Austin-Sparks.net

Fé em Alargamento pela Adversidade

por T. Austin-Sparks

Capítulo 8 – As Trombetas de Prata

Este capítulo final de "Fé em Alargamento pela Adversidade" não foi publicado na revista "Uma Testemunha e Um Testemunho" nem no livro publicado pela Emmanuel Church, mas era parte dessa série original de mensagens. Esta é uma transcrição da mensagem falada em 1954. Palavras entre colchetes [] são adicionados pelo editor.

“Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para convocares a congregação, e para ordenares a partida dos arraiais. Quando se tocarem as trombetas, toda a congregação se ajuntará a ti à porta da tenda da revelação. Mas quando se tocar uma só, a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel. Quando se tocar retinindo, partirão os arraiais que estão acampados da banda do oriente. Mas quando se tocar retinindo, pela segunda, vez, partirão os arraiais que estão acampados da banda do sul; para as partidas dos arraiais se tocará retinindo. Mas quando se houver de reunir a congregação, tocar-se-á sem retinir: Os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e isto vos será por estatuto perpétuo nas vossas gerações. Ora, quando na vossa terra sairdes à guerra contra o inimigo que vos estiver oprimindo, fareis retinir as trombetas; e perante o Senhor vosso Deus sereis tidos em memória, e sereis salvos dos vossos inimigos. Semelhantemente, no dia da vossa alegria, nas vossas festas fixas, e nos princípios dos vossos meses, tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, e sobre os sacrifícios de vossas ofertas pacíficas; e eles vos serão por memorial perante vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Números 10:2-10

“Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo;) ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos). Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?” Romanos 14:6-14

“Ora, até as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cítara, se não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara? Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” 1 Co.14:7,8

Eu quero dizer algo muito simples, uma palavra que para muitos de vocês pode parecer muito elementar baseada nestas duas trombetas de prata sobre a qual lemos no livro de Números. Em primeiro lugar, eu quero falar aos Cristãos e, em seguida, uma palavra para qualquer um que não se considere como tal.

Em primeiro lugar, uma palavra aos cristãos sobre duas trombetas de prata e seu significado para nós. Eu acho que é perfeitamente claro que quando trouxemos juntas as passagens do Novo Testamento e do Antigo Testamento, que o Senhor tem algo a dizer, e Ele quer que seu povo saiba o que Ele tem a dizer. O Senhor deu voz, e está dando voz, a Sua mente. Então, isso é o primeiro e mais simples significado das trombetas, que dão voz a algo.

Há muita coisa sobre as trombetas na Bíblia: na verdade a palavra trombeta ocorre nada menos do que uma centena de vezes na Bíblia. E isso é impressionante, porque isso significa que a Bíblia é a trombeta de Deus; ou que Deus tem algo a dizer, para anunciar, para dar a conhecer, por meio de Sua Palavra; que Deus é um Deus que fala que faz Sua mente conhecida para as pessoas. É aí que começamos. E isto tem uma aplicação muito clara e imediata para aqueles de nós que são o Seu povo e, sendo assim, são Seus servos.

Vamos olhar para as duas trombetas então. Em primeiro lugar, observamos o material do qual elas são feitas, são eles: -

Trombetas de Prata

E vocês cristãos sabem muito bem, como parte de seus conhecimentos básicos da bíblia que a prata na Palavra de Deus, no simbolismo do Antigo Testamento, é um tipo ou símbolo da redenção. Eu não vou listar todos os textos que nos indicam isso, mas sabemos que é assim. Prata nos fala da redenção; então as trombetas são os meios de proclamar a redenção... dar a conhecer a redenção que há em Cristo Jesus. Mas também diz que ninguém pode ser uma trombeta se não é redimido; as trombetas são de prata, elas são a personificação dessa verdade espiritual: a redenção. E só as pessoas resgatadas podem falar por Deus. Apenas pessoas redimidas pode transmitir a mensagem de Deus. Apenas as pessoas redimidas podem falar por Deus. Isso, é, é claro, muito elementar, mas não é universalmente conhecido ou reconhecido. Antes que possamos falar ou proclamar a mensagem de redenção, temos de conhecer a redenção na própria constituição do nosso ser. Nós precisamos ser a redenção em vida, na experiência. Temos de ser prata.

