Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 6 - "A Coisa mais Importante é o Conhecimento Espiritual"

Sexta Reunião
(5 de Fevereiro de 1964 P.M.)

Vamos ler a Palavra de Deus no Evangelho de Mateus, capítulo treze, versos um a dezessete:
"Tendo Jesus saído de casa, naquele mesmo dia, estava assentado junto ao mar; e ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”.

E, então, os versos cinqüenta e um e cinqüenta e dois:
"E disse-lhes Jesus: Entenderam vocês todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. E Ele lhes disse: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.
Algumas semanas antes, eu soube que viria a Manila; o Senhor estava falando a mim sobre determinado assunto. E, então, quando soube que viria, o Senhor me mostrou que este era o assunto que Ele queria que eu falasse a vocês. Sinto que este é o assunto mais importante na vida cristã. Espero que vocês anotem esta declaração. Qual é a coisa mais importante na vida cristã? É esta: “CONHECIMENTO ESPIRITUAL”. Eu não creio que exista outra coisa mais importante para nós do que conhecimento espiritual. Talvez vocês tenham percebido que este é o assunto ao redor do qual circula todo este capítulo treze do livro de Mateus. Tudo está centralizado e focalizado nesta questão de CONHECIMENTO ESPIRITUAL!

O Senhor Jesus está falando aqui sobre o reino de Deus. Esta é o grande assunto com o qual Ele está ocupado. É uma questão muito abrangente essa do reino de Deus. Tudo se resume nisso. Precisamos compreender que o reino de Deus é um assunto eterno. Que vai diretamente para a eternidade passada. Que segue através de todas as eras; e, então, se completa na eternidade que está por vir. E tudo o que temos na Bíblia está reunido nesta única questão: o reino de Deus. O reino de Deus é o governo soberano de Deus. O governo de Deus está sobre todas as coisas no universo, especialmente neste mundo. Este reino foi dado como herança pelo Pai ao Seu Filho. No início da carta aos Hebreus, temos as seguintes palavras a respeito do Filho de Deus. Está escrito: “A quem constituiu como herdeiro de todas as coisas”. Isto deve ter acontecido bem antes de o mundo ter sido criado. Deus, o Pai, nomeou o Seu Filho como herdeiro de todas as coisas. Em outras palavras, Ele deu o reino ao Filho. O reino de Deus é o reino eterno de Seu Filho. O Filho de Deus está designado para reinar sobre todas as coisas.

Outra coisa que nos é revelada nas Escrituras é que o homem foi criado com o propósito de participar dessa herança com Jesus Cristo no reino de Deus. Deus criou o homem a fim de que ele reine juntamente com o Seu Filho. Novamente, na mesma carta aos Hebreus, a questão é retomada: “O que é o homem, para que Te lembres dele?” “Tu o fizeste para que tenha domínio sobre as obras de Tuas mãos”. “Colocaste todas as coisas sob os seus pés”. Assim, temos que começar com essas três coisas: (1) Deus, o Pai, sobre todas as coisas. O reino pertence a Deus, o governo Divino sobre todas as coisas. (2) Ao Filho é dado o lugar à destra do Pai no Trono. O Pai diz ao Filho: “Assenta-te à Minha direita, até que eu coloque os Teus inimigos debaixo dos teus pés”. (3) E, então, o homem é criado, a fim de participar do reino com o Filho. Estas são as primeiras três coisas na Bíblia.

Então, comecemos novamente. A próxima coisa é que o homem entregou o reino a Satanás. O homem entregou a sua herança nas mãos do diabo. Foi assim que Satanás se tornou o príncipe deste mundo. E o reino deste mundo foi tirado do Filho de Deus. Lá estava este usurpador que assumiu o lugar do filho de Deus. O Apóstolo João diz: “O mundo todo jaz no maligno” (1 João 5:19b). Este é o número (4).

Agora o número (5). O Filho não pode ficar eternamente privado de Sua herança, mas Ele tem que retomá-la novamente. Assim, o Filho de Deus deixou o Seu lugar à destra de Seu Pai e desceu a este mundo. Veio para resgatar o reino para Si mesmo e para o Seu Pai. O Filho de Deus foi manifestado para destruir as obras do Diabo. Assim, Ele veio para anunciar o reino de Deus, e para resgatar o reino para Si mesmo e para Deus, e para resgatar o homem como o instrumento do Filho, para que reine com Ele nesse reino. Assim que EM e ATRAVÉS DE Jesus Cristo, somos chamados ao reino eterno de Deus.

