Austin-Sparks.net

As Reações de Deus às Deserções do Homem

por T. Austin-Sparks

Capítulo 2 - A Reação Divina

Consideremos um pouco mais algumas das indicações da existência de uma verdadeira crise no tempo em que Paulo escreveu estas cartas a Timóteo. Temos notado a primeira característica dessa crise na partida iminente e retirada do próprio Paulo da cena. Sem dúvida o Apóstolo estava escrevendo principalmente por esta mesma razão. As coisas que ele estava dizendo a Timóteo foram ditas em grande parte porque ele estava indo. Estas coisas precisavam ser ditas, por causa de que a responsabilidade iria ser deixada para outros, e particularmente para Timóteo. Se tratava de uma mudança muito grande, que Timóteo e os homens fieis mencionados pelo Apóstolo (2 Tim. 2:2) assumissem a obra e a responsabilidade, para permanecer no lugar que Paulo ocupara. E assim, o Apóstolo estava lançando a carga muito fortemente sobre Timóteo e estes outros, por causa da sua partida muito próxima.

Depois, tomamos nota dessa secessão dele mesmo, à qual ele se refere. Todos os que estavam na Ásia se apartaram de mim; eles não estavam mais preparados para seguir Paulo, não mais permanecendo com ele na verdade e no propósito para o qual ele dera a sua vida, não mais fieis à grande revelação que Deus dera a ele. Provavelmente eles não tiveram uma adequada apreensão de como de grande era a coisa que tinha vindo através de Paulo. Pois é difícil acreditar que qualquer um que teve uma verdadeira apreensão da grandeza daquelas coisas poderia se afastar assim. Todavia, apesar disso, eles estavam deixando Paulo, o qual significava que eles estavam deixando o que Paulo procurara realizar.

O Perigo da Negligência Moral

Além disso, começamos a notar a mudança em direção a uma verdadeira depreciação espiritual, indicada pelo conteúdo destas duas cartas. Não levarei você para cada fragmento e cada passagem indicativo destas coisas, mas não leva muito tempo para ler estas cartas, e sugeriria que, após observá-las, você as tome novamente e as leia cuidadosamente. Leia-as uma e outra vez. O Apóstolo refere-se a coisas que são mais do que tristes ou graves - são muito más. São coisas que estão lentamente avançando e tendo espaço dentre cristãos, tais como a negligência moral - descuidado na conduta e relacionamentos morais; verdadeiramente um sinal de uma redução espiritual do temperamento, temperatura, padrão. Os começos disso, quanto à Igreja, no que dizia respeito ao Cristianismo, são rastreáveis nestas cartas. O Apóstolo está dizendo, com efeito: 'Estas coisas não podem ir juntas: espiritualidade - uma real, verdadeira vida espiritual - e negligência moral'.

Provavelmente, você pense que é um assunto terrível sequer mencionar isso. Não sei se é assim, mas o mundo é um lugar terrível, um lugar terrível, moralmente, e todos nós temos que viver aqui. a atmosfera está cheia disso, os jornais estão cheios disso, e não é sempre fácil manter essa atmosfera, ou mesmo esse tipo de vida, totalmente no limite. Ela própria se insinua, e é um meio muito, muito persistente empregado pelo Diabo, para arruinar a vida espiritual. O inimigo não terá escrúpulos para capturar o povo de Deus no rumo da negligência espiritual, e se ele fizer isso, ele terá arruinado o testemunho deles.

Você lembra que inciamos o nosso último capítulo nos referindo ao Tabernáculo como o santuário do testemunho de Deus, e o reconhecimento de Deus da necessidade de reforçar os cantos, os pontos decisivos - isto é, reforçar a espiritualidade contra os riscos e perigos de uma esquina, uma mudança de uma linha para outra. Veja, é o TESTEMUNHO que está envolvido. E me permita dizer isto: que, longe de serem os menos envolvidos, ou os mais imunes, os cristãos estão em mais perigo desta mesma coisa do que qualquer outra pessoa. Se o inimigo conseguir rebaixar o nível de vida de um cristão, ele terá dado um golpe de mestre. Se ele puder vencer um servo de Deus lá, ele terá certamente consolidado seu terreno contra o testemunho de Jesus. Aí existe uma longa e terrível história; explica muito. Daí - 'Timóteo, Timóteo, "fuja das paixões da mocidade" (2 Tim. 2;2): tenha cuidado da invasão e incursão desta negligência moral que está no mundo - fuja dela'. É essa uma palavra desnecessária? Me perdoe, se você pensa assim. Mas temos que nos reforçar contra qualquer coisa dessas por causa do testemunho.

