Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 2

por T. Austin-Sparks

Reunião 24 - “O Espírito Santo Cria Em Nós Tremendamente Forte Desejo Por Tudo que Deus Tem.

Vigésima Quarta Reunião
( Fevereiro 22, 1964, P.M. )


Vou continuar esta noite onde paramos no último sábado a noite (reunião 19). Assim, queria lhes pedir para voltar outra vez às passagens das Escrituras, que estavam diante de nós. No Evangelho de João, capítulo dezesseis, no versículo sete, “todavia, digo-vos a verdade; convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós, mas se eu for, vo-lo enviarei”. Versículo treze, “quando Ele, o Espírito da verdade, vir, Ele guiar-vos-á a toda verdade”. Voltando ao capítulo quatorze, no versículo dezesseis, “orarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que Ele possa habitar com vocês para sempre”. E, versículo dezessete, “o Espírito da verdade; quem o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque Ele habita convosco, e estará em vós. E o Livro de Atos, capítulo dezenove, no versículo dois, “recebestes o Espírito Santo quando crestes?”

Então, vamos dizer um pouco mais acerca deste assunto tão importante do Espírito Santo. Uma das maiores necessidades de nosso tempo, é recuperar a realização da grandeza dessas coisas com as que estamos muito familiarizados. Existem muitas coisas em nossa vida diária ordinária que são muito maravilhosas, mas temos tido elas por garantidas. Tenho na minha frente cinco microfones, e a través destes microfones, pessoas a milhas de distancia podem ouvir o que estou dizendo exatamente ao mesmo momento em que estou as dizendo. Embora não seja verdade no caso destes microfones, ainda, nesta cidade, homens podem falar por um microfone e ser ouvido nesse mesmo momento, desde três até seis mil milhas de distancia. Não demora uma hora, uma hora e meia, nem cinco minutos, para que desde o outro lado do mundo, enquanto uma pessoa está falando, outros possam ouvir. Ora, quando lhes digo isso, não há nada em suas caras que me faz sentir que vocês pensam que isso é algo muito maravilhoso. Você vê, tem se tornado simplesmente uma coisa comum que nós temos por garantida. O mesmo é verdade acerca de tantas grandes coisas na vida diária.

Me lembro do dia em que o primeiro carro a motor apareceu na rua, viajava por cerca de quatro milhas a hora. Fazia um ruido horroroso, e todo mundo corria para suas casas. Bem, agora olhe para nossas ruas de hoje, mas nós não achamos que isso é algo maravilhoso. É tão comum, que o tomamos por garantido, e assim é com muitas outras coisas na vida natural. Porque estamos bastante familiarizados com elas, temos perdido o sentido da fascinação. Nunca olhamos para o carro a motor agora e dizemos, “oh! Que coisa incrível! É apenas um carro a motor, e isso é tudo. Ora, você sabe que isto tem se tornado uma realidade de muitas das maiores coisas neste universo.

No começo da era cristã, o mundo ficou surpreso e chocado pela pregação dos apóstolos. As coisas que eles diziam dia após dia, simplesmente abalou o mundo. Algumas pessoas disseram, “os homens que viraram o mundo de cabeça para baixo estiveram aqui.” O que disseram simplesmente estava virando o mundo de cabeça para baixo. É claro, nós teríamos dito, “eles estavam colocando o mundo direito para cima”. Mas é assim como as pessoas se sentiram acerca das cosias que eles estavam dizendo. Nós não somos abalados por estas coisas, estamos tão familiarizados com elas, elas não significam para nós, uma virada de cabeça para baixo. Podemos as ouvir todo dia e toda semana, e nunca sermos abalados por elas. Elas são as mesmas coisas das que os apóstolos disseram. Mas elas não nos afetam assim como afetaram o mundo naqueles dias. As conhecemos tão bem. Estamos demasiado familiarizados com elas. Elas têm perdido todo o sentido de admiração para nós. Talvez, isso seja porque elas não são admiráveis o suficiente para nós.