Em seguida, ele diz, e nem todas as versões deixam isso claro, mas a minha deixa e a minha é a correta [risos]: "de obra batida".

De Obra batida

Você sabe o que isso significa, simplesmente: o objeto é forjado; o objeto é forjado na própria substância. Isso significa que há uma experiência muito real e profunda e um campo completo sobre o assunto com o qual temos de falar. O Senhor não apenas nos designa algo a dizer. O Senhor trabalha a mensagem dentro de nós antes que Ele nos permita falar sobre ela, se realmente vamos ser Seus mensageiros. Ele se esforça para ver que o molde daquilo é martelado em nosso próprio ser. Temos de saber o que significa a redenção de uma forma profunda. E isso, por vezes, significa que há uma boa dose de corte em nós pelo martelo e cinzel; é obra batida, é um trabalho forjado, é algo que é muito real.

Caros amigos, essas coisas, de acordo com a mente de Deus, são características de todo aquele que possa ser um mensageiro de Deus para os outros. A coisa tem que ser forjada em você. E posso dizer que, enquanto isso não é expresso, essa questão é um processo contínuo. Nós só devemos realmente expressar Deus, transmitir dEle para os outros, ser capaz de falar de dEle e por Ele, e transmitir aos outros os Seus pensamentos e a Sua mente na medida em que isso é trabalhado em nós. Você só tem um pouco disso forjado e você só deixou o Senhor te conduzir até aqui; esta é a medida de seu testemunho, do seu testemunho, da sua real capacidade de transmitir o que Deus quer transmitir. Temos que deixar que Deus faça isso em nós completamente. E eu sinto que, simples como é, por mais elementar que seja, é uma coisa muito importante para dizer.

Podem haver alguns aqui esta noite que vieram realmente ao Senhor, que poderiam dizer que são salvos, eles deram seus corações a Ele, eles permitiram que Ele entrasse em seus corações...não importa como você coloque isso, há uma transação inicial com o Senhor pela qual você se tornou Seu. Isso já aconteceu. Mas você só foi até aí e ainda há coisas nas quais você não entrou em relação a redenção que há em Cristo Jesus. A redenção só foi até aí, não tocou algumas coisas em sua vida, você ainda tem algumas associações, ainda tem alguns prazeres, alguns interesses, você ainda tem alguns ídolos de algum tipo. Você é um Cristão, sim, mas você foi até um ponto e não foi mais longe e não vai mais longe, você simplesmente parou. Você parou, e tudo da grande plenitude que Deus tem para você é suspensa porque, bem, você foi até aqui... você é do Senhor, mas você não está deixando o Senhor trabalhar a plenitude da redenção em sua vida. Porque redenção é algo muito abrangente.

Redenção não começa e termina com o nosso ser salvo do julgamento e inferno apenas e com a certeza do céu, o perdão dos nossos pecados, e a vinda do Senhor. Oh, isso é um mero fragmento - um grande, importante e valioso fragmento - mas no final de contas à luz da redenção que está em Cristo Jesus esta é apenas uma coisa muito pequena. Muito mais... e esta redenção tem de se aplicar e tocar tudo até que estejamos totalmente na base da redenção e tudo seja nessa base.

Tome uma ilustração da vida de Israel. Você se lembra de quando eles foram resgatados por Deus da escravidão no Egito, o Senhor trabalhou, de forma tão completa, de forma drástica, que Ele não deixou nada lá, como é colocado "nenhuma unha ficará". Sim, Ele aplicou esta questão de redenção até o último casco do último animal a deixar o Egito. Sua ideia é uma redenção muito completa que não deixa nada de fora, tem que cobrir tudo o que somos e tudo o que temos. E como essa geração de israelitas não permitiu que o princípio fosse forjado neles - o princípio que Deus havia estabelecido de modo objetivo - por isso eles não chegaram ao pleno propósito da redenção e não ocuparam a grande terra da promessa. Então, isso é tudo ilustração, foi verdade na história, mas é uma ilustração da vida espiritual na qual isso tem que ser forjado...batido, trabalhado em nós completamente e exaustivamente, se vamos entrar em todas as bênçãos da redenção. De modo que, enquanto podemos, em certo sentido dizer: "Eu sou redimido", temos de ser capazes de dizer: "Estou continuamente sendo redimido. Estou na redenção, que se aplica a tudo. "

O ponto é este: que só na medida em isto é trabalhado em nós como povo de Deus então temos um testemunho. Você não pode testemunhar, falando para outros, além daquilo que é verdade em seu próprio ser. Portanto, é uma obra batida, é forjado. Chega de falar sobre isso.

