Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 2

por T. Austin-Sparks

Reunião 36 – Jesus, como a Luz, Traz à Luz as Obras do Diabo a fim de Destruí-las

Trigésima Sexta Reunião
( Março 5, 1964 P.M )


Vou continuar esta noite onde o deixamos ontem à noite. Vamos ler novamente os primeiros cinco versículos da Carta de João:

“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo seja completo. E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas.”

Ora, como encerramos antes de acabar esta palavra em particular, devemos olhar de volta um pouco a fim de obter a conexão. Você estará lembrado que dissemos que João escreveu este Evangelho, suas três Cartas e o Apocalipse numa época em que tudo estava confuso; isso era especialmente verdade em relação aos crentes. Os crentes estavam se voltando para algo diferente de Cristo ou para algo menos que Cristo. Eles estavam ficando ocupados com certas interpretações da verdade cristã, e portanto, haviam grupos separados de crentes, todos circulando em volta de algum aspecto em particular da verdade. E estes vários aspectos da verdade dividiram o povo do Senhor, de forma que quase certamente tinha desaparecido. Muitos dentre o povo do Senhor não sabia nem onde eles estavam. Eles estavam cheios de duvidas e perguntas, e o testemunho de Jesus estava perdendo seu poder por causa destas divisões.

Assim, João escreveu por causa dessa situação, e seu Evangelho e suas Cartas são sua resposta a essa situação. O grande propósito de João era trazer o povo do Senhor de volta à certeza. Dessa forma, defronte a todos os questionamentos, João disse nesta Primeira Carta, treze vezes, “nós sabemos”, pelo que quis dizer que existe um terreno de absoluta certeza para o povo do Senhor. Logo, como já mencionamos a noite passada, dez vezes ele disse, “isto é”. Dez vezes ele disse, “isto é” a fundação. Este é o terreno da certeza.

Seguimos a partir dai nesta noite, e incluímos tudo o que João tem a dizer numa coisa. O povo do Senhor tem saído em direções todas diferentes de algum ensino. Portanto, eles estavam divididos por muitos ensinamentos. Você verá que João empregou uma solução ao problema inteiro, e João disse que esta é uma solução segura e certa. Às vezes você verá uma publicidade para uma certa medicina, e o anunciante dirá a você que esta medicina vai curar todos os problemas. Você pode sofrer de qualquer doença, mas esta medicina vai curar. É claro, ninguém acredita nisso, NÓS suspeitamos muito sobre publicidades desse tipo. Mas João está certo. Ele diz, tenho a cura para todos seus problemas; e ele o diz com grande ênfase. Ele diz, “o que vimos, e ouvimos e apalpamos, o que era desde o principio, esta é a cura para todos os problemas cristãos”. João não tem duvidas disso, porque ele mesmo a provou. João viveu uma longa vida. Ele era mais velho do que qualquer um nesta noite de reunião, quando ele escreveu isto. Ele era o último dos apóstolos. Paulo falou de si mesmo como “Paulo o velho” (Filemon 9). mas João era bastante mais velho do que Paulo. Ele tinha vivido uma longa vida. Ele tinha visto muitos problemas. Ele tinha se encontrado com muitas dificuldades dentre o povo do Senhor. Ele sabia acerca de todas essas condições as quais ele escreveu no primeiro, segundo e terceiro capítulo de Apocalipse. Ele mesmo tinha sofrido grande perseguição por causa de Cristo. Mas depois de tudo, João diz, “sabemos”. - E esta é a solução a todos nossos problemas.

Devemos estar preparados a escutar um homem assim. Devemos dizer imediatamente, “bem, então João, qual é a solução? Temos muitos problemas. O povo do Senhor está dividido. Muitos grupos do povo do Senhor estão até lutando entre si. Existem muitos ensinamentos contrários. João, você diz ter a solução, qual é?” Bem, volte novamente a esta carta e ele dá a solução para nós. É muito simples em palavras. Pode não ser tão simples na prática. Mas o que João diz em efeito é isto: volte logo para o Senhor Jesus mesmo. Deixe todas essas coisas que só são coisas que estão causando tantos problemas a você, todas essas coisas que fazem você se perguntar se estamos corretos ou se estamos errados. Estamos nós certos ou estão as outras pessoas certas? Estamos nós errados ou elas estão erradas? Todas essas perguntas, deixe elas, e volte a Cristo mesmo. João procura trazer o povo do Senhor de volta ao Senhor Jesus mesmo. Isto é, ele procura mostrar eles o que veio com o Senhor Jesus.

