Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 2

por T. Austin-Sparks

Reunião 39 – A Lei da Verdadeira Manifestação de Cristo é a Lei da Morte e Ressurreição em União com Cristo

Reunião Trigésima Nona
( Março 8, 1964 A.M. )

Leitura: João doze, versículos vinte até vinte e seis:


Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe o disseram a Jesus.
E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.
Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perder-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guarda-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.

A fim de apreciar o significado destes versículos, é necessário para nós ver seu cenário. Se você olhar de novo, você encontrará que estas palavras foram ditas no tempo da páscoa judaica. A grande páscoa judaica estava para ser celebrada em Jerusalém, e judeus de todo o mundo estavam reunidos na cidade. Judeus de todas as nações estavam representados lá neste tempo. Mas havia algo de especial nesta páscoa em particular. Era a última páscoa na vida terrena do Senhor Jesus. Era a última vez que Ele cumpriria a páscoa nesta terra. Se você seguir lendo neste Evangelho, verá que não foi muito depois disto que Jesus cumpriu a páscoa com Seus discípulos na sala superior. Isso é o que Ele quis dizer quando disse aqui, “é chegada a hora do Filho do Homem ser glorificado”. Esta foi uma das maiores horas na história deste mundo. Por tanto, tudo o que estava acontecendo carregava uma significância especial para o Senhor Jesus.

Dentre todas as muitas pessoas que tinham vindo a Jerusalém para esta páscoa estavam estes gregos. Não sabemos porque eles queriam ver Jesus. Mas isso não importa muito. Jesus era falado por todos os lados. Todo mundo estava falando de Seus milagres e de Seus ensinamentos, e não há dúvida de que Sua fama tinha chegado em toda parte. Quando estes gregos chegaram a Jerusalém, eles encontraram que todo mundo estava falando desta Pessoa chamada Jesus de Nazaré. Assim, eles pensaram que eles gostariam de ver Ele, e chegaram a um de Seus discípulos e disseram, “senhor, queremos ver Jesus”. Eles queriam ser apresentados a Jesus.

Digamos novamente que todas as nações estavam representadas em Jerusalém naquele tempo. Estes visitantes particulares disseram “queremos ver Jesus”. Jesus não disse, “bem, traz eles até Mim”, ou “Eu vou sair Me encontrar com eles. Vou conceder seus pedidos, e deixar eles Me ver”. Ele não foi até eles e disse, “que era o que vocês queriam ver?” Ele disse algo que não parecia ter alguma conexão com seus desejos. Ele imediatamente proferiu estas palavras marcantes, Ele disse, “é chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado”. Se o grão de trigo caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer, dá muito fruto”.

Que quis Jesus dizer ao dizer isso, naquele tempo? Os homens disseram, “gostaríamos de ver Jesus”. Jesus respondeu, “se o grão de trigo não cair na terra e morrer”. É essa uma resposta de forma alguma? Não parece uma resposta à pergunta deles. Parece quase como que Ele está ignorando a petição deles. Parece como se Ele estivesse falando algo totalmente diferente. Pareceu como se Ele não tivesse tomado conhecimento destes gregos. Ele não disse, “bem, eles Me querem ver. Sairei e Me mostrarei a eles”. Ele não disse, “tragam eles a Mim”. Ele disse, “se o grão de trigo não cair na terra e morrer. Fica só. “e contudo, nessas palavras, Ele respondeu a suas petições”. Ele respondeu a suas petições numa forma muito mais maravilhosa do que eles esperaram. O que Jesus realmente quis dizer era que o jeito em que eles queriam ver a Mim não é a verdadeira forma. Eles somente Me verão como Jesus de Nazaré. Eles apenas Me verão como objeto de suas curiosidades. Eles somente Me verão como Alguém de Quem o povo está falando. Eles apenas Me verão como Alguém que é de interesse aqui em Jerusalém neste tempo. E esta não é a forma verdadeira de ver Jesus. E por isso Ele disse esta coisa aparentemente misteriosa.

