Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 2

por T. Austin-Sparks

Reunião 40 – O Cálice do Senhor

Reunião Quadragésima
( Março 8, 1964 P.M )


Volte por gentileza para a Primeira Carta aos Corintios, capítulo dez, versículo dezesseis, “Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?” Capítulo onze, no versículo vinte e cinco, “Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim”.

Nas poucas vezes que eu tenho compartilhado com você da Mesa do Senhor, tenho procurado algo do significado mais completo e profundo desta mesa, e isso é o que quero fazer nesta noite.

Quero falar somente um pouco sobre o cálice do Senhor. Nas duas passagens que acabamos de ler, duas coisas são ditas sobre o cálice. Primeiramente, que é uma comunhão no sangue de Cristo. As reais palavras são estas: porventura não é o que temos em comum com o sangue de Cristo? Assim, em primeiro lugar, é algo que temos juntamente no sangue de Cristo. E a segunda coisa é: que o cálice é a nova aliança em Seu sangue. Vou tomar a segunda coisa em primeiro lugar: a nova aliança em Seu sangue. Pode que não tenhamos reconhecido o real significado, o significado profundo da aliança no sangue de Jesus. É algo que nos tem feito absolutamente um com Cristo. Uma aliança é algo que traz duas pessoas se ajuntarem em acordo absoluto. Numa aliança em que as duas põem suas mãos sobre o documento e dizem, “somos absolutamente um neste assunto”. Nós nos comprometemos juntamente aos termos desta aliança. Enquanto vivermos, permaneceremos juntos, como uma pessoa nesta aliança”.

Jesus diz, ESTE CÁLICE É A ALIANÇA NO MEU SANGUE”. E Ele diz, “pois para aqueles que entrarem nesta aliança Comigo, Eu darei Minha Vida por eles. Viverei para seus interesses”. Todos seus interesses serão Meus interesses. E darei Minha Vida por eles”. Este sangue é uma nova aliança. Mas sempre há duas partes para uma aliança. E em principio o que se aplica para uma parte se aplica para a outra. Jesus diz, “este é o sinal de que dou Minha Vida por você”. Ele diz, “dará sua vida por Mim? Virá ao terreno comum desta aliança? Tomarás este cálice e significarás, quando beber dele, o que quero dizer quando derramei Meu sangue?” É claro, existe uma diferença, Ele morreu pelos nossos pecados; nós não podemos morrer pelos nossos pecados. Pelo Seu sangue, Ele fez expiação pelo pecado do mundo. Nós nunca poderemos fazer isso.

Mas ao mesmo tempo, esta aliança significa a mesma coisa para nós. Significa que temos entrado numa aliança com o Senhor. Em Seu sangue, temos sido feito um com Ele. E agora, para sempre, vivemos somente para Ele. Seus interesses são nossos interesses supremos. Viveremos para Ele e morreremos por Ele. Vocês sabem, queridos amigos, que cada vez que tomamos deste cálice isso é o que quer dizer? Esse é o significado mais profundo do cálice da nova aliança. Do Seu lado, Ele se comprometeu a Si mesmo a nós. Se nos atrevemos a tomar desse cálice, significamos que nós mesmos nos comprometemos a Ele. Temos sido unidos numa aliança perpétua em Seu sangue. Assim como temos participado de Seu sangue, assim temos sido feitos um com Ele em vida. Confio que todos nós lembremos disto cada vez que venhamos à Mesa do Senhor. Quando cada um de nós tomar esse cálice, paremos por um momento, e façamo-nos a pergunta: o que significa isto? O que quero dizer por isto? O que quer dizer Jesus por isto? Quer dizer que Ele e eu somos um, numa aliança de Vida para sempre. Assim como Sua Vida foi para mim, assim minha vida é para Ele.

Lembro de um incidente alguns anos atrás na Índia. Estávamos reunidos em torno da Mesa do Senhor; e haviam dois jovens indianos sentados na frente. Eles eram dois homens de uma aparência muito fina. E estava falando sobre a Mesa do Senhor. Estava dizendo algo sobre o que quer dizer compartilhar o cálice e o pão – como requer-se um comprometimento total ao Senhor. E pedi a todos encarar este assunto novamente. Então nos curvamos em oração. E o irmão trouce o cálice, e o levou de um para outro; o levou a um destes homens. Eu reparei que ele o tomou em sua mão, e com seus olhos fechados por um momento, esperou calmamente, evidentemente pensando arduamente sobre isto, e então, como se ele tivesse chegado a uma decisão, levantou o cálice a seus lábios e bebeu. Depois, foi passado para o outro homem jovem do lado dele. Ele o tomou em suas mãos, e vi que seu rosto estava passando por uma terrível luta, ele estava pensando arduamente sobre isto, e então ao fim, sacudiu sua cabeça assim, e passou o cálice.

Ele tinha tomado sua decisão. Ele tinha dito, “não posso entrar nesta aliança. Não posso deixar Jesus ter minha vida toda”. Ele foi honesto com Deus. Eu admirei esse homem jovem. Embora, eu fiquei com muita pena que ele fez isso, que ele foi embora de aquela reunião, um homem que recusou deixar Jesus ter sua vida, eu sim tive que dizer, bem, eu admirei ele por ser tão honesto. Muitos irão só tomar o cálice e bebê-la. É uma questão de formas. É o que cristãos fazem. É o que fazemos cada vez que chegamos à Mesa do Senhor. Nunca pausamos por um momento, antes de beber, e fazemo-nos novamente a pergunta: tem Jesus realmente toda minha vida? Quero significar ser totalmente para Ele como Ele tem sido para mim? Coloco a minha mão na aliança outra vez, e digo, “pela vida, pela morte, pela eternidade, sou do Senhor?” Isso é o que quer dizer, queridos amigos. Isto é o que o Senhor significou. E isso é o que Ele quer que signifiquemos. “Este cálice é a nova aliança no Meu sangue”.

Agora o tempo já foi, não posso dizer nada sobre a outra passagem. Pode ser só que tenha uma outra oportunidade, não sei. Mas lembre isto, se nunca dizer nada mais a você, este é o sangue da aliança entre o Senhor Jesus e nós, entre nós e o Senhor Jesus. Temos entrado num entendimento eterno com o Senhor Jesus. Porque Ele se entregou a Si mesmo tão absolutamente por nós, nós mesmos nos entregamos absolutamente para Ele e por Ele.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.