Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 2

por T. Austin-Sparks

Reunião 37 – O Que é Verdadeiro no Senhor Jesus Tem que Ser Verdadeiro em Nós

Trigésima Sétima Reunião
( Março 6, 1964, P.M. )

Ler: 1 João 1:1-5

Estamos continuando com nossa meditação na Primeira Carta de João. Espero que você não esteja cansado de ler os primeiros versículos desta carta. É importante para nós perceber como João começa o que ele tem a dizer. Portanto, por gentileza, observe estes versículos novamente. Bem, temos ido vendo que João escreveu esta carta para confirmar o povo de Deus em Cristo. Não estão tão preocupado em dar a você ainda mais ensino, do que o estou para você realmente agarrar o que João está realmente dizendo. João estava tentando salvar o povo do Senhor da incerteza numa difícil hora. Quando tudo estava num estado de incerteza, João estava procurando confirmar os crentes em Cristo, e esse é o objetivo desta carta inteira.

Isso nos ajuda a entender como ele começa. Você vê, João reúne tudo num só assunto. Ele baseia tudo sobre uma prática, pessoal, experiência de Cristo. Nestes primeiros versículos, João repete uma e outra vez, “o que temos visto e ouvido e contemplamos e apalpamos, ISSO é o que declaramos a você”. Se você puder dizer, tenho visto, tenho ouvido, tenho apalpado, isso quer dizer que você tem uma experiência pessoal. Isso não é mera teoria, isso não é só doutrina, isso não é algo que você ouve de alguém. Isso é algo que chegou a tuas próprias mãos e você pode dizer, “o tenho apalpado”. Isso é tão real para mim quanto qualquer coisa que posso agarrar com minhas mãos. João diz, “O que temos visto e ouvido, declaramos a você”. Percebe que ele usa essa palavra “declarar” duas vezes. João não diz, “vou argumentar sobre isto. Vou entrar em debate sobre este assunto. Não, isto é algo que eu declaro a você”. Os apóstolos nunca foram pelo mundo argumentando sobre nada. Eles nunca saíram para tentar e influenciar pessoas a um ensinamento. Eles nunca tentaram influenciar pessoas como forma de fazer as coisas. Seus métodos não eram argumentar em absoluto. Era uma declaração dos fatos. Foi o que eles chamaram, “testemunho”. Foi o que eles chamaram, “evidencia”. Ora, nas Cartas de João, temos visto que João usa a frase “isto é” dez vezes, e ele liga esse “isto é” com dez coisas. E a palavra “evidência” é uma dessas dez coisas: “ESTA É a evidencia”. Que é evidência? Que é testemunho? Que é declaração? Me pergunto se você esteve alguma vez num tribunal de justiça como uma testemunha. Você tem sido chamado para ser testemunha de algum caso, e tem o magistrado, e aqui estão todas as outras pessoas que vão ouvir ao que você tem a falar. Se você começar dizendo, bem, alguém me contou isto, o ouvi dizer por outras pessoas, tenho uma ideia que foi desse jeito. O que o magistrado diria? Ele simplesmente diria, meu bom homem, ou minha boa mulher, não estamos aqui para ouvir o que as outras pessoas te contaram, estamos aqui para que você possa dar-nos evidência pessoal de primeira mão. Queremos saber o que você tem visto. Se você não pode nos falar o que você viu, por favor, fique sentado, não queremos ouvir você. Queremos evidência, não teoria. Queremos provas de primeira mão, não o que você tem de segunda mão.

Assim, João diz, “esta é a evidência. Esta é a testemunha”. Ele traz tudo de volta à experiência pessoal. E ele diz a estas pessoas que não estão tão certas sobre suas posições, nós temos ouvido, temos visto, nós sim sabemos, e declaramos a você. Nesta Carta, João traz tudo ao teste da experiência pessoal. Isso é o que João quer dizer por luz. Nós temos que andar na Luz. Não temos que escrever um tratado sobre iluminação. Não temos que escrever livros sobre esta maravilhosa coisa chamada Luz. Isso é algo muito prático. Isso é trazer luz à experiência. Isso é entrarmos na experiência da luz.