Que era o que estava ligado com a Pessoa do Senhor Jesus quando Ele veio a este mundo? Que é o que vem onde quer que o Senhor Jesus chega?
Qual é o efeito de Jesus entrar em contato com qualquer pessoa ou situação? Porque tudo está ligado com o próprio Senhor Jesus pessoalmente, e o teste da Presença do Senhor Jesus é o efeito que Ele tem. A Presença do Senhor Jesus sempre tem algum efeito. O Senhor nunca pode chegar num lugar sem alguma coisa acontecer. Essa é a diferença entre a Presença do Senhor e ensinar sobre o Senhor. Você pode ter todo o ensino sobre Cristo, e você pode ter algum ensino especial sobre Cristo, e pode não ter nenhum resultado qualquer. Pode não haver nenhum efeito. É só algum ensino. Pode ser algum ensino sobre a Igreja. Pode ser algum ensino sobre as igrejas locais. Pode ser o ensino da santidade. Oh! Existem milhares de ensinos diferentes conectados a Cristo. Você pode ter um deles ou pode ter os milhares, e não teve nenhum efeito em sua vida, e pode não fazer nenhuma diferença no seu meio como grupo do povo do Senhor.

Se o ensino não tem efeito em absoluto, fará você ficar cansado do ensino. Mais cedo ou mais tarde você chega ao lugar onde diz, “oh, temos ouvido tudo isso já. Não ha nada novo sobre isso. O sabemos tudo”. E você não está muito interessado em ouvir mais do mesmo. Talvez, você diria, “bem, nos dá algo novo”. Então, o novo fica velho. Você diria, nos dá algo novo outra vez”. Você está desgastando tudo, até que você chega a tal lugar que não pode aguentá-lo mais. E esse é o efeito de ensinamentos. Não transforma a vida. Não faz uma diferença na situação. Isso significa que você tem separado o ensino sobre Cristo da Presença do próprio Cristo. A PRESENÇA DO SENHOR SEMPRE FAZ UMA DIFERENÇA.

Você viu ontem que onde quer que Jesus ia, alguma coisa acontecia. Agora você tem reconhecido a diferença entre o Evangelho de João e a Carta de João? Ao final do Evangelho de João, João resume o conjunto desse Evangelho numa declaração. João diz, “muitos outros sinais Jesus fez, se todos tivessem sido escritos, penso que o mundo não conteria os livros; mas estes foram escritos para que você acredite que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e crendo, tenhais vida em Seu nome” (João 21:25). Assim, o Evangelho de João está reunido nisto, para que você creia.

Isso é muito bom, mas veja como João resume sua carta. Ele resume sua carta de outra forma: “para que você saiba que tem vida eterna” (João 5:13). o Evangelho é, para que você creia e crendo tenha vida eterna. A carta está dizendo. “para que você saiba que você tem vida eterna”. E João diz: “o que é verdade Nele no Evangelho, é para ser verdade em você na carta. Ele diz, o que tenho falado do Senhor Jesus no Evangelho tem que ser verdade em você – verdade Nele e verdade em você.

No Evangelho, João nos contou o que Jesus disse sobre o dia quando o Espírito Santo viria. Ele disse, “se Eu me for, enviarei ao Consolador. Ele habitará com você para sempre, e Ele estará em você”. Estas pessoas às que João escreveu sua carta, estavam vivendo no dia em que isso tinha se cumprido. O Espírito Santo tem verdadeiramente vindo, João catorze se cumpriu. O Espírito Santo veio. Você está vivendo no dia do Espírito. E o Espírito se supõe que está em você. O que era verdade de Cristo, deve ser verdade de você, e pode ser verdade de você. A verdade como está em Jesus tem que ser a mesma em nós.

Acho que precisamos recapturar a compreensão do dia no qual estamos vivendo. João o Batista apareceu pregando, “O Reino dos Céus está à alcance da mão”. Jesus apareceu pregando, “O Reino dos Céus está perto”. E todos estavam ansiosos pelo dia em que o Reino viria. Eles estavam esperando para o Reino vir. Você está esperando para o Reino vir? Está ainda ansioso pelo dia em que o Reino virá? O Reino já veio. O Reino está aqui, agora. Se você é nascido de novo, você está no Reino. Estamos vivendo no dia em que o Reino está aqui. Foi cumprido no dia de Pentecostes. Não estamos à espera do Reino vir. Nós estamos apenas esperando para o Reino ser consumado. Mas está aqui agora, e isso deve significar algo para nós.

