Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 16 – “Não Oferecerei Ao Senhor Aquilo Que Não Me Custar Nada”

Décima sexta reunião
(Fevereiro 11, 1964 P.M. )

Leitura: 1 Crônicas 21:1,7-30

Acho que provavelmente todos vocês sabem que este lugar da eira de Ornã tornou-se o lugar do grande templo. Era o lugar onde o grande templo foi construído por Salomão. E este estabelecer do altar ali, marcou o movimento da casa de Deus desde Gibeom até Jerusalém. É muito impressionante que a casa de Deus foi construída sobre uma eira. Todos nós sabemos o que é uma eira. É o lugar onde a vara é levada pesadamente contra o trigo, o lugar onde o trigo é separado das meras cascas. E isso é exatamente o que aconteceu numa maneira espiritual nesta eira. Era o lugar onde o pecado foi julgado. A primeira coisa sobre a casa de Deus é, que é construída sobre o solo do julgamento do pecado. Davi tinha já dito, “Eu tenho pecado grandemente, e procedi mui loucamente.” Seu pecado foi terrivelmente julgado por Deus. E a fundação da casa de Deus foi onde o pecado foi julgado. Nós sabemos que é verdade no Novo Testamento.

Antes que você tenha a Igreja, você tem a Cruz. Antes de que possa haver qualquer casa de Deus, deve haver a eira onde o pecado é julgado. É o lugar onde todo orgulho é rebaixado. Este pecado de Davi era um pecado de orgulho. Quando Satanás incitou ele numerar Israel, a ideia era que Davi possa ser capaz de se orgulhar da grandeza de Israel. Ainda Joabe, que foi um homem muito carnal, advertiu a Davi que estava fazendo errado. Ele disse a Davi, Israel é um povo muito grande, você não precisa se preocupar em contá-los. Foi simplesmente o orgulho que provocou isto. Para ser capaz de dizer, você vê quanta gente temos. Veja que pessoas maravilhosas somos. Veja quantos convertidos temos. A Palavra diz, “e o Senhor se desagradou com este assunto.” e essa eira foi o lugar onde todo orgulho foi trazido até o pó, o lugar da confissão de pecado, e o julgamento do pecado, e depois o perdão do pecado. O lugar onde o juízo e a misericórdia se encontram juntos. Essa é a fundação da casa do Senhor. Antes que o altar tivesse sido levantado publicamente, tinha que acontecer na própria experiência de Davi mesmo. O altar tinha atingido no coração de Davi como uma espada. A CRUZ TINHA FEITO UMA OBRA PROFUNDA EM DAVI, ANTES QUE DAVI PUDESSE LEVANTAR O ALTAR PUBLICAMENTE.

Estes são princípios duradouros na casa de Deus. Mas nesta palavra curta em 2 Samuel vinte e quatro, quero ir a esse versículo vinte e quatro. “não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada.” Ter parte na casa de Deus é uma coisa muito custosa. Não há nada barato e fácil nisto. Não, é uma coisa muito custosa vir à casa de Deus. Primeiramente, custou Deus tudo em dar Seu Filho unigênito. Custou a esse Filho tudo em esvaziar-se a si mesmo de toda a plenitude e gloria do Céu. O pecado do homem é uma coisa muito custosa. Não podemos chegar ao bem disso na casa de Deus sem reconhecer que é uma coisa muito custosa vir à casa de Deus. Uma casa de Deus é o lugar de companheirismo. Uma casa de Deus é o companheirismo do povo de Deus. Mas o companheirismo é algo custoso. Com certeza que vocês estão aprendendo essa lição assim que vocês seguirem indo. A comunhão do povo de Deus não é algo barato e fácil. Tudo o que tem haver com essa comunhão nos custa algo.

Se essa comunhão é interrompida entre duas pessoas na casa de Deus, não é algo fácil para um ir e confessar que estão errados, não é uma coisa fácil desculpar-se por fazer esse dano. Não é fácil se humilhar a si mesmo diante de cada um, nós faremos qualquer coisa ao invés de nos humilhar a si mesmos para outro irmão ou irmã. Não, comunhão é algo custoso. Custa humilhação e confissão. O que é verdade entre duas é frequentemente verdade entre uma quantia maior. Se vamos manter a comunhão na casa de Deus, deve nos custar algo para fazer isso. Há um preço anexado a isso. E se não estamos preparados para pagar o preço da comunhão, é porque mantemos uma comunhão barata. Você vê, se algo é de um valor pequeno para nós, não estamos preparados para pagar muito por isso. Se realmente amamos a casa de Deus, isto é, a comunhão do povo do Senhor, estaremos preparados a pagar qualquer preço por manter essa comunhão. Algo que é de valor para nós é algo pelo que pagaremos o preço. É o mesmo em nosso serviço ao Senhor.

Estamos aqui reunidos neste anoitecer para a oração. Bem, você sabe, às vezes em nossas reuniões de oração, algumas pessoas podem orar sem lhes custar muita coisa; é muito fácil para algumas pessoas orarem. É como ligar a torneira, e assim sai sem nenhum esforço. Mas para algumas pessoas orar é algo muito custoso. Se algumas pessoas oram, não é nada fácil para eles. É algo que simplesmente é degradado de nosso coração. É quando a oração custa nos algo que é realmente de valor. O mesmo é verdade do ministério. Ora, todos aqui nesta noite não são ministros da Palavra. Mas há aqueles que simplesmente amam subir à plataforma e falar. Eles nunca ficam mais contentes que quando estão falando em público. E eles o podem fazer tão facilmente. Ora, aquilo que realmente é de valor custa algo. A Cruz, o Altar, tem que estar bem no coração de nossa oração. Tem que estar bem no coração de nosso ministério. Assim que não podemos ministrar a menos que o Senhor o faz através de nós. Nós preferivelmente correríamos longe da plataforma do que falar nela a menos que o Senhor for fazê-lo. Bem, acho que vocês vêm o ponto. “Não oferecerei ao Senhor aquilo que não me custar nada.”

Quanto significa realmente a casa de Deus para nós? Quanto significa realmente a oração para nós? Quanto significa realmente a comunhão do povo do Senhor para nós? O valoramos altamente? Então, estaremos preparados para pagar um preço grande. Se não valorizarmos tudo isto, e o que o Senhor tem feito por nós, o jogaremos fora muito facilmente. Ora, esta história de Davi tem muitas lições para nós. Leia-a de novo, e pense enquanto lê. Mas sempre lembre isto aqui: AQUILO QUE É DE VALOR, ESTAREMOS PREPARADOS PARA PAGAR O PREÇO, E O QUE MAIS VALORIZARMOS, PAGAREMOS MAIS!

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.