Austin-Sparks.net

O Persistente Propósito de Deus

por T. Austin-Sparks

Capítulo 9 – A Casa de Deus: A Grandeza de Cristo e de Sua Igreja

Retornamos esta manhã ao que fora revelado ao profeta Ezequiel; e estou certo de que, na medida em que vocês liam aqueles seis capítulos (Eze 40-46), encontraram grande dificuldade para obter um quadro claro de todo o conjunto. Eu tentei, por diversas vezes, desenhar uma planta desta casa com todos os seus detalhes e medidas. Até o presente momento, não tenho tido êxito. Não é porque é impossível. Espero que haja alguns arquitetos aqui esta manhã que possam conseguir isso, pois tenho insistido com o Senhor sobre este assunto. Tenho pegado papel, prancheta e todos os meus instrumentos, e, insistentemente tenho tentado esboçar esta planta, porém, não tenho conseguido ir muito longe. É como se eu estivesse tentando fazer algo que o Senhor não quisesse. Eu me pergunto se vocês já tiveram esta experiência; se já tentaram fazer algo, mas acabaram não encontrando vida naquilo, absolutamente. A coisa se torna morta; e, se você for sensível, espiritualmente, apenas poderá dizer: “Bem, o Senhor não está neste negócio”. Esta tem sido a minha consciência cada vez que tento reduzir isto a uma planta no papel. Este é o ponto em que começo esta manhã, porque acredito que existe um princípio muito importante aqui.

Na medida em que lemos esses capítulos, encontramos a nós mesmos diante de uma grande quantidade de detalhes. É muito difícil lidar com todos eles. Se tivéssemos que tratar com isto, nessas seções, descobriríamos que a missão é impossível. Teríamos que permanecer aqui por um longo tempo; possivelmente começaríamos a perder o nosso senso de vida com tal empreendimento. Meu ponto de vista é o seguinte: seria muito fácil para nós cairmos no erro, ao que devemos muito evitar, que é o de tentar resolver coisas espirituais por meio de um sistema técnico; ficamos obcecados pela técnica da Casa de Deus. Isto é um perigo muito grande! E eu realmente quero enfatizar isto esta manhã.

Esta grande quantidade de detalhes aqui está completamente fora do nosso poder de manuseá-lo. E, se fóssemos resolver a coisa toda através de um sistema meramente técnico, poderíamos facilmente destruir a vida! Por isso eu exorto os irmãos a serem muito cuidadosos em relação a este assunto; cuidado para não reduzirem a Casa de Deus a uma técnica. Se a coisa for reduzida a um sistema técnico, então, imediatamente estará fadado a perder a sua vida. Isto é algo que tem acontecido repetidamente na história da Igreja. Antes de chegarem ao final do livro de Atos, vocês descobrirão que isto já estava acontecendo! Todo este sistema cristão de hoje já estava surgindo; e Paulo escreveu as suas últimas cartas a Timóteo justamente para restaurar a natureza espiritual das coisas. Ele procurou mostrar que os ofícios da igreja não são apenas ofícios; isto é, que os anciãos não são oficiais, mas homens espirituais.

A Casa de Deus não é um sistema – é uma Casa espiritual. Nos dias de Timóteo, os homens já tinham começado a transformar as coisas espirituais num sistema terreno, e isto aconteceu muitas vezes durante os séculos passados. Deus fez algo de caráter espiritual. Deu uma revelação fresca sobre a natureza das coisas espirituais, e, por um tempo, as coisas caminharam nesta vida espiritual, porém, os homens se apoderaram da verdade e a reduziram a um sistema fixo. Tiraram as coisas dos lugares celestiais e as trouxeram para o campo terreno; e ao fazer isto, mataram a verdade espiritual. Esta é a história de muitas coisas no cristianismo sobre a terra hoje. Muitos cristãos realmente começaram numa vida espiritual verdadeira – estavam no poder espiritual – deles saía um rio de vida. Mas, então, o homem se apoderou das verdades e as transformou num sistema, introduzindo um elemento técnico nas coisas; e, ao fazer isto, mataram a vida. Eu exorto os irmãos a tomarem cuidado contra este perigo, e a se guardarem contra isso, especialmente aqueles de vocês que têm responsabilidade na liderança.