Agora, notem que o evangelho de Mateus é todo ele sobre o reino de Deus. E este capítulo treze é um capítulo específico em relação ao reino de Deus. Mas, voltemos para onde começamos. O reino de Deus pode ser perdido por causa de uma coisa. Nós podemos perder a nossa herança em Cristo por causa de uma única coisa. Tudo o que este maravilhoso e eterno reino de Deus significa pode ser perdido por causa de uma única coisa. O Senhor Jesus centraliza todo o reino de Deus nesta questão da COMPREENSÃO ESPIRITUAL. E Ele ilustra esta questão de compreensão espiritual por meio dessas parábolas. Por um lado, Ele torna a questão da compreensão espiritual a coisa mais importante. Ele diz que se você não a tiver, poderá perder tudo. Por outro lado, Ele diz que este é o caminho para o reino. Assim, chegamos à parábola do semeador, como é chamada. Ela é uma explicação simples sobre o significado da compreensão espiritual.

O Senhor Jesus deu esta parábola para uma grande multidão de pessoas. Talvez fossem todos judeus, isto é, tinham toda a história do Velho Testamento como pano de fundo. Conheciam tudo o que o Velho Testamento continha. Conheciam tudo o que Moisés havia escrito. Conheciam tudo o que os profetas haviam falado e escrito. Tinham esta admirável possessão do Velho Testamento. Contudo, o Senhor Jesus falou a eles acerca do Reino de Deus, como se fossem criancinhas. Em certo sentido, qualquer criança pequena consegue compreender a parábola do semeador. É uma ótima história para crianças: 'Um semeador saiu a semear. E ao semear, algumas sementes caíram à beira do caminho; outras caíram em terreno pedregoso; e outras caíram entre espinhos; e outras caíram em bom solo’.Quem não consegue entender isto? Se Jesus perguntou a eles: ‘Compreendeis?’ Eles deveriam responder: ‘Naturalmente, compreendemos’. O que vocês compreendem? Bem, o semeador saiu a semear, e isto foi o que aconteceu às suas sementes. Mas Jesus disse: ‘Vocês não compreenderam nada’. Vocês não conseguem entender uma pequena história de criança’. E até mesmo os discípulos não entenderam.

Se eles tivessem compreendido a parábola do semeador, teriam dito: 'Naturalmente compreendemos'. Qualquer um podia entender um semeador saindo a semear. Realmente isto não exige muito entendimento, vocês podem ver isso todos os dias. Mas até mesmo os discípulos de Jesus não compreenderam. E eles foram a Jesus e disseram: "Explica-nos a parábola do semeador". O que eles realmente estavam dizendo era: ‘Tu queres transmitir algo muito além do que isto que estás dizendo. Há algo por trás desta história, e nós não conseguimos entender o que é. O Senhor poderia explicá-la para nós?’ Então Ele lhes dá a explicação e pergunta: "Compreenderam agora?" "Oh, sim, compreendemos". Mas está muito claro que durante todo o restante da vida deles, até Jesus ser crucificado, eles ainda não haviam compreendido. Eles pertenciam a esta mesma grande multidão de pessoas que ainda vive hoje, pessoas que pensam que entendem a verdade, mas não entendem.Tais pessoas têm todos os ensinos cristãos. Têm todas as doutrinas do Novo Testamento. Têm o Livro em si, e o Livro está na cabeça delas. Podem citar qualquer ponto da Escritura e ainda assim não ter entendimento espiritual. Isto é possível, caros amigos. É possível ter todos os ensinamentos sem ter a compreensão espiritual. E todo problema no Cristianismo hoje se deve a essa ausência de entendimento espiritual.

Agora, eu não vou gastar tempo com todos os detalhes desta parábola. Vocês sabem o que o Senhor Jesus disse sobre a semente e os vários resultados. Mas antes de entrarmos em alguns desses detalhes, vamos observar uma ou duas verdades gerais.

Primeiro, o semeador é o próprio Senhor Jesus. É do próprio Senhor que a Palavra deve vir. Aquilo que recebemos de Deus precisa vir a nós diretamente do Senhor Jesus. Assim, é dito que o semeador é o Filho de Deus. O que é a semente? Jesus a chama de a Palavra do reino. Quando o homem recebe a Palavra do reino, a Palavra do Senhor Jesus o traz para o reino. Este é todo o propósito da Palavra de Deus. Não é para que conheçamos a Bíblia, embora seja algo muito bom conhecê-la. Não é para que nós memorizemos a Bíblia, e tenhamos tudo em nossa cabeça. Isto, também, é algo muito bom, mas o objetivo de Deus é que a Palavra nos traga para o reino.

