Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 1

por T. Austin-Sparks

Reunião 22 – A Oração de Nosso Sumo Sacerdote: Pai, Desejo que Toda Minha Família esteja Aí Comigo

Vigésima Segunda Reunião
( Fevereiro 18, 1964 P.M. )

Leitura: João 17.

Tem outra oração no Novo Testamento que o Senhor Jesus deu a seus discípulos. A oração é usualmente chamada a oração do Senhor (o Pai nosso). Você se lembra dessa oração, que começa: “Pai nosso que estás no Céu.” Mas, essa oração não era a oração do Senhor. Essa oração nunca poderia ser a oração do Senhor. Ele a deu a seus discípulos apenas para indicar linhas às quais eles poderiam orar. É um erro chamá-la a oração do Senhor. O Senhor Jesus nunca poderia dizer ao Pai, “perdoa nossas transgressões.” Ele nunca teve que pedir por perdão. Isso o faria um pecador. E nele, não havia pecado. A verdadeira oração do Senhor é a que acabamos de ler. João dezessete é verdadeiramente a oração do Senhor. Aqui, podemos aprender bastante de Sua oração, de como devemos orar. Assim, seguiremos Ele através desta oração.

Tenho por certo que a maioria de vocês sabem que esta oração tem sido chamada “a oração sumo sacerdotal do Senhor Jesus.” E acho que é o nome correto para ela, porque nesta oração, o Senhor Jesus está seguindo o curso do sumo sacerdote antigo. O sumo sacerdote antigo preparava-se a si mesmo para passar pelo lugar santíssimo, e lá, encontrar Deus. Ele tomava o sangue do altar. Ele tomava o fogo do altar. Ele tomava o incensário e punha fogo nele, e depois, ele punha doce incenso sobre o fogo no incensário, e passava desde o átrio pelo santo lugar através do véu até o santíssimo lugar. E lá, ele balançava seu incensário diante do propiciatório, e lá se levantava a Deus uma nuvem de doce incenso: algo aceitável e bem agradável a Deus, um sabor de Cristo.

Agora você verá, pela posição de João dezessete, que Jesus está apenas começando esse curso. Ele está por ir até o grande Altar do sacrifício, a Cruz. Ele está por tomar Seu Próprio Sangue da Cruz. Ele está por tomar o fogo do juízo da Cruz. E Ele está por passar pelo véu. Se nós conta que o véu é Sua carne. Seu corpo está por ser rasgado desde acima para baixo como o véu no santíssimo lugar. E seu corpo, tendo sido partido, Ele está por, no espírito, entrar à Presença do Pai. ELE ESTÁ AGORA ATRAVESSANDO, NO ESPÍRITO, A ESSE LUGAR SANTÍSSIMO ONDE DEUS ESTÁ. E lá, na Presença de Deus, Ele salpicará o sangue do testemunho. E na Presença de Deus, Ele apresentará o doce sabor de uma obra perfeita, bem agradável a Deus. E todo o que está reunido nesta oração. À medida que o Sumo Sacerdote, nosso Senhor Jesus está se movendo em direção ao santuário celestial, Ele está orando, e Ele está orando pelo povo que é representado por Ele. Ele está orando pela família que Ele está deixando por fora.

Você vê que isto é um assunto de família. Ele começa Sua oração com a palavra, “Pai,” e acaba com, “Teu nome.” São as coisas que fazem a família, o Pai e Seu nome. Ora, você percebe como Ele ora pela família. A medida que Ele se move em direção ao Pai, Ele diz, antes que nada, “por causa deles, Me santifico,” em lugar deles “Me santifico a Mim mesmo.” E se quisermos saber o significado da palavra, “santificação,” é a mesma palavra que a de se tornar santo, a mesma palavra que consagração. Apenas significa, ser totalmente separado para Deus. Pela causa deles Eu me consagro a Mim mesmo totalmente para Deus.

Você deve entender que essa é a primeira base da oração efetiva. Se essa é a base da oração do Senhor Jesus, quanto mais deve ser nossa base da oração! Se Ele disse, “Por causa deles, consagro a Deus tudo, Eu Sou totalmente separado para Deus. Deus tem tudo no que tem a ver comigo.” Essa é a base de Sua oração, e essa é a nossa base da oração. Quando vamos a orar, ou quando quer que seja que vamos ao Senhor em oração, penso que o Espírito Santo faria esta pergunta: estás retendo algo? Estás retendo algo para ti mesmo? Tens algum interesse pessoal? Ou, tem o Senhor tomado tudo? É verdade de você assim como foi verdade do seu Senhor, que tudo está sobre o Altar? Você tem apenas um motivo na vida, e esse é, ser totalmente para o Senhor, nós mesmos para o Senhor, nossos lares para o Senhor, nossos trabalhos para o Senhor, tudo na vida para o Senhor. É isso o que o Senhor Jesus quis dizer quando disse, “Me consagro a Mim mesmo.” Essa é a base essencial da oração efetiva. O Senhor Jesus disse isto porque Ele estava estabelecendo um exemplo para a família.

Não sei como é com você, mas, frequentemente, derramo meu coração ao Senhor em oração, e quando tenho orado tudo o que posso orar, tenho que acrescentar isto: “mas Senhor, não é, depois de tudo, minha oração; é a oração do Teu Filho que vai me seguir levando.” Ele disse a Pedro, “Simão, Simão, Satanás desejou te ter, para vos cirandar como trigo: mas tenho orado por você.” E Ele cria tanto nas Suas orações, que disse, “quando te converteres, fortalece teus irmãos, porque tenho orado por você” (Lucas 22:31-33). Pedro, você vai passar por tudo isso. Você irá sair pelo outro lado. E é assim como está conosco. “Este Sumo Sacerdote vive sempre para fazer intercessão por nós” (Hebreus 7:25). E lhe devemos muito mais pelas Suas orações do que nós achamos.

E depois, a segunda parte de essa petição foi esta: “que eles possam contemplar Minha glória!” Isso é muito lindo. Eles têm contemplado Minha humilhação. Eles Me têm visto desprezado e rejeito dos homens. E eles mesmos vão compartilhar essa rejeição. Eles saberão algo desta humilhação que eu conheço agora. Mas Pai, quero que eles vejam o resultado de tudo isso. Quero que eles vejam como toda a rejeição e a humilhação e o sofrimento vão se acabar no final. Oro para que eles possam contemplar Minha glória, e quando eles contemplarem Minha glória, eles dirão, “ tudo valeu a pena.” O sofrimento e a rejeição valeram a pena.

Assim, Sua oração por nós, feita aqui, vai ter seu glorioso final em nossa contemplação de Sua glória. Ora, como disse ao começo, tudo isto é uma maneira de orar. Deixei muita coisa fora desta oração. Ele orou pela família, QUE ELES SEJAM UM. E com certeza, isso é algo do que orar, talvez, mais do que nunca na história, hoje precisamos orar sobre o povo do Senhor, PARA QUE TODOS ELES SEJAM UM. Bem, apenas deixo essa curta meditação com você. Vamos seguir nosso Sumo Sacerdote por até a Presença do Pai, orando como Ele orou.

“Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um” (João 17:21,22).

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.