Comportamento e Vestuário Apropriado na Casa de Deus

Mas isso não é tudo. Devo dizer aqui algumas coisas que preferiria não dizer, e se não se aplicarem pessoalmente a você, a sua iluminação e consciência podem ser úteis para outros que estão em perigo. Pois uma outra característica da mudança e redução do nível da espiritualidade identificada nesta carta é o comportamento impróprio na Casa de Deus. A Casa de Deus é mencionada, como você percebe aqui, e uma das palavras enfáticas de Paulo aqui é "como se deve proceder na casa de Deus" (1 Tim. 3:15); é por isso que ele escreveu isto. Existe tal coisa como comportamento impróprio. E ele diz respeito às mulheres - as mulheres com vestido impróprio, ou falta de vestido apropriado. Ora, isso não é algo que gostamos de mencionar, mas não deveria ser mencionado? É uma marca de pobre vida espiritual, de um baixo nível espiritual, quando isso acontece; estas coisas são um barômetro da vida espiritual. Pois a espiritualidade é preeminentemente prática. Quando falamos de coisas 'espirituais' e 'espiritualidade', pessoas às vezes fazem uma piada disso dizendo, 'Ó, eles são tão espirituais!' Bem, se você pensa ou fala assim, você não tem nenhuma ideia do que a espiritualidade é. Espiritualidade é tremendamente prático: aborda seu vestido, aborda seu comportamento, aborda a sua conduta como um cristão! Espiritualidade diz, 'você não exagerará e você não diminuirá; você terá um apropriado, digno comportamento'. Isso é o que está aqui.

Mas não é uma pena que estas coisas que Paulo escreveu, a respeito de mulheres, irmãs, por exemplo, têm sido tratadas como assuntos em si mesmos, ao ponto de Paulo ter sido censurado por ele jamais ter dito tais coisas? Essa é uma completa manipulação. Por que não reconhecer que isto é estabelecido num declínio do Cristianismo, e que estas coisas são marcas de declínio espiritual? É por isso que essas coisas têm que ser faladas; não são coisas em si mesmas. Naturalmente, você pode ter seus sentimentos quanto a isso. Você pode, por exemplo, ser chamado de antiquado, desatualizado; você não se adaptou aos tempos. Mas se você é espiritual, você terá um outro tipo de argumento. Você não ficará ultrapassado, e você não se adaptará aos tempos: você se adaptará ao Céu, e esse é um padrão totalmente diferente.

Os Começos do Formalismo, Institucionalismo, Eclesiasticismo, na Igreja

Note-se as outras indicações nestas cartas. Do lado de fora havia o começo de uma situação totalmente nova com o próprio Cristianismo. Temos indicado bem claramente o começo do eclesiasticismo, clericalismo, formalismo, burocracia, nas ordens cristãs. Está tudo aqui, têm começado. Paulo morreu, Paulo foi executado, e houve um período de uns vinte e cinco anos sem qualquer registro histórico do que estava acontecendo. Depois, chegamos aos escritos de João, seguidos outra vez por um silêncio. E então os homens começaram a escrever, e nós temos os escritos de homens chamados os Pais. O que encontramos? Logo que eles começam a escrever, no fim do primeiro século cristão, descobrimos que o clericalismo está em plena força, como também o eclesiasticismo. Todo o princípio dos homens espirituais como encarregados fora convertido num sistema de prelados, bispos, e coisas assim - um acordo de sistema Neo Testamentário. Isto é oficialismo: homens em posições elevadas de forma eclesiástica, governando numa maneira oficial. Isso entrou; aqui estão os começos. O que fora espiritual - homens espirituais, homens de Deus, funcionando como encarregados da Igreja e das igrejas, por causa de que eram homens espirituais - agora dera lugar a homens que são oficiais, eclesiásticos, clérigos, e assim por diante. Uma mudança tremenda tem ocorrido, e tem acontecido ao longo de toda a história da Igreja.