Agora, observem os diferentes tipos de solos sobre os quais a Palavra caiu. Quantos tipos de solo há aqui? Eu sei o que vocês dirão; dirão que há quatro tipos de solos. É isso? Não há muitos de vocês balançando a cabeça; vocês estão temerosos! Estão com medo de que eu os apanhe, mas, se disserem que há quatro, vou dizer que estão errados! Há seis. Vamos entrar nisso mais adiante. Para o momento, vamos dizer que são quatro, ou seis. Esses diferentes tipos de solos representam diferentes tipos de pessoas.

Gostaria que vocês observassem o seguinte: O mesmo Senhor vem com a mesma Palavra para todo o tipo de pessoa. O Senhor Jesus sabia que algumas pessoas seriam como a beira do caminho, mas Ele não disse: ‘Oh, eu sei que vocês não são bons; eu não vou lhes dar a minha Palavra. Eu sei que vocês não vão dar muito fruto, assim, não vou desperdiçar a minha Palavra com vocês. Vou deixá-los ficar onde estão'. E, então, o que dizer dessas pessoas parecidas com solo pedregoso? Bem, sei muito bem como vocês vão responder. Sei muito bem que irão receber a Palavra com muita alegria. Que dirão: ‘Oh, isto é muito bom’.Sei que irei obter algo disso’. E, então, após algum tempo, as coisas começam a ficar difícil, vem a perseguição e o sofrimento, e vocês perderão o interesse. Este é o fim de vocês. Jesus conhecia tudo a respeito dessas pessoas antes que Ele começasse. Mas Ele não disse: ‘Estarei desperdiçando o meu tempo se der a vocês a minha Palavra. Irei deixá-los para lá. E que tal aquela pessoas do tipo solo espinhoso? Bem, são pessoas que estão muito ocupadas com os negócios deste mundo; o comércio é a sua grande preocupação, o que fazer para ganhar o máximo de dinheiro da forma mais rápida. Para esse tipo de pessoa o negócio é tudo; a profissão ocupa todo o seu tempo. E quanto aos demais, bem, eles estão totalmente preocupados com os prazeres desta vida. 'Eu sei perfeitamente que os negócios, as profissões e os prazeres irão simplesmente sufocar a Palavra que Eu der a vocês. Assim, não vou desperdiçar o meu tempo com vocês. Jesus jamais disse algo semelhante a isso. Ele não disse: ‘Eu sei que este é um bom solo. Irei concentrar toda a minha atenção aqui. Eu sei que vocês irão me dar o que Eu desejo, por isso vocês são as únicas pessoas nas quais estou interessado'. Não, Jesus jamais disse isso.

Jesus trouxe e traz a Sua Palavra a todo tipo de gente. E por que Ele faz isso? Nenhum homem de negócio aqui esta noite, faria isso. Pessoas muito espirituais não fariam isso. Elas diriam: 'Isto não é o senso comum. Não é um bom negócio. Não é de bom juízo fazer isso. Vamos nos concentrar apenas naquilo que temos certeza. É um mau negócio dar atenção a pessoas duvidosas'. Mas vocês percebem que o senso de Jesus é diferente do nosso. E é ai que entra o ENTENDIMENTO ESPIRITUAL, o qual é diferente do entendimento natural.

Por que Jesus fazia tais coisas, as quais os homens do mundo chamavam de loucura? Ele as fazia por uma razão. Ele coloca a responsabilidade em relação à Sua Palavra sobre cada um de nós. A reação à Palavra de Deus é responsabilidade nossa. Após Ele trazer a Sua Palavra a nós, Ele transfere a responsabilidade para nós. Ele fala ao homem da beira do caminho: ‘Se você quiser, pode receber o mesmo que o homem do bom solo’. Ele fala ao homem do solo pedregoso: ‘Esta minha Palavra pode operar em você o mesmo que opera em qualquer outra pessoa'. Ele fala ao homem do solo espinhoso: ‘A minha Palavra é tão poderosa para operar em você quanto em qualquer outra pessoa'.

Agora, o que vocês realmente diriam se o Filho de Deus viesse a este mundo apenas para salvar as boas pessoas, aqueles de bom caráter? Se Ele tivesse deixado todos os demais de lado, eu sei o que vocês diriam: ‘Isto não é justo. Aqui estou eu, pobre criatura.Minha constituição é do tipo pobre. Eu sou apenas uma criatura do tipo beira do caminho. Meu coração é muito pedregoso. Eu sei que tenho um grande amor por este mundo. Será que isto significa que eu não tenho qualquer chance de entrar no reino?” Não seria justo, seria?

