Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 2

por T. Austin-Sparks

Reunião 38 – Vida é a Base de Tudo


Reunião Trigésima Oitava
(Março 7, 1964 P.M. )


Vamos voltar para a Primeira Carta de João. E como esta é a última vez de nossas noites juntos nesta carta, chegamos ao último capítulo desta carta. Capítulo cinco e versículo nove até treze.

“Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.

ESTE É O TESTEMUNHO, ou como dissemos ontem à noite, esta é a evidência. Neste último capítulo, o apóstolo está ajuntando tudo que ele tem escrito na carta. Como já dissemos, João escreveu esta carta porque a fé de muitos cristãos estavam sendo abaladas. A fé deles com relação a Deus estava sendo abalada. E a fé deles com relação a Jesus Cristo como o Filho de Deus estava sendo abalada. Então, João escreveu esta carta para confirmar a fé dos crentes. Ele diz, então, finalmente está é a evidência. Este é o testemunho, primeiramente para com Deus, e depois para com Seu Filho Jesus Cristo. Depois ele diz que este testemunho ou esta evidência tem que estar dentro do crente. E aqui ele tem estes dois fragmentos, “este é o testemunho para que saibais”. Isso é o que acabamos de ler agora. Este é o testemunho que Deus deu em relação a Seu Filho, e estas coisas foram escritas para que saibais. Qual é o testemunho? Que é o que é para nós saber? A resposta está numa palavra, e essa palavra é “VIDA”. Este é o testemunho que Deus deu em relação a Seu Filho, que Ele nos deu vida eterna, e esta vida está em Seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida, e quem não tem o Filho, não tem a vida. E tenho escrito para que saibais que tendes vida eterna”. Ou seja, a evidência está na nossa possessão do que é chamado de vida eterna. Vamos passar nosso tempo nesta noite olhando a esta palavra, “Vida”.

Espero que a maioria de vocês que são crentes, creiam que vocês têm vida eterna. Você crê que quando você chegou a receber o Senhor Jesus em sua vida, lhe foi dado a você algo chamado vida eterna.

Bem, todos os verdadeiros crentes no Senhor Jesus creem que eles têm vida eterna. Mas, se eu fosse a cada um de vocês crentes e perguntasse a pergunta, “qual é essa vida que você possui?” Me pergunto qual seria sua resposta? Se eu digo agora, você crê que você tem vida eterna, por favor, descreve para mim o que é vida eterna. Bem, isso não seria tão fácil. Você poderia ter algumas dificuldades em dar uma resposta. Você diria, “Bem, eu creio que tenho vida eterna, porque a Bíblia diz que se creio no Senhor Jesus, me é dada vida eterna. Mas se você me pedir para explicar o que essa vida é, eu o sinto, não posso responder”. Ou talvez, você realça a palavra, “eterna”. E diria, “bem, suponho que vida eterna quer dizer que a vida segue para sempre”. É claro que a vida segue para sempre, mas isso não é bem o significado de vida eterna que continua após a morte. Quer dizer muito mais do que isso. Não é somente a extensão da vida, É A NATUREZA DA VIDA. ESTA É UM TIPO ESPECIAL DE VIDA.

Deixa dizer aqui que eu sei que o sábado à noite é a noite dos jovens, e estou vendo um grande número de jovens aqui. Ao estar falando para todos, estou tendo os jovens bastantemente na minha mente. Assim, quero tentar e explicar este assunto de forma bem simples. Estamos nos fazendo a pergunta, “que é esta vida que Deus nos deu em Seu Filho Jesus Cristo?” Começamos a responder essa pergunta ao observar uma palavra. João diz, “tenho escrito estas coisas para que saibais que tendes vida eterna”. Portanto, comecemos com essa palavra “SABER”. Para que saibais que tendes vida eterna. Não apenas que você creia que você tem vida eterna, não somente que a Bíblia diz que você tem vida eterna, não unicamente porque o pregador prega a você sobre vida eterna, mas, “para que saibais que tendes vida eterna”. E esta vida está dentro de você, você sabe que está dentro de você.