Ao passo que todos os profetas profetizaram até o dia no qual vivemos, João o Batista, o último dos profetas do Velho Testamento, também profetizou com respeito a este dia. Jesus disse que o dia está chegando: mas Ele disse, tem alguns aqui que não verão isso até que vejam o Reino – e isso se cumpriu. O dia de Pentecostes, o Reino veio; e o Reino nunca tem sido tirado. Estamos vivendo no dia respeito ao qual os profetas profetizaram. Que dia maravilhoso devemos estar vivendo. O Reino entrou com Jesus Cristo. Você não pode ter o Reino sem o Rei. Se Jesus é Rei, você tem o Reino.

Ora, o que veio com Ele? Isto é, qual é a natureza deste Reino? Voltemos para onde estávamos ontem à noite. Vimos que a primeira coisa que entra com Jesus Cristo é Luz. Ele trouce esta Luz do céu. Ele disse, “Sou a Luz do mundo, quem Me seguir não andará em escuridão”. Assim, João diz aqui, ESTA É A MENSAGEM, QUE DEUS É LUZ, E NELE NÃO HÁ TREVAS NENHUMAS. Imediatamente depois, João aponta para Jesus Cristo. E pelo seu Evangelho e pelas suas Cartas, ele diz, Esta é a Luz de Deus vinda na Pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo.

Nos referimos a três efeitos da luz. Faz as pessoas capazes de dizer, “eu era cego, mas agora vejo” (João 9:25). Eu era cego. Você lembra do homem que disse isso? Ele era um homem que nasceu cego. Ele nunca tinha visto. Ele não sabia em sua própria experiência a aparência de nada. qualquer conhecimento que ele tinha, ele recebeu de outras pessoas. Ele nunca poderia dizer, “eu vejo”. Ele nasceu cego. Ele nunca viu. Quando Jesus o tocou e lhe deu a visão, ele foi capaz de dizer, “eu era cego, mas agora vejo”.

Agora quero que você perceba que tem um principio aqui. Talvez, não há ninguém nesta reunião, espero que não haja ninguém, que é fisicamente cego. Talvez, todos aqui nesta noite tem visão natural. Se eu chegar a qualquer um dentre vocês e dizer, “olhe aqui, você está cego. Você não pode ver nada”. O que você diria? “Bem, você não está falando a verdade. Eu sei que posso ver. Eu posso ver você. Posso ver as outras pessoas. Posso ver o que está aqui”. Bem, naturalmente está tudo bem.

Mas o fato é este, não é até que Jesus toca a você e a mim que realmente sim vemos. Até que não tenhamos um toque pessoal do Senhor Jesus sobre nossas vidas, perceberemos que temos estado cegos. Não é até que tenhamos esse toque do Senhor Jesus que seremos capazes de dizer, “eu era cego, pensava que eu podia ver, imaginava que podia ver, acreditava que podia ver, mas agora sei que estava bastante cego. Do jeito em que vejo agora, não podia ter visto antes”. Esse é o efeito de um toque vivo com o Senhor Jesus. É claro, todas as pessoas deste mundo não acreditará em você se você lhes contar que eles estão cegos. Eles pensarão que você está louco. Mas deixe eles ter um toque do Senhor Jesus, e a primeira coisa que eles dirão é, “agora posso ver, portanto, devia ter estado cego antes”.

Esse é o efeito de Jesus, isso não é o ensino de Jesus. Você vê, o ensino não sempre abre os olhos das pessoas. O ensino pode ser muito útil e muito importante, mas se o Espírito de Jesus não toca nossas vidas espirituais, estaremos ainda cegos.

Agora devo voltar para algo que dissemos a noite passada. As três coisas que viram à luz quando Jesus chegava à situação. Primeiramente, Sua Presença revelou a verdadeira natureza do coração humano. Instantaneamente as pessoas começaram a mostrar suas verdadeiras naturezas, quando Jesus chegava até a situação. E é muito interessante e significante perceber que isto iniciou-se no nível mais alto. Aqui está Nicodemos. Jesus disse a Nicodemos, “és tu o mestre em Israel?” Ele não disse, “és tu um mestre em Israel,” mas “és tu o mestre em Israel?” O qual colocou a Nicodemos bem ao alto na sela. Aqui está um homem de grande inteligencia e iluminação natural. Não havia nada sobre o que Nicodemos não poderia falar na esfera da religião. Ele era um fariseu. Isso significa que ele representava o nível superior do povo de Israel.