As ordenanças cristãs mudaram e as doutrinas cristãs também. A ordenança do batismo, por exemplo, foi mudada no fim do primeiro século. Não vou me alargar nestas coisas; estou tratando elas como indicações de uma mudança - uma viragem de esquina - a entrada agora de algo organizado no lugar daquilo que era orgânico, de algo institucional no lugar daquilo que era espiritual. É o afastamento do que era espontâneo. E quão espontâneo era! Nos primeiros dias a Igreja estava simplesmente brotando e persistindo, expandindo e crescendo pela vida pura que estava nela; agora é organizada, agora é uma entidade autoconsciente, fazendo suas próprias nomeações, e assim por diante. A mudança levou à infinita perda de poder, e a todas as condições infelizes que nós temos hoje.

Homens Responsáveis na Igreja Devem Ser Homens Espirituais

Ora, a questão é que o Espírito Santo viu esta usurpação, viu esta coisa começando, e procurou reagir. Ele escreveu estas cartas através de Paulo, destacando que os anciãos e encarregados na Igreja devem ser essencialmente homens espirituais: eles devem ser conhecidos pelas suas vidas e medidas espirituais, como também pelo carácter moral deles; e tudo na Casa de Deus deve ser espiritual em sua natureza e valor, não oficial. A palavra de Deus, então, agora e sempre, é: Se você quer recuperar o poder do testemunho neste mundo, restaure a espiritualidade! Se você quer ter esse impacto e registro que fora conhecido no princípio você deve recuperar o estado espiritual que existia no princípio. Tudo deve ser como ISSO, e não como isto. A posição de um homem na Casa de Deus depende, no que a Deus diz respeito, de seu valor espiritual, e mais nada. Você pode vesti-lo e decorá-lo e 'ensenhoreá-lo', e chamar ele com este ou aquele nome, mas com Deus não é mais do que o valor espiritual do homem que conta.

E o que é verdadeiro na esfera dos que estão em posição de responsabilidade é verdadeiro de todos. Paulo chama a Timóteo "homem de Deus"; na verdade, ele o faz pessoal, e diz, "Ó homem de Deus..." Isso é por causa da posição particular de responsabilidade de Timóteo; mas, note bem, Paulo usa essa frase em relação a todos os demais também, no mesmo escrito. Por que as Escrituras são dadas e para quem são dadas? São apenas dadas para Timóteo e para encarregados, e para homens em responsabilidade particular? De modo nenhum. "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para" isto e aquilo, "Para que o homem de Deus..." (2 Tim. 3:16,17). Então, se você tem as Escrituras, você entra nessa categoria, sob essa designação; você deveria ser um homem de Deus, uma mulher de Deus. Todos nós devemos ser 'homens de Deus'. Quais são os homens de Deus? Outra vez, esse título pertence somente àqueles que estão numa posição espiritual, não em nenhuma posição formal, oficial. Eles estão onde estão por causa de suas vidas, medidas, valores espirituais. Não podemos sublinhar isso muito fortemente.

Nós assim, vemos algo da crise envolvido nesta mudança, do que era interno para tudo sendo externo - oficios e funções, posições e títulos - a introdução do formalismo. Paulo está trazendo-o de volta, para onde deveria estar - para a pessoa em si. É aí onde ele o prende. A fim de recuperar, e salvaguardar, e proteger, a responsabilidade deve estar nas mãos de homens e mulheres espirituais.

Os Escritos de João: Uma Chamada Renovada para a Espiritualidade

Estas são indicações do curso das coisas, da mudança que estava vindo sobre o Cristianismo, e, como disse anteriormente, existe muita prova disto. Paulo partiu, mas em algum lugar João continuava. Você sabe que Paulo partiu no terrível holocausto da perseguição que levou João ao exílio. João está num lugar - e então ele escreve seu Evangelho, o Evangelho da preeminente espiritualidade. Você não precisa que eu fique para mostrar que o Evangelho escrito por João foi escrito com o objetivo de trazer as coisas de volta aos princípios espirituais. E depois ele escreve as suas cartas: e as cartas de João estão só cheias, de princípio a fim, de fundamentos espirituais - vida, luz, amor, e assim por diante. E quando você chega à sua Revelação, e lê aqueles capítulos contendo o desafio do Senhor para as igrejas na Ásia - as igrejas de Paulo - o que você encontra? Pleno desenvolvimento daquelas coisas das que temos acabado de falar! Negligência moral: "toleras a mulher Jezabel"; formalismo, demonstração vazia: "Tens nome de que vives, e estás morto"; e assim por diante. Aquela coisa aconteceu.

