Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 17 - A Parábola das Duas Sementes

Décima sétima Reunião
( Fevereiro 13, 1964, P.M )

Leitura: Mateus 13:24-30.

Sinto que o Senhor tem me levado a voltar bem definitivamente a estas parábolas do Reino. Portanto, eu posso apenas lhes dar o que o Senhor me tem dito para dizer. Estas sete parábolas em Mateus treze são uma profecia. O Senhor Jesus estava predizendo coisas que aconteceriam durante esta dispensação desde o tempo de Sua primeira vinda até Sua volta. Você perceberá que as ultimas destas parábolas acabam com A CONSUMAÇÃO DO TEMPO. O Senhor sabia que nesta dispensação até Sua volta, certas condições e situações viriam acontecer. Estas condições que viriam acontecer desconcertariam e afligiriam grandemente Seus servos. Portanto, por meio destas parábolas, Ele fez duas coisas.

Primeiramente, Ele deixou muito claro que estas coisas aconteceriam. Ele proveu uma Palavra que perfeitamente descreveu o que apareceria nesta dispensação. Nestas sete parábolas, temos uma perfeita descrição das coisas que tem de fato vindo nesta era.

Depois, Ele fez a segunda coisa. Ele mostrou isso, por mais difícil que seria para Seus servos entenderem, todas estas coisas aconteceriam dentro do compasso do Governo Soberano de Deus. Quando Ele disse, “O Reino dos Céus é como,” Ele queria dizer que todas estas coisas que aconteceriam, que seriam bastante desencorajantes e desconcertantes, seriam dentro da esfera do Governo Soberano do Céu. O nome, o Reino dos Céus ou Reino de Deus, simplesmente significa o Governo Soberano de Deus ou do Céu. É dentro desse Governo Soberano que todas essas coisas são permitidas. Nós não as entendemos. Nos dão muita confusão. Elas são muito desencorajantes, mas elas são todas sob o Governo Soberano do Céu. Você percebe como é que acaba ao final de cada parábola. É o final que importa. É o final de cada parábola da que devemos tomar nota. Certas coisas muito difíceis aconteceriam, mas no final, DEUS GANHA. Deus tem o fim em Sua mãos. Esta é a única maneira na qual ler estas parábolas. Às vezes você lê um livro. Começa muito bem, e depois problemas aparecem. Tudo parece ir errado. E algumas pessoas, quando o problema começa, viram para o final do livro e veem como termina. E, é claro, sempre termina tudo bem. Bem, é assim como é com as parábolas. As coisas começaram muito bem, logo problemas aparecem. Mas quando você olha para o final da história, está tudo bem.

Nós estávamos pensando o outro dia da parábola do semeador. O semeador foi semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho. Bem, quando ele começou, estava tudo bem. Logo, coisas deram errado. Algumas sementes caíram pela beira do caminho, algumas caíram em terra pedregosa, algumas sementes caíram entre espinhos. Todas essas três parecem ser desperdiçadas. Isso é muito desencorajante. Para os trabalhadores que saíram com a semente, é muito desencorajante ver quanto disso parece ser desperdiçado. Muitas pessoas parecem não darem muito fruto, se é que dão algum. Mas no final da parábola, algumas caíram SOBRE BOA TERRA, colhendo cem, sessenta e trinta por um. É o final que importa. Não é tudo em vão ao final. Ao final tudo não é desperdiçado. De qualquer modo as pessoas possam reagir, o Céu Reina, está tudo dentro do compasso do Governo Soberano do Céu.
Agora chegamos à segunda parábola, a parábola das duas sementes. É claro, os discípulos o chamaram a parábola do joio. Essa é a palavra que está no original, não eram ervas daninhas senão joio. Veremos isso num minuto. Eles a chamaram a parábola do joio. Eu a chamo, a parábola das duas sementes.