Então, esta vida, esta vida eterna, no primeiro lugar é uma nova consciência. Você está realmente consciente em você mesmo que você tem vida eterna. Para você isto não é teoria, não é um ensinamento, mas é uma experiência. Antes de tudo, você é capaz de dizer, “sei que tenho vida eterna”. A explicação do que essa vida é vem mais tarde, mas porque não o entendamos, e porque não o possamos explicar, isso não quer dizer que não a tenhamos.

Agora olhe a um bebé recém nascido. Se é um bebé saudável, uma coisa sobre isso no inicio é que está tudo vivo. Deixará você saber que está vivo pelo ruido que faz. Deixará você saber que está vivo pelo jeito no qual move os braços e pernas. De alguma forma sabe que está vivo, e você sabe que está vivo. Existem muitas evidências de que está vivo.

Esta é a evidência - “Vida”. Ora, quando recebemos esta vida eterna, nós não entendemos que a temos mais do que um bebé o entende. Somos conscientes de que algo tem entrado em nós, que não estava anteriormente. Alguma forte energia nova tem entrado em nós. Tem tomado posse de nossa consciência. E se alguém pergunta alguma coisa sobre isso, a única coisa que podemos dizer é, “não posso explicá-lo, mas eu sei que a tenho”. Esse é o inicio da vida cristã. É uma nova consciência, uma nova conscientização de algo tendo entrado que não estava lá anteriormente. A evidência ou o testemunho está em nós mesmos. João diz, “para que saibais”. E o verdadeiro cristão deve ser capaz de dizer, “sim, eu sei que tenho vida eterna”.

Em seguinte lugar, esta Vida nos dá uma direção totalmente nova. Primeiro, é uma nova consciência, e depois é uma nova direção. Este poder que tem entrado em nós nesta Vida, nos coloca numa certa nova direção. No Novo Testamento, e em nossa linguagem comum, usamos a palavra “convertido”. Falamos de alguém que foi salvo ao ter sido convertido. Jesus falou sobre ser convertido. Bem, o que convertido significa? Simplesmente significa dar a volta e sair na direção oposta da qual você estava indo anteriormente. Se você estava andando por esse caminho, agora dá a volta e vai por este caminho. E é esta Vida que tem feito isso. Te dá a volta e te dá uma nova direção. Os velhos caminhos pelos que você costumava seguir ficaram agora atrás de você. E teus caminhos. E os caminhos que estão diante, são todos novos caminhos. Esse é o segundo fato sobre a vida eterna. E se isso não é verdade, há algo de errado com nossa conversão. Não é conversão em absoluto. É apenas profissão.

Lembro que quando eu era um homem jovem recém salvo. Havia uma grande Sociedade Cristã para jovens. Ainda continua em Inglaterra e América hoje. Era chamada, “A Sociedade do Empenho Cristão”. E todos os jovens que ingressavam em Empenho Cristão lhes era dado um broche para usar em seus casacos, ou em seus vestidos. Era um pequeno broche com duas letras em inglês. C de Cristão, e E de Empenho. Estas duas letras eram unidas num broche de prata. E estes jovens usavam o broche.

Ora, um dia teve um jovem companheiro usando o broche. Ele estava indo pela rua, e entrou num teatro, onde havia algo bem mundano e não bom para ir. E ele parou por um momento, e logo caminhou em direção à porta para entrar no teatro. Havia um grande homem em uniforme situado à porta. E olhou para baixo ao jovem, e apontou para o broche, ele disse, “jovem, este não é lugar para você. Se você quer ir lá, é melhor você tirar esse broche”. Você vê, era uma contradição de sua profissão. E um homem do mundo sabia a diferença. O homem do mundo sabia que existe uma diferença entre um cristão e um tipo de gente que ia nesse teatro. Esse jovem homem estava negando seu testemunho. Em seu casaco tinha um testemunho em metal. Em sua vida ele estava contradizendo o testemunho em seu casaco. E você sabe que o mundo é muito sábio deste tipo de coisas. O mundo sabe que um cristão deve ser diferente, que o cristão deve estar indo por um caminho diferente do mundo. Agora, essa é uma ilustração muito simples, mas você vê, esta Vida que Deus dá em Cristo coloca-nos numa certa direção.