Mas, de novo, qual é a reação do Senhor? É uma reação para uma posição espiritual. Que são os 'vencedores'? Os vencedores simplesmente são aqueles que têm mantido ou recuperado o terreno espiritual. Não é fácil, numa palavra como esta, no curso atual das coisas, no Cristianismo como tem se tornado, recuperar ou manter puramente o terreno espiritual. Você sofrerá, assim o Senhor disse. Me atrevo a dizer que é muito mais difícil manter um claro, direito curso espiritual na vida cristã, do que viver apenas como um cristão neste mundo. Viver como um cristão no mundo pode ser difícil, mas você descobrirá que existem dificuldades no Cristianismo que você nunca confrontará no mundo. Estou certo? Sim, "E assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa" tem um significado muito maior. Um curso espiritual no Cristianismo é extremamente difícil - por causa dos cristãos. O Cristianismo tem se tornado em grande medida o inimigo da espiritualidade.

Estas são coisas difíceis de dizer, mas, veja, é uma questão da eficácia do testemunho, da pureza do testemunho. Não estou no momento tratando sobre o lado doutrinário das coisas. Uma grande parte destas cartas é entregue por motivo do desvio de doutrinas primitivas. E tratarei disso em certa medida mais tarde. Com o que estou interessado justamente agora é de demonstrar duas coisas: primeiramente, que este tipo de crise acontece, é o tipo de coisa que acontece uma e outra vez, é um perigo constante pela frente, cair do pleno, elevado, nível espiritual para o qual o Senhor tem chamado, se distanciar para algo mais baixo e algo menor; e depois, em segundo lugar, que Deus tem sempre reagido, e ainda reage tentando obter Seu povo num nível mais espiritual das coisas, aumentar suas medidas espirituais, suas vidas espirituais. É o único caminho para vencer, é o único caminho para conseguir passar e (para voltar às cartas novamente) para no final devolver o depósito intato ao Senhor. "Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado" (1 Tim. 6:20). 'Guarda o depósito! Devolva-o no final, imaculado, preservado, irredutível, intato!' Paulo, nessa mesma questão diz: "Acabei a carreira, guardei a fé" (2 Tim. 4:7) - 'Timóteo, o assuma e faça o mesmo'. Esse é o efeito disso. "Guarda aquilo que te foi confiado" - o depósito de Deus.

Timóteo um Instrumento da Reação Divina

Ora, vamos para a reação Divina mais particular e especificamente. Gostaria de lhe pedir que tome nota disto. O próprio Timóteo está neste ponto sendo apontado como o instrumento da reação Divina para com a tendência existente das coisas. E portanto, Timóteo assume o papel de um SINAL. Ora, isso não é uma nova ideia na Bíblia, não é? Ezequiel foi informado pelo Senhor que Ele tinha feito de ele um sinal para a casa de Israel (Ez. 12:6,11; 24:24,27). E Timóteo entra nessa posição ou função, como um sinal: ele mesmo deve ser indicativo de quais são as características espirituais, o que a espiritualidade é. Olhemos para Timóteo - primeiramente, podemos dizer, negativamente - lembrando que ele é em si mesmo um simbolo de coisas essenciais para a restauração. Nós vamos achar muito conforto e ajuda aqui, todos nós. Quais são estas coisas?

Primeiramente, fraqueza. Você pode desprezar Timóteo, se você quiser; eles fizeram isso quando ele estava vivo. Paulo lhe disse: "Ninguém despreze a tua mocidade" (1 Tim. 4:12). Naturalmente, ele foi desprezado, e estava em fraqueza. Depois, dependência. Parecia como se Paulo estava lhe fornecendo um par de muletas para ajudá-lo a se manter em pé! Muito do que Paulo escreveu a Timóteo indicavam estas coisas sobre ele. Falando de Timóteo naturalmente, você poderia dizer que ele era evidentemente muito tímido, um tipo de jovem muito nervoso, que precisava todo o tempo ser animado. Certamente, Timóteo devia ter sido muito fraco, vendo que todas estas coisas eram necessárias!

