Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 13 – O Senhor Nunca Terá Mistura em Nossa Vida ou em Nossa Obra Para Ele.

Décima Terceira Reunião
( Fevereiro 9, 1964 A.M. )


Vamos ler outra vez o capítulo quarto do Evangelho de João. (O leitor se beneficiará de ler este capítulo). Quero lhes levar de novo, especialmente ao versículo vinte trés nesse capítulo: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Quero ajuntar a essa passagem um versículo da Carta aos Hebreus, o capítulo quarto, versículo doze: “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito”

Temos ido notando durante a semana passada que o ensino e todos os atos do Senhor Jesus relacionaram-se a um tempo de transição, de uma ordem velha para uma nova. Jesus permaneceu entre essas duas ordens, a ordem velha que estava passando e a nova ordem que Ele estava trazendo. E este quarto capítulo do Evangelho de João coloca-se numa forma bem real nesse período de transição. Neste capítulo as duas coisas estão se encontrando, e aqui encontramos o estado de que não está tudo claro.

Olhemos à algumas características. Não foi apenas um acidente que Jesus fosse por Samaria e encontrasse aquela mulher. Era tudo uma grande parte de todo este evangelho. Jesus em Samaria, e Jesus se encontra com esta mulher samaritana. Ora, se você conhece algo sobre os Samaritanos, você sabe que eram uma raça mista. Quando Jerusalém tinha sido invadido por um país estrangeiro, e toda a terra de Israel tinha sido infestada por esses estrangeiros, muitos dos judeus eram levados para o cativeiro. Mas alguns restaram na terra, e eles se casaram com os estrangeiros. Judeus casaram-se com aqueles que não eram Judeus. Assim que, os Samaritanos eram um povo de sangue misturada. Eles não eram nem uma coisa nem outra. É por isso que eles eram odiados pelos Judeus, assim como é dito, “Os Judeus não se davam bem com os Samaritanos.” Os Samaritanos eram em sua própria composição, uma mistura (João 4:4-9).

Então foi no poço que o Senhor encontrou esta mulher Samaritana. E você nota que era o poço de Jacó, e que Jacó deu esta terra à seu filho José. Assim que aqui, nesta situação de mistura há algo do antigo Israel: Jacó e José estão aqui. E você nota que esse poço nunca satisfez esta mulher. Ela vinha todos os dias para tirar água desse poço mas nunca estava satisfeita. Jesus disse a ela, “aqueles que bebem da água deste poço estarão simplesmente vindo, e vindo, e vindo de novo. Eles nunca serão satisfeitos.” Essa é a velha dispensação. Nunca satisfez alguém.

Você lembra de todos os milhões de sacrifícios que foram oferecidos em Israel no Velho Testamento. Sacrifícios eram oferecidos manhã e anoitecer todos os dias por centos de anos. E ainda tinha que haver mais sacrifícios porque eles nunca faziam nada perfeito. Os sacerdotes iam ao tabernáculo ou ao templo e ofereciam suas orações todos os dias. Mas todas suas orações diárias nunca trouce nada à perfeição. A lei de Moisés era lida ao povo continuamente, mas nunca fez nenhuma diferença em seus caráteres. Nunca trouce satisfação ao seus corações. E isso é simplesmente como às coisas eram na velha dispensação, e este poço onde Jacó e José são achados, representam a velha dispensação. Você pode vir e beber disso todos os dias de sua vida e nunca é satisfeito. Porque como o escritor do Velho Testamento diz, “a lei não podia aperfeiçoar em nada.” assim que esta pobre mulher saía todos os dias para colher sua água e tinha que fazê-lo toda sua vida e nunca ficava satisfeita. Bem, nós temos a mulher Samaritana. Ela representa uma mistura de duas coisas, nada distinto ou claro, nem uma coisa nem a outra. E temos o poço, e isto fala da decepção do Velho Testamento.

