Austin-Sparks.net

"Teu é o Reino, e o Poder, e a Glória"

por T. Austin-Sparks

Capítulo 5 - O Conhecimento da Glória de Deus

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mat. 3:16,17).

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mat.4:10).

"No princípio criou Deus o céu e a terra" - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus" (Gê. 1:1; 2Cor. 5:17-18).

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz". - "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" (Gên. 1:3 - 2Cor. 4:6).

"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas". - "O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor". (Gên. 1:4 - Col. 1:13).

"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas". - "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus". (Gên. 1:6; Col. 3:1-3).

A Nova Criação em Cristo

Temos lido juntos em Mateus 3 acerca do batismo e descida do Espírito Santo sobre o Senhor Jesus, porque é justamente lá que temos introduzida a nova criação em Cristo. Quero que você tome nota especial desta coisa bem simples, que a nova criação é em Cristo; ou, em outras palavras, Cristo é a nova criação de Deus, e tudo que faz parte da atividade e método criativa de Deus é para ser achado no Senhor Jesus Cristo. De modo que, quando Ele surge dessa morte tipológica no Jordão e o Espírito vem sobre Ele, é Deus pelo Seu Espírito em tipologia trazendo à existência a nova ordem das coisas, como é representado por Cristo e como é personificado em Cristo, e a partir desse momento, pelo Espírito de Deus - Quem era o executivo dos propósitos Divinos no princípio, pairando sobre as pairando sobre as trevas e o caos - a partir desse momento ao Espírito Santo governar a vida de Jesus, tudo será um desenvolvimento e desvendar progressivo daquilo que é a nova criação. Então, é claro, aparece a declaração inclusiva, que quando estamos em Cristo somos uma nova criação; isto é, a nova criação tem o seu surgimento, no que nos diz respeito, por essa experiência de entrar em Cristo, tornando-nos um em união com Cristo, tendo agora a nossa posição e a nossa vida e tudo em Cristo. É aí que todo o significado do novo universo de Deus numa maneira espiritual se torna parte de nós. Estes são só simples fatos básicos com os que a maioria de nós estamos familiarizados.

Agora, assumamos o assunto nestas palavras correspondentes no Velho e no Novo Testamento.

"No princípio Deus"...

Não acho que exista nenhum grande mistério sobre a palavra "princípio". Muita coisa tem sido estipulada disso. O simples fato é este, que logo no início de algo chamado "criação" estava Deus. Tudo teve a sua origem Dele, tudo brotou Dele. O princípio é o princípio de um novo universo, uma nova ordem, e lá está com Deus. Estou sendo extremamente simples na declaração da verdade nesta meditação. Pode que não fique tão simples a medida que avançarmos, mas quero que isto fique bem claro para você no início. É Deus intervindo num estado de coisas que é caótico, e a chave para tudo, o segredo de tudo, é o próprio Senhor numa maneira viva, pessoal e ativa, entrando nesse cenário.

O que é verdadeiro aqui no universo e criação material é tão verdadeiro como na experiência espiritual. É que Deus entra no cenário, entra na situação, de que existe um Deus vivo, pessoal e ativo abrindo caminho nas coisas com estão: e a maioria de nós sabemos que isso é verdadeiro da experiência. Qual é o remédio para tudo, qual é a chave para todos os problemas, a solução para cada dificuldade. É a entrada de Deus mesmo na experiência numa maneira ativa, pessoal.

Agora, no Novo Testamento, onde estamos abordando a nova criação, todo o peso da revelação incide sobre isto, que é Deus em Cristo intervindo na vida e estado das coisas numa maneira viva e pessoal, entrando diretamente na Pessoa do Senhor Jesus Cristo, e Nele está aquilo que responderá à situação a cada ponto em todas as suas formas, e o conhecimento Dele entrando é o caminho para essa ordem perfeita, para essa ordem gloriosa, para esse universo que expressa a cada ponto a glória de Deus.

Percebe, a declaração em 2Cor. 4:6 é esta - "... a luz do conhecimento da glória de Deus": o conhecimento da glória de Deus. Divida a declaração em suas partes - A glória de Deus; o conhecimento da glória de Deus; a luz do conhecimento da glória de Deus. Isso é o que está à vista. É Deus desejando Se tornar conhecido em termos de glória - contra a situação como a encontramos tipologicamente em Gên. 1:2. "A terra estava vazia e sem forma, e havia trevas sobre a face do abismo". Isto, como sabemos, era senão um tipo de umas trevas espirituais mais profundas que tinha atingido a criação. De modo que este caos terrível e trevas e desordem, este estado das coisas que sabemos ser verdadeiro do coração humano, da criação quebrada da natureza humana, será resolvida, ou dará lugar a uma revelação da glória de Deus: e conheceremos a glória de Deus - como? Pelo que Ele faz. Você nunca pode conhecer alguém realmente à parte do que eles fazem. Pode ser a pessoa mais hábil, inteligente neste mundo, mas se essa pessoa acontece de estar longe em algum lugar remoto fora de contato com o resto do mundo, você nunca poderia conhecer nada sobre suas habilidades. É somente na medida em que entram em contato com o mundo e expressam suas habilidades nas suas ações que você conhece o que eles são. E Deus deseja que a glória que é mesmo Dele, que Ele tem, seja conhecida, seja exibida, e isso se dá pelo que Ele faz como contra a situação que existe.