Fraqueza e Dependência o Terreno para a Espiritualidade

Olhe dessa maneira, se você quiser; mas existem outras maneiras de olhar para isto. Este é o mais adequado e promissor terreno para a espiritualidade - na verdade, é absolutamente essencial para a coisa que Deus está atrás e que Paulo estava atrás! O que diremos sobre Timóteo? Paulo tinha uma opinião muito boa dele; Paulo, que normalmente não errava no assunto da sabedoria e discrição, colocou Timóteo numa posição muito, muito importante. Timóteo era um apóstolo, embora ele nunca fora assim chamado. Timóteo era um ancião, embora ele nunca fora assim chamado. Mas Timóteo era mais. Havia em Timóteo uma combinação de todas as funções, de um evangelista até um edificador de igreja. "Faça a obra de um evangelista". Ele era O ancião dentre os anciãos da igreja em Éfeso - não era uma pequena responsabilidade! Considere Éfeso. No que era que Paulo estava pensando ao enviar alguém como Timóteo para pôr as coisas corretamente em Éfeso, para tomar conta em Éfeso, para corrigir e edificar em Éfeso? É absurdo enviar um jovem como esse, deste tipo!
Bem, as habilidades espirituais e naturais estão em mundos completamente diferentes! E quando Deus reage para restaurar, ou age para prever contra uma ameaça, um perigo que tem as características que temos descrito, Ele reduz o Seu instrumento ao nada - Ele o esvazia e o faz mais consciente de sua fraqueza e de sua dependência do que qualquer outra coisa. Nesta maior obra de Deus do que todas - manter o Seu testemunho em absoluta pureza e verdade - não existe nenhum espaço qualquer - dentre os que estão envolvidos, para suposições: para assumir que são alguma coisa, ou assumir que podem fazer algo, ou assumir que eles são chamados para isto ou aquilo. Não existe espaço, também, para presunções - isto é, se antecipar a Deus, se antecipar ao Espírito. Não exste espaço para a autoimportância, para a autossuficiência, para a autoafirmação - nenhum espaço para qualquer coisa destas. Se você e eu vamos ser usados para propósitos espirituais, Deus fará com que sejamos esvaziados completamente de qualquer coisa dessas, até que saibamos que de todos os homens nós somos os mais inaptos e inadequados para a coisa que Deus tem nos chamado; que de todas as perspectivas naturais não temos nenhum direito sequer para estar nessa posição. Essa é a maneira de Deus fazer homens e mulheres espirituais.

Força Através da Graça

Ora, se você for perspicaz na sua atividade mental, você poderia ter pensado que você está-me apanhando nisto, porque nestas cartas, Paulo está dizendo a Timóteo que ele deve ser forte, e eu acabei de dizer que ele deve ser fraco! Paulo é tão bom como para lhe dizer que deve estar cheio, e eu acabei de dizer que ele deve estar vazio! Ah, sim, mas se Timóteo era para ser tudo que Paulo disse que ele fosse, então tudo seria espiritual e não natural. É isso confirmado pelo contexto? claro que é! "Seja forte" - mas não para por aí. "Seja forte na graça que está em Cristo Jesus" (2 Tim. 2:1). Isso não é força própria, isso não é força natural de qualquer tipo. "A graça que está em Cristo Jesus" - seja forte nisso. Então vemos qual é a força no caso de Timóteo, como o símbolo do método e meio reativo de Deus num dia de declínio. A força é para ser força espiritual.

Isso funciona para ambos os sentidos. É uma palavra de encorajamento para os que estão conscientes da ausência da força, quem somente sente suas fraquezas; como para dizer: 'Olhe aqui, esse não é de modo algum o critério, quão fraco você se sente: o critério é "a graça que está em Cristo Jesus"'. E funciona para o outro sentido. Se algum de nós sentisse que pode fazê-lo, e forçamos a situação ou a posição, e a enfrentamos, assumindo ou presumindo, então nós passaremos uma má hora sob a mão de Deus - isto é, se nós vamos ser uteis para o Senhor. Qualquer uma dessas atitudes irá ser despida.