Você vê, as coisas com as que nós estamos familiarizados são coisas as quais são as maiores que tem jamais vindo a este universo. Mas o fato, é que o Cristianismo tem sido feito tão pequeno, tão fácil, tão barato, e tão popular. Nós aqui, nesta noite, estamos simplesmente pensando acerca de uma destas coisas. É uma das coisas mais maravilhosas que já aconteceu neste mundo. Isso é, a vinda desde o Céu do Espírito Santo. Você já leu a história da vinda do Espírito Santo, e você sabe o que significou naqueles dias. Nós tivemos um grande fogo aqui, nas últimas vinte quatro horas. Toda a cidade está falando acerca disso. Talvez, todo o país está falando sobre isso. Talvez, os jornais das outras partes do mundo têm a noticia disso. Mas esse fogo não é nada comparado com a vinda do Espírito Santo. Este fogo foi extinguido em poucas horas, sendo tão ruim como foi, porém, acabou em poucas horas. O fogo que veio até Jerusalém, no dia de Pentecostes, ainda nunca foi extinguido por dois mil anos, e esse fogo não era apenas somente localizado em uma área pequena. Esse fogo tem ido por todo o mundo. Ainda está queimando hoje, e continuará queimando até Jesus voltar novamente.

Você vê, João o Batista disse acerca de Jesus, “ele os batizará com o Espírito Santo e fogo”. Não suponho que eles tinham algum carro de bombeiros naqueles dias de João o Batista. Se eles tiveram algum carro de bombeiros lá, acho que João o Batista teria acrescentado: “e todos os carros de bombeiros no mundo nunca apagarão esse fogo”.

Agora, olhe a uma destas passagens que lemos, Jesus disse, “vos convém que eu vá, se eu não for, o Espírito Santo não virá”. Você reconhece o que isso significa? Era de grande importância Ele gastar trinta e três anos e meio nesta terra. Mas, você percebe, Ele disse, “é muito mais importante que eu vá”. Agora, se Jesus estivesse na terra hoje, se Ele estivesse vivendo em Palestina, você sabe que as pessoas de todo o mundo estariam fazendo peregrinações para ir e ver Ele. Pessoas iriam de todos os países para terem Sua ajuda. Bem, você diz, isso faz Ele muito importante. Seria algo muito importante para Jesus estar aqui nesta terra. Mas Jesus disse, “é muito mais importante que eu vá”. Apenas pense sobre isso! “é muito melhor que eu vá, porque se Eu não for, o Espírito Santo não virá”. Portanto, deve ser muito mais importante que o Espírito Santo pudesse vir, do que ter Jesus ficado aqui na carne.

Jesus, enquanto Ele estava aqui na terra, sempre esteve usando uma frase, a frase era esta, “nesse dia”. Ele estava constantemente dizendo, “nesse dia, nesse dia”. Ele deu tremenda ênfase e importância sobre o que Ele chamou, “esse dia”. E, se você olhar para ver o que Ele quis dizer, você verá “ESSE DIA” era o dia em que o Espírito Santo viria. Não era apenas um dia de doze ou vinte e quatro horas. Não era apenas o dia de Pentecostes. O dia de Pentecostes apenas iniciou esse dia. O sol nunca tinha descido nesse dia ainda. Esse dia está fechado ainda. O dia ao qual Jesus se referia era o dia que iria perdurar desde o dia de Pentecostes, até Jesus voltar outra vez (João quatorze até dezesseis).

Não era apenas uma questão de tempo; era uma questão de uma “nova ordem”. Assim, Jesus dizia constantemente, “nesse dia, nesse dia, nesse dia”. E Ele disse coisas tremendas acerca desse dia. Você percebe que nós estamos vivendo nesse dia? Esse dia chegou! Chegou quando Jesus voltou ao Pai. Estamos vivendo nesse maravilhoso dia do Espírito Santo. A VINDA DO ESPÍRITO SANTO TROUCE UMA NOVA ERA E UMA NOVA ORDEM. A vinda do Espírito Santo foi a primeira coisa no Cristianismo. E Jesus disse que Ele estaria com vocês, e estará em vocês, e Ele habitará com vocês para sempre. Este maravilhoso Espírito Santo, mais importante que Jesus estando aqui no corpo, está em você. Estou olhando para suas caras para ver se veem que coisa maravilhosa é, no que estamos vivendo. Estamos vivendo na mais maravilhosa época da história deste mundo. Digo isto a você na autoridade de Jesus Cristo mesmo. “é necessário que Eu vá a fim de que o Espírito Santo possa vir”. Você sabe, devemos nos levantar e irmos embora sentindo-nos tremendamente impressionados com o dia em que estamos vivendo. Por quê é tão maravilhoso que o Espírito Santo venha? Qual é a grande importância da vinda do Espírito Santo? Por esta razão, entre outras, mas esta é a primeira razão, porque o Espírito Santo faz uma nova criação, porque o Espírito Santo quando Ele vem a nós faz de nós diferentes criaturas.

