Austin-Sparks.net

O Evangelho do Reino

por T. Austin-Sparks

Capítulo 4 - A Prioridade do Reino

"Não andeis ansiosos... qual de vós, por ansioso que esteja... por que andais ansiosos? ...Portanto, não vos inquieteis... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas" (Mat. 6:25, 27, 28, 31, 33).

Lembremos novamente, e mantenhamos claramente diante de nós, que o significado fundamental da palavra que fora traduzida na nossa palavra inglesa 'reino' é GOVERNO SOBERANO. Imediatamente, então, ficará evidente que este versículo 33 que lemos toma um significado e valor novo: 'Buscai, pois, em primeiro lugar, o governo soberano de Deus, e então consequentemente todas estas coisas serão acrescentadas'.

Observe o contexto. Este versículo é achado mesmo no coração do que tem chegado a ser chamado 'o sermão da montanha', o qual abrange três capítulos inteiros, 5, 6 e 7 - cento e onze versículos. Este é o primeiro de cinco discursos pelo Senhor registrados por Mateus. Você perceberá, ainda, que o que há aqui foi dado primariamente para os Seus discípulos, quem eram o núcleo desta soberania, este governo, este Reino. "Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo" (Mat. 5:1-2): de modo que é evidente que isto tem a ver com os que estão imediatamente e essencialmente dentro do limite e significado deste governo soberano. Dr. Campbell Morgan chama esta seção: 'Jesus o Rei, a Sua Propaganda e a Enunciação das Leis'. É a enunciação das leis do Reino e o Seu Reino, do Governante e o Seu governo.

A LEI DO CORAÇÃO DESCANSA SOB O GOVERNO SOBERANO DE DEUS

Aqui, então, há uma lei do governo soberano de Deus: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Vemos, pelo contexto, que tem a ver com uma preocupação inquietante sobre os pormenores nesta vida, especialmente o cuidado do amanhã - incidentalmente chegando mesmo à raiz de muitos esgotamentos nervosos, de muita neuroses. Mas não tentaremos abordar isso agora. Estamos enunciando uma lei, uma lei do governo soberano, que fica oposta a esta palavra reiterada constantemente - ansiosos, ansiosos, ansiosos. É portanto, a lei do coração que descansa sob o governo soberano de Deus - o coração descansa porque você está no Reino. Nossa mentalidade logo visualiza uma esfera, um âmbito; mas isso é secundário. Porque você está dentro do governo soberano de Deus, "todas estas coisas" estão lá.

UMA LEI POSITIVA

Mas observe - não é uma lei passiva. O Senhor Jesus não diz, aqui ou em qualquer outro lugar, o que pessoas gentilmente muitas vezes dizem - 'Ó, não se preocupe, o Senhor cuidará de você, e tomará conta disso. Vai dar tudo certo'. Assim como Ele não disse isso, também não diria por outro lado: 'Substitua uma associação de seguros por Deus e tudo será resolvido. Nem, para levá-lo para a esfera da religião, Ele diz: Entregue-o ao sacerdote, e ele tomará conta disso'; ou: 'Entregue-o à igreja, e livre-se de toda a responsabilidade'. O coloco dessa maneira, a fim de que possamos chegar mesmo ao que Ele sim diz. De uma ou outra forma, devemos chegar ao cerne deste assunto, ao significado disto, e por isso nos despimos de qualquer ideia errada ou falsa, e de qualquer curso errado. Existem muitas pessoas que pensam que, se apenas eles adotassem alguma política (seguros ou outra coisa!), ou algum expediente, pela qual a responsabilidade e obrigação fosse tirada dos ombros e colocada para eles em algum outro lugar, eles descansariam - e não funciona dessa maneira. Você pode ser a pessoa mais altamente segurada na criação, e ainda ser a pessoa mais ansiosa, a mais preocupada, a mais inquieta. Não há garantia do descanso do coração no sentido de suspender a responsabilidade, nem no sentido de uma falsa passividade que diz, 'Não se preocupe, vai dar tudo certo'. A lei não é passiva.

