Austin-Sparks.net

“Aquele que é Espiritual”

por T. Austin-Sparks

Capitulo 2 – Batalha Espiritual

“Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (João 12:31).

“Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim” (João 14:30).

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder... porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef. 6:10,12).

“Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; 8 todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus” (Ap. 12:7-12).

Estamos nos ocupando com o conteúdo e respectivas aplicações de um pequeno fragmento de 1 Coríntios 2: “O que é espiritual”. Estivemos ocupados anteriormente com o núcleo disso, tanto quanto se referia a nós como indivíduos, ou seja, na reconstituição de crentes numa base e princípios espirituais. Nos voltamos realmente para nós mesmos – uma coisa sempre difícil e às vezes até mesmo perigosa. Mas observamos a natureza da nova criação em Cristo como sendo algo unicamente espiritual, e a grande declaração que governa nossa linha de pensamento e que cobre tudo o que temos a dizer é que a espiritualidade é a chave para tudo o que é de Deus. Isso se inicia com um estado espiritual ou um novo ser espiritual, que é trazido à vida pelo novo nascimento. Consideramos isso por um bom espaço de tempo. O que segue agora é o resultado disso. Vamos nos voltar do interior e individual, para a circunferência disso.

Duas Criações sob Autoridades Rivais

As Escrituras que acabamos de ler tocam na esfera pela qual vamos nos mover. É a circunferência da espiritualidade. Vamos mencionar os grandes fatos abrangentes. Primeiramente, existem duas criações ativas, uma velha e uma nova, que representam dois tipos de homem: o que o Novo Testamento chama, o homem da alma e o homem do espírito (ou espiritual). “O homem da alma” - é o sentido literal da frase traduzida como “o homem natural” em 1 Cor 2:14 - “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus”. “O homem da alma”; comparem isto com “o homem espiritual” no versículo 15. O que está em vista é a imagem após a qual o ser é constituído. Vocês sabem o significado de “ícone” (Grego eikon). Um ícone é uma imagem, uma semelhança, uma figura; e aqui no Novo Testamento temos três palavras gregas derivadas de eikon. A palavra é alterada para ikos, que implica em “levar a semelhança de”. Assim temos a palavra psukikos, que significa semelhante à alma, segundo a imagem da alma. É a isso que se refere 1 Co 2. “Ora, o homem-da-alma, o homem-alma, “o homem que é constituído segundo a alma, não aceita as coisas do Espírito de Deus”. Esse é o homem o qual 1 Co 15:45 se refere. “O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente”, o homem psukikos. Logo a seguir, temos outra palavra – sarkikos (sarx significa carne). Esse é o homem que é constituído inteiramente sobre o principio da carne. Então depois, temos esta outra palavra frequentemente usada – pneumatikos; e este é o homem cuja imagem é do espírito, o homem espiritual. É a ele que tais passagens se referem como “o que é espiritual”; “o último Adão, porém, é espírito vivificante”.

Vamos chegar a este assunto das duas ordens, o psukikos e o pneumatikos, ou da ordem da alma e a ordem do espírito. Estas são as características ou naturezas das duas criações, a velha criação e a nova criação em Cristo Jesus. Estamos dizendo, então, que existem duas criações representando duas ordens de homem, que estão muito ativas. É claro que vocês sabem por vocês mesmos que isso é verdade. Existe uma ordem ativa da velha criação ou vida da alma. Você também sabe que se é um filho de Deus nascido de novo, existe um outro Homem ativo em você, e estes dois não se dão bem juntos. Isso é amplamente a raiz e causa de todos os teus problemas. Mas em esfera mas ampla, isto é verdade para todos os dois mundos.

A segunda coisa é que existem dois senhores sobre essas duas criações. Temos aquele sobre quem já lemos, o príncipe deste mundo, das trevas com suas hostes, legiões de espíritos malignos – Satanás, o dragão, o diabo e seus anjos. Eles estão sobre a velha criação, governando-a. Por outro lado, temos o Senhor Jesus que é Senhor da nova criação.