Me perdoe por lhes perguntar uma questão muito impessoal. Você sabe a diferença entre um vegetal e uma animal? Espero que você dirá, é claro que sabemos. Sabemos a diferença entre um repolho e um cachorro. Vamos em frente. Você sabe a diferença entre um animal e um ser humano? Bem, se você tiver alguma duvida, vocês, pessoas que gostam de música, ponha seu cachorro no piano, e comece tocar um dos grandes compositores – Beethoven ou Chopin ou alguém desses. Logo, diga a seu cachorro, “você ouve isto? Estou interpretando Beethoven ou Chopin”. E você lhe conta tudo sobre isso, e depois, você olha a seu cachorro, e o pobre companheiro parece terrivelmente aborrecido. A aparência de sua face é, “não sei do que você está falando”. Isso pode ser tudo de bom para seres humanos, mas isso não é tudo de bom para cachorros”.

Ora, nós sabemos a diferença entre um vegetal e um animal. Sabemos a diferença entre um animal e um ser humano. Você sabe a diferença entre um ser humano e um filho de Deus? É simplesmente uma diferença tão grande entre um filho de Deus e um ser humano ordinário, como a que há entre um repolho e um cachorro. A palavra diz, “se alguém está em Cristo, ela é uma nova criatura: as coisas velhas passaram, vejais, todas as coisas são feitas novas”. E é por isso que o Espírito Santo veio para fazer tal diferença em nós, que nós somos uma nova e diferente tipo de criatura. Você ouve frequentemente acerca de ser nascidos de novo, você sabe a palavra do Senhor a Nicodemos, “você deve nascer de novo”. Talvez, você tem ouvido umas cem, ou milhares de vezes, você conhece muito bem. Mas realmente sabemos o que quer dizer? Quando nós nascemos naturalmente, quando aparecemos neste corpo nosso, neste mundo pela primeira vez, nós vimos a um novo mundo que nunca estivemos antes. O pequeno bebê veio a este novo mundo. Não entende tudo. Não conhece o que tudo é. É bem um mundo novo.

Você precisa nascer de novo, que quer dizer que o Espírito Santo nos traz a um completo novo mundo. Agora, prove a obra do Espírito Santo em sua vida por isto. Prove sua vida cristã por este simples fato. Quando você veio ao Senhor Jesus, quando você deu sua vida ao Senhor Jesus, quando você creu que o Senhor Jesus veio até sua vida, sua primeira percepção foi esta: que você tem vindo a um completo mundo novo. Você tem vindo não apenas até um mundo onde pessoas são chamadas cristãs, não apenas até um mundo ou um sistema chamado Cristianismo, mas para você em sua consciência, tudo era novo. O Espírito Santo disse, “vejais, faço todas as coisas novas”. Você não entende tudo, e você não entende tudo agora nesse novo mundo. Mas nós, pela obra do Espírito Santo temos vindo até um outro mundo por completo. Inteiramente um novo mundo tem se aberto para nós.

Ora, esta é a Palavra de Deus. Esta é a razão pela qual o Espírito Santo veio. É isso verdade para todos nós aqui, nesta noite? Sabemos que temos vindo até um mundo onde nunca estivemos antes, e em Cristo, todas as coisas são novas para nós. Temos uma nova consciência. Qual é a nossa consciência? Usemos a Palavra das Escrituras, “temos passado da escuridão para a luz”. Tão verdadeiro como se agora apagamos todas as estas luzes, e ficarmos em total escuridão, não poderíamos ver nada e a ninguém. Teríamos que tentar e procurar nossa saída, tudo está escuro. Depois, alguém liga todas as luzes, e dizemos, “agora posso ver, minha consciência agora é que estou na luz”.

