Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 2

por T. Austin-Sparks

Reunião 26 - Fostes Ressuscitados Juntamente com Cristo?

Vigésima Sexta Reunião
(Fevereiro 23, 1964 P.M)

Podem por favor abrir na Carta aos Colossenses, capítulo três, do versículo um até o quatro. “Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo”. Assim é como nossa tradução o coloca. Mas, literalmente, deve ser em forma de uma pergunta. A pergunta é: têm vocês ressuscitado juntamente com Cristo? Têm vocês realmente ressuscitado juntamente com Cristo? O apóstolo diz que quando Jesus morreu, todos nós morremos nEle. Diante de Deus, na morte do Senhor Jesus, todos têm morrido. E diante de Deus, os únicos que estão realmente vivos são aqueles que têm ressuscitado juntamente com Cristo. O que foi história no caso de Jesus têm que ser experimentado no caso dos homens. É um fato histórico que Jesus morreu e ressuscitou. Isso é história. O que é história no caso de Jesus deve se tornar experimental no caso dos crentes. Observe a troca na maneira em que o apóstolo coloca isto. Ele não faz nenhuma pergunta quanto ao lado da morte. Ele declara isso como um fato. Ele simplesmente diz, “você morreu”. Mas ele coloca uma pergunta no outro lado, e diz, “têm vocês sido ressuscitados juntamente com Cristo? Diante de Deus, você está realmente morto pela morte de Cristo, mas você tem certeza que você é ressuscitado na ressurreição de Cristo?”

Bem, ele coloca isso em forma de pergunta, e então ele segue a responder a pergunta, e o que segue neste capítulo é a resposta. Ele está falando agora acerca dos “ressuscitados”, e ele está declarando o que os ressuscitados fazem, quais são suas posições. Em primeiro lugar: OS RESSUSCITADOS ESTÃO DO OUTRO LADO DA CONDENAÇÃO, JUÍZO, E MORTE. A condenação, juízo, e morte jaz atrás dos ressuscitados. “Portanto não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. A lei do Espírito de vida em Cristo Jesus me libertou da lei do pecado e morte” (Rom. 8.1,2). Essa é a posição dos ressuscitados. Bem, podemos fazer a pergunta ajuntando-o a isso. Em vista da condenação, juízo e morte, têm vocês “ressuscitado juntamente com Cristo?” Essa é a primeira benção dos ressuscitados. A pergunta é: estão desfrutando dessa benção, a benção da condenação, juízo e morte JAZ ATRÁS DE VOCÉ, não mais em sua frente? Essa é a posição dos ressuscitados.

A seguinte coisa que o apóstolo diz acerca DOS RESSUSCITADOS É QUE CRISTO É SUAS VIDAS. “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também vos manifestareis com ele em glória”. (Col. 3:4). Cristo, nossa Vida! Os ressuscitados são aqueles que têm Cristo como suas vidas! O que foi história com Ele têm que ser experimentado por crentes no assunto da Vida! Cristo é a Vida de nosso homem interior. Sabemos que Cristo é Vida dentro de nós. Ele é a própria Vida de nosso espírito. Ele é a Vida de nossa mente. Este apóstolo fala bastante acerca da mente renovada. Cristo como a Vida de nossas mentes novas nos dá habilidade para entender o que jamais poderíamos entender outrora. A mente foi iluminada, e nós agora temos entendimento espiritual. Temos uma nova mente. Cristo é a Vida de nossa mente.

Não apenas é Ele nossa Vida para nosso espírito, e nossa mente, ELE É VIDA PARA NOSSOS CORPOS. “Se o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo Seu Espírito que em vós habita. (Rom. 8:11). Existe tal coisa como a Vida Divina para nossos corpos agora, e não só na grande ressurreição dentre os mortos. A Palavra é Cristo o qual é nossa Vida, e não Cristo o qual vai ser nossa Vida algum dia – Cristo é nossa Vida agora. Existe tal coisa como Cristo sendo nossa Vida nestes corpos mortais agora.

Isso não quer dizer que não saibamos nada acerca de enfermidade, não quer dizer que Ele sempre cura milagrosamente nossas enfermidades. Mas nestes corpos mortais, Ele é a Vida para nos ajudar a seguir em frente. Nós nos recuperamos de muitas de nossas enfermidades porque a Vida do Senhor está em nós, e continuamos a seguir a despeito de nossa própria fraqueza física pela força de Sua Vida. Está é a herança dos ressuscitados. E o apóstolo faz a pergunta novamente: “ressuscitaram com Cristo? Você conhece Cristo como a Vida de teu homem interior? Você conhece Cristo como a Vida de sua nova mente? E você conhece Cristo como a energia ainda do teu corpo moribundo?” Isto é o que os ressuscitados devem saber.

Depois, o apóstolo segue falando acerca DA CONDUTA DOS RESSUSCITADOS: primeiramente, a posição dos ressuscitados, depois, a vida dos ressuscitados, e ainda, a conduta dos ressuscitados. O quê os ressuscitados fazem? O versículo cinco diz isto: “façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês”. Que ele quer dizer por isso? Ele usa muitas palavras para explicá-lo. A primeira palavra é “fornicação”. Ressuscitados, façam morrer a fornicação. Um ressuscitado não vive na fornicação. A segunda palavra é “impureza”. Um ressuscitado não vive na impureza. A terceira palavra é “paixão”. Um ressuscitado não vive na paixão. A seguinte é “desejos maus”. Um ressuscitado não vive em desejos maus. E, depois, a ultima palavra é “avareza”. E o apóstolo diz, “avareza é idolatria, isto é, uma vida querendo tudo para si mesma”. Um ressuscitado não vive nestas coisas.