Assim, João começa por dizer que esta é a mensagem, “que Deus é Luz”. Qual é tua ideia de Deus? Um grande Ser maravilhoso distante Que não pode ser conhecido, um grande objeto em algum lugar Que deve ser adorado. É essa tua ideia de Deus? Por que João põe Deus logo na primeira sentença de sua carta? Porque Deus é uma Grande realidade Presente. Deus está bem aqui para experimentar. João tem tido uma grande experiência de Deus. E ele diz, “o único caminho para escapar da incerteza é tendo uma real experiência de Deus”. Penso que nós, cristãos, temos perdido uma boa quantia do sentido da grandeza e a realidade de Deus. Pedimos ao Senhor para estar Presente conosco quando nos reunimos juntamente. A Quem estamos pedindo para estar Presente? Se percebermos Quem Deus é, nos comportaríamos bem diferente quando estamos juntos.

Me permita tentar ajudar você a entender isto contando uma história. Tinha um grande pregador americano. Ele era realmente um grande servo e santo do Senhor. Ele era o ministro de uma igreja muito grande na cidade de Boston. Era um prédio portentoso, decorado muito belamente, tinha um órgão esplêndido, um coro maravilhoso, uma congregação muito grande, e ele era o ministro dessa igreja. E ele escreveu esta história -

Ele disse: um sábado, enquanto estava sentado à minha mesa, preparando meu sermão para o Dia do Senhor, fiquei cansado e adormeci, e teve um sonho. Sonhei que estava no meu púlpito na minha igreja. O coro estava no seu lugar. A congregação preencheu todos os assentos. E eu estava pregando. Ao começar a pregar, a porta de atrás da igreja abriu, e um desconhecido entrou. Ele procurou um assento por todo lugar. E então, o homem que ficava na porta o guiou a um assento vazio. Algo chamou minha atenção para esse desconhecido. Em sua face ele tinha as marcas de uma grande aflição. Parecia que ele tinha passado por um grande sofrimento, e no entanto, havia algo em relação a sua face muito formoso.

E percebi que todo o tempo em que estava pregando, meus olhos continuamente iam em direção a esse desconhecido. Havia algo nele do que não conseguia tirar os meus olhos. E decidi que quando o serviço acabasse, procuraria saber quem esse desconhecido era. Desceria até a porta e apertaria a sua mão. Bem, eu preguei meu sermão, o coro cantou, a congregação cantou o hino de encerramento, e depois pronunciei a benção, e as pessoas começaram a sair, e me apressei para chegar até a porta e falar com esse desconhecido, mas antes que pudesse chegar lá, ele tinha ido. Perguntei ao homem da porta, “você sabe quem era esse desconhecido?” O homem da porta disse, “Oh, sim, não sabes quem era esse? Esse era Jesus de Nazaré”. Eu respondi, “oh, por que o deixou ir, gostaria de ter falado com Ele”. O homem da porta disse, “oh, não se preocupe. Ele esteve aqui uma vez, Ele voltará novamente”.

E o pregador disse, -fui para casa, sentei no meu quarto, e disse a mim mesmo-, “Jesus de Nazaré tinha estado na minha igreja hoje. O que Ele terá pensado do meu lindo prédio? O que Ele terá pensado da congregação? O que Ele terá pensado do jeito em que nossas damas estavam vestidas? O que Ele terá pensado sobre o jeito no qual elas cantaram esses hinos maravilhosos sobre Ele mesmo? O que Ele terá pensado sobre nosso coro e nosso órgão? O que Ele terá pensado sobre nosso louvor quando usamos Seu nome tão frequentemente? Mas acima de tudo, o que Ele terá pensado sobre minha pregação? Estava pregando sobre Ele. O que Ele terá pensado sobre o que eu estava dizendo Dele? E depois ele disse, - acordei-. Era um sonho. Mas ele disse, “fez toda a diferença no meu ministério para o resto da minha vida”.