Então, mais uma vez, as trombetas são duas.

“Façam Duas Trombetas de Prata”

Qual é o significado disso? Por que duas? Por que duas? Bem, mais uma vez, muitos de vocês estudantes da Bíblia podem responder à essa pergunta, bem como eu posso, mas para o nosso propósito hoje vamos observar isto, que na Bíblia uma posição legal baseada em uma única pessoa nunca era aceita. Ela nunca foi aceita. Era exigida, requerida, demandada a comprovação de uma segunda testemunha confiável antes que tudo fosse aceito ou estabelecido. A Lei disse: "Por boca de duas testemunhas tudo será estabelecido". E para o nosso propósito, esta noite, isto significa: o nosso depoimento, o nosso testemunho, o que temos que dar. E o que nós damos é algo confirmado, estabelecido e corroborado. Há algo que tem evidências suficientes, provas suficientes para isso, porque dois é sempre o número da adequada testemunha ou testemunho. É o mínimo irredutível de Deus. Você pode ter muitos mais se preferir, mas não menos que dois.

Deus requer isso: que o fato esteja fundamentado. Algo que é confirmado. O testemunho está sobre essa base dupla. Então, vocês estudantes da Bíblia vão perceber outras coisas: as bases de prata das tábuas do tabernáculo, por exemplo - duas delas para cada tábua. Assim é. Deus terá tudo estabelecido, confirmado, ratificado, certo! Nenhuma fraqueza; nenhuma dúvida. Se você e eu vamos transmitir esse depoimento, ministrando qualquer coisa de Deus, ele tem que ser algo do qual estamos absolutamente certos, absolutamente verdadeiro, nenhuma teoria, nenhum trabalho de adivinhação, não um "eu acho", ou "a minha ideia é assim e assim", mas eu sei. "Eu sei. Isso é algo que está completamente além de questionamento comigo." Você vê, isso é usado pelo apóstolo Paulo na passagem que lemos sobre a trombeta não dar um som incerto. "Se a trombeta der um som incerto quem se preparará para a batalha?" Se o instrumento é indefinido, bem, quem sabe o que ele quer dizer? E eu temo que em grande parte é assim, as pessoas realmente não sabem bem ao que se referem. As pessoas não tem certeza sobre estes cristãos, elas não tem certeza de que esses cristãos sabem onde estão. Muita indefinição, incerteza em relação a muitos cristãos. E o ponto que eu enfatizar é esse, queridos amigos: como o povo do Senhor, e como testemunhas do Senhor, temos de ser muito positivos e ter muita certeza, temos que ser daquele tipo de pessoa que não deixe a ninguém qualquer dúvida sobre o que estamos falando. É confirmado, estabelecido. E que eles saibam que nós sabemos o que estamos falando. Quão necessário isto é, na vida cristã, não deve haver nada fraco e incerto, indefinido sobre nós, não é? Tudo deve ser uma questão confirmada e estabelecida. E assim são duas; é atestado, confirmado.

Agora, o objetivo destas trombetas: para a convocação da assembleia. Isso é algo que unifica o povo do Senhor, que estabelece o parentesco, a unidade, a comunhão, a solidez do povo do Senhor. Isso é algo unificador. A influência e efeito de nossas vidas não deve ser a de espalhar, desintegrar, dividir. Deve ser unificar em Cristo...é um grande ministério unificar o povo do Senhor. Eu posso ouvir nos Salmos as trombetas soando, oh, as trombetas soando: "Reunirei meu povo a mim, aqueles que fizeram comigo um pacto por meio de sacrifícios. Os reunirei juntos." Vamos ter cuidado para que a influência da nossa vida e do nosso ministério não seja o oposto da consolidação, de fortalecimento de relacionamentos, de unir; mudança a metáfora: de cura de brechas.