Duas Esferas em Conflito

Em terceiro lugar, embora nem sempre tenhamos a percepção de que é assim que acontece dentro de nós, existe no entanto, a partir do ponto de vista de Deus e em Seus propósitos uma absoluta divisão entre estas duas criações. Elas são separadas por nada menos do que a Cruz de Cristo, e aquela Cruz é imensa. Ela coloca as coisas em duas esferas inteiramente separadas. Mais tarde veremos a operação disso, mas por enquanto vou lembrar antecipadamente do objetivo que o apóstolo Paulo tinha em vista, quando estava escrevendo aos coríntios. No começo de sua primeira carta, ele disse: “Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (2:1-2). O objetivo que ele tinha em vista nessa deliberada proposição foi dividir os dois mundos em Corinto. Estes mundos estavam muito próximos e estavam interferindo um com o outro. Tudo estava subvertido por causa disso – a esfera do natural (veja quanto Paulo fala sobre isso) e a esfera do espiritual. Nunca chegaremos a lugar algum até que esta confusão tenha sido resolvida. Assim, ele disse em efeito, que havia se determinado colocar a Cruz bem ali entre os dois mundos e dividiu-os por completo. A Cruz faz a grande divisão entre estas duas criações, estas duas naturezas, alma e espírito.

Outro ponto – e aqui é onde chegamos bem perto do ponto de nossa meditação atual – é que o meio usado pelo príncipe deste mundo na velha criação é a alma do homem. Essa é a sua linha de ação, sua base de operação. Por outro lado, o meio, a base, o instrumento do Senhor Jesus na nova criação é o espírito do homem – que foi renovado no novo nascimento, é claro, e vivificado, ascenso e unido ao Senhor em um espírito, sendo habitado pelo Espírito Santo. O espírito do Homem é o vaso de Suas atividades. Assim, você descobre que existe um conflito continuo entre alma e espírito no indivíduo; mas também, no mundo mais amplo, como um todo, também é assim.

Satanás Sempre Opera Através da Alma

Todas as atividades satânicas são segundo a alma. Essa é uma chave que abrirá uma vasta esfera de coisas, se você apenas as segurar em suas mãos espiritualmente. As atividades de Satanás são todas de acordo com a alma. Ele assaltou a alma do homem no princípio. Você sabe o que é a alma – mente, coração, vontade: razão, emoção e volição. Satanás veio argumentando e alcançou a mente do homem; ele veio apelando e seduzindo seu coração; conduzindo e forçando sua vontade. Assim, ele tomou a criação movida pela alma em suas mãos, e desde então todas suas atividades têm sido dirigidas por ela. Ele é um espírito, um espírito maligno, mas ele opera por meio da alma alma. Este mundo inteiro é dirigido por Satanás na base psicológica; é tudo psicológico. Nós temos tido, talvez, a maior exibição jamais dada desse fato neste mundo durante os anos recentes. Mais do que qualquer outra coisa, tudo tem sido um combate psicológico. Mas nós temos visto através da psicologia o tanto que é absolutamente satânica. Você pode chamar “guerra dos nervos”. Que é isso senão uma guerra psicológica? Mas, vai além das guerras; este mundo é dirigido sobre a base psicológica. Todo o comercial é psicológico; assim é que existem todos os segredos para bons negócios. Você nunca terá nenhum sucesso em negócios se você não souber o momento e o método psicológico, e tudo mais. Todos os segredos do bom ensino estão lá – em sua perspicácia psicológica para saber a psicologia da criança. Este mundo todo encontra-se nesse nível.