Ora, é verdade, que cada vez que nos reunimos em Seu nome, Ele está. Ele prometeu estar. Mas oh, que meu povo sempre perceba Quem está Presente. Quão diferente eles se comportariam! Quão puntuais eles chegariam ao culto. Eles diriam, Jesus vai estar lá nesta manhã, não devemos chegar tarde. E cada vez que usamos Seu nome, saberíamos que Ele está nos escutando! Que foi o que o homem da porta disse? Ele esteve aqui uma vez, Ele virá novamente. Dr. A.J.Gordon, que foi o homem do qual estou falando, escreveu dois livros. Um era sobre o Senhor Jesus vindo a este mundo e estando aqui, e o outro era sobre Sua volta. Esses dois livros nasceram de seu sonho. Bem, você pode dizer que isso foi apenas um sonho; mas não tem algo de verdade nisso? Por que pedimos ao Senhor estar conosco quando nos reunimos, se não acreditamos que Ele está realmente Presente, embora não visto como já foi quando Ele esteve nesta terra. Pode ser verdade que Jesus de Nazaré – crucificado, ressuscitado, glorificado – está aqui, neste lugar nesta noite? É isso possível? Isso deve fazer uma grande diferença para nós em todos os sentidos.

Tudo isso vem a isto, que nosso cristianismo tem que ser algo muito real. Não é para ser algo que é somente teoria, uma doutrina, algo que temos recebido de outros. Tem que ser algo real para nós pessoalmente. E acabo de cometer um erro. Acabei de usar a palavra errada. Tenho dito, “Tem” que ser real. Devia ter dito, “ELE” DEVE SER REAL. Para Dr. Gordon, a Presença de Jesus aquela manhã não foi a Presença de um “algo”, foi um “Ele”.

Assim, João traz tudo a essa prova, a prova da experiência, a prova daquilo que temos visto, o que temos ouvido, e o que nossas mãos têm apalpado. Existe uma forma, queridos amigos, na qual isso pode ser tão verdadeiro como o foi com João. É possível. Deve ser atualizado. Que você e eu possamos dizer, tenho visto o Senhor Jesus. Não com estes olhos naturais, mas não obstante, verdadeiramente tenho visto o Senhor. O Senhor mesmo tem se revelado a mim. Tenho ouvido Ele falar. Ele se tornou tão real para mim como qualquer coisa que posso apalpar. Tudo é provado pela experiência.

Bem, lá fora estavam todas estas teorias, todos estes ensinamentos diferentes, todas estas interpretações, mas João diz, “traz elas todas de volta a este teste”. A prova de tudo é: é Cristo uma experiência pessoal em tua vida. Isso é o que João quis dizer por luz. Andando realmente na Luz do conhecimento pessoal do Senhor Jesus.

Depois, se você olhar esta carta novamente, você verá que João passa bem rápido de luz para verdade. Verdade é uma das coisas principais nesta carta. Cinco vezes ele fala daquilo que é verdadeiro, ele diz, “Isto que é verdadeiro Nele e em você. Este é o Deus verdadeiro”. Cinco vezes ele usa a palavra “VERDADEIRO”. Mas logo, oito vezes ele usa a palavra “VERDADE”. Pensando na minha aritmética, oito e cinco fazem treze. Treze vezes numa breve carta, o apóstolo fala sobre daquilo que é verdadeiro. Depois, ele coloca algo defronte a isso. Oito vezes ele usa a palavra “MENTIRA” E “MENTIROSO”. Assim, ele estabelece o que é verdadeiro defronte ao que é mentira. Deixo para você olhar varias referencias. Você encontrará uma grande quantia de instrução se você somente acompanhar a palavra “Verdade”. Verdade é estabelecida defronte a tudo que não é verdadeiro.

O que é verdade? Verdade é aquilo que é real. Verdade é realidade. Verdade é honestidade. Verdade é franqueza e clareza. O que é oposto à verdade? É aquilo que é falso. O que é irreal, uma imitação, pretensão, hipocrisia, decepção, aquilo que não é singular mas duplo. Isso é o oposto à verdade.

