Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 8 - "Vocês Compreenderam Todas Essas Coisas?”

Oitava Reunião
(6 de Fevereiro de 1964 P.M.)

Vamos ler novamente o Evangelho de Mateus, capítulo treze, do versículo um ao três:
"Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

E os versículos cinquenta e um e cinquenta e dois:
"E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas?Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.

Quando lemos estas parábolas do reino dadas pelo Senhor Jesus e muitas outras coisas que Ele ensinou, corremos o perigo de olhar para elas como algo em si mesmas. Por exemplo, tomamos as parábolas de Jesus e as ensinamos para as crianças na escola dominical apenas como histórias contadas por Jesus, e, talvez, seja esta a maneira como nós mesmos as tenhamos lido. São histórias muito interessantes.

Em Mateus treze há sete delas. Sete histórias muito interessantes, e em outras partes dos Evangelhos, há muito mais. Todos nós estamos familiarizados com as três histórias do capítulo quinze de Lucas. A história das noventa e nove ovelhas e uma que se desgarrou. É uma história muito interessante. Temos ouvido muitos sermãos sobre isto. E também a história da mulher que tinha um colar com dez peças de pratas sobre ele. Foi dado a ela pelo seu marido, quando se casaram. E, um dia, uma daquelas peças caiu do colar. Ela acendeu a lamparina e varreu a casa, a fim de encontrá-la – é uma história muito interessante. E também a história do filho pródigo, que todos conhecem. E assim com todos os ensinos de Jesus, nós os lemos como se fossem algo em si mesmos, e nos esquecemos da coisa mais importante de todas.

O ensino de Jesus foi dado num dia de muita crise, talvez a maior crise da história deste mundo. E esta crise se estenderá até o dia que Jesus voltar novamente. Será a maior crise de todas, mas Jesus estava dando o Seu ensino num dia de grande crise. A crise era a seguinte: tinha havido um povo neste mundo que tinha sido o centro de todas as coisas por milhares de anos. Este povo tinha sido o centro do interesse de Deus neste mundo. Todas as outras nações do mundo ficavam assistindo este povo. Havia um sentido no qual esta nação era o centro de todas as demais nações. O que acontecia a esta nação afetava todas as demais. Deus havia escolhido esta nação. Deus havia revelado a Sua própria Pessoa a ela. Deus havia dado a ela toda aquela maravilhosa verdade que está no Velho Testamento. Deus levantou os maiores líderes da história para conduzir esta nação. Ele deu a ela os maiores profetas que os homens já tiveram. Deu a ela os maiores reis que as nações já tiveram. Quantas coisas Deus fez para a nação de Israel! A partir do dia em que Ele colocou a Sua mão sobre Abraão, na terra de Ur dos Caldeus, e disse a ele: “Farei de ti uma grande nação.... e em tua semente todas as nações da terra serão abençoadas" (Gen. 12:2, 22:18). Que maravilhosa história foi esta desde aquele dia até o dia em que Jesus Cristo veio a este mundo.

E agora, com a vinda de Jesus Cristo, tudo isto acaba; esta nação é colocada de lado por Deus. Deus rejeita a Israel. Não irá demorar muito agora para que Israel deixe de ser nação. A cidade será destruída. O grande templo será derrubado. Os sacerdotes serão mortos e espalhados. E, desde aquele dia até hoje, eles não terão uma cidade, nem rei, nem templo. Nem sacerdote, nem altar, nem sacrifício. Tudo isso aconteceu, e Jesus sabia que tudo isso iria acontecer. E todas estas parábolas foram profetizadas em relação a isto, e Jesus as estava dando a eles em conexão a esta grande crise. Ele estava dizendo: 'O fim de toda a história de vocês está chegando. Tudo aquilo que constituiu a vida de vocês será trazido a um final, e uma ordem completamente nova de coisas será trazido para ocupar o seu lugar'.