Toda Função para ser Espiritual, Não Natural ou Oficial

"Que ninguém despreze a tua mocidade". Bem, então, qual é para ser a reação de Timóteo quando ele encontrar homens o desprezando? Suponha que você é um jovem: como você reagiria se você estivesse no seu lugar, e eu dissesse: 'Não deixe que eles lhe desprezem!' 'Não deixe que eles tenham essa atitude para com você!?' O que você faria? Você poderia muito bem agir na carne, não poderia? Como dizem em América, você poderia começar a ser 'pretensioso' - vaidoso, eles querem dizer - e arruinar tudo por uma falsa dignidade, por uma pessoalidade artificial que não é você mesmo. Autoridade na Casa de Deus é espiritual. Existe autoridade num homem ou mulher que tem real medida espiritual, que pesa, que conta, e tem influência. Eles devem ser despidos naturalmente, mas encontre medida espiritual neles, e você descobrirá que em tempos de dificuldade eles são aqueles para os que as pessoas se voltam. Abordaremos de novo a autoridade espiritual mais tarde.

O conhecimento e o entendimento devem ser espirituais. O ofício, se você quiser usar essa palavra, seja de um ancião, encarregado, mestre, evangelista, ou seja qual for, é para ser espiritual, não oficial. Você faz isso porque você é isso. Simplesmente surge porque assim é como você é espiritualmente constituído - é como o Espírito Santo constituiu você. E é penoso tentar ser um evangelista, ou um mestre, se o Espírito Santo não tem lhe constituído um, ó, as tragédias que temos visto, através de pessoas tentando ser mestres, ou seja o que for, porque eles gostam, lhes agrada, sem o Espírito Santo não os terem qualificado para isso. É simplesmente como a cauda do pavão* - quando desaparece! Ainda pavoneando-se por aí, mas sem nada atrás! Existe algo mais patético? Qual é o proveito disso tudo, se não é do Espírito Santo?

Resistência Somente Possível Através de Medida Espiritual

"Resiste dureza" - aflições - "como bom soldado" (2 Tim. 2:3). Resista. Apenas pense por um momento para o que Timóteo foi chamado a resistir naquele tempo. Talvez você não faça ideia da situação. Ultimamente tenho lido o relato daquelas perseguições dos cristãos que ocorreram através de Nero, e através dos judeus - os horrores indescritíveis de crueldade aos homens, às mulheres, às crianças, às famílias. Chocaria você se mencionasse as indescritíveis atrocidades desumanas que literalmente centenas de milhares de cristãos sofreram às mãos daqueles Imperadores Romanos. Quando Nero ordenou a queima de Roma, uma desculpa tinha que ser achada para que a culpa caísse sobre alguém, e caiu sobre os judeus: e os judeus disseram, Não, foram os cristãos; e portanto, os cristãos foram capturados. Você não fica surpreso com os sofrimentos dos judeus, não é? Não somente Cristo, mas centenas de milhares de Seus preciosos filhos foram torturados em inexplicável agonia, por muitas décadas.

Timóteo estava na presença dessa crescente sombra. Ele sabia que seu pai em Cristo estava na prisão e em breve sofreria a morte. Ele sabia que aqueles que tinham estado perto de Paulo em Roma o tinham deixado. E Paulo disse: "Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam" (2 Tim. 4:16). Timóteo estava na presença disso! Resistência! Quem PODERIA resistir senão pelo grande poder do Espírito? Você requer medida espiritual para isso, você precisa do poder resistente de Cristo para isso; isso é resistência espiritual, não apenas coragem natural.

Vemos, então, que sempre o risco para a Sua Igreja, sempre o perigo, quando as coisas estão ameaçando, e uma mudança parecer estar vindo, o Senhor, em primeiro lugar, sempre tenta obter o Seu povo num terreno espiritual mais elevado: Ele sempre procura aumentar a medida espiritual, para elevar as coisas sobre o meramente profissional e formal até o terreno da vida espiritual e carácter espiritual. E, em segundo lugar, Ele procura nos lembrar de que somos 'HOMENS DE DEUS': não somos os homens de um sistema, os homens do mundo, nem os homens de nossas próprias ambições - somos os homens de Deus. É significativo, não é, o nome de Timóteo (Timo-theos) significa 'honrando Deus'. Essa é a chave para tudo, assim como com ele, assim também conosco; isso é espiritualidade.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.