Agora ele volta e diz, “Deus é verdadeiro, este é o Deus verdadeiro”. Cristo é verdadeiro e não falso. Não existe decepção acerca Dele. Não existe irrealidade acerca de Cristo. Não existe hipocrisia sobre Cristo. Não existe mentira em Cristo. Satanás é o mentiroso. O não verdadeiro é ele. Ele rasgou esta criação em pedaços por uma mentira. Ele contou a Adão uma mentira, e Adão acreditou uma mentira. E toda a criação foi arruinada. Tudo foi destruído por uma falsidade. Tudo foi em pedaços por causa da falsidade.

João está dizendo, a fim de destruir as obras do diabo, devemos ter nossos pés firmes baseados na verdade. O que é verdadeiro no Senhor Jesus tem que ser verdadeiro em nós. Queridos amigos, você e eu temos que ser absolutamente verdadeiros. Não pode haver falsidade sobre nós, nenhuma pretensão de ser algo que não somos, nenhuma tentativa em fazer outras pessoas acreditarem algo sobre nós que não é verdade. Não deve existir nada da mentira de Satanás em relação a nós. Em todos os sentidos, devemos ser verdadeiros. Não deve existir nada irreal em relação a nós. E João diz novamente, “esta é a prova que Cristo está em nós”. Se somos uma mentira, então somos uma contradição a Cristo. Cristo é a verdade. E se Ele habita em nós, Ele nos fará verdadeiros. E odiaremos tudo que é falso e uma mentira.

Ora, você deve ser muito paciente comigo e me perdoar por ser tão forte neste assunto, porque estamos lidando com algo muito vital. Acabei de dizer que foi por uma mentira que a criação inteira rasgou em pedaços. Tudo foi arruinado por causa de uma falsidade. Ainda Deus Todo poderoso não assegurará nada unido se houver uma mentira nisso. Se houver qualquer falsidade em nós, ou em nossa companhia, mais cedo ou mais tarde vamos ficar em pedaços.

Já viste algum prédio grande que ficou fora da linha reta? Se afundou um pouco. E tem rachaduras no prédio e nas paredes. O que você vai fazer nesse caso? Se fosse essa sua propriedade, você faria alguma coisa. Talvez, você tampará as rachaduras nas paredes e no teto. E depois pintará tudo, e achará que está tudo bem. Isso é hipocrisia. Qual é a causa das rachaduras? Há alguma coisa falsa na fundação. E com o passar do tempo, a mentira que está na fundação se manifestará no prédio.

No país onde passei grande parte da minha vida, o país de Escócia, temos muitas grandes árvores. E nós temos grandes tormentas nesse país. E depois de uma destas tormentas, você pode ir pelas ruas e ver muitas destas árvores deitadas no chão com suas raízes no ar. Como você explica isso? Você começa por culpar a árvore? Você diz, essa é uma árvore tola, por ter sido abatida desse jeito. Não, o que você realmente diz é, havia algo errado com as raízes. As raízes não foram o suficientemente profundo, as raízes não se seguraram com aperto o suficiente. E quando o vento sopra, a fraqueza nas raízes fica manifesta.

Você vê, é a fundação ou as raízes que são a verdade. Se houver qualquer coisa falsa lá, algum dia será manifestado. O prédio não será capaz de ficar em pé. A árvore não será capaz de suportar a tormenta. E isso é apenas o que João está dizendo de outra forma. Vocês cristãos estão começando a serem batidos por todo lugar. Existem estes ventos de doutrina, existem estas tormentas de oposição, existem todas estas dificuldades se levantando, e muitos de vocês estão apenas ficando em pedaços. A razão é que existe em algum lugar na fundação, uma falsidade; em algum lugar por trás de sua vida existe algo falso. E se isso for verdade, mesmo Deus não o manterá ativo. Quando a mentira entrou por meio de Adão, Deus não parou a quebra da criação. Deus queria mostrar à raça humana por sempre que uma mentira é algo desastroso. Qualquer coisa falsa pode arruinar tudo. O mundo declara justamente essa verdade. Que onde não existe a verdade, as coisas não podem suster-se.