Eu pretendia trazer uma bússola aqui nesta noite, mas a esqueci. Vocês todos sabem o que é uma bússola, você sabe que é como um pequeno relógio, tem uma agulha magnética. Se você quiser saber onde fica o norte, você coloca essa bússola firme, e a agulha magnética sempre se move na direção do norte magnético. Para que assim você pudesse tomar seus rumos desde sua bússola. A bússola é bastante verdadeira se não há interferência com ela. Agora, jovens, observem estas duas coisas. Se eu tivesse trazido minha bússola comigo nesta noite, e a tivesse colocado nesta mesa justo em frente de mim, estaria procurando ver onde está o norte. Você vê, não tenho certeza de onde o norte está aqui, mas estaria olhando à minha bússola para ver onde está o norte. Mas nesta instância, minha bússola me diria mentiras, não falaria a verdade. Por que isso? Porque tenho colocado-a em frente a este pedaço de metal, e esse metal afasta a agulha do norte. A agulha da bússola deve estar livre de interferências exteriores. Se a tivesse tirado fora desses objetos metais, diria a verdade.

Ora, esta é uma ilustração da vida eterna dentro de nós. Esta Vida que temos recebido de Cristo, sempre aponta para uma certa direção. Sempre se move como a agulha magnética, numa direção. E essa direção é Cristo. Essa direção é o céu. Se afasta de tudo o que não é Cristo e tudo que é do mundo. Aqueles que têm esta Vida devem saber em seus próprios corações, com o que o Senhor se agrada, e com o que Ele não se agrada. A Vida mesma neles explica o certo e o errado. Claro, vocês todos entendem isto. Se você for um verdadeiro cristão, se esta Vida está realmente em você, e você um dia perde sua calma, você se torna impaciente. E você diz algo que não é amável. Você está chateado com alguém. Como você se sente depois disso? Se sente feliz? Você sente que está tudo bem? Você sabe bem que você se sente muito mal por dentro. E a agulha de dentro de você aponta para Jesus e diz, “vai e confessa para Ele o que você disse, e o que você tem feito”. E a Vida de dentro não está contente até que nós tenhamos ido ao Senhor Jesus a pedir pelo Seu perdão. Você vê, nós temos o testemunho da Vida em nós, e este testemunho de Vida é uma certa direção que está sempre em direção ao Senhor. É uma Vida distante deste mundo em direção a Ele. É uma Vida ascensional e não uma Vida descendente. Bem, a segunda coisa sobre esta Vida é que traz em nós uma nova direção.

A seguir, tem uma terceira coisa sobre esta Vida. Traz em nós um poder novo. É um poder que não estava lá antes; anteriormente, não poderíamos parar de fazer certas coisas. Não eramos capazes de fazer as coisas certas anteriormente. Sempre estávamos fazendo as coisas erradas. Sempre estávamos falando as coisas erradas. E se alguém dissesse, “você não deve fazer isso”, simplesmente tínhamos que dizer, “bem, não posso evitá-lo, esse é o jeito no qual fui feito”. Mas quando esta Vida entra, podemos fazer o que nunca eramos capazes de fazer outrora. Paulo, o apóstolo, diz, “posso todas as coisas por meio de Cristo, Quem me fortalece”. Esta Vida é um novo poder para fazer o que nunca poderíamos fazer antes. É o poder da vitória. É o poder da vida santa. É um grande poder obrando em nosso interior. Você vê, esta Vida não é uma teoria, é um poder real.

Espero que você saiba o que são cogumelos. Bem, alguma coisa aconteceu na Inglaterra uns meses atrás. O governo decidiu fazer uma nova rodovia. Eles gastaram muitos meses aparando um caminho para esta nova rodovia, e então os trabalhadores foram a trabalhar e colocaram o concreto nesta rodovia, para fazê-la muito forte e levar todo o tráfego de automóveis. A rodovia foi acabada e aberta, e o tráfego começou andar nela. Não muito tempo depois, algo aconteceu. A rodovia começou levantar-se em saliências, e haviam rachaduras na rodovia. Todo o trabalho pareceu ser em vão. Havia algo quebrando esta forte rodovia de concreto. Desta forma, eles tiveram que fazer uma investigação. E você sabe o que eles encontraram? Eles encontraram uma cama de cogumelos por baixo. Agora você diria, “cogumelos levantando uma rodovia de concreto?” Talvez você pensa que estou contando uma brincadeira. Todo esse trabalho, todo esse concreto, e os cogumelos estragando-o tudo.

