Austin-Sparks.net

O Persistente Propósito de Deus

por T. Austin-Sparks

Capítulo 13 - "O Senhor Está Aqui"

Nesta manhã, teremos que dar uma conclusão aos nossos estudos de Ezequiel, e acho que não poderíamos fazer melhor do que irmos direto para o final do livro em si. A última frase do livro fala o seguinte: "e o nome da cidade desde aquele dia será: O Senhor está ali". Precisamos traçar um paralelo disso com algumas palavras de efésios, capítulo 2, versos 19 a 22: "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito”.

E o nome da cidade será: o Senhor está ali.


E, novamente, em efésios, capítulo, 3, versículos 19 a 21: “Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”.

E o nome da cidade será: o Senhor está ali.


Este é o desfecho para a qual toda a obra de Deus se direciona. Tudo o que temos nestas profecias de Ezequiel aponta para UM FINAL, "O Senhor está ali", mas isto também é verdadeiro em relação à bíblia como um todo. Toda Bíblia se move para um final. É o propósito para o qual todas as coisas foram criadas, e este propósito é a presença de Deus em plenitude e finalidade. O propósito de Deus é que Ele preencha todas as coisas. Assim, o desfecho final é: “O Senhor está ali”.

Há uma coisa em particular que se faz necessária para que este propósito seja alcançado. Deus precisa se envolver com o homem. E isso foi o que Ele queria fazer lá no princípio. Está muito claro em Gênesis que Deus queria se envolver com o homem. Queria estar com ele. Queria confiar no homem. Queria colocar todos os Seus ideais nas mãos do homem; em síntese: Deus queria confiar a Si próprio ao homem.

Assim, a grande questão que agora está diante de nós é: “com que tipo de Homem Deus queria se envolver?" Todo o livro de Ezequiel é a resposta para esta questão. Em primeiro lugar, a resposta é dada de forma negativa. Deus não irá se envolver com nada que Satanás já esteja envolvido. Desde o princípio, Satanás sempre tentou fazer o homem se atravessar no caminho de Deus. Satanás havia conquistado um lugar na nação de Israel e também nas demais nações, e o homem foi criado justamente para o propósito de que Deus pudesse estar com Ele. Porém, Satanás capturou o homem e fez dele um grande obstáculo para Deus; por isso, a glória foi removida. O homem, da forma como ele se encontra hoje, é um verdadeiro obstáculo para o propósito de Deus. Deus não pode se envolver com esse tipo de homem. Deus não irá se envolver com aquilo que Satanás já está envolvido. Satanás e suas obras tinham que ser destruídas, para que Deus pudesse se envolver com o homem. O Filho de Deus foi manifestado para destruir as obras do Diabo, para que Deus tivesse o Seu caminho e pudesse alcançar o Seu propósito. Deus não irá se envolver com aquilo que ainda não tenha sido julgado em justiça.

Vocês irão se lembrar de tudo o que falamos a respeito do bronze naquelas profecias: o bronze no querubim, o bronze no Homem, o bronze no grande altar. Deus não irá se deixar envolver com nada que não tenha sido julgado em justiça. Este é o lado negativo, mas há o lado positivo da questão. – Com quem Deus irá se envolver? A resposta positiva possui vários aspectos. Primeiro, Deus irá se envolver somente com aquilo que está do outro lado do julgamento. O Homem do Trono representa Cristo do outro lado do julgamento. Lá está o arco-celeste ao redor do Trono. Este arco-celeste é o símbolo da redenção. No livro do Apocalipse, o arco é representado pelo Cordeiro no Trono. O Cordeiro é o Homem, e o Homem é o Cordeiro. Ele está lá do outro lado do julgamento, e esta é a primeira coisa relacionada ao envolvimento do próprio Deus. Digo novamente, Deus irá se envolver onde Cristo está, do outro lado do julgamento – isto é, onde todos os juízos foram efetuados.

Agora, vocês precisam estudar isto com o Novo Testamento em mãos. Quando Jesus foi para o batismo, Ele disse a João Batista: “Deixai por ora, para que se cumpra toda a justiça". Seu batismo era um tipo da Cruz. Portanto, Seu batismo e a Sua Cruz representam o cumprimento de toda justiça – isto é, através da morte de um homem, o Novo Homem foi colocado para fora do alcance do julgamento. É aí que nos encontramos pela fé em Cristo Jesus. É aí que a Igreja está. No começo da carta aos efésios, a Igreja está assentada juntamente com Cristo nos lugares celestiais. A Igreja é vista do outro lado do julgamento porque ela foi ressuscitada juntamente com Cristo. Em relação à Igreja, todos os julgamentos estão cumpridos. Esta é a primeira coisa que abre caminho para a glória na Igreja. Todos os julgamentos cumpridos; isto abre caminho para que Deus possa Se envolver conosco.

Outro aspecto do envolvimento de Deus: é onde Cristo estiver glorificado. Deus irá se envolver onde Cristo estiver glorificado. Esta é uma lei de Deus. Para Deus dar de Si mesmo, por meio de Seu Espírito, Jesus precisa ser glorificado. Quando a glorificação do Senhor Jesus for o nosso único objetivo, então o Pai irá vir por meio do Seu Espírito.

Então, o terceiro aspecto. Deus irá se envolver onde Jesus estiver entronizado. Quando o Seu Homem estiver do Trono, governando, então Deus irá se envolver. Onde toda a autoridade conferida ao Seu Filho for reconhecida e aceita, então Deus irá se envolver.

