Austin-Sparks.net

A Cidade Santa, A Nova Jerusalém

por T. Austin-Sparks

Capítulo 1 – A Natureza de Deus

E veio a mim um dos sete anjos ... e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu”. (Apocalipse 21:9,10).
Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos”. (Hebreus 12:2).
“Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós”. (Gálatas 4:26).

Vamos ocupar a primeira parte de nosso tempo tentando ver onde estamos, e essas passagens dizem bem precisamente onde estamos. A Palavra diz: “Mas chegastes... à Jerusalém celestial”, e que “a Jerusalém que está no alto” (isto é, a Jerusalém celestial) “é nossa mãe”. Bem, isso diz onde estamos, mas não o explica, e esta semana vamos ficar ocupados com aquilo ao que temos chegado.

Ora, quando você lê estes últimos capítulos do livro de Apocalipse, você é inclinado a pensar que é tudo no futuro. “a cidade santa, a nova Jerusalém, que de Deus desce do céu” - será que isso pertence a algum tempo futuro? Bem, pode ter um aspecto futuro, mas estas Escrituras dizem que temos já chegado lá. Sei que isso parece um tanto misterioso, mas nestas horas em que vamos gastar juntos acho que estaremos vendo exatamente o que isto significa. No início, então, devemos colocar a fundação para nossos estudos.

POR QUE FORAM ESCRITOS ESTES CAPÍTULOS?

Primeiramente, devemos entender por que, e quando foi que o Apóstolo João escreveu tudo isto sobre a nova Jerusalém. Isto foi escrito num tempo em que cristãos estavam passando por uma perseguição muito severa. A grande onda da perseguição dos cristãos estava procedendo, e o Cristianismo estava sendo submetido a uma oposição muito forte do mundo, tanto que cristãos estavam achando que ser fiel ao Senhor Jesus era um assunto de um preço muito grande. Como você sabe, o Apóstolo João mesmo, quem escreveu isto, estava em exílio na Ilha de Patmos pelo testemunho de Jesus.

Este primeiro fato faz estes capítulos serem muito contemporâneos. Uma nova onda de perseguição ao Cristianismo tinha já começado nesta terra, e está se espalhando do leste para o oeste. Enquanto estamos aqui neste lugar, um bom número de servos do Senhor estão em prisão pelo testemunho de Jesus. Logo, este livro não apenas refere-se a algo que aconteceu séculos atrás, nem para o futuro, mas vamos a ver que isto tem uma aplicação muito real para nosso próprio tempo.

A segunda coisa sobre a escrita desta visão da Jerusalém celestial era que foi escrita num tempo em que as igrejas estavam perdendo o primeiro amor delas. Uma mudança estava-lhes sobrevindo, e os primeiros capítulos deste livro mostra-nos que mudança era. O primeiro amor, a primeira vida, a primeira glória estava sendo perdida. Certamente todos nós percebemos como isso é verdade em muitos lugares em nosso próprio tempo! O grande clamor hoje é: “Retornemos às coisas do principio!”

A terceira coisa que levou a escrever estes capítulos foi isto: era um tempo em que muitos falsos profetas e mestres estavam trazendo confusão ao Cristianismo, e a fé que foi “de uma vez por todas entregue aos santos” estava perdendo sua pureza. Um Apóstolo, que escreveu uma carta muito breve, disse que ele teve por necessidade escrever para “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 3). não é essa uma outra condição na qual estamos vivendo hoje? Muitos falsos mestres estão levando ao povo de Deus à confusão para que eles mal saibam que acreditar.

Talvez não haja nenhum livro na Bíblia que seja mais confuso do que este livro de Apocalipse. Muitos cristãos tem desistido de lê-lo, dizendo: “não sei o que pensar sobre ele. Este mestre bíblico dá uma interpretação, enquanto este outro dá outra”. Se eu tentasse o mesmo, não poderia dizer quantas interpretações diferentes do livro de Apocalipse existem!

Bem, assim era como se estava no tempo em que João escreveu. Você sabe que em sua Carta ele disse que muitos falsos Cristos têm se levantado (1João 2:28). devemos lembrar que esta revelação da Jerusalém celestial foi dada por causa de todas estas condições.

Mas observemos mais uma coisa. Este livro foi escrito num tempo em que o juízo sobre este mundo estava começando. Você apenas tem que ler ele para ver os juízos que estavam vindo sobre o mundo, e eles começaram pela Jerusalém terrena. Acho que não há nada na literatura tão terrível como o relato da destruição de Jerusalém dada pelo historiador Josefo! Mas quando a Jerusalém terrena é destruída e removida, a celestial entra em cena.