No princípio Deus - e agora, nos termos do Novo Testamento, No princípio Deus em Cristo. Você pode achar que isso nos serve pouco, mas quero que você tenha certeza do meu ponto, que é este, que a entrada do Senhor Jesus no cenário é a plena personificação de tudo que vai terminar num novo universo para nós, que expressa a glória de Deus. Amados, se o Senhor Jesus está em nós e se nós estamos em Cristo, aí está a soma total de toda a glória Divina. Agora, se trata de exercício progressivo, descobrindo e conhecendo; mas está tudo aí. Deus não era maior no sexto ou sétimo dia do que Ele era no primeiro. Posso colocá-lo dessa maneira? Estava tudo Nele antes Dele começar, e o Senhor Jesus, Deus em Cristo, estando no cenário, existindo no meio de uma situação, significa que toda a plenitude da possibilidade Divina está lá presente, e o glorioso final está já aqui. O Senhor Jesus não será maior quando este universo inteiro seja transfigurado na Sua semelhança do que Ele é hoje, não é maior do que Ele é no seu coração. Se Ele está aí, você tem um novo universo, e o meu desejo neste momento ao enfatizar isto é apontar que tudo se trata de ter o Senhor Jesus em si e não coisas. Nós queremos isto e aquilo e alguma outra coisa que achamos serem partes da nova criação. Nós estamos querendo santificação, santidade, e todo tipo de coisas, e existem um número de coisas pelas que as pessoas vão atrás. Me permita dizer que se você tem o Senhor Jesus, você tem todas as coisas, e o que é necessário agora é descobrir o que Cristo é, o que há em Cristo, e tudo se trata, não de fazer novas descobertas das coisas mas de fazer um descobrimento progressivo do Senhor.

Percebe, o primeiro dia representa uma revelação do Senhor. O segundo dia - porquê, é uma mais plena revelação do Senhor, uma descoberta do Senhor numa maneira mais plena; não coisas, mas o Senhor. Tudo retorna para o Senhor, e, a medida que você faz progresso através dos dias diretamente até o final da criação, o que está acontecendo é isto - "Ó, quão maravilhoso é este Senhor! No primeiro dia, pensei que Ele era maravilhoso, mas no segundo dia, pensei que Ele era mais maravilhoso; e, enquanto os dias passavam, descobri que Ele é infinitamente mais maravilhoso do que eu soube que Ele era". Esse é o ponto, e tudo isso é verdadeiro no caso do Senhor Jesus: Pelo que o Pedro diz, "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade" (2Pe. 3:18); E Paulo também diz que cresçamos assim para Deus, e que para nós agora que Deus está em Cristo - "A luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo".

"No princípio Deus criou..." - "Se alguém está em Cristo é nova criação". A intenção, pensamento e ideia de Deus na criação era especificamente e inteiramente com vista de ter a Si mesmo expresso universalmente, isso, em virtude do que Ele trouce à existência, o resultado da Sua atividade, Ele deverá ser visto. "As coisas invisíveis dele", diz o Apóstolo, "são claramente vistas, sendo percebidas através das coisas que são feitas", mostrando a ideia de Deus, de que as coisas que estariam de outra maneira escondidas do Seu universo inteligente deveriam ser vistas pela Sua atividade criativa; Deus se expondo para ser conhecido nos moldes da criação. Se esse é o caso com a criação material, quanto mais é com a nova criação. Se a nova criação está em Cristo Jesus, então tudo que Deus é que não pode ser conhecido de outra maneira é para ser conhecido em Cristo. Deus trouce a soma total do que Ele é em Si mesmo dentro dos parâmetros do nosso conhecimento espiritual ao abrir caminho no cenário na forma de Jesus Cristo. Uma nova criação! "Aquele que vê a mim, vê o Pai". Porém, são poucos os que têm visto Ele. Daí a importância de ver Ele, e com outros olhos além dos naturais. Faz uma grande diferença!