Assim, as parábolas, as chamadas parábolas do reino, faziam referência à passagem de um reino e o surgimento de outro, a fim de que tomasse o seu lugar. Com a passagem daquele reino e a destruição de tudo que nele havia, João, o Batista, entrou em cena, uma voz clamando no deserto, uma grande multidão saindo para ouvir o que ele tinha para dizer, e o que ele disse?"Arrependei-vos, pois o reino dos Céus está próximo"(Mat. 3:2). Esta foi a mensagem do precursor de Cristo.Quando Jesus saiu do Jordão, tendo sido batizado, e começou a pregar, Ele disse a mesma coisa. Disse: “O Reino dos Céus está próximo". E esta foi a mensagem dos apóstolos. Quando Jesus estava prestes a deixar este mundo e voltar para o Pai, Ele falou a Seus discípulos após a Sua ressurreição, e é dito que Ele lhes falava acerca das coisas do Reino. No dia de Pentecoste, a grande mensagem era a mensagem do Reino. E, quando os apóstolos saíram por todo o mundo, eles saíram pregando o Reino. Quando o Apóstolo Paulo estava no final de sua vida, na prisão em Roma, muitas pessoas vinham vê-lo em sua prisão domiciliar, e é dito que ele lhes falava acerca do Reino.

Ao final daquela grande carta aos Hebreus, tudo é reunido em torno disso. Tudo que o escritor escreveu nesta maravilhosa carta está resumido na seguinte declaração: “Recebendo, pois, um Reino que não pode ser abalado". O tempo literal da palavra é: “Estando, pois, em processo de receber um Reino, o qual não pode ser abalado”. E o grande e triunfante grito no final da Bíblia, no Livro de Apocalipse, é, quando toda a história for contada, então, sairá o grito: “Agora é chegado o Reino do nosso Deus e de Seu Cristo”. (Apo. 12:10). Vejam quão grande é, e quão grande destaque esta questão do Reino tem na Palavra de Deus. Quão grande coisa é estar no Reino de Deus. E quão terrível será perder o Reino de Deus.

Israel, como nação, perdeu o Reino de Deus. Jesus disse uma coisa muito terrível sobre eles, que os filhos do Reino seriam lançados nas trevas exteriores. Lá haveria choro e ranger de dentes. Eu pergunto a vocês, não é isto verdade em relação aos últimos dois mil anos, no que concerne a Israel? Israel tem estado nas trevas exteriores por dois mil anos. A história de Israel neste período de tempo tem sido de choro, pranto e ranger de dentes. Nós conhecemos as terríveis histórias sobre Israel até tempos recentes. Oh! Como Israel é odiado. A cidade deles está dividida em dois, e, de um lado de sua própria cidade está um povo que os odeia e os quer destruir. Tudo isto porque eles perderam o Reino de Deus. É algo terrível perder o Reino de Deus.Mas, por outro lado, é uma coisa maravilhosa estar nele. Voltemos para onde começamos na última noite. Quero relembrá-los sobre o que falamos, então: Se o Reino de Deus é algo muito grande e importante, se é algo terrível perdê-lo, e se é algo glorioso estar nele, então deve haver um segredo para entrar nele. Observem como essas duas coisas estão sempre colocadas juntas pelo Senhor Jesus. Aqui está Reino de Deus; e a maneira de se entrar nele é através Da COMPREENSÃO ESPIRITUAL. Por não ter compreensão espiritual, Israel perdeu o Reino. Eles poderiam ter adquirido tal compreensão. Não foi porque isto era algo impossível de se ter; eles a poderiam ter tido da mesma forma como quaisquer outras pessoas, mas eles foram descrentes e desobedientes. E por causa da sua desobediência e descrença, seus olhos espirituais foram fechados e não puderam ver. Perderam o Reino porque não puderam ver.

Agora, guardem isto em suas cabeças por uns minutos.Jesus falou essas parábolas, todas as sete, e, então, desafiou os Seus discípulos: "Vocês compreenderam estas coisas?” Tudo em relação ao Reino depende disto: da COMPREENSÃO ESPIRITUAL.

Vamos avançar mais, para uma parte muito familiar da Palavra de Deus. O Evangelho de João, capítulo três.Vocês sabem que é algo bem conveniente ter o Novo Testamento dividido em capítulos. Contudo, algumas vezes, é algo bastante lamentável, e aqui temos um exemplo disso. Na verdade o capítulo três deveria começar no versículo vinte e três do capítulo dois. Fico feliz em ver que vocês estão com suas bíblias, isto me ajuda bastante. Vejamos o versículo vinte e três do capítulo dois: “Quando Ele estava em Jerusalém por ocasião da páscoa, durante a festa, muitos creram nele, por causa dos sinais que Ele fizera”. Antes de prosseguirmos, façamos uma pergunta: Vocês acreditam que aquela era uma fé verdadeira? Eles creram porque haviam visto os sinais. Será que isto é suficiente? Muito bem, vamos deixar isto por aqui.