Temos uma quarta coisa. Deus se envolve onde as coisas estiverem “de acordo com Cristo”, onde as coisas tomam as suas medidas a partir de Cristo. Essas coisas estão neste livro de Ezequiel. Nós apenas temos olhado para a Casa. Não a estudamos em todos os seus detalhes, mas o que realmente sabemos a respeito da Casa é que ela foi medida pelo Homem de bronze. Onde as coisas tomam as suas medidas a partir de Cristo, lá Deus irá se envolver.

E, então, apenas mais uma coisa: Deus irá se envolver onde a Cruz governar. Vimos como o altar governava todas as coisas dentro e fora da Casa. Assim, onde a Cruz governar, aí Deus irá se envolver. O Senhor Jesus é o grande exemplo disso tudo. Deus se envolveu com o Seu Filho. A Palavra diz que Deus não deu Seu Espírito por medida a Jesus; isto é, deu Seu Espírito em plenitude, sem qualquer reserva. Quando o significado da Cruz é estabelecido, então Deus se envolve. Este é o Seu terreno.

Observem como Jesus media todas as coisas segundo o céu. Temos frequentemente salientado isto. Jesus jamais seria governado pela mente humana – Jamais faria qualquer coisa, diria qualquer coisa, ou iria a algum lugar seguindo um conselho humano. O tempo todo Ele estava repelindo as sugestões dos homens e das mulheres. Ele também fez isto em relação a Satanás; Jesus agia desta maneira em relação a qualquer coisa. Ele rejeitava tudo que viesse do homem. Ele somente tomava Seu caminho, Suas palavras e Suas obras do Pai. Ele media todas as coisas conforme o céu. Ele caminhava em sintonia com o céu. Para cada detalhe de Sua vida, Ele se sujeitava ao governo do céu. Por isso, o Pai Se envolvia com Ele como sendo o Filho do Homem.

E, então, temos a Sua perfeição. Ele disse: “Eu trabalho hoje e amanhã, e, no terceiro dia, serei consumado”. Está dito que Jesus seria aperfeiçoado por meio dos sofrimentos. Naturalmente, entendemos que não se trata de perfeição moral, pois Jesus já era perfeito. Não se trata de aperfeiçoar a natureza de Jesus, mas sim de trazê-Lo à plenitude da vontade de Deus. Jesus caminhava todos os dias na vontade de Deus. Ele disse: “Eu vim para fazer a Tua vontade”. Mas a vontade de Deus estava exigindo cada vez mais dele, até que, finalmente, exigiu que bebesse o cálice, e que fosse do Getesêmani para a Cruz. Ele estava sendo aperfeiçoado quanto à vontade de Deus; e, quando Ele foi tornado perfeito, Deus deu a Ele a plenitude para a Igreja. "Deus Lhe deu um nome que está acima de todo nome”. Deus confiou a Sua própria plenitude a Jesus. Acho que tudo está muito claro. Jesus é o Grande Exemplo!

Agora trazemos o estudo para a sua conclusão final. Fazemos isso observando três necessidades, para que o propósito de Deus seja plenamente e finalmente alcançado. A Igreja precisa de três coisas. Primeiro, precisa ter uma compreensão clara do propósito de Deus. É absolutamente necessário que a Igreja entenda qual é o propósito de Deus. Este é o porquê de Paulo ter orarado por “espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento dEle”; ter orado para que a Igreja pudesse ter “os olhos do seu coração iluminados”. É absolutamente necessário que tenhamos um claro entendimento do propósito de Deus; propósito de tornar a Igreja a plenitude daquele que cumpre tudo em todos; propósito de que Deus tivesse lugar pleno na Igreja. Esta é a primeira necessidade – a de que possamos compreender isto, e sermos governados por esta visão. Assim, trata-se de uma questão de visão espiritual, ou compreensão espiritual, uma revelação do propósito de Deus concernente à Igreja. Este é o porquê de lermos aquelas escrituras no início: que a Igreja fosse a “habitação de Deus por meio do Espírito”, que Deus pudesse habitar nela, de modo que pudesse ser dito: “O Senhor está ali”, uma habitação de Deus. Diante disto, precisamos entender qual é o propósito de Deus.

Segundo, a igreja precisa de uma compreensão clara acerca do Caminho de Deus, a fim de alcançar o Seu propósito; compreensão clara acerca de Sua Casa: uma Casa apropriada a Si mesmo. Esta é uma absoluta necessidade para o propósito de Deus. Terceiro, é essencial que a Igreja tenha uma clara compreensão da Cruz. Essas três coisas são essenciais para que Deus possa estar na Casa!

E, ainda, há dois aspectos dessas três coisas: há o presente progressivo e o futuro perfeito. No momento presente, isto não é totalmente verdade, embora aquilo que está Efésios possua uma aplicação presente. No presente, isto é verdade apenas progressivamente. Significa que o Senhor estará presente quando essas coisas forem verdade. Onde houver uma clara compreensão de Seu propósito, onde houver uma clara compreensão de Sua Casa, onde houver uma clara compreensão da Cruz, lá vocês encontrarão o Senhor! No presente, essas coisas determinam a medida em que o Senhor está presente, mas o tempo está chegando quando essas coisas estarão completas, quando Ele virá para ser glorificado em Seus santos. Então, Ele será manifestado na Sua Igreja em plenitude. E, assim, vocês observam que, no final de Ezequiel, é a cidade que é mencionada: “O Senhor está ali”. A cidade representa o vaso através do qual Deus está presente em governo.

Bem, demos um amplo esboço. Tentamos deixar estas linhas tão claras quanto possíveis, mas, dentro deste esboço, há um conteúdo enorme; e, ao passar isto para vocês, digo: “orem sobre o assunto; não recebam isto apenas como um estudo bíblico. Tudo precisa ter valor real e prático. Assim, irmãos, orem e peçam ao Senhor para tornar tudo isto real onde vocês estão".

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.