Ora, partamos esta parábola para que cheguemos a sua mensagem. Há oito partes nesta parábola, podemos passar por elas bem rápido e chegar à mensagem ao final. Primeiramente, tem o campo, e aqui devemos ter nossa mentalidade bem clara. Isto tem sido muito mal entendido porque homens tem achado que este campo era a Igreja, e que estes dois tipos de sementes estavam na Igreja. Esse não é o ensino da parábola. O campo é o mesmo campo do semeador que foi semear. E o Senhor disse, “o campo é o mundo.” Não, não estamos tratando com a Igreja agora, estamos tratando com o mundo. É importante reconhecer isso por esta razão. Este campo ou este mundo é a propriedade certa do Filho do Homem. Aquele que semeia as sementes, diz que, é o Filho do Homem, e o campo pertence a Ele por direito. É Sua propriedade. Este mundo realmente pertence ao Senhor Jesus, e este mundo é destinado a ser ocupado pelo Seu povo. A semente que Ele semeia são os filhos do Reino. E este mundo que pertence a Ele é destinado a ser habitado pelos filhos do Reino. É muito importante para nós reconhecermos isso. “A terra é do Senhor, e a sua plenitude.” Quando vamos para a obra do Senhor, e chegamos num lugar, temos o direito de dizer, este lugar, por direito pertence ao Senhor Jesus, e colocamos nossos pés ali e afirmamos isso para os direitos soberanos do Senhor Jesus. O campo é o mundo e ele por direito pertence ao Senhor Jesus. A boa semente, diz que, são os filhos do Reino que Ele semeia no mundo. O que o Senhor Jesus está fazendo por esta dispensação é semeando filhos do Reino neste mundo. Estamos aqui neste mundo como filhos do Seu Reino para reivindicar Seus direitos neste mundo.

Depois, a seguinte coisa é o inimigo. Ele vem para semear sua má semente. Jesus disse, “o inimigo é o diabo.” Você percebe que este diabo, este inimigo, vem naquilo que não lhe pertence. Satanás é um intruso neste mundo. Ele é um invasor. O mundo não lhe pertence por direito. Ele tem vindo como um inimigo. É ocupação inimiga. Ele vem semear suas sementes e semeia sua semente lado a lado da semente que o Filho do Homem semeia. Este, odeia o Filho do Homem. Jesus chama ele, um inimigo, e lhe da o nome de “o diabo”, que quer dizer, “o adversário,” aquele que simplesmente odeia este Filho do Homem, e é determinado, tanto quanto ele puder, a estragar a obra do Filho do Homem. E assim, Ele vem ao campo do mundo e semeia sua própria semente ao lado da semente boa.

Agora você tem que anotar algo muito especial aqui. O Senhor Jesus não está aqui dizendo que todas as pessoas não-salvas neste mundo são os filhos do diabo. Existe verdade nisso. O Apóstolo João diz, “o mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5:19). Há um sentido em que é verdade que todas as pessoas não-salvas estão no poder do diabo. Mas isso não é o que o Senhor Jesus está ensinando aqui. Ele não está ensinando especialmente que todos os não-salvos e todas as pessoas não-evangelizadas neste mundo são filhos do diabo. Se ele estivesse ensinando isso, não há muito sentido na parábola. Todos sabem que há filhos de Deus, e que existem outros filhos neste mundo. Há filhos do Reino e tem aqueles que não são filhos do Reino. Todos sabemos isso. Sabemos que os outros filhos estão ao lado nosso todos os dias. Não precisamos de uma parábola para nos contar isso. Não precisamos o Senhor Jesus nos ensinar especialmente isso, nós o sabemos.

Mas você vê, aqui está o significado. Os filhos do diabo, dos que o Senhor está falando, são um tipo especial. Jesus chama eles, joio. Ora, o joio no leste é algo exatamente quase como o trigo. É tão parecido ao verdadeiro trigo que não é até que é completamente crescido que você vê a diferença. Este joio é algo que é falso. É algo que é uma imitação. É algo que é uma mentira. É algo que pretende ser como os filhos do Reino mas não é.