Mas observe - É positiva. O Senhor não diz, 'Ó, não se preocupe'. Ele diz, 'Buscai, em primeiro lugar...' A lei é muito positiva, perceba. 'Buscai, em primeiro lugar...' e depois, a responsabilidade será assumida, depois, será cuidado o outro. 'Buscai, em primeiro lugar, o governo soberano, de Deus, e a Sua justiça'. É o princípio positivo de vermos à luz de como tudo serve o governo de Deus. Se você apenas fizer isso, você entrará no benefício que há aqui. Nossos próprios interesses ficam em segundo ou último lugar. Seus interesses vem em primeiro lugar, e quando a vida é arranjada nessa base - ORGANIZADA nessa base - e mantida nessa base, então o outro se seguirá; Deus cuida das outras coisas.

ORGANIZAÇÃO DELIBERADA DA VIDA

Disse, quando a vida é ORGANIZADA nessa base. O fato é que para alguns de nós leva muito tempo para termos a vida nessa base. É somente após termos vivido muito tempo que começamos a reorganizar a vida nesta maneira. Bem, melhor tarde do que nunca! Mas aqui há uma palavra para os jovens e para os jovens cristãos - especialmente para os jovens que estão numa posição de organizar as suas vidas de algum modo. Talvez, você tenha acabado de começar a vida conjugal juntos, ou estão se preparando para isso. Agora é o tempo para organizá-la neste princípio do governo soberano. Agora é a oportunidade para tornar desnecessário o ter que desfazer ou lamentar muito anos mais tarde. Todas estas leis do governo soberano são muito práticas, como você vê, e está é muito prática. Onde viveremos? Que tipo de casa teremos? Estas são questões práticas. Você deve organizar tudo neste princípio. A coisa que importa e governa, e a coisa em relação ao qual tudo agora tem de ser arranjado, é: Como serve isto os interesses do governo soberano de Deus?

Ponha isso primeiro, e você escapará de muita tragedia, como vemos em muitos lugares. Ó, uma casa bonita e um bom lar, talvez, mas completamente fora da relação com os interesses do Senhor, tanto na distância como em outras maneiras. Vai ser um pesadelo, um obstáculo e uma limitação; vidas que têm perdido com o Senhor, tanto em medida espiritual como em utilidade para Ele, tanto em serviço como numa maneira relacionada na Sua Igreja; e assim poderíamos estendê-lo. Todo o assunto de se dar bem no mundo, de sucesso ou ambição - quanta variedade abrange isto! Ora, a lei e princípio deste governo do Céu é que a vida deve ser organizada, em primeiro lugar, em relação aos interesses de Deus e governo de Deus. Isto deve vir primeiro, e se for, você pode ficar certo de que Deus cuidará dos seus interesses. Você certamente não sofrerá no longo prazo. Deus, pelo Seu lado, será fiel ao Seu compromisso.

E depois há o mantenimento da organização, a permanência nessa base. É muito fácil ser arrastado por mil e uma coisas. Em questões importantes, o tempo todo, o inimigo está tentando de alguma maneira ou outra desviar, afastar, inserir algo que toma o lugar dos interesses do Senhor. Isto é um assunto grave e sério, chamando a todos para ser diligentes, vigilantes e perseverantes. Não é, como disse, de modo algum passivo. Não acontecerá simplesmente a torto e a direito. "Buscai, em primeiro lugar..."

BUSCAI PRIMEIRO O REINO

Agora, essa palavra 'buscai' é enfática. "Buscai, e encontrareis", disse o Senhor em outro lugar, "porque... o que busca, encontra" (Mat 7:7-8). Aqui é a imagem de alguém dedicando-se com diligência. Buscai: se firme nisto, faça disto o seu assunto e continue assim. Busca PRIMEIRO - e continue a buscar primeiro - o governo soberano de Deus. Tome o curso alternativo - coloque os seus assuntos e interesses primeiro - e a interferência será bastante clara, embora o Senhor não diga nada explicitamente. Pois Ele está dizendo: 'Você está ansioso. POR QUE você está ansioso?' Ele está lidando com pessoas que estão 'se debatendo com coisas', e a interferência é que se você adotar a alternativa de colocar os seus interesses primeiro, então você deverá assumir a responsabilidade pelas consequências. Você terá de contar com a vida sem o governo soberano de Deus. É algo terrível nunca ser capaz de apelar no tribunal de Deus, nunca para achar que o Senhor está realmente trabalhando tudo para o bem, resolva a vida você mesmo, e mais tarde ou mais cedo você se deparará com algumas situações tremendas que você não poderá lidar, e essa é a alternativa que muitos têm tão gravemente encontrado.