"Ajunta o povo". Mais uma vez, a ordenação da vida e do movimento do povo do Senhor. Há uma necessidade muito grande, uma necessidade muito grande desse tipo de ministério que ajuda as pessoas a saber que caminho seguir, o que devem fazer, dá-lhes sentido real para suas vidas, dá a conhecer a elas qual é o propósito de Deus, é qual o objetivo final de Deus. E é muito interessante notar que estas duas trombetas de prata vem a seguir da nuvem, a nuvem ‘shekinah’ que veio descansar sobre o tabernáculo. Veja, essas coisas andam juntas: a nuvem, a coluna de nuvem e a coluna de fogo sobre o tabernáculo foram dadas para a orientação e ela aconteceu sempre, quando as pessoas eram ajustadas corretamente a Deus, seguindo adiante e sempre mais e mais perto do grande objetivo de Deus em um tipo da terra, a terra da promessa, com toda a sua plenitude espiritual, e riqueza, e beleza...isso foi objetivo de Deus.

Nós, como cristãos, sabemos muito bem que o propósito eterno de Deus segue diretamente para a plenitude de Cristo. E as trombetas, pois, apregoam em primeiro lugar: propósito.

Propósito

Grande propósito. Nós não conseguimos soar fortes ou claros de mais. Nós não somos apenas chamados para escapar do julgamento e de alguma forma chegar ao céu, somos chamados com um grande propósito Divino que Deus formulou antes este mundo existisse. O povo do Senhor precisa saber, eles precisam saber, é preciso ser dado a conhecer a eles que há um grande objetivo que rege o seu chamamento para a comunhão do Filho de Deus. E eles precisam ser informados não só desse propósito, mas de maneira de Deus o realizar. Eles precisam disso, de modo que eles não duvidem, vagueiem por tempo indeterminado, sem garantia de onde eles estão, o que isso tudo significa, o que quer dizer, para onde vai. Oh, por um ministério que vem através de você e através de mim que livre essas multidões de pessoas do Senhor tanto de sua ignorância como da incerteza! Eles são assim, você pode não saber, mas eles estão por todo o mundo. Eles realmente não sabem onde estão - muitos deles - não sabem a que tudo se refere. Eles sabem que foram salvos, mas...sabem pouco além disso. Eles sabem que estão indo para o céu um dia e isso é tudo. Mas oh ...a grandeza do propósito e objetivo, o objetivo para o qual fomos chamados em Cristo!

As trombetas deveriam ser usadas para governar o povo de Deus em relação à plenitude final que Deus tinha para eles e para outros fins, como vimos, para a guerra. O soar das trombetas : -

Para a Guerra

Tenho certeza de que esta nota não precisa ficar tão clara entre nós, estamos realmente em uma guerra. Tenha isso em mente, talvez você não precise ser lembrado disso; você sabe disso muito bem. Mas às vezes somos um pouco surpreendidos, não é, que há tanto conflito e às vezes nos perguntamos sobre todo este conflito, se está tudo bem, e se as coisas não têm ido mal, uma vez que há tanto conflito. Não se engane sobre isso, nós estamos em uma batalha que vai continuar até o fim e precisamos estar continuamente reunidos nesta matéria pelo som das trombetas.

Uma outra palavra antes que eu passe para os outros.


A Distinção e Certeza do Testemunho

Há uma necessidade muito real para uma distinção de testemunho. Eu não estou falando agora sobre o seu testemunho para a salvação, ou a Cristo como Salvador. O povo do Senhor está tão disperso e tão incerto. Não há a coesão de um certo, definido, conhecimento do Senhor, um testemunho distintivo no meio do povo do Senhor.

Eu acho que você percebe, não é, quando você toma o mundo como um todo, e o cristianismo neste mundo, bem, há tantas vozes, como diz Paulo, há tantas vozes no mundo. E enquanto ele continua a dizer "e nenhuma delas sem significação" e parece como se a banda tivesse se desafinado um pouco. Eles podem estar todos tocando sua própria musiquinha, mas não há muito a harmonia entre eles, não é? Não estamos todos dizendo a mesma coisa e uma só coisa, nem todos temos a mesma mente e o mesmo espírito e o mesmo coração. Há uma boa dose de discórdia e aspereza em relação aquilo que é ministrado hoje. O Senhor poderia ter um testemunho claro e distinto no meio de Seu povo. Um povo...mais uma vez o mundo precisa disso, o mundo precisa disso: que a igreja fale uma só voz, fale com autoridade, que eles saibam onde estão, saibam o que Deus quer e que não deve haver sedição nem contradição. Oh, é necessário que esta deva ser a nossa característica, como povo do Senhor. E vamos buscar, sem concessões, e, certamente, sem perder aquilo que é essencial, vamos sempre procurar encontrar o ponto onde somos absolutamente um com uma afirmação.