O juízo sobre este mundo começou em Jerusalém, e depois veio sobre o Império Romano, e sobre Roma mesma. O tempo não estava muito à frente em que a grande e maravilhosa Roma imperial seria devastada. Toda sua riqueza, seu luxo e sua abundância foi reduzida à fome e pestilencias, e a situação econômica ficou tão mal que as pessoas mais ricas mendigavam por comida. E assim você lê neste livro destas pestilencias, fomes e guerras, e todas estas condições que estavam sobrevindo ao mundo. Os juízos de Deus sobre este mundo estavam começando – e quem dirá que esses juízos não estão começando no nosso mundo hoje? Deixemos isso por agora.

Então temos aqui condições de sofrimento e corrupção e perdida de glória, o declínio do primeiro amor do povo do Senhor, um estado de falsidade e fraqueza espiritual – e quando as coisas eram assim, e são assim, a Jerusalém celestial é apresentada e é a resposta para todas essas condições. É exatamente o oposto a todas essas coisas.

Deixemos isso por agora e acheguemo-nos mais perto para o coração destes últimos capítulos no livro de Apocalipse.

QUE SIGNIFICA TUDO ISSO?

Queremos saber qual é o significado desta cidade santa, e acho que antes de chegarmos mais longe muitas de suas ideias vão ser completamente perturbadas! Vamos estragar muitos dos hinos que você canta, mas vamos ter algo melhor, e espero que você cante uma nova canção antes de que acabemos. O cristão que toma a sua vida cristã seriamente está sempre procurando por algo que explique sua experiência. Tais cristãos podem não estar atualmente procurando por isto, mas em seus corações estão pedindo por algo que explicará tudo. Em nossas vidas cristãs estamos pedindo: que significa tudo isto? Ao que está levando? Homens no mundo estão fazendo a pergunta: que significa tudo isto? Quando estive no hospital vários anos atrás havia um homem que tinha as suas duas pernas amputadas, e ouvia ele gemendo na sua cama quase todos os dias: “que significa tudo isto?” Você lembra que no capítulo oito de sua carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo fala sobre o gemido da criação - “toda a criação geme e sofre juntamente dores de parto” (versículo 22) – e se você dar ouvido à criação gemendo, o que você ouve? Acho com certeza que você ouviria isto: que significa tudo isto? E a seguir o Apóstolo Paulo continua a dizer: “nós também gememos em nós mesmos” (versículo 23). Temos uma pergunta profunda em nossos corações: que significa tudo isto? Que significa toda esta dificuldade, provação e sofrimento em nossa vida cristã? Ao que está levando?

Agora, é claro, é o assunto do mestre cristão prover a resposta a essa pergunta e assim ajudar o povo de Deus a entender o que significa. Então, temos que nos fazer esta pergunta: Existe uma explicação que pode ser encontrada na Bíblia que nós proverá com luz sobre o caminho?

A CHAVE PARA TUDO

Quero dizer que existe uma explicação, e acho que estes últimos capítulos da Bíblia são a melhor explicação na Bíblia. Se apenas entendêssemos estes dois últimos capítulos, uma grande luz penetraria nossos corações, e diríamos: “E agora vejo. Tenho a chave para tudo”. Ora, isso é fazer uma grande afirmação para dois capítulos – a chave para tudo!

Não estou apenas usando palavras. Tenho permanecido nisto por muitos dias e semanas, para que isto não seja apenas palavras vazias. Qual é a explicação para tudo? Há uma coisa que governa tudo na Bíblia, e é aquilo que aparece em plenitude nos últimos capítulos. Qual é a chave para tudo? Quando o coloque numa frase curta, é claro, você não compreenderá o que significa, mas quanto mais você pensar sobre isso mais você verá que é verdade. A coisa que governa tudo na Bíblia desde o principio até o final é a natureza de Deus. Obtiveram a frase? A natureza de Deus governa tudo, e pela “natureza de Deus” queremos dizer a própria constituição de Deus mesmo. Nós dizemos acerca de pessoas: “Bem, ele, ou ela, é constituída dessa forma. É assim como ele pensa, como ele se sente e como ele fala, e porque ele é feito dessa forma, ele fala e pensa assim. Essa é a sua constituição”. Não importa o que você faça, você não pode fugir de sua própria constituição. É a sua constituição que faz você se comportar como você o faz.

Isso é o que queremos dizer pela “natureza de Deus”. Se colocá-lo desta forma: É justamente como Deus olha para tudo, porque Ele é o que é.


Bem, agora uma das lições reais de nossa vida cristã é que aprendemos que Deus olha para tudo bem diferentemente de nós mesmos. Ele olha para as coisas desde os olhos de Sua própria natureza. Se alguma coisa satisfaz a natureza de Deus Seus olhos enchem-se com vida, e Ele diz: “em quem Eu me comprazo”, mas se alguma coisa não satisfaz a natureza de Deus e Ele não o aceita, Seus olhos ficam escuros. Deus julga tudo segundo a Sua própria natureza, e Ele decide tudo segundo a Sua própria natureza. O valor de alguma coisa é sempre decidido por Deus enquanto a como isso responde à natureza Dele. Deus determina destino para a eternidade no padrão de Sua própria natureza. É isso muito difícil para você compreender? Você nunca entenderá esta cidade até que você entenda isso, e você nunca entenderá por que Jesus Cristo veio ao mundo até que você entenda isso. Deus está decidindo o destino deste mundo a partir do ponto de vista de Sua própria natureza, e Seu Filho Jesus Cristo é Seu padrão de decisão.