Sabe que essa é uma simples verdade do principio da vida cristã. Não é simplesmente uma doutrina da Escritura, é uma experiência. Como uma nova criatura, temos a consciência de termos vindo até a luz. O REINO DA ESCURIDÃO É TERMINADO PARA NÓS. Mas de novo, a Escritura o coloca desta maneira. É claro, a ilustração da escuridão e luz é simples, e fácil de entender.

Ninguém aqui, nesta noite, tem estado atualmente, literalmente morto. Você ainda não foi um cadáver num caixão, com a vida acabada por completo, e com alguém vindo por perto e levantar-te dentre os mortos, para que assim pudesses realmente dizer, “bem, eu estive morto, mas agora estou vivo”. Mas a Bíblia diz, que é assim como é fora de Cristo, estamos mortos. Diz, estamos mortos, tão morto como qualquer cadáver para Deus. Em Cristo somos feitos vivos, e a consciência é, estou vivo agora. A coisa mais maravilhosa é: sei que estou vivo, mas é um outro tipo de Vida. É a própria Vida de Deus. Não é apenas vida natural, é outra Vida que veio até mim desde Deus mesmo. O ponto é que, tenho uma consciência, estou vivo. Estou vivo com uma nova Vida que nunca tive antes.

Ora, há outra coisa acerca desta nova consciência. Você vê, estamos seguindo uma pequena criança. Uma pequena criança vem a este mundo novo. Uma pequena criança vem da escuridão para a luz. Uma pequena criança vem da morte para a vida. Qual é a seguinte coisa acerca da pequena criança? Te conto um segredo. Eu tive um novo netinho, a duas ou três semanas atrás, e me contaram que ele é um menino muito grande. E a dificuldade acerca desta nova criança é que ela nunca pode ser satisfeita. Está gritando todo o tempo por mais comida. Ele nasceu com um novo, grande desejo, um excelente novo apetite. Bem, você entende isso acerca da criança, ou não? Você sabe que uma das primeiras coisas que elas fazem é gritar por comida. Elas têm grande desejo por algo.

Tenho sido bastante simples, por causa dos jovens, mas, não importa quantos anos nós temos, podemos testar nosso Cristianismo por isto. O Espírito Santo cria em nós um desejo tremendamente forte por tudo que Deus tem. O que Bíblia chama, fome e sede de justiça. O Salmista clamou, “minha alma tem sede de Deus” (Sal. 42.2). temos todos nós esta consciência, do excelente novo desejo e anseio por tudo o que o Senhor tem para nos dar? Estes são testes simples se temos o Espírito Santo.

Por causa de que o tempo se foi, tenho que acabar aqui. Tenho muito mais que lhes dizer acerca disto. Vamos assegurá-lo aqui por agora, mas, queridos amigos, estes são simples fatos básicos acerca do Espírito Santo. São coisas maravilhosas. Você sabe que uma criança é algo maravilhoso. Você olha a uma criancinha, você olha a seus olhos, seus dedinhos, suas unhinhas, você diz que é uma coisa maravilhosa. Bem, nascer de novo é ainda mais maravilhoso. É algo muito maravilhoso o que o Espírito Santo tem vindo a fazer. ELE VEIO PARA FAZER DE NÓS, UMA NOVA CRIAÇÃO.

Todos conhecemos este ensino, assim, volto para onde comecei, porque estamos demasiado familiarizados com isso, uma boa quantia de fascinação disso tem sido perdida. Pedimos ao Senhor que traga de volta as maravilhas de nossa salvação? E nos fazer entender quão magnifico é nascer de novo. Quão grande é que o Senhor tenha nos feito novas criaturas. Então, poderemos perceber algo do que Ele quis dizer. É muito importante que o Espírito Santo venha. Quando Jesus esteve aqui, só poderia recuperar corpos quebrados, Ele somente poderia curar fisicamente, pessoas enfermas. O Espírito Santo veio para recuperar almas quebradas, mas É a mesma Pessoa, É o Espírito de Jesus. É Jesus Quem está vindo no Espírito Santo, mas simplesmente está mudando a natureza de Seu trabalho. Quando Ele estava na carne, Sua obra era externa. Agora que Ele está no Espírito, Sua obra é interior. E a interior, é muito mais importante que a exterior.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.