Bem, há tanto para os cristãos sobre as duas trombetas de prata. Eu lhe disse que ia ser muito elementar! É quase como a primeira classe no culto cristão. Eu quero ir para o outro ponto: alguns dos quais estão aqui esta noite, aqueles que não podem ser incluídos e não se incluem no Israel de Deus entre o povo do Senhor, que realmente não sabem o que significa ser do Senhor de um modo vivo.

Agora, você vê, algumas dessas coisas que Paulo disse sobre os sons das trombetas se aplicavam a essas pessoas; que grande passagem em Romanos 10 sobre o não ser capaz de ouvir a menos que alguém da soe a trombeta, alguém disse a eles, certamente, não sendo capaz de acreditar não tivessem ouvido. Talvez alguns de vocês aqui hoje estejam nessa posição onde você ainda não é o que chamamos de crentes nesse sentido do Novo Testamento de que você pertence ao Senhor e a trombeta tem algo a dizer a você. Paulo fala sobre esse ressoar do Evangelho, ele diz: -

O Seu som Percorreu Toda a Terra

Agora isso é algo para todo o mundo e isso é algo para você, há uma mensagem para você.

Vamos começar a enfrentar esta realidade e isso é um fato extremamente solene...nada profundo sobre isso, mas é um fato extremamente solene que a trombeta está soando, ou seja, que Deus está falando. Deus está tornando Sua mente conhecida no mundo para você, para todos os homens. Deus não está em silêncio. Deus não parou de falar. Ele está falando muito alto hoje e de maneira muito ampla.

Alguns de nós estão se perguntando se Deus não está falando como hoje, pela última vez. Cremos que o Senhor Jesus está voltando. Acreditamos que sua vinda está próxima. Acreditamos que o fim desta dispensação pode ser quase visto. Nós, neste país não estamos tão vivos, sensíveis a isto como alguns estão em alguns lugares. Eu estava a dizer (eu acho que foi hoje, os dias parecem tão longos, eu não tenho certeza se foi hoje ou ontem...) o que eu descobri no outro lado da América apenas uma ou duas semanas atrás, é que lá, para cima e para baixo do lado oeste dos Estados Unidos, um grande número de casas, em um dia como este, estão à venda e para alugar. E vivendo entre muitos deles e vendo todas essas placas, eu perguntei ao meu amigo com quem eu estava hospedado, "Por quê? Há tanta escassez, por que aqui por estas regiões agradáveis as pessoas estão querendo sair de suas casas?"

"Oh," ele disse, "Você sabe que todos aqui estão vivendo como na borda de um vulcão. Eles estão temendo por suas vidas por causa dessas bombas atômicas que eles acreditam que estão vindo a qualquer momento e eles querem ficar longe das áreas povoadas, eles pensam que estarão mais seguros no deserto. Em qualquer lugar, que não seja aqui." E vivendo assim... você sente a tensão e você sabe que é assim e todo mundo fala sobre isso. Eu não sei se é justificável em alguma medida mas por lá eles sabem de tudo sobre isso. Você vê, eu fui para a cidade de Los Angeles em um carro um dia e eu achei que meus olhos estavam começando a ficar tão doloridos, eu mal conseguia mantê-los abertos, e minha garganta se tornou tão seca que eu não conseguia entender. Isso gerou uma dificuldade para falar. E eu expliquei isso ao meu amigo e ele disse: "Bem, eles explodiram uma bomba ontem, está se dispersando aqui."