Retornemos agora à Casa de Deus, como apresentado em Ezequiel. Naturalmente, toda esta apresentação mostra quão exato e cuidadoso Deus é. Quão específico Ele é quanto aos menores detalhes. Reconhecemos que isto é uma lei da Casa de Deus. Deus é muito específico quanto aos menores detalhes. Cada pequena coisa tem a sua própria medida – uma medida que é dada a ela por Deus. E nós não estamos autorizados a torná-la nem maior, nem menor; ela deve expressar a Mente do Senhor. Como temos dito, há uma tremenda quantidade de detalhes aqui, mas cada parte disto representa um cuidado específico de Deus em relação às coisas conforme a Sua Mente. Reconhecemos isto, mas, ao mesmo tempo, devemos reconhecer que não é um sistema que está sendo mostrado. Nesta visão da Casa de Deus, Deus não está apresentando um sistema. Não está apresentando uma organização. Ele está apresentando uma Pessoa. A Pessoa de Seu Filho. Esta é uma Casa espiritual, não um sistema de verdade; e a característica suprema desta Casa tem a ver com Vida.

Vamos olhar para isto de dois lados. A VIDA exige exatidão de comportamento; exige exatidão na ordem; e nós podemos ter a ordem sem a Vida. É possível para o sistema, ou para a técnica, destruir a vida. Não é verdade que, só porque você tem as coisas tecnicamente em conformidade com a Bíblia, que você as tem conforme a Vida. É possível transformar o Cristianismo num sistema legalista. A lei desta Casa é Santidade de Vida. Por isso, precisamos ver este templo em Ezequiel de forma objetiva. É assim que Ezequiel o viu, primeiramente. Vocês verão que foram duas as visões do templo dadas a Ezequiel. Primeiro, ele viu o templo como um todo, como que de certa distância; a ele foi dado ver o templo a partir de uma “montanha muito alta”. Ele viu o templo exaustivamente desta maneira. Viu suas linhas gerais; seus limites e suas inclusões. E, então, o Espírito o tomou, e ele viu o templo a partir do seu interior. Foram mostrados a ele todos os detalhes do lado interno. É importante que vejamos o templo desta maneira.

A primeira coisa que vemos a partir deste ponto de vista celestial é o grande tamanho da Casa de Deus. Toda a área da Casa foi revelada a Ezequiel, e é, como vimos ontem, algo muito grande. Precisamos tomar muito cuidado para não tornar Cristo, ou a sua Igreja, menor do que Ele realmente é. Precisamos tomar cuidado para não tornar Cristo menor do que aquilo que Deus O tem feito. Não podemos torná-Lo simplesmente o nosso Cristo, o Cristo que pertence a nós, o Cristo da nossa localidade. Devemos tomar cuidado para não tornar Cristo menor do que Deus O tem feito, e não podemos tornar a Igreja menor do que Deus a tem feito. Ela não é a nossa pequena Igreja; não é a pequena Igreja de ninguém. Ela é muito maior do que os nossos pensamentos: ela vai muito além das nossas imaginações. Trata-se de um Cristo e de uma Igreja muito grandes.

Aqui, novamente, precisamos nos guardar do perigo; isto é, o perigo sempre presente de reduzir o tamanho de Cristo e da Igreja, reduzindo a Igreja para aquela medida que temos visto. A medida da Igreja não é a medida da compreensão que temos dela. A oração do Apóstolo Paulo, em efésios, concernente à Igreja, era que or irmãos pudessem ter um alargamento na compreensão. Ele orou para que a Igreja pudesse conhecer “qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade". Isto é um conhecimento que ultrapassa todo o conhecimento humano. Se havia uma coisa sobre o Apóstolo Paulo mais do que os demais, era isto: ele estava dominado pela Grandeza de Cristo, e pela grandeza da Igreja.

É assim que nós também devemos enxergar, guardando-nos sempre do perigo de reduzir Cristo e a Igreja à nossa própria estatura; ao tamanho do nosso conhecimento. Vocês e eu temos ainda que aprender mais sobre o Senhor e Sua Igreja, muito mais do que aquilo que temos visto, e a percepção deste fato poderá nos livrar da insignificância. Aqui, então, está a bússola da Grande Plenitude – A Casa preenche todas as coisas, e todas as coisas são preenchidas por ela. Esta Casa é para realizar todas as coisas até o fim. É a isto que chegamos quando alcançamos o rio. O rio é a influência, o efeito, desta Casa. É o que sai dela para o mundo, e afeta o mundo inteiro, de modo que, todas as potencialidades para afetar os confins da terra estão armazenadas nesta Casa.