Prossigamos. "Mas Jesus não confiava neles, porque conhecia bem os homens, e não precisava de que ninguém lhe desse testemunho sobre o homem; Ele bem sabia o que havia dentro dele”. Agora observem: "Havia um homem dentre os fariseus chamado Nicodemos, principal dos judeus: o mesmo veio a Jesus à noite, e Lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus, pois ninguém pode fazer esses sinais se Deus não for com ele”. Mas Jesus não confiou nele, pois sabia o que havia no homem. E o que Jesus falou? Jesus respondeu e disse: “Em verdade, em verdade te digo: se alguém não nascer de novo, não poderá ver o Reino de Deus”.

Agora vamos ver se Nicodemos estava vendo ou não. "Nicodemos disse a Jesus: Como pode um homem nascer de novo sendo velho? Poderá ele voltar à barriga de sua mãe e nascer de novo?" Jesus não respondeu a pergunta, nem deu qualquer explicação a Nicodemos.Ele não confiava nele. Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade te digo: se alguém não nascer da água e do espírito, de modo algum poderá entrar no Reino de Deus. Aquele que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3:4-6). Muito bem, agora, quem é Nicodemos? Ele é um representante de Israel. Na pessoa de Nicodemos, naquela noite todo o Israel estava ali representado. E, para todo o Israel, na pessoa de Nicodemos, Jesus disse: "Vocês não podem ver nem entrar. Carne e sangue não pode herdar o Reino dos Céus. Para ver e entrar no Reino, vocês precisam nascer do alto. Naturalmente, vocês são homens de carne. Somente pessoas espirituais podem entrar no reino espiritual. Somente pessoas espirituais podem ver o reino”. E isto é verdade para Nicodemos.

Quando Jesus disse essas coisas, Nicodemos respondeu: "Oh, como podem ser estas coisas? Eu não compreendo isto. Não entendo sobre o que você está falando". Jesus disse: "tu és Mestre em Israel e não compreendeis estas coisas?" Não havia nada em toda história e em todo o ensino de Israel por milhares de anos que Nicodemos não soubesse. Ele conhecia todo o Velho Testamento. Conhecia tudo o que Moisés havia ensinado e escrito. Conhecia tudo o que estava nos salmos. Conhecia tudo o que os profetas tinham escrito. Conhecia tudo. Vocês não poderiam ensinar nada da história e da doutrina de Israel a Nicodemos, contudo este homem era incapaz de ver o Reino dos Céus.

Vamos parar aqui por um minuto. Esta é uma coisa muito solene. É algo que está por trás do motivo de eu estar aqui em Manila nestes dias. Não vim com a idéia de que eu pudesse dar a vocês algum novo ensinamento; mas sei que, não importa o que eu possa dizer, alguém aqui irá falar: “Nós já ouvimos isto antes”. Alguém dirá: ‘Isto não é novidade’. Este não é o ponto, caros amigos. Há toda diferença do mundo entre conhecer tudo isso que aqui está, e enxergá-lo com os seus olhos espirituais. E eu digo que isto é algo muito solene. Uma das coisas mais trágicas e tristes que aconteceram na minha vida foi a seguinte: Conheci pessoas que vieram e aceitaram o ensinamento que podíamos dar, professando crer naquilo, e, inclusive, saíam pregando e ensinando em várias partes do mundo. E se vocês os tivessem visto e ouvido, teriam acreditado que eles conheciam a coisa toda, mas, então, eles se tornaram ativos em negar tudo. Repudiavam tudo por meio de suas condutas, comportamentos, e estilo de vida. Já vi isto acontecer mais de uma vez, e isto nos deixa a fazer grandes perguntas. Eles pareciam ter absorvido todo o ensino. Pareciam crer em tudo. Conversavam por toda parte com outras pessoas sobre o assunto. Mas, então, tomaram um curso na vida que negava a coisa toda. E toda a posição e ensino deles posteriormente passou a ser uma contradição de tudo aquilo que eles professavam crer.