Há uma pergunta que fica sobre tudo, e essa é: será que satisfaz à natureza de Deus? A Bíblia começa com o FATO de Deus e acaba com a NATUREZA de Deus em perfeita expressão, e esta perfeita expressão da mente e natureza de Deus é apresentada para nós no simbolismo de uma cidade e um jardim – e é aqui onde perturbamos seus hinos, e você tem que ter uma absoluta revolução em sua mentalidade. Tem você a ideia de que você está indo para a Jerusalém celestial quanto a alguma coisa e algum lugar? Sinto lhe dizer que você está errado! Quando você canta:

“Jerusalém de ouro!
Com leite e mel bendita,”

Que você quer dizer? Quando você canta:
“Estamos subindo para Sião”

Que você quer dizer? Quando você canta:
“Pisaremos nas ruas de ouro”

Que você quer dizer? Quando você fala sobre “bebendo no rio” e “tomar do fruto da vida”, que você quer dizer?

Se eu não tivesse visto o significado real eu sentiria muito ter estragado todas suas imagens encantadoras! Não existe tal coisa como uma nova Jerusalém literal e não existe tal coisa como uma cidade celestial literal respondendo à visão de João, mas a algo muito melhor, e isso é o que temos que considerar mais plenamente.

POR QUE ESTE SIMBOLISMO?

Encerrarei apenas dizendo por que tudo este livro de Apocalipse, especialmente os últimos capítulos, foram escritos em termos simbólicos. Este livro é quase tudo inteiramente simbolismo. Por quê? Porque muito disso não era apenas profético quanto a um futuro mais distante, mas tinha a ver com a história daqueles tempos. Supondo isso, ao invés de falar sobre um grande dragão ou uma besta terrível saindo do mar, João teria dito: “César é um dragão horrível e besta salvagem. César é dessa FORMA”. Bem, você sabe o que teria acontecido! Logo, estas verdades históricas foram apresentadas em símbolos, e os cristãos entendiam. Você sabe que Pedro chamava Roma “Babilônia”. Bem, os Romanos, lendo isso, teriam dito: “Oh, ele está falando sobre Babilônia. Aonde está Babilônia?”, Mas, os cristãos entendiam que a Babilônia de Pedro era Roma. Assim, estava tudo escrito em símbolos e os cristãos eram os únicos que entendiam, e isso é verdade da cidade santa. Não é algo literal; é algo que representa algo espiritual, e é para cristãos entenderem que isto não é uma imaginação mas uma realidade ESPIRITUAL. O Senhor Jesus disse a Seus discípulos: “a vocês vos é dado a conhecer os mistérios do Reino de Deus: mas ao resto em parábolas” (Lucas 8: 10). Isto é: você entende, eles não. Portanto, estes capítulos são para entendimento espiritual. Esta cidade, esta Jerusalém celestial, é a que responde completamente à natureza de Deus. Cada detalhe representa algo da Divina natureza, por isso o escritor da carta aos Hebreus diz aos cristãos: “Mas chegastes... à Jerusalém CELESTIAL”.

Ora, essa introdução era muito necessária. Pode não ter sido muito inspiradora pelo momento, mas devemos entender o que é com o que temos que lidar, e por que isto tem uma mensagem importante assim, para nossas próprias vidas e nossos próprios tempos. Se você esquecer de tudo isso que tenho falado nesta manhã, tente lembrar uma coisa e leve-a com você, pense sobre isso e fique pensando acerca disso: toda a obra de Deus em nossas vidas é na base de Sua própria natureza. Somos chamados para ser “participantes da natureza Divina”, e quando Deus tenha acabado conosco – se deixarmos Ele ter Seu caminho – seremos uma expressão completa da natureza de Deus. Então, quando você tiver uma multidão de pessoas dessa FORMA, uma plena, expressão viva do coração de Deus, então você tem a Jerusalém celestial.

Agora você pode cantar novamente, se você quiser, “Estamos subindo para Sião”, mas tenha certeza do que você quer dizer!

Primeiramente publicado na revista "Uma Testemunha e Um Testemunho", Nov-Dez 1966 (Volume 44-6) até May-Jun 1968 (Volume 46-3), das mensagens dadas na Conferência em Aeschi (Suiça) em Setembro 1966.


"The Holy City, New Jerusalem"

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.