Mas você vê, era só o poder de uma vida de algo muito frágil. Você poderia tomar um cogumelo em seus dedos e quebrá-lo em pedaços. Você diz, não precisa-se de força para isso. Coloca-o no chão, e se tiver vida, em cooperação com seus outros amigos do mesmo tipo, levantará qualquer coisa. O poder da vida é algo maravilhoso. Tenho visto grandes rochas sendo abertas por uma árvore crescendo de uma simples semente. Esta Vida que está em Cristo Jesus destruiu o poder da morte, e rasgou o sepulcro. A MORTE E O SEPULCRO NÃO PODIAM SEGURAR ELE, PORQUE ELE TINHA VIDA ETERNA. Por tanto, temos algo muito maravilhoso quando temos esta Vida. É um poder que pode levar-nos por qualquer tipo de oposição. É um novo poder.

Depois João diz uma outra coisa. Se você olhar nesta carta, encontrará que João tem muito a dizer sobre comunhão. Ele diz, “e nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho. A seguir ele fala sobre nossa comunhão uns com os outros. Mas que é o que faz esta comunhão? E esta mesma coisa – esta vida eterna. Não é uma teoria ou um ensinamento de comunhão. Poder ter todo o ensino e mesmo assim, a comunhão pode quebrar. Mas, a Vida é algo que atrai juntos todos os que a tem. Deve ser possível para nós reconhecer outro cristão que encontramos onde quer que seja sem se apresentar. Não deve ser necessário para ninguém dizer, “você sabia, este é um cristão. Quero apresentar esta pessoa a você como um outro cristão”. Isso deve ser bem inecessário. Devemos reconhecer outro cristão imediatamente quando encontramos ele ou ela sem primeiramente ser apresentado. Existe algo nos cristãos que fala sem palavras. E, você sabe, a Vida fala sem palavras.

Penso em este país, as estações não são tão distintas de como são em nosso país. Ou seja, você não percebe grande diferença entre primavera e verão. Não sei se nós estamos hoje em primavera ou verão. Mas se você fosse a Europa, você encontraria uma diferença bem real. Quando deixamos Inglaterra, estava frio e com vento, com gelo e neve. Cartas estão nos dizendo agora que a primavera está chegando. E se você fosse ir hoje lá, você veria todas as flores novas aparecendo da terra. Você veria todos os brotos nas árvores, você veria vida mostrando-se a si mesma em muitas, muitas novas formas, a poderosa demostração da vida de ressurreição. Você pode vê-la quase todos os dias, mas não pode ouvi-la. Você vai e coloca seu ouvido na árvore e você não ouvirá nada; você coloca seu ouvido na terra, mas você não ouvirá nada. E no entanto, a vida está gritando a você por todos lados. Está falando sem palavras.

Ora, não estou dizendo que nós, cristãos, não devemos falar sobre a vida. Não estou dizendo que não precisamos dar um testemunho em palavras. Devemos fazer isso. Minha liberação completa na vida cristã veio na noite quando me levantei numa reunião aberta e dei meu testemunho por primeira vez. Não sabia que significava liberdade em Cristo até que dei meu testemunho. Por isso, não pense que estou dizendo a você que não precisa falar de Cristo. Mas o que estou dizendo é isto: que quando ainda você está em silencio, Cristo deve ser manifestado. A Vida que está em nós fala por si mesma. Assim João diz, esta é a testemunha, este é o testemunho, esta é a evidência, a vida eterna. É COMUNHÃO.