O que Ele quis dizer era isto: não é o Jesus histórico, não é o Jesus físico. Mas o Jesus da morte e ressurreição. A única forma na qual você verá Jesus será como o SENHOR RESSUSCITADO; Aquele que foi até a morte e triunfou sobre a morte e Vive para todo sempre como o conquistador da morte. E nós, aqui hoje, sabemos que Ele estava certo. Nós somos uma companhia de várias centenas; mas por todo o mundo hoje, existem milhões de pessoas como nós mesmos, pessoas que sabem que o Senhor Jesus está vivo, pessoas que têm a experiência do Cristo vivente, pessoas que sabem que embora Ele foi morto, Ele está vivo para todo sempre.

Digo que existem milhões de pessoas assim na terra hoje. Quantos mais milhões estão no Céu desde que Jesus esteve aqui; não sabemos. João, no Livro de Apocalipse, o descreve desta forma, “uma grande multidão, cujos homens não podem contar, de todas as nações – dez mil vezes dez mil, de milhares de milhares” (Ap. 7:9; 5:11). Espero que hajam alguns matemáticos aqui hoje, mas aqui há algo que vai além de suas melhores capacidades matemáticas. João acha bem impossível descrevê-lo. Milhares e dezenas de milhares e milhares de milhares, uma grande multidão cujo homem jamais poderia contar. De todas as nações e tribo e língua, e todos eles viram de um pequeno grão de trigo. Um grão de trigo que caiu na terra e morreu, e depois foi levantado dentre os mortos pelo Deus Todo-poderoso. Quando você ver essa grande multidão na terra e nos céus, então você verá Jesus.

Sabemos o que o apóstolo Paulo quis dizer quando disse, “fui crucificado com Cristo; e não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gal. 2:20). “Não mais eu, mas Cristo”. Morri com Cristo, e agora é só Cristo Quem vive em mim. E se Cristo vive em você e em mim, outras pessoas verão Jesus. Assim, a lei de ver Jesus é união com Ele na morte e ressurreição. É morte a toda a vida própria. Ora, o que acontece a este pequeno grão de trigo? Entregou uma boa quantidade de si mesmo, mas quando isso deu lugar, a vida que está nessa pequena semente é liberada. Não está mais escravizada a coisas aqui. Não mais em escravidão a este mundo. Não mais em escravidão a todas as limitações desta vida. Pela morte, esta Vida é liberada. É como um prisioneiro libertado.

Você lembra do Monte da Transfiguração, conta que Moisés e Elias estava falando a Jesus, e nos conta sobre o que eles estavam falando a Jesus. Talvez, você não tenha percebido isso. Você sabe sobre a transfiguração. E você sabe que diz que Moisés e Elias estava falando a Ele. E talvez, você não tenha percebido do que eles estavam falando, mas nos conta sobre o que eles estavam falando a Ele, e aqui desafortunadamente nossa tradução não o tem. Na linguagem original, diz que eles estavam falando a Ele sobre o ÊXODO que Ele estava prestes a realizar em Jerusalém. Todo mundo que conhece o Velho Testamento sabe o que é o êxodo. Tem um livro no Velho Testamento que leva o nome de Êxodo. É o livro da história da libertação de Israel da escravidão de Egito. Deus quebrou seus cativeiros. Eles saíram como povo livre, e eles cantaram uma grande canção de libertação. Eles foram capazes de dizer, “ao fim estamos fora. Tivemos nosso êxodo, somos livres”. Eles podem cantar sobre a libertação deles do cativeiro. Ora, essa é exatamente a mesma palavra como foi usada aqui no Monte da Transfiguração. Moisés e Elias estavam falando a Ele sobre o êxodo que Ele estava indo a realizar em Jerusalém. Sua Cruz ia ser Seu êxodo, Sua libertação de todo cativeiro. Em Sua Ressurreição, Ele seria livre. A Vida que estava Nele seria liberada.