Vocês vão observar que toda a dimensão desta Casa é quadrada. Ela possui quatro lados, e todos eles são iguais. Estou falando agora a respeito de toda a área do templo; a área toda do templo é um grande quadrado, quatro lados iguais. Vocês se lembram do que dissemos no início sobre o número ‘quatro’. Nós assinalamos que o número quatro é o número da criação. O número quatro abrange toda a criação, e esta Casa representa a nova criação em Cristo. Paulo nos fala que Cristo encherá todas as coisas e TODAS as coisas serão enchidas por Ele, ou, usando outra frase de Paulo, em efésios 3:9, "E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério".

Tomem nota disto: “E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério". Isto não significa necessariamente que todos os homens irão aceitar, ou entender. Devemos ser muito cuidadosos para não limitar a verdade da Igreja, como a chamamos, para apenas algumas poucas pessoas. Não podemos ser como aqueles que dizem: “Nós somos o povo que tem visto a Igreja, permanecemos no terreno da Igreja, detemos a verdade da Igreja, temos visto o significado do Corpo de Cristo. Muitos cristãos ainda não têm visto a Igreja, ainda não estão neste terreno; por isso, que conclusão podemos tirar, senão que nós somos a Igreja, e não eles!” Esta é uma conclusão muito artificial. Temos que ser muito cuidadosos contra isso. Pode haver diferença em relação à compreensão da verdade; pode haver diferença em relação à posição quanto à Igreja, porém, a vontade de Deus é "demonstrar a todos os homens qual seja a dispensação do mistério". Vocês não devem ficar de fora deste ‘TODOS OS HOMENS’ porque este é o alcance da vontade de Deus, e nós precisamos alargar os nossos corações e as nossas mentes a esta medida de Deus.

Dissemos que Paulo foi dominado por esta consciência. Ele freqüentemente ficava exclamando a respeito desta impressionante grandeza. Paulo falava da “profundidade das riquezas tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! “Quão insondáveis são os Seus caminhos!"– Falava das “sobreexcelentes riquezas". Paulo ficou subjugado pela grandeza de Cristo e de Sua Igreja. Isto equivale ao seguinte: que a real compreensão da Igreja de Cristo irá nos tornar grandes em espírito, e não pequenos. Não há nada que possa nos salvar da insignificância mais do que a verdadeira compreensão de Cristo. Se nos tornamos pequenos, ou se a obra se torna pequena em sua concepção, então ela realmente não tem relação com Cristo. Esta é a primeira coisa que vemos representada aqui na visão de Ezequiel sobre a Casa. Quão grande é esta Casa. Ela representa toda a nova criação. Nas eras por vir, ela encherá todas as coisas; e todas as coisas serão enchidas por ela. É uma visão gloriosa esta. Precisamos, portanto, ser pessoas grandes, grandes em espírito e grandes de coração.

A Casa: O Lugar Da glória De Deus

Então, observamos o propósito tripartite da Casa. Primeiro, é o lugar da glória de Deus. Ezequiel quarenta e três, verso sete: "E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da casa de Israel não mais contaminará o meu Santo Nome, nem eles nem os seus reis, com suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis, nos seus altos”

Observem que é a palavra “glória” que leva ao versículo sete, pois o versículo 2 diz: “Eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória”.

Então, os versículos 4 e 7:

“E a glória do Senhor entrou na Casa pelo caminho da porta... oriente... e Ele disse... este é o lugar do Meu Trono".

Esta Casa é o lugar do Trono de Glória.

A "glória" tinha deixado Jerusalém 19 anos antes que esta Casa fosse mostrada a Ezequiel, e ela não mais retornou à Jerusalém terrena; mas retornou à Casa espiritual. Do mesmo modo, a glória deixou Jerusalém quando o Filho de Deus foi rejeitado; e nunca mais voltou a ela; mas voltou à Casa espiritual no dia de Pentecoste. Esta é a Casa da glória de Deus, e, observem a partir de todo o versículo sétimo, que “a glória é a glória da Santidade”. Não se trata apenas de se trazer brilho: é uma condição espiritual. Nenhuma corrupção tem lugar aqui; nenhum corpo morto tem lugar aqui; não há morte nem corrupção aqui. A glória é a glória da Santidade, onde a corrupção e a morte foram removidas. Lembrem-se de que a glória depende da condição espiritual. Depende da santidade. Isto, então, primeiramente, é o lugar da Sua Santidade.