Qual é o problema? Vocês apenas podem concluir que, após tudo, eles não enxergaram nada. Eles apenas enxergaram intelectualmente. Aceitaram com suas mentes. Ensinaram com suas capacidades naturais. Mas jamais enxergaram de verdade. Vocês sabem, se você ouvir uma única vez a voz do Filho de Deus, você jamais será o mesmo novamente. Muitas pessoas creram em Seu nome porque viram os sinais. Mas eram como Nicodemos. Apenas ensinaram o que haviam compreendido. Diziam que tinham compreendido, mas Jesus não confiava nelas. Ele sabia o que havia no homem.

Vamos olhar para Nicodemos mais de perto. Ele é um homem intelectual. Possuidor de um ótimo cérebro, altamente educado, devotadamente religioso, mestre de outras pessoas, e muito mais que isso. Todos tinham a Nicodemos com um homem maravilhoso. Mas ele não enxergou o Reino de Deus. Não é uma questão de poder intelectual, absolutamente. Isto pode ser muito útil em outras áreas. Não é uma questão de educação. Não é uma questão de ser muito religioso. Nicodemos era tudo isso e muito mais. Quem é, pois, Nicodemos?

Agora chegamos ao que Jesus falou a Nicodemos: “O vento sopra onde quer; ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. O que isto significa? O que isto significou para Nicodemos? O que isto significa para nós? Vocês já estiveram numa grande tempestade de vento, na terra ou no mar? Vocês já estiveram num furacão? Um daqueles bem terríveis? Quando o vento realmente assopra, o que você pode fazer a respeito? Você consegue resisti-lo? Pode você dizer: ‘Eu não serei movido por você?” Pode você dizer ao vento: ‘quem é você? Você não é nada'. O que vocês podem fazer a respeito? Vocês não podem fazer nada. Você fica completamente impotente. Simplesmente fica fraco diante do poder do vento. Você não é nada diante de uma poderosa tempestade. Qual é a única coisa que você pode fazer? Render-se, e dizer: ‘Não adianta, eu não posso fazer nada. Apenas posso deixar o vento seguir o seu caminho’.

Assim é todo aquele que é nascido do Espírito. O vento assopra onde quer. Você não pode dizer: ‘Hoje, vento, você assopra desta maneira; amanhã você vai assoprar de outra maneira’. O vento toma as coisas em suas próprias mãos e assopra onde quer. Você pode falar ao vento o quanto você quiser, mas ele não irá levá-lo em consideração. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito. O que Nicodemos tinha que aprender? O que vocês e eu temos que aprender? Que o Espírito de Deus é o Espírito Soberano de Deus. E a única coisa a fazer é se deixar levar por Ele. Você jamais verá o Reino, ou entrará nele, se não se render à Soberania do Espírito Santo.

Vou encerrar com este ponto. Vocês sabem que os discípulos eram homens que tinham muita autoconfiança. Quando Jesus lhes disse: ‘Todos vocês irão se escandalizar de Mim’. E a Pedro, “esta noite, antes que o gale cante, três vezes me negarás”. Pedro se adiantou e disse: 'Ainda que todos se escandalizem de Ti, eu, porém, jamais me escandalizarei. Irei contigo até a morte'. Agora, observem o que o escritor colocou lá: “E todos os discípulos disseram o mesmo" (Mat. 26:31, 34, 35).

Eles todos eram pessoas com alto grau de autoconfiança. Criam que podiam fazer coisas maravilhosas. E, se foram colocados à prova, é porque podiam passar no teste. Mas olhem para a triste história; quando Jesus foi levado para a sala do julgamento, mesmo antes que o levassem para a sala do julgamento, no jardim, quando Judas o traiu e os soldados prenderam a Jesus, está escrito que todos o abandonaram, fugiram. E Jesus foi crucificado. Quão pobres eram aqueles homens.

Nós ouvimos dois deles falando na Estrada de Emaús. E um estranho se aproxima deles e ouve o que eles estavam conversando, e diz: "Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? E por que estais tristes?" E eles pararam, e olharam para Ele: “É você apenas um visitante em Jerusalém? Você não sabe o que tem acontecido lá por esses dias?” E Ele disse: "O quê?” E eles responderam: “As coisas acerca de Jesus de Nazaré; Ele era um profeta poderoso na Palavra e também diante de Deus. Esperávamos que fosse Ele quem redimisse a Israel, mas nos nossos principais governantes o condenaram e o crucificaram!” Creio que esses dois homens representavam todos os demais.