Mas existe o outro lado disto, os que estão na verdade em Cristo, permanecerão para sempre. Suas vidas não serão quebradas. Suas obras não serão destruídas. Os valores de seus testemunhos durarão por toda a eternidade. Quão importante, então, é que em cada ponto de cada detalhe, sejamos verdadeiros. Não deve haver nada falso. Nós devemos somente manter-nos juntos na verdade.

Agora apenas quero acabar nestes poucos minutos apontando-lhe a você para algo que João traz nesta conexão. Certamente, ele traz duas coisas. Uma delas mencionarei agora, e talvez a outra lidaremos amanhã à noite, se o Senhor quiser. No capítulo dois desta carta, versículo vinte, “e vocês tendes a unção do Santo, e sabem todas as coisas”. E versículo vinte e sete, “e a unção que recebestes Dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine: mas, como a unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim Nele permanecereis”. Observa a conexão entre a unção e a verdade. A unção é um assunto grande demais para nós começar a considerar nesta noite, mas posso dizer isto em poucas palavras. Como saberemos o que é verdade? Como saberemos que estamos na verdade e a verdade está em nós? Como saberemos o que é verdadeiro e o que é mentira?

João diz que a resposta a isso é, “a Unção fica em vós”. Em outras palavras, o Espírito Santo em você fará você saber. Ele fará você saber o que é verdadeiro e o que é falso. O Espírito Santo é o Espírito da Verdade, Jesus o chamou assim. Se Ele está em nós, então Ele está em nós como o Espírito da Verdade. A Bíblia diz: “o próprio Espírito testifica com nosso espírito, que somos filhos de Deus”. É pelo testemunho do Espírito Santo em nossos corações que sabemos que somos filhos de Deus. Os verdadeiros filhos de Deus sabem pelo testemunho do Espírito Santo neles que são filhos de Deus. Se o Espírito Santo está em nós, e se não estamos entristecendo o Espírito, se não estamos colocando algo no caminho do Espírito, o Espírito Santo testificará com nosso espírito quanto ao que é verdadeiro e ao que é falso. Esta é a Palavra de Deus. Oh, então, quão importante é que saibamos o significado da unção no interior.

Você sabe que a palavra “UNÇÃO” é apenas um alargamento da palavra “CRISTO”? O nome “Cristo” significa: “O Ungido”. A unção quer dizer a extensão de Cristo. O mesmo Espírito como estava em Jesus Cristo está em todos Seus filhos nascidos de novo. Paulo diz, somos ungidos Nele. Isso quer dizer que “O Ungido” está em nós, e compartilhamos Sua unção. Ora, Nele não há mentira nenhuma. Ele é a verdade. Se Ele está em nós, Ele dá testemunho da verdade. Nós devemos ser tão sensitivos ao Espírito Santo que quando dizemos algo que não é verdadeiro, saberíamos que dissemos algo não verdadeiro. Quando encontramos algo que é falso, sabemos interiormente que não é verdadeiro. Que diferente situação existiria entre os cristãos, se fosse sempre assim. Bem, João diz, “a unção em você ensina todas as coisas, e Ele é verdadeiro e não mentira”.

Por isso, para sermos estabelecidos em Cristo, devemos saber o que significa realmente ter o Espírito Santo em nós. Isso nos leva de volta onde começamos. A prova de tudo é a experiência. Não é a doutrina do Espírito Santo. Não são livros sobre o Espírito Santo. É a habitação pessoal do Espírito Santo. Oh, quanto gostaria de dizer a você sobre isso. Mas como de cuidadosos nossos lideres devem ser para certificar-se de que cada jovem cristão conheça o Espírito Santo habitando no interior. Essa é uma responsabilidade solene repousando sobre todos os mestres do povo do Senhor. Mas mesmo se nossos mestres falharem, isso não nos desculpa. João não está falando sobre o ensino do Espírito Santo, ele está falando sobre a experiência do Espírito Santo. Ele diz, “a unção que está em vocês ensina-lhes todas as coisas, e Ele é verdadeiro e não mentira”. Só posso confiar que Ele, o Espírito Santo, faça-nos entender o que tem sido dito nesta noite.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.