O que dizer sobre estes discípulos? Lemos que os discípulos saíram para a cidadezinha a comprar pão. Eles deixaram Jesus só. A mulher não estava aí quando eles foram para a cidadezinha. Mas enquanto eles tinham ido, a mulher saiu da cidadezinha para o poço. Então aí começou esta conversação entre Jesus e a mulher. Quando os discípulos voltaram, e viram Jesus falando com esta mulher, é claro, eles não sabiam que tipo de mulher ela era, eles não sabiam tudo acerca de sua vida pecaminosa. Eles apenas sabiam que ela era uma mulher Samaritana. Eles eram Judeus. Os Judeus não tinham nenhuma relação com os Samaritanos. E aqui está o Mestre falando num jeito amigável a uma mulher Samaritana. Eles pensaram que era algo terrível. Por quê? Apenas porque eles eram Judeus, eles pertencem ao Velho Testamento, onde Judeus e Gentis não tinham nada a ver entre eles. Eles ainda estavam em solo velho testamentário. Eles têm seus preconceitos velho testamentários, e pensaram que isto era algo terrível, assim que era melhor para eles irromper nisto.
Assim que eles trouceram seus pães, “Mestre, aqui está o pão que fomos comprar. Deve comer.” Eles acharam que dissolveriam essa pequena conversação. Eles disseram, “Mestre, coma.” Jesus disse, “Eu tenho uma comida que vocês não conhecem.” Uma outra vez, eles foram achados serem pessoas sem novo entendimento. Eles disseram, “Trouce-lhe alguém comida?” Eles apenas podem pensar em termos materiais e não espirituais. Jesus disse, “Minha comida e Minha bebida é fazer a vontade de Meu Pai” (João 2:27-38).

Ora, você pode ver isso em quase todas as características desta história, por um lado, há uma mistura, nada é distinto, não é nem uma coisa nem a outra. Mas quando nos movemos pelo lado de Jesus, não há mistura aqui, a água que Ele diz que Ele dá, é bem pura, não há mistura nessa água, é a água da Vida, e ela traz satisfação perfeita. É A ÁGUA DO ESPÍRITO SANTO.

Agora você conhece o versículo, o versículo vinte trés. É interessante que a pesar de que esta mulher era uma grande pecadora, Jesus disse, “você tem cinco maridos; e você tem alguém agora que não é seu marido.” A pesar dela ser essa pecadora, Jesus está falando a ela sobre uma das coisas mais preciosas na Bíblia. A razão de eu dizer isso, é esta: algumas pessoas podem pensar que às coisas que vou dizer nesta manhã são para cristãos avançados, que não são para iniciantes. Mas quero dizer que o que estou dizendo está bem na fundação do cristianismo verdadeiro. Isto não é algo para aqueles que tem estado no caminho por muitos anos. Embora, eu penso que muitas pessoas que tem estado no caminho por muitos anos, precisam voltar e aprender a primeira lição. Mas aqui esta essa mulher bem lá no início da vida cristã, e Jesus está dizendo a ela este mesmo assunto. Tudo nesta história aponta à este mesmo assunto. O começo da vida cristã, como todo o resto da vida cristã, deve ser absolutamente clara como o cristal. Ora, todos os velhos cristãos assim como os novos podem tomar nota disto. A Bíblia revela que há uma coisa que Deus odeia, é a coisa que Deus não aceitará e não abençoará, isto é, a mistura. A mistura é o trazer juntas duas coisas contrárias. Uma situação onde você traz para si algo que não é de Deus e tentas ligá-lo a algo que é de Deus. Isso é mistura. Isso é o que o diabo fez no começo, e Deus o odiou. Ele nunca aceitará mistura.

Há uma ilustração no Velho Testamento acerca disto. Um dos mandamentos do Senhor à Israel era este, “não deves vestir uma roupa feita de dois tipos de materiais. Não vestirás uma roupa feita de lã e algodão.” É claro que hoje muitas pessoas fazem isso. Há vários tipos de materiais que são feitos para nossa vestimenta. Mas Deus disse a Israel, não deves vestir uma roupa feita de lã e algodão juntas. Você vê, isso é uma parábola do Velho Testamento. É uma história externa com um significado interno. Que Deus quis dizer? Bem, não há muita gente neste salão nesta manhã vestindo roupa de lã, e penso que dentro de umas semanas, não haverão muitas pessoas nesta cidade inteira vestindo roupa de lã. Por quê isto? Porque a lã faz você transpirar. O calor do teu corpo é levado para fora. A vida natural se expressa a si mesmo em lãs. Mas a maioria de vocês nesta manhã estão vestindo algodão. Por quê estão vestindo algodão? Porque o algodão mantém baixo o calor natural. Agora você vê a lição de Deus. Você não pode ajuntar na sua própria pessoa aquilo que é da carne e aquilo que é do Espírito. Vê, roupas falam de nosso caráter. Tal vez não tanto neste país, mas se você vai para o oeste, você veria como as pessoas se vestem lá. Você diria desta pessoa, “Bem, não acho muita coisa dela.” Ou você pode dizer sobre alguma outra, “que pessoa extraordinária!” Você estaria julgando o caráter delas pela maneira em que elas se vestem. E o vestido é usualmente uma expressão do caráter, se você é um verdadeiro israelita. Meu povo deve ser uma coisa ou a outra. Não posso ter mistura.”

