medido a este Homem?” Como a sua vida, o seu caráter e a sua obra respondem a Ele?”

Este Homem é a base do julgamento. As igrejas são julgadas em conformidade a Ele; este é o significado de julgamento – a régua de medida de Deus é o Seu Filho. A questão é: “Como somos MEDIDOS a Cristo?” Este é o significado de julgamento. Quando a Igreja tiver sido julgada, então Deus se voltará para as nações. É isto o que temos em Ezequiel, e é isto o que temos em Apocalipse. Todo julgamento do povo de Deus e das nações é conforme este Homem.

O Resgate Do Testemunho De Jesus

Então, vocês irão ver o Segundo movimento de Deus. Está muito claro no livro de Apocalipse. É o movimento para se resgatar o testemunho de Jesus. João diz: “Eu estava na ilha chamada Patmos, por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho de Jesus”. Esta frase, o testemunho de Jesus, ocorre diversas vezes em Apocalipse. Esta é a base da atividade de Deus.

Agora, nas igrejas, a única questão é: “ao que vencer…" Os vencedores representam o resgate do testemunho de Deus. A recuperação do movimento de Deus é encontrada nos vencedores. Os vencedores são aqueles que rejeitaram tudo o que não estava de acordo com Cristo, e são agora uma expressão deste Homem Divino, de modo que, quando chegamos ao final do livro, tanto de Ezequiel como de Apocalipse, temos a cidade. Todos nós sabemos que não se trata de uma cidade literal; não poderia ser literal. Vocês teriam que se livrar de muita coisa, a fim de ter esta cidade na terra. Esta cidade, naturalmente, é uma figura. É uma figura da Igreja; tanto a Igreja como a cidade respondem à Divina descrição. Paulo coloca da seguinte maneira: “Cristo... amou a Igreja, e por ela Se entregou a Si mesmo... para que pudesse apresentá-la a Si mesmo como Igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, ou qualquer outra coisa”. (Efé. 5:25,27; ASV). Isto descreve plenamente a cidade no fim do livro do Apocalipse: “O Espírito … mostrou-me a cidade santa de Jerusalém … tendo a glória de Deus: - Igreja gloriosa – sua luz era como uma pedra muito preciosa" (Apo. 21:10,11). Luz é sempre símbolo de pureza - "Não tendo mancha, nem ruga, ou qualquer outra coisa." "Cristo... amou a Igreja, e se deu a Si mesmo por ela” – no meio da cidade está o Trono do Cordeiro. Percebam o simbolismo. Percebam o significado espiritual – Este último estado corresponde ao Homem no Trono!

O livro de Atos é o grande começo. Ele inicia com Cristo no Trono. Antes de chegarmos ao final da era apostólica, as coisas já começam a sair errado. Podemos detectar isto nas cartas de Paulo, especialmente em suas últimas cartas que foram para Timóteo – as coisas estavam erradas. O testemunho estava se perdendo. Então, chegamos a Apocalipse, e Deus começa o julgamento pela Casa de Deus, como que buscando resgatar o testemunho; e, no final de Apocalipse, vemos o testemunho completamente recuperado!

As Energias E Os Movimentos De Deus

Retornemos agora a Ezequiel. Neste livro, como já temos dito, vemos as energias e os movimentos de Deus. A primeira visão é uma representação disto. Olhem para os símbolos usados. Primeiro, ‘fogo ardente’ – quem pode permanecer diante do fogo ardente? Quando o fogo começa a varrer a terra, ninguém pode apagá-lo. O fogo é irresistível. E, então, ‘relâmpagos’ – como numa grande tempestade elétrica. É algo terrível. Quem pode resistir a uma grande tempestade elétrica? Você não consegue resistir a ela; não pode acabar com ela. Neste livro vocês têm todos os símbolos desta tremenda energia, e tudo isto está conectado ao movimento de Deus, pois foi o Trono que venceu.

Digo que a grande consciência da Igreja no princípio era a de que Jesus estava no Trono, e não Satanás – JESUS ESTÁ NO TRONO, e não César! - A Igreja era impulsionada pela energia deste grande fato! A Igreja orava baseada nisto! Ela apelava ao Trono, e orava com confiança, pois sabia que Jesus estava no Trono! Vocês lembram um exemplo disso – a Igreja vivia um tempo de grande oposição; os governantes tinham se levantado contra os cristãos; então, a Igreja se reuniu para orar, e em sua oração eles citaram o Salmo 2. Vocês sabem o que está escrito no salmo 2? "Por que se amotinam os gentios, as nações imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o Seu Ungido... Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles... Proclamarei o decreto. Eu ungi o meu Rei no santo monte de Sião." E, então, os reis e os governantes são instados a: "Beijai o Filho para que não se ire". Vocês podem ver que foi isso que eles usaram na oração no livro de Atos (4:25,26). Que confiança eles tinham no Trono e naquele Homem assentado sobre ele! Eles oravam baseados nisso! Pregavam baseados nisso! Cantavam baseados nisso!

Sim, eles cantavam. Ouçam dois homens cantando. De onde vem a cantoria? Vem de uma prisão! Há dois homens que foram espancados e feridos, e foram jogados para dentro do calabouço. Seus pés haviam sido acorrentados, mas eles estavam cantando. Como podiam cantar em tal situação? Simplesmente porque sabiam que Jesus estava no Trono! A canção deles era uma canção de fé e de confiança; e, em poucos minutos, houve um grande terremoto, e todas as portas foram abertas e as cadeias caíram. Jesus está no Trono, e eles cantavam por causa disto!

Eles sofreram por causa disto! Sim, sofreram muito; mas a força para suportar veio da consciência que tinham de que Jesus estava no Trono. E eles morriam por isso! Estevão está morrendo e diz: “Vejo os céus abertos, e o Filho do Homem em pé à mão direita de Deus”. Este foi o seu testemunho, ele morreu nesta base.

Tenho que parar por aqui esta manhã, pois o nosso tempo acabou. Chegamos apenas ao começo desta grande visão, mas tenho certeza de que vocês enxergam que este livro possui uma mensagem para o nosso tempo. Mas, não posso terminar sem antes lembrá-los do seguinte – tudo isto tinha a ver com a preparação de um homem para o seu ministério. Se Ezequiel não tivesse enxergado isto, ele jamais teria sido capaz de cumprir o seu ministério. Tudo, em seu ministério, veio desta primeira visão. Precisamos entender o significado disso. Isto precisa nos envolver do mesmo modo como envolveu o profeta. O que nos envolve tem que ser: ‘JESUS é o Senhor, Jesus está no Trono; por isso posso continuar. Posso enfrentar dificuldades, posso sofrer, posso morrer, posso orar, posso cantar!”

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.