O que aconteceu? Todas as expectativas deles haviam se perdido. Todas as esperanças que eles tinham foram desapontadas. Tudo aquilo que eles pensavam acreditar tinha se desmoronado. Nós dizemos: 'o fundo havia desaparecido'. Caros amigos, isto precisava acontecer.O Espírito Santo não poderia vir se isto não acontecesse. Até que esses homens tivessem perdido completamente toda a autoconfiança. Até que esses homens chegassem a ver que aquilo que estava em suas cabeças não estava em seus corações. Eles tinham ouvido com os seus ouvidos, e visto com os seus olhos, mas não tinham compreensão espiritual. Precisavam chegar a esta posição antes que o Espírito Santo pudesse vir.

Sempre tem que haver a devastação do homem natural, antes que o homem espiritual possa nascer. Antes de termos a compreensão espiritual que nos leva ao Reino, temos que ter o nosso próprio entendimento reduzido a nada. Muitos de vocês aqui esta noite estão pensando que só porque têm um bom cérebro, uma boa educação, e porque são muito religiosos, que isto seja uma garantia de que estão vendo o Reino. Vocês estão tendo uma grande ilusão. Somente o homem espiritual e a mulher espiritual podem ver e entrar no Reino de Deus. "Aquele que é nascido da carne é carne; mas o que é nascido do Espírito é espírito. Não vos maravilheis se eu vos disser: ‘Necessário vos é nascer de novo”. O que é verdade em relação ao início da vida Cristã, isto é, a entrada ao Reino, também o é em relação a todas as demais coisas no Reino quando estamos nele. Só podemos conhecer aquilo que está no Reino na medida em que crescemos espiritualmente. Muito frequentemente o nosso intelecto se atravessa na frente da vida espiritual, e, quando isto acontece, precisamos retornar ao longo do caminho e começar tudo novamente. Muitas vezes pensamos que sabemos mais do que realmente conhecemos. Somente uma vida no poder do Espírito consegue aprender as coisas do Reino.

Eu vou parar por aqui. Disse a vocês que não iria dar nenhuma verdade nova, e alguns aqui poderiam dizer: ‘Nós sabemos de tudo isso’, mas de que maneira vocês conhecem? Vocês conhecem isto porque outras pessoas lhe falaram? Porque leram isto na Bíblia? Porque têm estudado isto do mesmo modo como têm estudado outras matérias? Ou, será que vocês podem dizer: ‘Verdadeiramente o Espírito de Deus tem me revelado aquilo que está neste Livro?’ E, será que vocês podem ir mais longe e dizer: ‘O Espírito de Deus está continuamente revelando as coisas do Reino em meu coração?’ Agora, devo dizer a vocês algo muito importante: Nós estamos dentro de uma crise tão grande quanto aquela em que Israel estava nos dias de Jesus. Só Deus sabe o que está vindo a nós muito em breve. Podemos muitas vezes correr o risco de dizer: ‘Oh, isto pôde ter acontecido com eles, mas jamais irá acontecer conosco’. O que tem acontecido na China, naturalmente, não irá acontecer na Filipina. Tomo a liberdade de sugerir a vocês que isto já aconteceu uma vez na Filipina. Pode acontecer novamente. Pode acontecer em qualquer lugar do mundo.

Há uma grande inquietação em todas as nações. O coração dos homens estão se enfraquecendo de temor. Tudo pode acontecer quase todo dia. Pode vir de maneira mais rápida do que vocês podem poderiam crer. Se todas as formas exteriores de Cristianismo fossem removidas, o que sobraria para vocês? Se vocês não pudessem mais ter suas amáveis reuniões, nem desfrutar da maravilhosa comunhão espiritual, o que sobraria? Se vocês não pudessem mais ter professores, o que sobraria? Esta é a marca da crise. A crise é: o que temos em nossos corações? O que realmente tem sido revelado a nós pelo Espírito Santo? O que é que tanto tem se tornado parte de nossa vida que não podemos removê-lo sem que removamos também a nossa própria vida junto? O fim desta dispensação será marcado por uma crise como esta. E esta é a grande questão. Quanto temos recebido pelo Espírito Santo? "Vocês compreenderam todas essas coisas?” Assegurem-se de que realmente vocês possuem compreensão espiritual.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.