Mas Deus não o deixou aí. Ele adicionou algo mais a isso. Ele disse, “ não lavrarás com um boi e um jumento junto.” Qual é a diferença? Bem, o boi no Velho Testamento é uma besta pura, é incluída entre as bestas puras. Você é permitido comer o boi. A carne é pura. O jumento é incluído entre as criaturas impuras do Velho Testamento. Este era o caso particularmente em Israel. Agora Deus diz, “não trareis nas suas lavouras para Mim esta contradição.” O arado é o símbolo da obra. E Deus, por Sua parábola diz, “quando você fizer Minha obra, não a deve fazer com duas coisas que são contraditórias. Não terê uma mistura dO que é espiritual e do que é carnal na Minha obra. Não permitirei ter aí o que é da carne e o que é do Espírito trazidos juntos na Minha obra.” Acho que tenho dito o suficiente acerca das parábolas de Deus no Velho Testamento. Demostra como Deus não terá mistura. Tudo com Deus deve ser bem puro. Deve ser algo bem claro. Não deve haver nenhuma contradição na vida ou no serviço.

Agora voltemos ao nosso capítulo em João. Temos visto isso por um lado, tudo era mistura; e por tanto, era tudo decepcionante. Não conseguiu passar. Foi tão longe para que logo falhasse. Mas está o outro lado. Aí está o lado do Senhor Jesus. Sobre o que Ele está falando quando Ele fala sobre a água que Ele dará? Bem, Ele apenas está ilustrando estas palavras, espírito e verdade. Ele diz, “a hora vem, e é chegada, quando os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade.” O Espírito Santo é a característica desta nova dispensação. Penso que seria bom se não o terem feito, tomai este evangelho de João e ides por ele procurando pelo Espírito Santo. Encontrarás que o Espírito Santo é mencionado trinta vezes neste evangelho. E o Senhor Jesus dá largas seções de Seus ensinamentos deste assunto do Espírito Santo. Olha, o movimento é desde o velho para o novo. E O NOVO É A VIDA DO ESPÍRITO SANTO.

Me permita falar apenas pelo momento acerca da natureza de nosso novo nascimento. Tal vez os jovens precisam ter isto claro, e todos nós precisamos ficar lembrados. Você sabe que temos um espírito humano, e todos nós temos uma alma humana,e é claro, todos nós temos um corpo humano. Mas não muitas pessoas entendem ou sabem a diferença entre nosso espírito e nossa alma. Nosso espírito é o que Deus nos deu para que possamos ter comunhão com Ele que É Espírito. Jesus disse à mulher, “ Deus é Espírito, e aqueles que o adorarem devem adorar em espírito e em verdade.”

Ora, Deus deu a Adão um espírito como também uma alma e um corpo. Antes de Adão desobedecer, ele tinha comunhão com Deus no seu espírito. Deus era capaz de falar a ele porque o espírito de Adão estava vivo para Deus. Adão tinha a faculdade nele para receber coisas de Deus. Quando Adão pecou, seu espírito morreu para Deus, isto é, ele foi separado de Deus no seu espírito, a ligação entre ele e Deus deixou de existir. Comunhão com Deus, a qual é sempre espiritual, foi destruída, e o espírito se afundou à subjeção da alma do homem. A alma veio dominar o espírito! Que é a alma? Bem, é a nossa razão, é nossa emoção, e nossa vontade. Todos têm isso, mais ou menos. Você tem uma razão. É por isso que você discute acerca de assuntos. E você tem uma vontade. Alguns tem uma vontade mais forte do que outras, mas todos temos uma vontade. E você tem sentimentos. Você tem emoção forte. Tudo isso faz a sua alma. Mas isso tem apenas a ver com este mundo. Não tem nada a ver com Deus. E, é claro, não preciso dizer nada acerca do corpo. Todos sabemos que temos um corpo. E até nascermos de novo, não podemos entender as coisas de Deus. Não podemos ouvir Deus falando em nosso espírito. Não podemos ter comunhão com Deus. Ora, que acontece quando nascemos de novo? O espirito em nós, o qual tinha sido separado de Deus, é trazido de volta à vida. Então Deus torna-se vivo para nós outra vez. Somos capazes de ouvir Deus nos falando. Somos capazes de começar entender as coisas de Deus. Agora chamamos Deus “Pai.” Antes, se chegamos a falar dEle, pensávamos dEle apenas como Deus Todo-poderoso. Agora Ele é nosso Pai e está muito perto. O espírito em nós o qual morreu, que estava separado de Deus, foi trazido de volta à vida. E agora somos chamados para viver na comunhão com Deus no Espírito.