Assim, Jesus vem com a Sua Palavra e diz: ‘Esta Palavra tem em si o mesmo poder para todos os tipos de pessoas”. O que você é naturalmente não faz diferença. Agora Jesus entra na questão. Vocês percebem uma palavra que repetidamente ocorre nessas parábolas? É a palavra “CORAÇÃO”. Um bom coração; É UMA QUESTÃO DE CORAÇÃO, e não uma questão de ser um pobre humano. É apenas uma questão de onde está o seu coração. Tem você um coração receptivo ao Senhor? Tem você um coração recptivo ao reino de Deus? Realmente é uma questão de coração. O Senhor diz que, se você tiver tal coração, isto resultará em COMPREENSÃO ESPIRITUAL. Assim, Ele pega esta terrível parábola a partir da profecia de Isaías, que dize: “Com o ouvido ouvireis, mas de modo algum compreendereis; e com os olhos vereis, mas de modo algum percebereis; pois o coração deste povo está endurecido, e seus ouvidos estão embotados para que não ouçam, e seus ouvidos estão fechados”. O profeta tinha dado a Palavra de Deus a essas pessoas. A Palavra de Deus era lida em seus ajuntamentos todos os dias e todas as semanas. Mas eles não tinham corações receptivos à Palavra de Deus. Não respondiam em seus corações. Então o Senhor trouxe o juízo sobre eles. Ele diz, ‘vocês têm fechado os seus corações; Eu irei fechá-los. Vocês têm fechado os seus ouvidos; Eu irei fechá-los. Quando quiserem ver, não mais serão capazes. Quando quiserem ouvir, não poderão. Irei tirar de vocês o poder da compreensão espiritual'. Há um alerta para nós aqui. Receio que encontremos algumas vezes cristãos assim.

Será que poderei falar esta palavra bastante solene aos cristãos jovens? Pode ser que vocês tenham crescidos num lar cristão. Vocês podem conhecer aquilo que seus pais lhes ensinaram sobre o Senhor. Pode ser que vocês tenham sido levados às reuniões; talvez tenham frequentado a escola dominical. Vocês conhecem tudo sobre isso. Sim, conhecem a respeito do Senhor Jesus.Conhecem o que está na Bíblia. Mas vocês não estão caminhando com o Senhor. Talvez vocês estejam partindo o coração de seus pais. Vocês não estão se alegrando com a Palavra de Deus. Na verdade vocês não são cristão vivos, que tomam seus lugares entre o povo de Deus, que recebem a ajuda do Senhor contra as forças do mal. São apenas cristãos de nome. Algo aconteceu, ou está acontecendo que está roubando aquilo que vocês tinham. Vocês estão perdendo o poder da compreensão espiritual. Vocês estão perdendo o poder, a visão e a audição espiritual. Vocês sabem tudo o que está acontecendo no meio do povo do Senhor, mas isso não interessa muito a vocês. Vocês podem ouvir tudo quanto é dito na reunião, ou no lar, mas isto não interessa a vocês.

Há muitos cristãos jovens assim. E todas essas coisas estão acontecendo a eles. Eles estão em perigo de perder a COMPREENSÃO ESPIRITUAL e, também, todo o maravilhoso significado do reino de Deus, de participar do reino juntamente com o Filho de Deus, de reinar juntamente com Ele em glória. Vocês estão em perigo de perder isso. É preciso compreensão espiritual. E COMPREENSÃO ESPIRITUAL DEPENDE DE SE TER UM CORAÇÃO RECEPTIVO AO SENHOR. De não ser cristão que desiste, que não têm uma mente voltada para o Senhor. Aqui vem a Palavra com todas as suas poderosas possibilidades, mas devido à falta de uma mente voltada para o Senhor, a Palavra acaba não significando coisa alguma.

Ou a pessoa pode ser do tipo solo pedregoso; de natureza superficial, que vive somente na superfície das coisas, e mostra isso através da resposta rápida que dá. Oh, é algo amável ver pessoas jovens darem uma resposta rápida ao Senhor, mas, se vocês tivessem vivido o tanto de tempo que eu já vivi, iriam saber que muitas dessas pessoas que entram na coisa muito rapidamente e dizem; ‘Oh, aqui está algo para mim’, essas pessoas não duram muito tempo. Elas acabam descobrindo que o reino de Deus não é somente para a sua benção, mas para a glória do Senhor. Vocês sabem, há uma idéia errada de que o cristianismo é algo somente para o nosso bem, assim, queremos a benção, queremos o bem. Falamos o que Pedro disse certa feita: ‘não apenas os meus pés, mas também a minha cabeça e as minhas mãos’. Ele disse isso porque queria tudo que pudesse obter para si mesmo. Mais tarde, ele entendeu que tudo devia ser para o Senhor. E ele não perdeu tudo quando chegou a entender isso. Quando o seu coração foi mudado, e ele tinha agora um coração somente para o Senhor, então ele entrou na plenitude do reino.