Assim, voltamos para o nosso grão de trigo. Cai na terra e morre, e logo sua vida é liberada, e para cima essa vida aparece. Você vê um pequeno rebento verde saindo pela terra. Cresce e cresce, e logo começa a formar a maravilhosa combinação toda desse grão – o que chamamos a espiga de milho. Tomemos esta espiga em nossas mãos. O que temos aqui? Não um grão, podem haver cinquenta numa espiga, ou pode ser ainda mais do que isso. A seguir, tomamos cada um destes grãos, e deixamos eles cair na terra e morrer. E se for cinquenta grãos, nós vamos ter cinquenta vezes cinquenta. Se você continuar assim, isto vai se espalhar por todo o mundo. Todo este testemunho mundial saiu da liberação da Vida de um grão. Se você olhar em cada um dos milhões de grãos, você encontrará a Vida do grão original. Por isso, é apenas um caso de multiplicação de cristãos, é o caso da re-personificação da Vida de Cristo em cada um. Em Sua morte e ressurreição, Sua maravilhosa Vida foi liberada, e essa Vida passou a cada crente verdadeiro. Jesus disse, “Eu vim para que tenhais Vida, e para que a tenhais em abundancia”. Ele veio a este mundo para esse propósito especial. De modo que Sua Vida está em nós, a qual revela Ele ao mundo.

Mas olhemos ainda mais de perto. A lei de ver Jesus é a lei do sacrifício. Jesus disse, “quem guardar sua vida” - existe tal coisa como guardar sua vida para você mesmo, segurando sua própria vida, dizendo que esta vida é minha. Isto me pertence, a guardo para mim mesmo. Jesus disse, “quem guardar sua vida perder-la-á”. “quem a perde” - ou deixa ir - “a guardará para vida eterna”. A lei então é a lei do sacrifício. A lei de deixar nossa vida por Cristo. Você quer encontrar sua verdadeira vocação neste mundo? Você quer encontrar o verdadeiro propósito pelo que Deus criou você? Você quer encontrar o verdadeiro propósito pelo que Cristo morreu por você? Você quer saber o que Deus quer fazer com você? E Deus sim quer fazer algo com você. Ele te chamou segundo um grande propósito, e cada um de vocês têm um lugar no pensamento de Deus. Existe algum propósito relacionado a sua vida na vontade de Deus. Existe uma vocação com a qual você foi chamado em Cristo. Você quer descobrir o que é? Você quer saber para o que Cristo te chamou? Bem, aqui esta a lei. Enquanto você segurar sua vida para você mesmo, você nunca saberá. Jesus diz, “quem perder sua vida a encontrará”; ou seja, aquele que desistir de sua própria vida pela Minha causa encontrará o propósito de sua vida.

Ora, os discípulos de Jesus tinha grandes ideias para suas próprias vidas. Eles tinham suas próprias ambições na vida. Algumas vez eles disseram a Jesus, “concede que quando venhas no Teu Reino, nos sentemos um a Tua direita, e outro a Tua esquerda”. E lemos que eles tiveram uma disputa um dia. Pense nos discípulos de Jesus disputando. Eles estão tendo uma disputa bastante quente. Um está dizendo não, e outro está dizendo sim, e sobre o que eles estão disputando? Quem será o maior no Reino dos Céus.

Veja, eles tinham a ideia do Reino como sendo algo deste mundo, e deles mesmos como sendo muito importantes desse Reino. Eles tinham ambições para eles mesmos, e suas vidas. Eles tinham suas próprias ideias do que eles queriam ser e queriam fazer. Mas olhe eles depois da Cruz de Jesus. Aquela Cruz desferiu um golpe muito pesado a estes discípulos. Todas essas velhas ideias foram, todas suas ambições pessoais foram, e agora é somente para Cristo que eles querem viver. Logo, os discípulos tornaram-se apostolos: desde algo somente local, eles tornaram-se mundiais; desde algo somente do tempo, eles tornaram-se eternos. Depois de dois mil anos estamos ainda lendo sobre eles. Ainda estamos recebendo valores deles. Se o mundo continuar por outros dois mil anos, será o mesmo. Claro, pode não continuar por outros dois mil anos, mas até que este mundo dure, os valores da vida destes homens sairão para pessoas de todo lugar.