Mas, vamos chegar ao próximo ponto: será que você não tem notado que as atividades do diabo são sempre assim – de alguma maneira provocando a alma? Quando há algum interesse do Senhor em vista – uma conferência chegando ou algo que envolve valores espirituais – podemos notar que um pouco antes dela, com frequência, surge aquele impulso na alma para provocar, trazer mal humor ou qualquer coisa que deixe a deixe agitada. Quando isso acontece, somos tirados de nossa posição, e então precisamos nos tranquilizar com o Senhor e deixar aquele fervilhar interior se acalmar. É extraordinário como isso acontece; vem de lugar nenhum; muitas das vezes sem a menor explicação. Você assume provocações que não existem, interpreta olhares e palavras de uma forma nunca pretendida; percebe fantasmas ao redor todo o tempo mexendo com sua alma. Muito frequentemente as coisas não vem de nada que você possa identificar diretamente – não é ninguém, não foi dito nada – mas de algum modo, sua alma está sendo estimulada e você está sendo posto tirado da posição espiritual; o fervilhar da sua alma, como um fermento, transborda seu espirito e destrói seu equilíbrio, força e firmeza. Às vezes, o método usado é deprimir. Você se sente terrivelmente depressivo. Não o pode explicar, mas algo acontece na atmosfera ao seu redor e está sobre você, deprimindo seu espirito. Sim, todo o povo do Senhor conhece isso. Davi sabia muito sobre isso. “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei” (Sl 42:5). Às vezes, você precisa falar com a sua alma assim. Você conhece a depressão da alma, para exaurir sua força, extrair e esgotar sua vitalidade espiritual. Às vezes o método é trazer a alma à escuridão. Que ataques violentos o diabo fez sobre Martinho Lutero ao longo dessa linha, trazendo-o para as trevas da acusação e condenação, onde sua convicção de justificação e salvação foi minada e enfraquecida! Muitos do povo do Senhor sabem muito acerca disso, a escuridão, o obscurecimento, quando parece que a alma está num calabouço escuro.

Às vezes o meio é inflar a alma, e, oh, quanto sucesso o diabo tem tido ao longo dessa linha. Nabucodonosor foi a própria personificação princípio como um todo da vida da alma. “Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade?” (Dn 4:30). Esse é o espírito do Anticristo inflando a alma. A palavra do Senhor é, “se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada” (realmente não é nada sob a perspectiva de Deus) “a si mesmo se engana” (Gl 6:3). Quantas pessoas são enganadas ao longo dessa linha da auto-importância! Você sabe como este mundo é neste quesito. Mas a tragédia é que o próprio campo das coisas de Deus, a obra de Deus, tem se tornado o recreio para esse tipo de coisa, pessoas exibindo suas próprias auto-importâncias, e trazendo a si mesmos à proeminência – toda a expressão de uma vida da alma inflada. Você não encontra absolutamente nada disso no Senhor Jesus quando Ele esteve aqui, mas exatamente o oposto. “Sou manso e humilde de coração” (Mt 11:29). “Porquanto derramou a sua alma na morte” (Is 53:12).

Bem, tem muitas outras maneiras pelas quais o inimigo opera na alma do homem. Às vezes ele procura assustar. Quantas vezes ele tem tentado nos deixar assustados, como fez nos dias de Neemias – e nos dias de Ezequias, quando Senaqueribe chegou e começou sua manifestação ao redor de Jerusalém.

A Resposta a Satanás Através do Espírito

Por outro lado, todas as atividades de Cristo são segundo o espírito, e aí você abre uma outra esfera inteira de passagens; por exemplo: “nascido do Espírito” (Jo 3:8), “vos renoveis no espírito...” (Ef 4:23), “fortalecidos com poder, mediante o Seu Espírito no homem interior” (Ef 3:16), e tocando o entendimento espiritual, “iluminados os olhos do teu coração” (Ef 1:18). Assim, você traz as escrituras, todas recaindo sobre esta atividade de Cristo segundo o espírito. E este espírito vivificado, renovado, energizado e residente, está em oposição a nossa alma e o seu mundo.