Isso é apenas uma prova, bem, eu não sou um alarmista, eu não estou tentando assustá-los com nada. Mas nós pensamos que o fim não está longe, e os corações dos homens estão falhando de terror. Você encontra isso lá fora, e a Escritura diz que "homens desmaiando de terror das coisas que sobrevirão sobre a terra." Essa Escritura está verdadeiramente sendo cumprida e nos é dito ser este um sinal dos últimos tempos. Bem, talvez. Consideramos que isto pode ser verdade. Supondo que o tempo está ficando curto para o fim desta dispensação, as pessoas estão ficando nervosas em relação a isso. Supondo...que isso não seja a grande soberania de Deus, porque Ele é soberano, não podemos ver nenhuma outra explicação sobre o que está acontecendo.

Nesta grande campanha [?], por exemplo, e a figura principal desta campanha lá em Glasgow estava aqui em Londres no ano passado e ele mesmo disse: "Não há ninguém que seja responsável por isso a não ser Deus, e eu não sou pregador". E todo mundo que ouve sabe disso. Se você está procurando um sermão maravilhoso bem, você não vai encontrá-lo lá, se você estiver procurando por um grande discurso sobre a teologia, você não vai encontrá-lo lá. É o mais simples. E você se pergunta, você imagina como isso pode ter o efeito que tem. Certamente não está tocando o intelecto, e realmente não está tocando as emoções porque muita gente diz não, isso não é algo emocional. Deus está soberanamente fazendo algo. E isso é amplamente lançado, nós acabamos de ouvir esta noite que se fala sobre isso em Nairobi, pessoas ímpias falando sobre isso, eles ouviram os relatos do que está acontecendo.

Deus está soando a trombeta pela última vez? Será que Ele está soberanamente deixando que a redenção que está em Cristo Jesus seja conhecida a todos os homens? Eu coloco isso na forma de uma pergunta, mas se isso é admissível, permissível, é algo muito solene, não é? Vocês, queridos amigos, se vocês não estão em Cristo, estão ouvindo o som da trombeta, estão, sim, na verdade, hoje à noite, ouvindo ser anunciado que Deus providenciou a redenção para você em Seu Filho Jesus Cristo. Você nunca poderá dizer, diante de Deus, a tempo ou na eternidade: "Eu nunca soube, nunca ouvi falar, eu nunca tive uma chance!" Bem, Deus da mesma forma, soberanamente talvez, trouxe você para ouvir algo que Ele também soberanamente ordenou que isso seja dito. Isso é algo para se pensar.

É uma coisa muito, muito séria ter ouvido o Evangelho da graça de Deus, ter sido informado desta maravilhosa redenção. Colocamos nossos corações nisto esta noite, quando o enunciamos. Acredite, oh pecador, acredite! Receba a mensagem feliz, é verdade, é verdade, é verdade. Deus está chamando você. Deus está te chamando para Ele mesmo, assim como aquelas trombetas chamavam o povo para Moisés, para reuni-los diante Dele. E alguém maior que Moisés está aqui, o Senhor Jesus, pelo soar dessa mensagem hoje a noite, está chamando você para Ele mesmo. Jesus está ternamente, mas em voz alta e, definitivamente, chamando hoje, e a palavra é: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração..." É um chamado de amor, um chamado de misericórdia, um chamado de súplica, mas é um chamado de advertência.

Um Chamado de Advertência

Você não tem o poder para dizer: "Eu vou ouvir a trombeta amanhã." Pode não ressoar amanhã. Você não tem o controle da trombeta, Deus tem. E o Espírito Santo de Deus é o sopro pelo qual a trombeta soa. E você não pode pedir ao Espírito Santo para falar com você num outro dia. Ele diz: "Hoje, se ouvirdes, hoje... Eu não garanto nada depois de hoje, eu chamo hoje." "Hoje, se ouvirdes a sua voz..." Sim, é amor, é misericórdia, mas é uma solene advertência. Parecem haver dois tons se misturando nesse som, é um som alegre, é um som alegre, quão abençoado, quão agradável é o som do Evangelho, é o som do Evangelho e o 'Evangelho' significa "boas novas". É uma boa notícia soando: Deus tem, por Seu Filho, pela morte de Seu Filho, por Seu Filho ter levado os nossos pecados e nosso julgamento, Deus providenciou a redenção. Isso é uma boa notícia para vocês, queridos amigos, para vocês Ele proveu. Esse é o som alegre. O salmista fala do som alegre e que são abençoados os que ouvem o som alegre. E, no entanto, e ainda assim, misturado com o som festivo há um som solene.

