Austin-Sparks.net

Neemias – Um Mensagem Viva para o Povo de Deus Hoje

por T. Austin-Sparks

Parte 3 – Uma Oração Modelo de Intercessão

Leitura: Neemias 1:4-11

Parece-me que essa oração pode ser resumida em seis diferentes aspectos, ou características, e você poderá descobrir quais são a medida que lemos juntos. "Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus". Chorou; lamentou; jejuou. Isso é certamente angústia, paixão, dor de parto, mas é a primeira característica da oração de intercessão. É aí que começa a oração de intercessão, em um coração assim. Nós passamos algum tempo na tentativa de deixar claro que tudo no Livro de Neemias é o resultado dessa paixão, essa preocupação com os interesses do Senhor, que tudo isso vem de oração, e que essa oração é de dores de parto. Temos que parar todo o tempo e perguntar a nós mesmos em primeiro lugar, "Será que o estado espiritual entre o povo do Senhor nos dá essa dor profunda no coração? Será que já choramos por causa do testemunho? Será que alguma vez choramos sobre as condições espirituais do povo de Deus?"

Conhecendo o Senhor

A próxima característica está no versículo cinco: "E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!". O que isso representa? Aqui há uma lei muito importante operando na verdadeira oração de intercessão, o conhecimento do Senhor, isto é, conhecendo o Senhor, sabendo que tipo de Deus que estamos lidando. Você vai descobrir que, a medida que esta oração se desenvolve, o conhecimento do Senhor se expressa mais plenamente, porque Neemias retorna à palavra do Senhor no livro de Deuteronômio, e mostra que o que o Senhor tinha dito para o Seu povo aconteceu literalmente, e ele baseia sua oração nisso. O que o Senhor disse de fato era: "Se você abandonar os meus mandamentos eu vos espalharei entre as nações, e vocês não serão um povo para mim”, e Neemias diz: "Você cumpre a aliança". “Além disso, você disse que se voltássemos aos teus mandamentos Você poderia nos ajuntar" (Dt. 28:64 a 30:13 ). Você vê que ele conhece o Senhor. Há paixão, angústia, dores de parto, mas ele sabe quem é o Senhor, este é o pano de fundo.

Persistência

"Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel...” (Nee 1:6). Vejamos o ponto central: "... o que eu faço à Tua presença... dia e noite". Esta é a persistência na oração, perseverança, ou ainda, podemos dizer - importunação. Ela representa a vontade de não deixar este assunto passar de leve, de não ser tomado com seriedade, isso significa que ele está agarrando a Deus com este assunto. É claro que muito mais pode ser trazido em torno disso, mas a oração de intercessão não é uma coisa que se realiza às pressas na presença de Deus. Oração de intercessão que traz o propósito do Senhor é algo como um fardo contínuo, dia e noite.

Aqui, mais uma vez, nossos corações são muito desafiados, tenho certeza. Eu não sei quantos serão capazes de enfrentar este desafio. Isso é para nós decidirmos diante do Senhor, se, em momentos de vigília durante a noite, espontaneamente nosso coração se dirige para o Senhor, pode ser apenas uma frase, só um gemido, mas representa o fato de que esse é o nosso sempre presente fardo, que essa coisa está lá o tempo todo. Você pode pensar em milhares de outras coisas quando você acorda no meio da noite, mas a primeira coisa é um coração com dores de parto para o Senhor no que diz respeito aos Seus interesses, o Seu testemunho: "... o que peço... dia e noite", esta coisa está sempre presente. Há persistência, continuidade. Esta é uma característica da verdadeira oração de intercessão, que temos as dores de parto, temos o entendimento ou conhecimento do Senhor, e então temos persistência ou importunação.

Arrependimento Vicário

Agora vamos para o próximo item no versículo 6: "...e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado." (6b). A identificação está em uma confissão deste tipo. Quando um homem é encontrado confessando o que não é totalmente sua responsabilidade, algo que muitos outros são responsáveis além dele mesmo, e quando ele confessa o pecado como se fosse seu - que é a identificação - quando há confissão deste tipo, é reconhecimento, e é arrependimento. Acredito que podemos falar sobre isso como uma característica da confissão. Se estivéssemos usando uma frase em vez de uma palavra, poderíamos falar de arrependimento vicário, arrependendo-se em favor de outros. Mas a confissão é suficiente, ela compreende tudo isso.

Tentamos dizer a nós mesmos nesta mensagem que não devemos considerar-nos como separados dos demais, independentes, e como quem olha para as coisas com qualquer tipo de julgamento, condenação, crítica, como se nós não tivéssemos nenhuma parte nisso, mas, em sendo membros de um Corpo, se um membro sofre todos os membros padecem com ele, e esse sofrimento é o sofrimento de todo o Corpo. Com Cristo, eu estou certo de que isso é verdade, que Ele sofre, na medida em que qualquer parte do seu Corpo atrofia, porque Ele precisa de todo o Corpo, em plenitude, para a plenitude de Sua expressão e realização. Assim se Ele sofre, e se alguma parte do Corpo está atrofiando, estamos sofrendo o sofrimento de Cristo. Não é isso que o Apóstolo quis dizer quando disse que estava completando o que faltava dos sofrimentos de Cristo? Isso é intercessão real; oração de confissão e identificação.