A seguir, ele nos dá outra lista de porque OS RESSUSCITADOS SÃO PESSOAS MUITO DIFERENTES. Versículo oito: “despojai-vos também de tudo isto”, despojai-vos da “cólera”, os ressuscitados não vivem na cólera. Despojai-vos da “ira”, despojai-vos da “malicia”, despojai-vos da “maledicência”, despojai-vos das “palavras torpes da vossa boca; não mintais uns aos outros”. Por quê? Porque “você já se despiu do homem velho”. Tudo o que pertence ao homem velho foi até o sepulcro com o Senhor Jesus. E os ressuscitados deixam o homem velho onde o Senhor o deixou: NO SEPULCRO.

Depois, o apóstolo diz: “vos vestistes do novo homem”. E o novo homem é o homem ressuscitado. Esta é a conduta dos ressuscitados. Quero que reparem, especialmente, o versículo onze. Neste homem novo, o apóstolo diz, “não pode haver grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; mas Cristo é tudo em todos”. Reparam as diferentes classes que o apóstolo menciona? Há diferencias nacionais – grego, judeu, bárbaro, cita. Estas são diferentes nacionalidades. É claro, poderíamos acrescentar muitas mais e dizer, britânico, chinês, indiano, africano, americano. E o apóstolo diz, nos ressuscitados, não há nada disso. Se você está levando em conta as diferencias nacionais, você pertence ao outro lado do sepulcro. Se você diz, “bem, você vê, ele é apenas um homem inglês”, - você está contradizendo a realidade fundamental dos ressuscitados. Paulo diz que não pode haver nada disto nos ressuscitados.

Em primeiro lugar, CRISTO É TUDO PARA OS RESSUSCITADOS. Cristo é tudo e O único. E depois ele diz, “e Cristo é tudo em todos”. Oh, o que isso quer dizer? Um judeu, um grego, um bárbaro, um cita, um americano, um chinês, um inglês, se eles pertencem ao Senhor, Cristo está em cada um deles. Se eles são ressuscitados, Cristo é tudo. E não é para nós conhecer eles nas bases nacionais: é para nós apenas conhecê-los na base de Cristo.

A seguir o apóstolo marca uma outra distinção. Ele diz, “escravo, livre”. Estas são as pessoas que são de um alto nível social e outros de baixo nível social. Estes são os amos e esses são os servos. Paulo diz, “nos ressuscitados, não existe tal distinção”. Os ressuscitados não são governados pela distinção social. Os superiores não olham de cima para baixo os inferiores em Cristo, e os inferiores não odeiam os superiores. Todos nós somos um homem em Cristo Jesus. Cristo é tudo em todos.

Acabemos com mais uma coisa. QUAL É O OBJETIVO DA VIDA DOS RESSUSCITADOS? A resposta está bem no inicio do capítulo. Fostes ressuscitados juntamente com Cristo? Você provará isso por isto! - você procurará essas coisas que são de cima, onde Cristo está. Você não fixará sua mente nas coisas da terra. Todos teus interesses serão centrados em Criso no céu. Claro que você terá negócios de interesse, mas você fará seu negócio servir Cristo. Você dirá sobre seu negócio, “isto não é para ser meu escravo, isto tem que servir ao Senhor Jesus”. Você terá interesses familiares, mas você dirá, “meus interesses da família têm que servir ao Senhor Jesus”. Você terá interesses sociais, isto é, terás amigos, mas teus amigos devem vir ao longo da linha do Senhor Jesus. Aqueles com os que você faz amizade, devem ser amigos de Jesus. Assim, os ressuscitados terão tudo centrado em Cristo.

Mais cedo ou mais tarde, queridos amigos, você e eu deixaremos esta terra. Com alguns de nós, parece como se fosse acontecer mais tarde. Estamos ficando velhos, mas certamente vamos deixar esta terra. O mais jovem aqui não pode dizer que ele ou ela vai ficar velho. Por alguma enfermidade, ou por algum acidente, você pode deixar esta terra cedo na vida. Mas seja mais cedo ou um pouco depois, ou ainda mais tarde, vamos deixar esta terra. Então o que é que nos importa? Qual é a coisa que importa quando isso aconteça? A coisa que vai importar por toda a eternidade é, quanto de Cristo houve em nós enquanto estávamos aqui? Os mais jovens devem dizer, “como ressuscitados juntamente com Cristo”, vou ter o máximo possível de Cristo”. E eles devem dizer, “Cristo vai ter o máximo possível de mim”. Cristo deve ser tudo, e isso se aplica aos de idade meia, e aos de idade velha. A grande pergunta na eternidade será: “quanto de Cristo havia em nós enquanto estávamos neste mundo?” Paulo diz, “não é nem isto nem aquilo, mas Cristo é tudo em todos”. Isso é o que quer dizer ser os ressuscitados.

Por sobre tudo isso, ele diz, “fostes ressuscitados juntamente com Cristo? Existem todas estas evidencias na sua vida de que você foi ressuscitado juntamente com Cristo? É Cristo tua vida? Teu coração está fixado nas coisas de Cristo? Está se comportando como os ressuscitados? É Cristo tudo em todos?” Estas são as evidencias de sermos ressuscitados juntamente com Cristo.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.