"MAS" - nessa palavra há uma inversão, um giro, uma mudança de posição - "MAS buscai em primeiro lugar..." É só a questão do governo soberano de Deus nos nossos assuntos, na nossa vida, que podemos conhecer, desfrutar, provar e acharmos que é verdadeiro. É algo maravilhoso finalmente descobrir que era verdadeiro, mesmo quando pensavamos que não estava funcionando dessa maneira, e que Deus não estava trabalhando nas coisas do nosso interesse, até descobrir finalmente que onde Ele parecia menos ativo Ele ainda tinha a situação baixo controle. Sim - até viver o tempo suficiente com Deus para ser capaz de olhar para trás nas situações que naquele tempo pareciam negar que o Senhor estava governando, dominando, e ser capaz de ver aquelas coisas eram as mesmas coisas que corriam para o bem. É verdade. Talvez, você lê estas palavras se acha hoje numa situação onde é difícil traçar a mão soberana de Deus; mas a palavra de Deus vigora hoje e o compromisso de Deus é seguro. Ele diz: 'Coloque, em primeiro lugar, os Meus interesses, Meu governo, e Eu tomarei conta do restante - todas estas coisas lhe serão acrescentadas'.

Tenhamos certeza de que isto foi entendido. Temos que fazer disto um assunto pessoal - pois a ansiedade, é um assunto pessoal, não é? É a NOSSA ansiedade, são os NOSSOS problemas e incomodações, são as NOSSAS complicações e dificuldades. Tudo é NOSSO. Não é verdade que muito disso é desnecessário? - desnecessário porque, enquanto vamos aqui ou lá, prosseguimos num serviço, num propósito, para negociar alguma coisa, ou para realizar um projeto, não paramos para perguntar: 'Ora, quais são os interesses do Senhor podem ser servidos nisto?' Impulso, capricho, desejo carnal - o que NÓS gostaríamos - todas estas coisas surgem e governam o curso de nossas vidas, e o Senhor diz, 'Pare! A primeira coisa é: Onde eu entro? Como vão os Meus interesses serem servidos?' Talvez isso pareça muito exigente, até legal; mas não é assim - é o caminho para este governo beneficente de Deus.

'Buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus, e a Sua justiça'. Aqui há duas coisas. Primeiro o reino - o governo soberano de Deus. Buscai em primeiro lugar, em outras palavras, aquilo que está relacionado com o lugar de Deus na vida: isto é, o Seu governo soberano. Ele é Senhor, Ele é Soberano: então primeiro busque o que diz respeito ao Seu lugar. Parece muito simples e elementar, mas o lugar de Deus é a coisa mais importante. Qual é o lugar que Deus tem nisto? Onde Ele entra? O Seu lugar é como Soberano. O Seu governo soberano é o Seu direito.

BUSCAI PRIMEIRO A SUA JUSTIÇA

E a seguir, a Sua justiça - aquilo que está relacionado com o caráter de Deus. Buscai primeiro aquilo que é como Deus - semelhante a Deus. Toda a Bíblia está ocupada com este assunto da justiça e injustiça, e justiça é como Deus é, o que pertence a Deus. "Justiça e juízo são a base do seu trono" (Sal. 97:2). Injustiça é aquilo que está contra Deus, aquilo contra o que o profeta e vidente pronuncia o desagrado e ira de Deus. Portanto, quando somos informados do que devemos buscar, como primeira prioridade, é (1) o Seu legítimo lugar nas nossas vidas, e (2) aquilo que é semelhante a Deus, estamos chegando ao próprio âmago desta lei. Significa que você e eu devemos buscar em primeiro lugar e a todo o tempo sermos como Cristo, semelhantes a Deus - o qual é uma extensão de 'pio'; levar a semelhança, a natureza e caráter de Deus na situação; procurar que seja achado aqui uma expressão de como Deus é como Ele fora revelado em Jesus Cristo. Significa que é o nosso primeiro e principal assunto, garantir que o nosso lar seja um lugar onde Deus é conhecido em verdade, um lugar caracterizado por como Deus é; e significa que todos os nossos interesses são para trazer Ele, quanto ao que Ele é verdadeiramente, para cada situação na vida.