Se você tivesse encontrado-se com Nicodemos antes dele se encontrar com Jesus, ele teria falado a você bem francamente que ele sabia tudo. Ele já esteve na escola. Ele já se assentou sob os maiores professores. Ele era um homem de grande educação, ele mesmo ocupava um lugar muito elevado no mundo acadêmico. Se você então tivesse dito a Nicodemos, “Nicodemos, não demorará muito até você dizer que você não entende nada em absoluto”. Nicodemos teria dito, “isso é bem impossível. Eu sim entendo. O dia nunca chegará quando tenha que dizer que não sei”. Muito bem então, vejamos o que acontece.

Nicodemos vai até Jesus pela noite. Ele vai à Presença Daquele que é Luz – e Jesus começa falar a ele. E não demora muito até Nicodemos dizer, “como estas coisas podem ser? Não entendo o que Você está falando. Não entendo, o que Você quer dizer?” Ele está constantemente dizendo, “oh, como?” uma grande pergunta! Jesus diz a ele, “és tu o mestre em Israel, e não entendes estas coisas?” Este grande erudito é um pobre pequeno ignorante. Ele tinha chegado até a Presença da Luz, e ele tem descoberto sua própria escuridão.

Mas veja a todos estes fariseus, eles são como Nicodemos, homens educados, homens religiosos orgulhosos; quando Jesus chegava entre eles, suscitava neles todos, ódio por Jesus, e procurarão por inimigos para levar Jesus até a morte. Por que isso? Porque Jesus está trazendo à luz suas verdadeiras naturezas. Ele está fazendo eles sentirem quão maus eles são com toda a religião deles. E Jesus diz, “esta é a condenação. A Luz veio, mas os homens preferiram as trevas ao invés da luz, porque suas obras são más.” Portanto, o primeiro efeito da Luz é mostrar o mal em nossos próprios corações, e fazer-nos sentir que pobres criaturas nós somos depois de tudo. A Luz traz convicção de pecado. Não há esperança de salvação sem a Luz que traz convicção de pecado.

O que é verdade do começo da salvação é verdade de todo o curso da salvação. Se o Senhor Jesus está realmente conosco, sempre devemos estar conscientes de quão pecaminosos nós somos em nós mesmos. Me permita colocar isso de outra forma. Se o Senhor está conosco, o que será sobre nós será – oh, nossa grande necessidade é a graça de Deus. Essa será a maior palavra no nosso vocabulário. Graça, Graça, maravilhosa Graça! Você não entende o significado de Graça a menos que você conheça seu próprio coração. A nota mais profunda no louvor cristão é a nota das graças pela graça de Deus. Esse é o efeito de Jesus entrando em contato conosco como a Luz.

Logo, lembro você da vida de Jesus, como Ele subia e descia pelo país. Qualquer lugar onde Jesus ia, Ele encontrava problemas. Ele encontrava enfermidades de todo tipo – o cego, o surdo, o mudo, os leprosos e o paralítico, eles estavam em todo lugar. Mas Jesus punha Seus dedos sobre a causa de tudo isto. Um dia, os escribas e fariseus estavam juntos, e chegou um homem que estava enfermo de paralisia, e é dito, “e eles observavam Ele para ver o que Ele faria, porque era o Dia de Sábado”. Jesus olhou a este pobre homem. Ele teve compaixão dele, e disse a ele, “filho, teus pecados te são perdoados”. Os escribas e fariseus disseram, “quem é este que perdoa pecados, somente Deus pode perdoar pecados”. Jesus disse a eles, “que é mais fácil dizer ao enfermo da paralisia: “os teus pecados estão perdoados, ou: levanta-te toma tua cama e anda?” É claro, eles não responderam. Assim, Jesus disse, “para que saibam que o Filho do Homem tem poder nesta terra para perdoar pecados”, (Ele disse ao enfermo da paralisia) “Te digo, levanta-te, toma tua cama, e vai para tua casa”. E o homem se levantou, e foi para sua casa.