Mas há uma outra coisa que acontece quando somos nascidos de novo. O Espírito Santo que é o Espírito de Deus, vem ao nosso novo espírito. Não ouvimos Deus falando desde o céu a nós. Mas sabemos que Deus fala em nossos corações. Sabemos que o Espírito Santo, em nosso espírito, nos diz quando estamos errados, e nos dá a alegria do Senhor quando estamos certos. Essa é a ordem desta nova dispensação. Lhes parece isto aos jovens muito difícil? Realmente é muito simples. Penso que esta é uma das primeiras lições que já aprendi na vida cristã. Eu costumava fazer certas coisas antes de nascer de novo. Não vi nenhum dano nisso em nada. Certamente, arguiria com esta minha alma, “que há de errado nisso?” não vou lhes dizer o que eram essas coisas. Eram apenas as coisas que todas as pessoas deste mundo fazem, e os lugares aos quais eles vão.

Bem, eu costumava fazer todas essas coisas antes de nascer de novo. Depois, eu tive uma experiência muito real do Senhor. Ninguém me disse, “agora você é um cristão, você não deve fazer essas coisas.” Mas, um dia, eu fiz uma dessas velhas coisas, e você sabe, toda minha alegria saiu do meu coração. Eu era capaz de fazer aquilo por anos sem ficar incomodado acerca disso. Ora, quando eu o fiz, eu perdi toda minha alegria. Tudo parecia ter ido errado, e tive que ir para casa e ir para meu quarto e ficar sobre meus joelhos, e perguntar ao Senhor o que tinha acontecido. Porque eu me sinto tão miserável, o que quer dizer isto? E o Senhor simplesmente dizia, “você está trazendo para si a velha vida à nova. E não posso ter esta mistura. Você está agora numa nova criação em Cristo, e as velhas coisas são passadas.”

Ora, disse que isso era uma das primeiras lições que aprendi na vida cristã. Isto era muito real. Eu nasci de novo, o Espírito Santo veio adentro, e Ele apenas estava me ensinando com o que o Senhor se agradava, e com o que o Senhor não se agradava. Todos vocês podem entender isso, tenho certeza. É assim que deve ser no começo da vida cristã. Mas deve de ser assim por toda a vida cristã. Você, meus caros amigos, juntamente comigo, que temos conhecido ao Senhor por longo tempo, que temos trabalhado para o Senhor por longo tempo, devemos lembrar que estas leis do começo, permanecem até o fim. Não tragamos ao nosso caráter cristão a velha vida. Não sejamos duas coisas, um cristão, e algo a mais. O Senhor não o terá. Suas bençãos não estarão sobre isso. Em nossa obra cristã, não tragamos aquilo que é do mundo junto com aquilo que é de Cristo. Não devem haver métodos mundanos em nossa obra cristã. Deus não terá essa mistura. Mais cedo ou mais tarde tudo terá chegado à confusão. O Senhor nunca terá mistura em nossa vida e nossa obra. Ele diz, “Saí do meio deles e separai-vos, e não toqueis coisa imunda, e eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas.” (II Cor. 6:17-18).

Então, veja a grande lição que o Senhor estava ensinando à simples mulher de Samaria: tudo ao redor dela e nela falava de mistura, mas o Senhor lhe falou sobre ÁGUA DA VIDA, clara como o cristal. Não tem lama nesse rio. Você pode olhar a ele, e olhar bem através dele, é muito claro. É o rio DA ÁGUA DA VIDA. E nisso, Deus está dizendo que no final, toda polução terá sido removida! Toda mistura terá sido posta de lado e tudo será perfeitamente claro e puro. Assim que o Senhor está nos chamando a uma vida de santidade. E santidade apenas significa que tudo é de Deus e nada mais, não algo de nós e algo do Senhor, não algo do Senhor e algo do mundo, mas TUDO é só do Senhor. Esse é o significado de nosso versículo: “a hora vem, e é chegada, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade.”

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.