A Casa: O Lugar Do Governo De Deus

E mais, a Casa é o lugar do Seu governo. “Este é o lugar do Meu Trono”: está no lugar do Seu governo. Lembrem-se de que esta é uma Casa espiritual. O lugar do Seu governo não é uma igreja terrena, esteja ela em Roma ou em qualquer outro lugar. O lugar do Seu Trono está no céu, e nós somente estaremos debaixo do governo de Deus quando ocuparmos uma posição celestial. Esta é uma declaração bastante forte. Ela carrega muita coisa em si, mas, realmente, somente estaremos debaixo do governo de Deus quando ocuparmos uma posição celestial. E eu estou muito certo de que vocês irão concordar que é algo muitíssimo importante estar debaixo do governo de Deus. Que esperança haverá para nós ou para a igreja, senão debaixo do governo de Deus?!

Assim, o que temos lido no livro de Atos deixa a coisa muito clara para nós. Lá a Igreja está debaixo do governo do Céu, e é uma Igreja muito eficaz. Mas, quando a Igreja está debaixo da autoridade humana, ela perde sua eficácia. O governo da Igreja exige uma posição celestial, isto é, uma Igreja, ou uma Casa, completamente conformada a Cristo. Isto é necessário ao governo celestial. O governo do Senhor irá vir apenas quando as coisas estiverem conformadas a Cristo. "Este é o lugar do Meu Trono!" Que lugar? – O lugar que está conformado a Cristo. Tudo aqui nesta visão é Cristo. Cristo está acima de tudo. Tudo recebe a medida e o caráter de Cristo; este é o lugar do trono.

E, então, esta é uma Casa que está completamente ordenada pelo Espírito. Vocês percebem o lugar do Espírito nesta Casa? – “O Espírito me levantou; o Espírito me trouxe para dentro; o Espírito me levou". – Tudo é no Espírito e pelo Espírito. A revelação de Cristo é pelo Espírito Santo, e esta é a consumação do governo da Igreja. O governo desta Casa é o governo do Espírito Santo. O Espírito Santo pode usar homens; pode escolher aqueles que são chamados de anciãos, porém, há uma grande diferença entre o oficial e o espiritual. Você pode ser o que comumente chamamos de ancião, ancião oficial, mas não ser um ancião espiritual. Se você é um ancião espiritual, necessariamente também será ancião oficialmente. Sua medida será reconhecida; e, seja você um ancião ou não, você acabará sendo um, se espiritualmente já for um. O governo é espiritual. Os homens do Novo Testamento foram descritos como sendo homens “cheios do Espírito Santo”. Eram apóstolos, anciãos, diáconos. Era isto que os tornava aquilo que eram, homens “cheios do Espírito”!

A Casa: O Vaso Da Vida De Deus

Então, temos a terceira coisa. Esta Casa é o canal, ou o vaso, da Vida de Deus. É de uma casa como esta que a Vida flui. Vocês não precisam fazer a Vida fluir. Ela espontaneamente flui como um fluxo. Vocês não precisam ir apanhar baldes de água para tentar tirar a água desta Casa. Não há nada de oficial aqui. Não há nada de segunda mão. Não há nada sendo feito por homens. A Vida simplesmente jorra! Jorra, e jorra de uma Casa como esta – uma Casa onde está o trono do Senhor; uma Casa onde está o governo do céu; uma Casa onde está o Senhor. Desta Casa a Vida flui. O testemunho em si está nesta Vida.

João disse: “Este é o testemunho”. Vocês querem saber qual é o testemunho? O testemunho não é um sistema de doutrina e de ensino. O testemunho não é uma técnica. “Este é o testemunho, que Deus tem nos dado Vida Eterna, e esta Vida está em Seu Filho”. (1 João 5:11). O testemunho está nesta Vida; e, quando a Vida está em nós, o testemunho também estará. Assim, o testemunho de tudo é a Vida. Esta é uma declaração para ser analisada!

É a Vida que determina a presença do Senhor. É a Vida que mostra se as coisas estão realmente conformadas a Cristo. É a Vida que prova se o serviço é o serviço do Senhor. É A VIDA QUE PROVA TUDO. A questão é: "Está isto ministrando Vida? É isto uma coisa viva, que está fluindo Vida, fluindo vida para os confins da terra?! "Se isto não for verdade, então, alguma coisa está errada. A coisa pode ser uma técnica e um sistema muito maravilhoso, mas há algo errado nele. Tudo é provado pela “Vida”.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.