Vê o ponto? Este homem é um exemplo. Ele representa todos os enfermos. E Jesus diz de todas as enfermidades, que por trás de todas estas condições, o pecado é o responsável. Se o pecado nunca tivesse entrado no mundo, nada disto teria entrado. Todo o sofrimento e miséria neste mundo pode ser traçado de volta ao pecado. Adão permitiu o pecado na raça humana, e com o pecado veio todo o sofrimento humano. Quando todo o pecado tenha sido removido dos crentes no fim, não haverá mais sofrimento. A hora está chegando, como está escrito em Apocalipse, quando não haja mais pesar, não mais pranto, não mais dor. Deus enxugará toda lágrima de todas as faces, e ela tornou-se a sua mãe e disse, “Deus deve ter um lenço muito grande”. Bem, claro, assim é como uma criança pensará disso. Como Deus enxuga todas as lágrimas? Não usando literalmente um lenço, mas ao remover a causa das lágrimas, e a causa de toda lágrima é o pecado.

Assim que quando Jesus entrou neste mundo, todas essas condições foram manifestadas ser algo errado. A Luz fez manifesto que tudo isto está errado. E Jesus tinha vindo para remover a causa de tudo isto. E ele carregou nosso pecados em Seu próprio Corpo no madeiro.

Seguidamente, a terceira coisa que a Luz revelou. Voltou atrás do sofrimento, voltou atrás do pecado, e voltou direto para a causa do pecado e sofrimento, e Ele mostrou que tudo isto era a obra do diabo. Na Primeira Carta de João, ele usa em efeito esta frase, referindo-se às trevas, referindo-se às divisões, referindo-se a todas as confusões, ele diz, “as obras do diabo”. “E o Filho de Deus manifestou-se para destruir as obras do diabo”. Portanto, a confusão é uma obra do diabo. Divisões entre o povo do Senhor é uma obra do diabo. Não se engane, o diabo está por trás desse tipo de coisa.

Que é o que o diabo está querendo fazer todo o tempo? Ele está querendo trazer desonra sobre o Nome do Senhor. Divisões traz desonra ao Senhor, confusões entre o povo do Senhor traz desorna sobre o Senhor, ensinos que dividem o povo do Senhor traz desonra sobre o Senhor. E essa é a obra suprema de Satanás – trazer desonra sobre o Nome do Senhor. Por isso, quando Jesus veio e lidou com todas estas condições, e soube que Satanás estava por trás delas, que Satanás era a causa delas, foi Seu ciúme pela honra de Seu Pai que Lhe chama para lidar com estas situações. Jesus, como a Luz, traz à luz as obras do diabo a fim Dele as destruir.

Agora, João diz, “se andamos na Luz, como Ele está na Luz, temos comunhão os uns com os outros”. A cura dessas dificuldades é vir até a Luz, e andar na Luz. Queridos amigos, se você e eu estamos andando na Luz, odiaremos toda obra de Satanás. Nos voltaremos violentamente contra qualquer coisa que traz desonra sobre o Nome de nosso Senhor. Então, a Luz é poder, a Luz traz algo em nós, a Luz solta uma reação às trevas. A Luz é boa, e portanto, a Luz solta uma reação contra tudo que é perverso e mau. Assim será se o Senhor está em nós, porque ELE É A LUZ.

Você vê, quero pôr a ênfase nisto, que a luz não é uma coisa apenas abstrata. A verdade não é apenas teoria. A Verdade, como a Luz, é poder. Tem um efeito, e podemos testar nossa ideia da luz por isto – o que está fazendo? Como está reagindo às obras do diabo? Temo que muitos do povo do Senhor querido estão encorajando o diabo ao invés de desencorajando-o. Eles estão fazendo divisões. E o diabo está esfregando suas mãos, muito contente. Ele diz, isso trará desonra sobre Deus. Não ajude ao diabo. Não ajudes ele em qualquer uma de suas obras. Caminha na Luz, e reage contra todas as obras da escuridão. E ainda, não temos acabado este assunto, ainda temos mais duas mensagens, se o Senhor quiser.

Agora, que o Senhor faça todo este falar, mais do que palavras. Estamos indo embora com muitas mais palavras. Ideias, que podem ser novas ou podem não ser novas a você, se apenas permanecer aí, temos vindo aqui nesta noite em vão. Teria sido melhor se nunca tivéssemos vindo; porque nós vamos somente ser responsáveis pelo que escutamos. Mas coloca sim estas palavras em teu coração, e apenas diga a você mesmo que a Presença de Jesus Cristo em minha vida vai ter efeito real. Jesus não pode estar Presente sem alguma coisa acontecer. E se Ele está Presente todo o tempo, alguma coisa deve estar acontecendo todo o tempo. Que Ele faça assim para Sua própria glória. Amém.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.