Não estou exagerando com esta palavra. A Sua justiça, o Seu caráter, a Sua semelhança, o que Ele é em si mesmo: faça tudo para que ISSO esteja em primeiro lugar, e então você achará o Senhor aí mesmo em todo o Seu governo soberano a seu favor. Desculpe a simplicidade disto, mas estamos acostumados a citar esta passagem tão superficialmente - 'Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas lhe serão acrescentadas'. Sim, mas o que significa? É pedagogia aplicada, e razão pela qual o Senhor Jesus a guardou para os discípulos. É totalmente absurdo exortar homens não salvos para viver jus ao Sermão do Monte. Isto não é uma regra de vida para o não convertido. É impossível lhes entregar isso. Isto é uma base de vida prática quotidiana para os filhos do Reino.

O REINO DE DEUS CONTRA O REINO DO INIMIGO

Mas há sempre escondido nas proximidades imediatas um outro reino, um outro governo, um outro domínio, um outro deus, e o objetivo desse outro reino é sujeitar o povo de Deus na servidão, em escravidão, segurá-los em trabalho árduo. A sua mente terá saído disparada de volta para Egito. Você lembra que diz que ISRAEL estava em Egito. Pense por um momento. Isra-el - príncipe com Deus. A nação eram os filhos de Israel, e eles estavam em escravidão, em servidão, em fadiga, em trabalho cansativo no Egito. É um quadro. As leis do governo de Deus são destinadas para a nossa emancipação, nossa libertação, nossa liberdade, nosso descanso, nossa prosperidade, e lá está a sombra deste outro governo sempre perto. Não satisfeito com subjugar este pobre mundo no seu governo abominável, procura acima de tudo, interferir nos filhos de Deus e levá-los para escravidão penosa.

Muitos, muitos filhos de Deus estão lá, nas fadigas da ansiedade, no terrível domínio deste outro reino que rouba a Deus da Sua glória no Seu povo, que difama Deus no próprio aspecto dos Seus filhos - ansiosos, sobrecarregados, preocupados, inquietos - filhos de Deus! Que contradição! Parece que alguns filhos de Deus têm entrado numa terrível conspiração com eles mesmos para nunca sorrir, com medo de abandonar alguma espiritualidade. É um assunto muito grave. A ideia de Deus para o Seu povo é que eles sejam um povo emancipado e livre, e isso não significa somente liberdade do juízo e condenação, e da penalidade do pecado, mas liberdade desta tirania do coração ansioso e face melancólica.

Veja do que o diabo está à procura. Esta lei da soberania é de profundo, profundo significado e de extenso efeito. Isto outro é um outro reino, um outro governo, muito diferente. Um dos principais objetivos desse outro reino e governo é levar os próprios filhos comprados com sangue de Deus para um cuidado ansioso, negar a mesma redenção que Deus forjou para eles em Cristo. E portanto, para derrotar o diabo em si, para destruir o poder do seu governo - 'Buscai em primeiro lugar o governo de Deus, e a Sua justiça', e Ele assumirá a responsabilidade e livrará você do seu cuidado desnecessário. É isso prático? É isso importante? Bem, Jesus veio para trazer este Reino - este governo e este regime - e para desfazer o outro reino.

Então, certamente vem com a força de um significado tremendo: 'Buscai em primeiro lugar - dê prioridade a - o governo soberano de Deus, e a Sua justiça - Seu caráter, natureza - e todas estas coisas lhe serão acrescentadas'.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.