O inimigo vem e semeia algo que parece muito com o verdadeiro mas é falso. É algo que é a mentira do diabo. Este tipo de pessoas falam o mesmo tipo de linguagem da dos filhos do Reino. Eles podem usar as Escrituras. Eles podem usar a mesma fraseologia. Eles podem falar sobre Jesus. Eles podem falar sobre a Escritura. Eles podem falar sobre a morte de Jesus. Mas eles querem dizer algo diferente.

O Jesus daquele quem falam não é Deus incarnado. Eles falam sobre Jesus, mas eles não acreditam na deidade de Cristo. Eles podem falar sobre a Bíblia, mas eles não acreditam na inspiração Divina da Palavra de Deus. Eles podem falar sobre a morte ou crucifixão de Jesus, mas eles apenas querem dizer algo bem heroico como mortes de outros homens. Eles tiram da morte de Cristo tudo o significado Divino do sacrifício expiatório. E em muitas outras maneiras estes filhos do diabo falam a linguagem, mas eles não têm a voz. Eles são uma imitação cristã. Eles não têm nascido de Deus.
Eles não são o fruto de uma obra definitiva do Espírito. É apenas esta obra de mistura entre a gente. Muito frequentemente você não pode na superfície ver a diferença. Então, os servos do dono da casa foram até Ele e disseram, “Senhor, você não semeou boa semente no seu campo? De onde então saiu este joio?” e o Senhor disse, “um inimigo tem feito isto.” Lembre, esta é uma das obras do diabo, imitar o Cristianismo. Estabelecer do lado da verdade algo que é falso.

Então, os servos disseram, “saímos e arrancamos este joio? O Senhor disse, “não. Se você tentar fazer isso, você não será capaz de discriminar entre o verdadeiro e o falso, e você estará arrancando também alguns dos verdadeiros também. Deixem os dois crescerem juntos até a colheita.” este é o principio governante do Senhor nesta dispensação. Ah, existe muito significado nisto. Nosso assunto não é estar sempre tentando expor o que é errado. Muitos servos do Senhor foram pegos fazendo isto. Eles estão gastando suas vidas e suas energias tentando rastear algo que eles pensam que é falso e arrancá-lo fora. Este mundo é cheio de suspeita, suspeita no meio do povo de Deus. É quase impossível ir algum lugar sem alguém dizer, “que está errado agora com este homem? Devemos achar onde que ele não é sensato em doutrina. Não devemos confiar nele até que tenhamos examinado ele.” Este mundo é cheio desse tipo de coisa, todo o tempo tentando encontrar algum erro em algum lugar, achar a imperfeição deste e daquele. E eles estão usando seus próprios juízos sobre isto. O resultado é que muitos que são verdadeiros filhos de Deus têm sido arrancados por estas pessoas. Muitos servos de Deus têm sido arrancados e jogados fora por este tipo de suspeita. O Senhor Jesus tem dito bem enfaticamente, não faça isso, esse não é seu assunto, apenas deixe os dois crescerem, e enquanto as coisas crescerem, você será capaz de reconhecer o que eles são. O mal irá se aparecer mais e mais enquanto o tempo passar, você será capaz de reconhecer que isso não é do Senhor. Pelo processo do desenvolvimento se aparecerá sua verdadeira natureza. No curso do tempo e no final será manifestado que isso é do diabo; é contra o Senhor.

Mas pelo outro lado, e esta é a mensagem real da parábola, aquilo que é verdadeiramente do Senhor tem que crescer e crescer e crescer mais como o Senhor. É claro, verdade, que a Igreja está no mundo, e o que é verdade no mundo pode ser verdade na Igreja. Pode haver aqueles que não são verdadeiramente filhos de Deus, nascidos de novo. Eles se misturam com o povo de Deus. Eles professam acreditar nas coisas que estão na Palavra de Deus. Meu ponto é que existem muitas pessoas misturando-se com os verdadeiros filhos de Deus que na realidade não são nascidos de novo. Eles não são verdadeiros filhos do Reino. O Senhor Jesus quer que entendamos que os filhos verdadeiros do Reino crescerão mais e mais como o Senhor mesmo. Os demais não crescerão como o Senhor. Eles apenas serão falsos mestres.

