Austin-Sparks.net

As Reações de Deus às Deserções do Homem

por T. Austin-Sparks

Capítulo 3 - O Recurso Divino

Pensando sobre Timóteo como sendo um simbolo da necessidade, e do método de Deus para supri-la, destacamos, por um lado, as carências de Timóteo - ele sendo apresentado nestas cartas como alguém que precisa de ajuda em todos os aspectos - e, por outro lado, a exortação que o Apóstolo deu para ele enfrentar, a tremenda responsabilidade que o Apóstolo indicou para recair sobre ele. Destacamos todas as palavras de exortação e ordenanças, que pareciam fazer uma demanda muito grande sobre este jovem. "Ó Timóteo...", diz o Apóstolo, "Conjuro-te diante de Deus... e ele apela mais de uma vez para ele "ser forte", "Sofre comigo como bom soldado", "Procura, isto sim, apresentar-te aprovado diante de Deus", e assim por diante. E tudo isto, como vimos, aconteceu à luz da situação que estava se desenvolvendo naquele tempo - a terrível, terrível perseguição dos cristãos que estava ocorrendo, para a qual Paulo, logo após escrever esta último carta, caiu como vítima - e Timóteo sabia de tudo. Certamente, estava sendo colocado muito sobre um vaso frágil. Estavam se fazendo tremendas exigências sobre alguém que, em si mesmo, falando naturalmente, não era de grande importância. Até fisicamente ele aparentemente estava abaixo do par, pois o Apóstolo refere-se às "tuas frequentes enfermidades". Evidentemente, Timóteo caia sob uma doença, repetida e frequentemente.

Bem, a que equivale tudo isso? Este é o ponto; só precisamos enfatizá-lo novamente. Paulo não estava chamando Timóteo para ser mais homem do que ele era; ele não estava chamando ele para ser um tipo de super-homem. Se falássemos uns com os outros assim quando estivéssemos um pouco abatidos, não nos levaria muito longe. Se na nossa linguagem humana usássemos expressões como: 'Bem agora, recomponha-se!' ou: 'Agora então, nada disso, não cedamos!' ou: 'Lembre, você é um homem, lembre que você é uma pessoa responsável! Você deve se comportar melhor!' - Não sei quão longe chegaríamos. Poderia nos deixar agravados ainda mais, completamente envergonhados de nós mesmos; criaturas tão totalmente inúteis que quereríamos livrarmos disso inteiramente. E assim poderia ter se sentido Timóteo, se isto tivesse sido o que Paulo estava fazendo. Ele poderia ter dito, 'Bem, Paulo evidentemente não acha muita coisa de mim; ele tem uma opinião muito pobre acerca de mim. Eu não presto para nada - melhor que eu simplesmente desista de tudo'.

Mas não era isso o que Paulo estava fazendo. É importante destacar esta grande característica sobre suas cartas; provavelmente nos aprofundaremos nisso em outras conexões mais tarde. Paulo não estava dizendo a Timóteo para ser um super-homem - pois se requereria um super-homem para aguentar esta situação, para carregar a carga, para satisfazer estas emergências - ou para ser mais homem do que ele era, NELE MESMO. Paulo estava indicando a Timóteo durante o tempo todo que a própria vida e obra de Timóteo, seu ministério e a sua posição de responsabilidade, recaía sobre uma base Divina e sobrenatural. "O dom de Deus que está em você..." Paulo se refere a isso mais de uma vez nas suas cartas (1 Tim. 4:14; 2 Tim. 1:6). "Deus não nos deu um espírito de covardia" (2 Tim. 1:7). Leia-as novamente e perceba isto. A força que Timóteo era para ter, a capacidade que era para ser dele, para realizar e para resistir, era uma força e uma capacidade que não poderia vir de nenhuma fonte nele mesmo. e Paulo estava chamando ele para ser, um super-homem - mas não em si. "Se fortaleça na graça que está em Cristo Jesus" (2 Tim. 2:1). Ele realmente estava sendo chamado para ser e para fazer mais do que qualquer pessoa humana poderia se comparar; muito mais do que era possível mesmo para o melhor dos homens, o mais forte e o mais sábio dos homens - muito menos um Timóteo! Mas o Senhor nunca põe sobre nós uma impossibilidade. Se ele encarrega, se Ele chama ou demanda, Ele providencia: é a Sua força, é a Sua sabedoria.

Os Cristãos são Super-homens em Cristo

Ora, sem levar isso mais longe, o trago para este ponto central. Por mais difícil que seja para você e para mim acreditar, especialmente em certas horas, é verdade que num sentido, e num verdadeiro sentido, todo cristão é um super-homem ou uma super-mulher. Todo cristão deveria ter conhecimento e entendimento daquilo que nenhuma outra pessoa na sua maior sabedoria pode saber. Todo cristão deveria fazer o que ninguém fora de Cristo pode possivelmente fazer; e todo cristão deveria atravessar o que ninguém mais pode atravessar, da maneira na qual um cristão deveria atravessar. Existem demandas impostas sobre cristãos que são super humanas. Existem recursos dados a cristãos que são sobrenaturais. A vida cristã é sobrenatural, de inicio ao fim.

É muito importante para jovens cristãos reconhecerem isto, e para todos nós recordarmos. Quando toda a história é contada, quando conhecemos como somos conhecidos, quando vemos todas as coisas claramente e não mais através de um espelho escuro, o pensamento que, tenho certeza, se apoderará de nós, será este: 'levou o infinito poder do Poderoso Deus para fazer aquilo, e não o sabia!' A nossa salvação demandou isso. A salvação não é uma simples coisa pequena que temo muitas pessoas acham que é, ou imaginam que seja. Por mais simples que possa ser o momento decisivo, existem vastas imensidades do poder Divino por trás do renascimento de qualquer alma. E para conseguir com que essa alma atravesse e seja levada finalmente para a Sua presença, glorificada, exige a "suprema grandeza do seu poder para conosco". Graças a Deus, esse poder está disponível!

Ora, não é isso verdadeiro, queridos cristãos? Você tem permanecido tempo suficiente no caminho. Você sabe muito bem que você não conseguiria atravessar; você poderia ter dito, 'não adianta, eu desisto de tudo', e assim, teria contemplado um outro curso, procurado uma saída - a situação era tão difícil, tão desgastante. Certamente, poderia até mesmo ter sido pior: talvez você realmente quebrasse, e ficasse tudo em pedaços. No entanto, a despeito de tudo, a despeito de você mesmo, a despeito do diabo e de todas suas forças, você está aqui! Como você o explica? Bem, existe algo que o explica, que não está em nós, e nesse sentido teremos ultrapassado uma tremenda força de oposição e antagonismo para conseguir chegar até um glorioso final. Tenho dito muitas vezes que, quando chegarmos lá, olharemos uns para os outros e diremos: 'Bem, irmão, estamos aqui! Você não esperava estar, não é? - mas você está!' Sim, mesmo Timóteo estará lá. Com tudo que ele tinha que enfrentar, e tudo que foi posto sobre ele, ele ainda poderia "ser fortalecido na graça que está em Cristo Jesus". Isso nos eleva acima do nível de qualquer possibilidade humana.

Lembremos que deveríamos, como cristãos, sermos algo mais do que, e mais maravilhosos do que, qualquer outra pessoa neste mundo, em todos os sentidos. Que o Senhor nos ajude a tomarmos posse daquilo que Ele tem apresentado para nós - pois é miraculoso. "toma posse" diz Paulo, "da vida eterna".

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.