Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 4 - "Jesus Cristo... Senhor Deles e Nosso"

Quarta Reunião
(3 de Fevereiro de 1964 P.M.)

Caros amigos, não é minha intenção segurá-los por muito tempo. Na verdade acho que não irei falar muito a vocês esta tarde, mas há uma coisa que eu preciso dizer. Quão grato sou pela oportunidade que esta festa de amor tem me dado. Ela tem me dado a oportunidade de conhecer tantos irmãos e irmãs em Cristo. E não sou vaidoso o suficiente para pensar que esta amável festa foi arranjada só porque eu cheguei à Filipina. Mas realmente penso ser uma benção muito grande que muitos de nós tenhamos esta oportunidade. Talvez muitos de nós não nos reuníssemos neste momento, não fosse por esta oportunidade. Assim, agradeço aos meus irmãos por esta provisão. Se vocês tivessem me contado, quando eu estava falando aqui na última noite, que mais de setecentas pessoas iriam se reunir ao redor das mesas neste salão, acho que teria tido dificuldade para acreditar. Que maravilsosa festa tem sido, mas há algo mais maravilhoso do que a multidão, e há algo mais maravilhoso do que a festa. É o amor de Cristo que está em cada coração aqui esta noite.

Quando eu estava pensando e orando pelo momento desta tarde, e pedindo ao Senhor uma pequena palavra para dar a vocês, vieram ao meu coração as primeiras palavras de Paulo, na primeira Carta aos Coríntios; irei lê-las para vocês. "Paulo, chamado apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e Sóstenes, nosso irmão, à Igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em toda parte invocam o nome de Jesus Cristo nosso Senhor, tanto deles como nosso". É a última parte do versículo que está no meu coração, "com todos os que em toda parte invocam o nome de Jesus Cristo nosso Senhor, tanto deles como nosso".

Creio que o apóstolo Paulo foi um homem muito sábio. Era um homem muito inteligente, e, nesses dois versículos, esta inteligência vem à tona. Observem que ele começa se dirigindo à igreja de Deus que está em Corinto. Os coríntios tinham uma grande divisão. Mais tarde o apóstolo diria que há divisões entre eles. E a divisão consistia em eles fazerem acepção de pessoas. Um grupo dizia: "nós somos de Paulo"; outro grupo dizia, "nós somos de Apolo"; e outro grupo dizia, "nós somos de Pedro"; assim, eram pessoas marcadas por divisões. Foi a essas pessoas e a essas divisões que o apóstolo disse: "a todos os que em toda parte invocam o nome do Senhor Jesus, Senhor deles e nosso".

Quão grande é a igreja? Ela é tão grande quanto Jesus Cristo. O problema com os coríntios era que eles estavam tornando Jesus muito menor do que Ele realmente é. Assim, o apóstolo, bem no início, disse: Não, Jesus é maior do que todos os grupos juntos. A todos aqueles que em todo lugar invocam o nome do Senhor Jesus, Senhor deles e nosso.

As divisões são sempre o resultado de tornar Jesus menor do que Ele é. Nosso Senhor Jesus é maior do que os homens. Temos um hino que possui a seguinte frase: 'O amor de Deus é maior do que a medida da mente humana'. Nós estamos sempre tornando Deus, e o amor de Deus, do tamanho da nossa própria mente. E, se as pessoas não concordam conosco, então é aí que o amor de Deus termina para nós. Nós aqui esta noite representamos muitos grupos. Talvez tenhamos a nossa própria idéia sobre as coisas, mas, se esta festa realmente faz jus ao seu nome, ela representa algo muito maior do que a nossa própria mente. Nós não estamos ligados a homens ou a um homem. Nenhum homem pode medir Cristo para nós. Estamos reunidos aqui esta noite porque esta é uma verdadeira festa de amor. E isto significa que o amor de Cristo está em nossos corações. Nós deixamos os nossos grupos.Deixamos as nossas divisões. Estamos aqui no fundamento comum de Cristo. Que grande coisa seria se todos os cristãos apenas tomassem este fundamento! O fundamento de muitos cristãos são as denominações, as organizações, algum ensino especial, e muitas outras coisas. Mas, o verdadeiro fundamento do cristão é Cristo. Se nós todos tivéssemos mais interesse pelo Senhor Jesus do que por coisas religiosas, que diferença isso faria no mundo.

Agora, eu espero que vocês todos concordem com isto. Vocês concordaram na teoria, mas vocês sabem que isto é algo bem prático. Morar perto de certas pessoas é um assunto muito prático. Você se expõe, não é mesmo? A maneira como você convive com o seu vizinho. Agora, há outra coisa com a qual todos vocês irão concordar na teoria. É que esta vida é uma preparação para o céu. Vocês crêem nisso? Vocês dizem que estão a caminho do céu. E esperam um dia estar lá. E vocês irão concordar que esta vida presente é uma preparação para o céu. Vocês realmente acreditam nisso? Porque isso é algo muito prático. Nós todos teremos vizinhos no céu. Todos iremos morar próximo à porta uns dos outros. Vocês se lembram de que há uma descrição da Nova Jerusalém no final da Bíblia?

Receio que as pessoas que escreveram os nossos hinos tenham se desviado disso. Há um hino que diz: 'As ruas, dizem, são pavimentadas com ouro puro'. Esta é uma falsa doutrina. Na Bíblia está dito que existe apenas uma única rua. Apenas uma rua na Nova Jerusalém. Esta única rua é de ouro. Caros amigos, nós iremos todos morar na mesma rua no céu. Seremos todos vizinhos lá. Se for para tomarmos literalmente, nós não seremos capazes de sair das nossas casas sem encontrar com ninguém no céu.
Uma vez uma pessoa chegou à Inglaterra, vindo da América; as pessoas viajavam no mesmo tipo de barco que nós. Esta pessoa nunca tinha estado na Inglaterra antes. Embarcamos no trem para irmos do porto a Londres. Ela viu todas as linhas de casas juntas e ficou chocada. ‘Olhem as casas todas juntas. O que fazer se você não gostar do seu vizinho?’

No céu existe apenas uma única rua. É pavimentada de ouro puro. Agora, eu não creio que devemos tomar isto literalmente. Creio que é simbólico, e serve para nos ensinar duas coisas. (1) Todos nós iremos viver em estrita comunhão no céu. E (2) o ouro é o símbolo do amor de Deus. Viveremos todos juntos no amor de Deus.

Agora, disse que vocês acreditam que esta vida é a preparação para o céu. Vocês realmente crêem nisso? Seria melhor começarem a aprender a conviver com os seus vizinhos agora. Refiro-me aos seus vizinhos cristãos. Todos aqueles que em toda parte invocam o nome do nosso Senhor Jesus.

Qual vai ser a principal característica do céu? Está escrito que Cristo será tudo em todos. Será que a característica do céu vai ser Cristo em todas as coisas? Não coisas, instituições, mas apenas Cristo. Se for desta maneira, então é melhor que comecemos a tornar Cristo tudo agora. Se vamos ter todas as coisas como uma antecipação do céu nesta vida, será apenas como Cristo é, mais do que qualquer coisa. Assim, nossas orações diárias devem ser: 'Senhor, prepara-me para o céu, e faça isso enchendo-me mais e mais de Cristo'.Tomem essas palavras do Apóstolo Paulo: “com todos aqueles que em toda parte invocam o nome de Jesus Cristo, nosso Senhor, Senhor deles e nosso". O Senhor abençoe a todos vocês, caros amigos.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.