Ora, a mensagem da parábola é esta, quando o Senhor venha ou ao final do tempo, aqueles que são dEle, serão perfeitamente claramente conhecidos como dEle. Não haverá nenhum equivoco nos filhos do Reino. Você saberá quem são os filhos do Reino. Não haverá nenhuma duvida acerca disso. Eles têm crescido mais e mais como o Senhor. A verdadeira natureza divina que Ele tem inserido neles no começo está se mostrando a si mesma mais e mais. Este processo de intensificação é a lei do Reino. A parábola levanta esta grande questão para todos nós, “estou eu crescendo mais e mais como meu Senhor? Há mais e mais de Cristo em mim a medida que o tempo passa?” a grande consumação do tempo é a manifestação dos filhos de Deus. A palavra é, “quando Ele seja manifestado, então nós seremos manifestados com Ele.” no final, os filhos do Reino serão claramente identificados, mas isso é algo que tem que seguir cada dia. Veja, estas duas sementes estavam crescendo todos os dias, e a medida que cresciam, era possível ver qual é qual.

Me deixem dizer aos jovens daqui; comecem por deixar bem certo que vocês são verdadeiros filhos de Deus nascidos de novo, que você é um verdadeiro filho do Reino, que você não está apenas onde você está porque outras pessoas te têm dito onde você deve estar. Mas é por causa de uma obra muito real que Deus tem feito no seu próprio coração. E sendo esse teu inicio, assegure-se que você está crescendo e crescendo e crescendo mais como teu Senhor, cada dia. Para que aqueles que olharem sejam capazes de dizer, não há duvidas acerca desse homem ou dessa mulher, esse moço ou essa moça. Eles são os verdadeiros e genuínos. Não há falsidade acerca deles, não há hipocrisia acerca deles. Eles não estão pretendendo ser cristãos; eles são a coisa real. Ao final, será manifestado a todo o mundo quem são os filhos de Deus!

Uma coisa para perceber aqui. Que acontece ao final? Bem, o Senhor aqui diz que é o que é do diabo que é primeiramente para ser destruído. É tudo aquilo que o diabo tem feito, o que o diabo tem plantado, o que irá ao juízo primeiro. Ele diz, “primeiro ajunta o joio em pacotes e queima-os.” tudo que é falso, tudo que não é verdade, vai queimar no julgamento. E então o Senhor diz, “ajunte o trigo no Meu celeiro.” É uma longa história a da obra má do inimigo. Criou grandes dificuldades para nós, mas no final o Senhor vence. No fim o Senhor tem o verdadeiro, e todo o demais se foi. É o final que importa.

Ora, não sei porque o Senhor me fez dizer isto. Eu disse ao Senhor, “se dizer isto agora para esse grupo de pessoas, eles vão pensar que estou lhes ensinando como a crianças. Eles têm tanto ensino, sabem tanto das coisas mais profundas. Se vou voltar a este livro de figura das parábolas, eles vão achar que eu estou vendo eles como um jardim de infância.” mas o Senhor disse, “você diz o que te digo. Temos que voltar bem atrás de todo este Cristianismo. Temos que ir bem à fundação. Temos que ter certeza que todos sabem exatamente onde eles estão. Os grandes fogos do juízo estão vindo. Estamos obrando por um dia futuro, o dia quando tudo será manifestado pelo que é, e devemos ser muito fieis, sem deixar nada à sorte. Não devemos assumir que as pessoas que pensam que são o povo do Senhor são realmente o povo do Senhor. Devemos fazer tudo que pudermos para remover a falsidade. O diabo tem inserido muita falsidade no Cristianismo. Ele tem trazido muito do que é uma mentira do lado da verdade, e devemos ser muito fieis para ver que pessoas sabem exatamente quem são e onde estão diante de Deus.”

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.