Fé na Palavra de Deus

"Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, Teu servo, dizendo: Se transgredirdes, Eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, ...os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.“ (Neemias 1:8, 9). O que vi nestas palavras foi fé, porque está tomando a Palavra de Deus como base, se posicionando na Palavra de Deus e dizendo: "Eu acredito nisto, eu me firmo nisto”. Descobrimos frequentemente que este é o fundamento da oração eficaz.

Fiquei impressionado outro dia ao ler o Salmo 119, e sublinhei a ocorrência dessa frase: "de acordo com a Tua palavra". “Vivifica-me segundo a Tua palavra", "fortalece-me segundo a tua palavra", e assim por diante. Davi estava suplicando a Deus com base na Sua Palavra, e fixando a sua fé em Deus. Deus e Sua Palavra são iguais, são imutáveis, são inalteráveis, eles estão estabelecidos e são fiéis, e se pudermos nos achegar com a Palavra de Deus sob os nossos pés, teremos um motivo de confiança, o terreno de uma fé segura e seria muito bom para nós sermos mais exercitados ao longo dessa linha - "vivifica- me segundo a tua palavra". Esta é a fé na Palavra de Deus, o Senhor honra isso, e quando chegamos à Ele deveríamos ter uma base de confiança.

Agora Neemias está simplesmente levando ao Senhor à Sua própria palavra, e oh, quão verdadeira era a Palavra de Deus! Vamos a Isaías 58. Isaías viveu muito antes dos dias de Neemias (o arranjo dos livros, é claro, te conduz de forma diferente, mas ele viveu muito antes do tempo de Neemias) e Isaías disse isto: "Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo... Se desviares o teu pé de profanar o sábado, e cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia", etc. Então, o quê? "...Serás chamado reparador de brechas, e restaurador de veredas para que o país se torne habitável". Este é Neemias. Bem, Neemias levou o Senhor a Sua Palavra, e o Senhor realmente cumpriu Isaías 58, por meio de Neemias. Você vê que esta é a base, suplicando a Palavra com fé.

Rendição Absoluta

Finalmente, no versículo 11 : "Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração... dos teus servos que se agradam de temer o teu nome...”. Ao estudar o temor do Senhor, à luz de toda a Palavra de Deus, você verá que isso significa simplesmente que você se entregue totalmente à vontade de Deus, para que a Sua vontade tenha preeminência, e quando o Senhor Jesus disse: "Pai,... remova este cálice, ... no entanto, não a minha vontade, mas a Tua" (Lucas 22:42 ), Ele "foi ouvido por aquele a quem temia" (Hb 5:7b – versão King James). Essa foi a rendição total e absoluta à vontade de Deus, qualquer que fosse o custo, este é o temor do Senhor, o princípio da sabedoria.

Então, como ponto central neste versículo décimo primeiro, você tem o prazer no Senhor. Você pode usar uma palavra, ou abandono ou consagração, o que você preferir. Ouve a oração dos teus servos "que se deleitam em temer o teu nome." Isso é abandono para Senhor, consagração ao Senhor, e nós sabemos muito bem que na oração de intercessão nunca poderemos ir adiante até chegarmos a esse lugar onde tudo o que é pessoal, o nosso próprio prazer e satisfação, é posto de lado e somente os interesses do Senhor governam nossos corações.

Isto é, penso eu, um grito transcendente nesta oração, e para a verdadeira oração de intercessão devemos chegar a esse lugar. Você tem orado, tem sido insistente, persistente, apaixonado, tem sentido dores de parto, e se firmado sobre a Palavra de Deus, e ainda, além disso, pode haver algum pequeno fragmento de seu próprio desejo que traz calor à adversidade. Não importa quão certa seja a sua posição em relação à Palavra, o Senhor tem que esperar até que todos os fragmentos de interesse pessoal tenham sido descartados para fora, e depois, quando chegamos ao ponto onde é verdade que somente o bom prazer do Senhor está em vista e que o Senhor pode fazer o que quiser, todo o desejo é que seja feita a Sua vontade e nosso prazer está Nele, em temer Seu Nome, para ser completamente entregue à sua vontade, então nós temos um caminho claro com o Senhor, estamos no espírito de oração.

Você vê que fomos tão longe, e a última coisa que o Senhor tem a nos dizer é: 'Você está nisso? Tem algum interesse pessoal neste assunto?’ Então nossos corações têm que ser sondados para saber se este é o nosso próprio desejo ou se, afinal, é somente o prazer e deleite do Senhor, e se o que pedimos não é para o prazer do Senhor, nós não queremos. Quando chegamos lá, temos um caminho liberado e a oração está completa.

Você pode perceber que aqui temos um modelo de oração de intercessão, e você será capaz de entender, por esta pequena análise, o que queríamos dizer quando dissemos que para que as orações ejaculatórias sejam eficazes - estas orações-relâmpago que surgem mais tarde - deve haver esse pano de fundo mais profundo de oração. Você constrói todas as outras orações sobre este fundamento, e porque este é o fundamento, todas as outras orações estão aqui. Tudo foi previamente peneirado.

Acredito que esta meditação trará aos nossos corações um renovo do desejo do Senhor de que o instrumento a ser utilizado de uma forma peculiar para Sua satisfação deve ser um instrumento de oração neste sentido. Tudo o que é trazido até nós por meio de luz tem que ser gerado com muita oração, a oração tem de estar por trás e antes no cumprimento do nosso ministério.

Que o Senhor escreva isto em nossos corações.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.