Você sabe que um corpo humano vivo está constituído na base da comunhão. A maioria de vocês sabem disso. Especialmente os doutores que podem estar aqui, eles sabem tudo sobre isso. Mas tem você pensado sobre isso? Nossos corpos são constituídos sobre o principio da comunhão. Ou seja, todos nossos membros e todos nossos órgãos operam juntos. Eles operam sobre o principio da comunhão. Poderia provar isso a você, mas não vou fazê-lo. Se eu fosse sujeitar este microfone, e fosse jogá-lo à cabeça desse irmão que está sentado aí, e ele visse este microfone vindo a seus olhos, o que ele faria? Ele subiria suas mãos. Um membro vem em cooperação para proteger outro, mas algo aconteceu antes disso. Seus olhos viram o microfone chegando, e os olhos disse às mãos, subam suas mãos em frente. Agora você vê, poderia ir por todo o corpo desse jeito. Nenhuma das milhões de células de um corpo é uma unidade independente. Cada parte de seu corpo, desde as mais pequenas partes, operam juntas com todo os outros órgãos.

Se um pequeno órgão sofre, todo o corpo sente. Já você teve dor de dente? Já tiveste uma dor ruim de dentes? Bem, está somente localizado no dente? Não o sente todo o corpo? Não se sente você completamente mal por causa desse pequeno dente? O corpo é um todo, e nenhuma pequena parte é independente. Esta todo constituído sobre o principio da comunhão. Se estivesse morto, todos os dentes poderiam estar mal e o corpo não o saberia. O braço poderia estar mal, o pé poderia estar mal, mas o corpo não saberia nada, está morto. Mas se estiver vivo, vive na base da comunhão.

Tem muito sobre isto no Novo Testamento. Paulo diz sobre os cristãos que se um membro sofre, todos os membros sofrem. O olho não pode dizer à cabeça, não preciso de ti. A mão não pode dizer ao pé, não preciso de ti. Você sabe que essas coisas estão na Bíblia. Nós, como cristãos, não somos somente unidades independentes. A Vida que todos nós temos, nos faz necessitar um do outro. Nenhum órgão no corpo humano pode entender sua vida em sua totalidade por si mesmo. Separa qualquer órgão do corpo, corta a mão ou o braço ou qualquer outro membro ou órgão do corpo, separa-o do corpo como um todo, nunca entenderá sua vida e o propósito de sua criação quando é separado do corpo. Demanda a união da Vida para ser capaz de cumprir sua função.

Poderia dar muitas mais ilustrações disto, mas com apenas uns minutos para acabar, devo chegar ao final. Mas isto é o que quero dizer a vocês todos, e aos jovens cristãos particularmente. Sua comunhão com outros cristãos é absolutamente essencial para a plenitude de sua vida em Cristo. Como um membro individual, você apenas tem muita Vida. Quando você se reúne com vários membros, você tem muita mais Vida. Quando você se reúne com todos os membros, há ainda muita mais Vida. Se nos separamos de outros filhos de Deus, limitamos a Vida de Deus em nós. Limitamos nossa própria Vida espiritual, e limitamos nossa própria utilidade espiritual. A comunhão é essencial para a Vida, e quanto mais comunhão verdadeira, mais a vida. Observe, o Senhor Jesus falou sobre isto quando disse, “dois ou tês dentre vós”. Ele está Presente onde dois ou três estão reunidos. Mas como sabemos que Ele está Presente? Este é o testemunho, que temos Vida. É algo bom ter real comunhão com outros crentes. Que terrível é ficar isolado e separado de outros crentes. É um assunto de vida para ter comunhão. E João diz, “este é o testemunho”. A VIDA É A BASE DE TUDO.

Pensei em dizer muito mais sobre esta Vida. Mas você vê, é vida eterna. É a própria Vida de Deus, e não importaria se ficássemos aqui por anos falando disto, nunca chegaremos até o fim disto. Isso é o maravilhosos sobre esta Vida. É inesgotável. Você nunca chegará até o fim dela. Você nunca sondará sua profundidade. Vida eterna é algo maravilhoso. Devemos voltar para onde começamos. Esta é a evidência de que Deus nos deu vida eterna, e estas coisas foram escritas para que você saiba que tendes vida eterna. Agora, não tome isto como apenas mais ensino, porque a vida não é ensino. A Vida é apenas vida. Você não pode descrevê-la. Todos os homens sábios neste mundo nunca foram capazes de explicar que é a vida. Nunca a explicaremos, mas podemos experimentá-la. Podemos saber que a temos! Que isso seja verdade de todos nós. Amem.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.