Quando falamos de batalha espiritual, não vamos pensar em termos abstratos. “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro”. O quê isso significa para você? Que eles eram pessoas que tinham uma fraseologia acerca do sangue e começaram a proferi-la para o diabo? Bem, fraseologia, ainda que seja acerca do Sangue, não tem efeito nenhum contra ele. “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro”. A quem eles venceram? Ao acusador dos irmãos, que os acusava dia e noite. Como você vence a um acusador? Somente tendo um melhor caso do que ele? Você deve ter um bom caso, e o Sangue do Cordeiro representa isso de uma forma poderosa. Nossa posição legal devido ao Sangue do Cordeiro coloca o inimigo para fora do tribunal, se apenas a fé se apegar a isso. E não devemos pensar em termos geográficos, como se satanás estivesse sendo expulso de algum lugar alto e caindo para a terra. Isto é uma batalha espiritual. Temos que ter este sentido e ideia espiritual das coisas. Nossa mentalidade almática está sempre desenhando fotos de lugares, posições, espaços, mas temos que entender que isto é um assunto espiritual, e que satanás pode, em efeito, ser expulso das mais elevadas alturas até as mais baixas profundidades sem nenhum fator geográfico surgir ao todo. Você poder ter uma pessoa contra de você fazendo uma acusação na sua porta, e pensando que tem um caso muito sólido. Mas você tem um caso que rebaixa aquele, rasgando-o em pedaços, e ele cai diante de você em total colapso. Ele vem de uma tremenda altura da alma para uma profundidade muito grande. Isso não é algo geográfico, mas algo espiritual. Isto é uma batalha espiritual, não geográfica. “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne” (Ef. 6:12), não está de forma nenhuma na esfera do físico e geográfico. É espiritual - você pode chamar de moral se quiser - e o Sangue representa um caso legal, e Satanás pode ser expulso do céu inúmeras vezes em um dia. Você não pode fazer isso literalmente: só pode ser entendido espiritualmente. Um milhão de pessoas sobre esta terra podem expulsá-lo em um dia, em momentos diferentes do dia. Assim que eles permanecerem pela fé sobre o caso que o Sangue provê, eles têm uma resposta poderosa e triunfante. É assim que funciona essa batalha espiritualmente. Cristo opera segundo o espírito. A alma não pode expulsar alma, e a alma não pode expulsar o diabo, porque o diabo já a tem em suas mãos. Satanás tem obtido base em nossas almas, mas ele não tem lugar em nosso espírito renovado e nascido de novo. O espírito maligno por trás de tudo, só pode ser vencido pelo espírito fortalecido com poder pelo Espírito de Deus, e isso significa, por uma subjeção da alma ao espírito.

A Sujeição da Alma ao Espírito

Agora temos tocado um novo aspecto. O Senhor falou figuradamente quando disse que nós devemos tomar nossa cruz e negar a nós mesmos; e depois, Ele prosseguiu em uma explicação um pouco mais completa quando disse: “quem quiser salvar sua alma” - essa é a palavra usada ali - “perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará” (Lucas 9:24). Toda a vida da alma, a vida natural deve ser trazida em sujeição ao nosso espirito renovado, antes do inimigo possa ser expulso. Se somos influenciados por interesses naturais ou da alma, não teremos poder contra o diabo; ele tem uma base. É somente quando nossos arrazoamentos, desejos, sentimentos e vontades forem trazidos em sujeição ao Espírito de Cristo em nosso espírito em nosso interior, por nossa determinada e deliberada escolha, que o inimigo poderá ser derrotado. O inimigo pode fazer um estrago numa vida vivida no nível da alma, assim como ele fez em Corinto, ainda que seja a vida de um crente. O grau em que a nossa vida natural nos influenciar é o grau em que seremos fracos contra o inimigo, e, permita-me repetir, é nessa esfera que as coisas importam. A questão real da vida é na esfera espiritual. Nossa responsabilidade, nosso mérito, nosso valor são medidos pelo grau que contamos ali. Não importa o que somos aqui neste mundo natural. Podemos ser pessoas importantes aqui naturalmente, mas nós não contaremos realmente para nada além desses anos passageiros, e depois será Sic transit gloria mundi - assim passa a glória do mundo. É o quanto contamos nas coisas espirituais que traduz nosso real valor.