Oh, e o que dizer do terreno espinhoso? Refere-se a pessoas que possuem todas essas maravilhosas ocupações nesta vida, negócio, profissão e prazer. E essas coisas tomam o primeiro lugar em suas vidas.Seus corações ficam divididos. Uma pequena parte de seus corações quer o Senhor, mas a maior parte quer o mundo. Seus corações não estão completamente definidos no Senhor. Estão em perigo de perder o reino.Enquanto o Senhor não tiver todo o nosso coração, nós não entraremos no real significado do reino. Paulo orou aos crentes de Éfeso, para que o Senhor lhes desse espírito de sabedoria e de revelação; para que os olhos de seus corações pudessem ser iluminados. Qual é a sua reação para com o Senhor? É realmente uma reação de um coração por inteiro?

Eu tenho mais cinco minutos e vou voltar a este disputado ponto sobre quantos tipos de solos há. Vocês disseram quatro: beira do caminho; o pedregoso, o cheio de espinho e o bom solo. São apenas esses? Mas o que dizer sobre os três diferentes tipos de solos bons?O Senhor diz que até mesmo o bom solo produz, uns a trinta, outros a sessenta e alguns a cem. Assim, até mesmo o bom solo pode ser diferente. Pode produzir três diferentes graus no reino. Podemos até desconsiderar os que produzem cem. Mas o que dizer dos que produzem trinta e sessenta? Pode haver algo de errado até mesmo com as boas pessoas. Por que todas as boas pessoas não produzem cem?

Oh, sim, há pessoas cujo bom coração não é rebelde ao Senhor. Elas não dizem: ‘Eu não quero as Palavras de Deus’. Elas dão uma resposta ao Senhor, e isto vem do coração delas. Mas outras pessoas possuem reservas. Algumas pessoas muito boas dizem; ‘Se eu mergulhar de cabeça nas coisas do Senhor, o que os meus amigos irão dizer de mim? Vocês sabem o que as pessoas da minha igreja iriam dizer de mim. E vocês sabem, talvez a minha posição nos negócios fosse afetada. Preciso ser cauteloso. Não posso perder a minha influência com as demais pessoas. Preciso pensar sobre o que as demais pessoas irão pensar e dizer. O meu comitê espera algo de mim. Se eu entrar de cabeça nas coisas do Senhor, o meu grupo irá ficar zangado. Talvez irá pedir para que eu renuncie'. Vocês entendem o que eu digo? São pessoas muito boas, mas estão influenciadas pela política.

Eu conversava com um homem, certa vez, e, enquanto conversávamos, ele entendeu o que eu estava querendo dizer. E, quando terminei, ele falou o seguinte: ‘Sim, senhor Sparks, o senhor está muito correto. Concordo plenamente com o senhor. Mas, se eu tomar esse caminho que o senhor está seguindo, irei ofender todos os meus amigos. E, na minha obra para Deus, as pessoas irão parar de contribuir financeiramente. Assim, preciso pensar no meu pessoal e na minha obra para o Senhor'. São pessoas muito boas, muito devotas. Não há dúvida de que amam o Senhor, mas você percebe nelas algumas reservas. É dito sobre Calebe, no Velho Testamento, que ele possuía outro espírito, e ele seguia inteiramente ao Senhor. Somente ele e Josué, de toda aquela geração, entrou no reino. É isto o que queremos dizer com COMPREENSÃO ESPIRITUAL.

Eu digo a vocês: ‘VOCÊS COMPREENDERAM TODAS ESTAS COISAS? Tenho muito mais a dizer para vocês sobre compreensão espiritual. Mas, oh, quão importante é que tenhamos olhos para ver, ver por detrás das coisas que são faladas e feitas, ver o significado do Senhor. Algumas pessoas apenas ouvem as Palavras do Senhor, e observam as Suas obras, mas não compreendem o significado. E perdem muita coisa. Peçam ao Senhor que dê a vocês compreensão espiritual. E, se vocês não entendem, não digam, ‘Eu não entendo’. Vão ao Senhor e digam: ‘Senhor, faça-me compreender. Abra os olhos do meu coração’. Isso irá mostrar que vocês querem se envolver com o Senhor, e o Senhor irá se envolver com vocês.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.