Eles deixaram suas próprias ambições por Cristo. Eles morreram para seus próprios pensamentos e planos para eles mesmos a fim de ter o plano de Cristo. Eles encontraram a verdadeira obra de suas vidas quando eles colocaram-se a si mesmos inteiramente nas mãos do Senhor Jesus. Quando eles disseram a Ele; “Senhor, não do meu jeito, mas do Teu jeito; não minha vontade, mas Tua vontade, não meus planos para minha vida, mas Teu plano; não minhas ambições, mas o que Tu queres para minha vida”.

Então, passamos de ser apenas pessoas ordinárias vivendo uma vida por muitos anos e depois ir para o túmulo. Lá vem a nossas vidas esta coisa maravilhosa. Jesus é visto. Jesus vive através de nós. Não há nada maior pelo que viver do que para isso, e se alguém neste mundo está com fome para ver Jesus, se houver alguém que está realmente em seus corações dizendo, “queremos ver Jesus”. Você sabe o que o Espírito de Deus fará? Jesus não descerá do Céu para essa pessoa. Ele trará esses que querem conhecer Ele até você. Ele levará você até eles. Você sabe, no Novo Testamento tem muito sobre isso.

Havia um homem, uma vez, que estava viajando numa carruagem pelo deserto. Ele tinha subido para a festa de Jerusalém, mas seu coração estava faminto. Toda a religião em Jerusalém, não tinha satisfeito seu coração. Ele tinha ouvido os sacerdotes falar. Ele tinha visto os sacrifícios sendo oferecidos. Ele tinha visto todas as multidões enchendo o templo, mas ele estava indo embora, de volta para seu país, um homem desapontado. Seu coração estava ainda com fome. Toda essa religião tinha falhado em satisfazer seu coração; e enquanto ele estava sentado em sua carruagem, voltando a seu país distante, ele estava lendo o Velho Testamento. E estava lendo o Profeta Isaías, chegou ao capítulo cinquenta e três, leu esse capítulo, e disse, “me pergunto que quer dizer”. Daria muito se apenas entendesse do que este profeta está falando”.

E enquanto viajava com seu coração em direção a Deus, Deus soube sobre esse coração faminto, e Deus tinha um homem a certa distancia. Ele disse a esse homem, “desce ao deserto, tenho um pedaço de trabalho para você fazer lá”. Ele não sabia para o que ele estava indo, mas ele obedeceu ao Senhor, e viajou por todo o caminho desde Samaria até o deserto. E assim que ele se perguntava o que tudo significava, ele viu esta carruagem aproximando-se. E o Senhor disse, “vai e acompanhe essa carruagem”. E quando estava perto, ele ouviu este homem lendo a Escritura, e disse a ele, “você entende o que está lendo?” O homem disse, “como posso entender se alguém não me ensinar? De quem o profeta está falando?”

E Filipe abriu sua boca na mesma Escritura, e pregou a ele Jesus. E o homem viu; e quando chegaram a uma certa água; e ele disse a Filipe, “aqui tem água; quem me impede de ser batizado? Que me impede de estar unido com este Cristo, na morte e sepultura e ressurreição?” Filipe disse, “se você crê como todo seu coração, você pode”. O homem evidentemente disse, “Sim, eu creio com todo meu coração” e os dois desceram para a água, e Filipe o batizou. O fim da história é : “e o homem seguiu seu caminho regozijando-se” (Atos 8:26-39). Deus sabe onde têm corações famintos. Deus precisa ter pessoas que conhecem o Senhor Jesus. E Deus trará eles juntos.

Talvez, você é um coração faminto. Talvez a religião não tem satisfeito você. Talvez você está ainda querendo ver Jesus. Bem, o Senhor trará alguém pelo seu caminho. Ele providenciará que seu coração não permaneça com fome. Ele trará você em contato com aquilo que vai te ajudar, que levará a você a uma real experiência de Cristo, e você seguirá seu caminho regozijando-se. Isto é, se você fizer o que este homem na carruagem fez, crer com todo seu coração e render sua vida inteiramente ao Senhor Jesus, e depois, o mundo verá Jesus através de você.


Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.