A Bíblia fala de festividades solenes; festividades solenes, a mistura de alegria e solenidade por causa tremendas questões envolvidas. E você não quer que eu faça diferente do que lhe dizer que é solene e muito terrível fechar o seu coração e os seus ouvidos para o falar de Deus. Há muita coisa envolvida, muita coisa envolvida, oh, tudo está envolvido!

Lembro-me tão bem de alguns anos, sim, há muitos anos, eu estava visitando a casa de um amigo e veio a essa casa naquela noite um homem e ficamos conversando depois da refeição da noite. E ele disse: "Eu, de alguma forma ou de outra, senti que tinha que vir aqui esta noite." Ele tinha vindo do outro lado da aldeia. "De alguma forma eu senti que tinha que vir aqui esta noite, eu não sei por que, eu não posso sequer explicar, mas aconteceu." Então eu disse, "Oh, bem, provavelmente a medida que falarmos vamos descobrir por quê." E eu comecei a falar com ele. Não demorou muito para que nós descobríssemos o porquê, Deus tinha interesse naquela vida para a qual eu tinha sido levado aquela noite. E eu disse: "O que acha disso?" e ele disse: "Bem, eu tenho que ir embora e pensar sobre isso."

"Bem", eu disse: "Não pense muito, chegue a uma conclusão o mais rápido possível." Ele foi embora, não ouvimos nada dele por um tempo. Estranhamente, eu estava na mesma casa algumas semanas depois e o mesmo homem chegou no mesmo horário! Ele parecia um pouco envergonhado quando soube que eu estava lá de novo, e de qualquer forma eu estava a serviço. Em pouco tempo eu disse: "Bem, e sobre aquele assunto?" e saiu: "Você disse que acreditava que Deus fez com que você viesse do outro lado da cidade, aquela noite. E então?" E ele disse: "Sim, eu pensei sobre isso, e então eu fui consultar alguém sobre o assunto..." (um ministro, a propósito, um ministro que ele passou a conhecer) "e ele disse "Oh não se preocupe com essas coisas. Não se preocupe com essas coisas, não se torne um fanático. Está tudo bem, está tudo bem."

Bem, eu disse: "Ah, então é este homem ou é Deus! Você disse que acreditava que Deus tinha te trazido, falado com você e levantado uma questão e, em seguida, você permite que um homem contradiga a Deus e diga: ‘não importa o que Deus diz’." Bem, novamente tocamos no assunto e ele disse: "Eu não posso fugir disso, eu acredito, eu acredito que é o que Deus quer." Ele foi direto ao ponto novamente, mas ele não cederia. Ele foi embora de novo, e aconteceu alguns meses antes que eu o visse e pela terceira vez aquilo aconteceu, e ele ainda não respondeu a Deus. E, em seguida, algum tempo depois eu estava do outro lado da cidade, caminhava por uma determinada estrada, vi um homem vindo em minha direção em uma bicicleta - ele ficou a uma distância onde era possível reconhece-lo - eu vi quem era, e ele deu a volta em sua bicicleta e tomou outro caminho. E ouvi mais tarde que aquele homem tinha caído de cabeça no pecado e perdeu toda a esperança, caiu bem fundo em uma condição perdida. Não corra esse risco.

Quando Deus fala, quando Deus te traz aonde a trombeta está soando é uma coisa muito, muito grande que está em jogo: se você responder ou se você disser: "Bem, eu vou pensar sobre isso" ou "Eu preciso perguntar a fulano e fulano sobre o assunto e ver o que eles dizem." Ou qualquer outro tipo de prevaricação. Não, não, o Senhor diz: "Hoje, se ouvirdes a Sua voz..." Enquanto é hoje...tudo pode depender disso.

Eu não estou tentando ser emocional, não estou tentando ser sensacionalista, mas estou dizendo a trombeta soa, a trombeta soa, você já ouviu isso, o Espírito de Deus falando com você e dizendo esta noite o que Deus quer naquilo que te diz respeito. Ele quer você para Ele mesmo como um dos Seus remidos no gozo da redenção. É você deve dizer, "Sim, eu ouvi e respondo, venho, atendo o chamado." Que Deus te influencie assim para que você faça isso.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.