Ascendência Espiritual demanda Fé

Ora, me permita dizer novamente, as coisas que se veem, as coisas que acontecem, não estão sozinhas, elas têm fatores espirituais por trás delas. Oh, jovens, tentem apreender isto. Peçam ao Senhor para ajudá-los a receber isto realmente no coração, não como uma parte de uma informação ou educação religiosa, mas como um principio realmente operando em suas vidas. As suas situações difíceis, adiamentos, frustrações – não são fatos isolados. Se você é um filho de Deus, existe um fator e inteligência espiritual por trás, e você nunca conseguirá seguir adiante até que possa conseguir ficar por trás do assunto e lide com esse fator espiritual. Até que você saiba como lidar com o inimigo, as coisas não serão resolvidas. A resposta do Senhor a estes desafios podem não ser sempre da mesma maneira, mas sempre serão baseadas em um certo principio. Paulo disse: “Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho” (Fp 1:12). Essa é a maneira que o Senhor responde ao inimigo – soberanamente Ele usa a obra do diabo para Sua própria glória, e cumpre exatamente aquilo que o diabo pretendia evitar. A resposta do Senhor não é sempre expulsar o diabo de forma direta, nem é uma repreensão direta que traz a obra do inimigo ao nada ou que impede ele de operar. O Senhor frequentemente permite que ele opere, mas responde a ele de muitas formas, e a questão final é com o Senhor, não com o diabo. Mas sempre o Senhor opera por um princípio, e este princípio é nossa fé. Paulo enfrentou a situação; ele viu e sentiu as coisas que estavam acontecendo. Você acha que em seu coração, ele se rendeu a Satanás e disse: ‘o diabo tem as coisas em suas mãos, é inútil tentar fazer alguma coisa?’ Nem um pouco! A atitude de Paulo foi: ‘o diabo vê que estamos tendo sucesso e ele está trabalhando; está aparentemente fazendo muito mal, mas o desenlace disto ficará com o Senhor, não com o diabo’. Deste modo, por causa de uma atitude como essa, o Senhor estava constantemente, de diferentes formas, respondendo ao diabo e tomando o assunto em Suas próprias mãos. Mas o instrumento do Senhor para derrotar e derrubar o diabo foi o espírito do servo de Deus permanecendo fortemente firme – e podemos nos maravilhar de quão forte o espírito de Paulo permaneceu. Ainda que o diabo parecia muitas vezes ter as coisas de seu jeito, no final, o Senhor sempre triunfou.

Ascendência Espiritual Através da Disciplina

Temos falado acerca de nossos sentimentos de dor sobre a perda de impacto do Evangelho, da Igreja e da vida cristã em geral; mas onde o impacto se inicia? Esse impacto não tem início realmente sobre homens, nem sobre coisas, nem sobre o mundo. Ele realmente começa sobre as forças espirituais que estão por trás, e se você não tiver força espiritual, todas as suas ofensivas e empreendimentos serão em vão. Você está na obra do Senhor? A menos que você possa tocar os fatores e forças espirituais que estão por trás das pessoas e coisas, não permanecerá por muito tempo. Você não vai, no longo prazo, ter muito que mostrar por todas as tuas labutas. Você está tratando, em última instancia, com coisas espirituais. Se você está se envolvendo na a obra do Senhor, lembre-se que você não consegue este equipamento por mero estudo bíblico ou por qualquer tipo de treinamento da alma. Você somente pode conseguir isto ao longo da linha da disciplina da alma e fortalecimento do espírito, e é por isso que deveria haver um elemento predominante de vida prática, em todo treinamento para a obra do Senhor. Por exemplo, para saber como viver triunfante no espírito com pessoas difíceis. Você nunca irá a enfrentar o poder do inimigo por trás deste mundo, a não ser que tenha aprendido como enfrentar ele no teu próprio espírito e sob disciplina. Por isso o Senhor nos faz passar por situações severas, antes que Ele realmente confie em nossas mãos responsabilidade espiritual.

Deixe-me dizer de uma só vez que a alma não deve para ser aniquilada. Não estamos errados em ter almas; nossas almas devem que ser conquistadas, dominadas e trazidas ao controle do espírito, de modo que o elemento do ego seja eliminado e a alma sirva ao espírito e ao Senhor, não a nós mesmos.

Perceba a natureza da batalha espiritual; e veja a esfera na qual as coisas são mais importantes. Bem, isto nos leva de volta a nossa mensagem anterior – a nossa reconstituição e edificação de uma forma interior, o aumento da medida espiritual. Que o Senhor possa usar esta meditação para segurar para Ele mesmo o instrumento que Ele precisa para expulsar o príncipe deste mundo, estabelecer e estender Seu verdadeiro reino e reinado espiritual.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.