Algumas Características da Nova Criação
(1) Luz

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz" - "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz" (ou Deus que disse, haja luz) "resplandeceu nos nossos corações". É a mesma atividade criativa. Deus disse, haja luz! Deus resplandeceu. Na questão da luz, a nova criação está em Cristo. "Eu sou a luz do mundo", disse Ele: "aquele que me segue, não andará em trevas mas terá a luz da vida". Percebe, Deus introduz a luz a fim de que o que Ele vai fazer seja feito na luz, seja exercido e visto. Pode haver um senso no qual Deus opera na escuridão. Deus muitas vezes opera em secreto, numa maneira escondida, mas na verdade todas as obas de Deus estão na luz. Ele exerce as Suas obras, os Seus propósitos, na luz. Agora, no que diz respeito à nova criação em Cristo, a primeira característica no movimento de avanço é luz. O Senhor Jesus é a Luz na qual, ou em quem, Deus procede com o revelar dos Seus propósitos. Um conhecimento do Senhor Jesus por revelação do Espírito Santo é um conhecimento na luz, da qual Deus é capaz de cumprir tudo que está na Sua mente. Isso não está muito bem colocado. Tentarei colocá-lo mais claramente.

Deus tem uma coisa grande, extensiva e de muitas aspectos em mão, mas Deus não pode realizar tudo que está no Seu coração salvo que haja luz em que o fará; e você e eu, amados, que somos parte da Sua criação, precisamos de luz, precisamos de iluminação, precisamos de revelação, precisamos que as trevas sejam dispersas, a fim de que Deus alcance o Seu pleno final em nós. Portanto, você tem muito no Novo Testamento, tanto nos Evangelhos por meio de ilustrações, como nas Epístolas por meio de ensino direto, que aponta para isso. A fim de que alcancemos o pleno final de Deus, você tem de ter luz, você tem de ter revelação. Deve haver um estado de iluminação. Não estamos falando acerca de uma iluminação especifica agora, mas deve haver uma iluminação dos olhos. Agora, o que isto quer dizer? Simplesmente significa, amados, que Deus não continuará com a Sua obra à parte da iluminação. Deus não pode. Você não pode ter por garantido que você chegar a tudo que está na mente de Deus a torto e a direito, se deslizar nisso automaticamente, ou mecanicamente chegar a isso. Não é feito dessa maneira. O primeiro passo na nova criação é uma questão dos olhos estarem abertos, e cada passo sucessivo tem de ser o resultado de iluminação. Deus deve operar na base da iluminação, e toda verdadeira experiência confirma isso. Você e eu progredimos imediatamente que vemos algo, e nós não fazemos progresso até que vemos. Não é isso verdade? Por um longo tempo talvez sejamos retidos por alguma coisa e ficamos conscientes de que não estamos nos movendo, não estamos fazendo progresso, e existe algo que precisamos saber; e logo, sob a operação do Espírito, há iluminação, e logo que obtemos essa iluminação, ficamos livres, somos libertos, nós seguimos em frente, ganhamos terreno: e deve ser dessa maneira, e é sempre dessa maneira. É uma revelação fresca do Senhor Jesus a qual é a base do progresso para com o pleno final de Deus.

Agora, o Senhor Jesus é luz, a luz plena, e está somente Nele, na Sua luz, na luz do que Ele é, que você e eu podemos chegar a conhecer a glória de Deus. Ó, como de verdade isto é da Palavra! “Eu não te falei que, se creres, verás a glória de Deus?” Não existe nada mais cegante do que a incredulidade, e não existe nada mais iluminante do que a fé. Pobre Tennyson, estava tão longe de estar correto quando disse, "Nós apenas temos fé, não podemos conhecer, pois o conhecimento é das coisas que vemos".

Nós ficamos fora do Novo Testamento quando começamos a fazer poesia dessa maneira. Não, não existe nada que seja mais a chave para conhecer do que a fé, e o Senhor estabeleceu isso bem definidamente. "Credes que eu posso fazer isto?" É sempre o desafio do Senhor antes de abrir os olhos, antes de fazer uma obra que é para resultar numa nova plenitude da vida espiritual. É o conhecimento de Deus na face de Jesus Cristo. É luz em Cristo que você e eu precisamos para crescer espiritualmente, para a plenitude espiritual, e portanto devemos pedir ao Senhor que nos mantenha no caminho da revelação contínua e progressiva; pois logo que para, o nosso crescimento para. Não queremos dizer que devemos procurar revelação a chegar numa maneira direta à parte do que Ele nos deu nas Escrituras. Não estamos falando de revelação extra bíblica, mas da revelação da plenitude de Deus que jaz dentro do que Ele já nos deu na Sua Palavra. Nós conhecemos muito bem, qualquer fragmento da Palavra de Deus, sob a iluminação do Espírito Santo, pode revelar coisas sempre novas e sempre frescas e sempre mais maravilhosas. Nós hoje estamos usando as Escrituras que têm sido usadas por muitos séculos e ainda há luz fresca para romper delas. Ser mantido dessa maneira é nova criação, e é crescimento espiritual, é avançar para a plenitude. É assim como deveria ser na nova criação. Só pelo momento, o nosso ponto é este, que não existe progresso nos propósitos de Deus, no que nos diz respeito, à parte da luz, da luz espiritual pelo Espírito Santo.

(2) Discernimento

"E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas".

Deus fez uma distinção, e disso, Isto são trevas e isto é luz; e na aliança posterior, você lembra, foi dito, ate que haja a terra, haverá dia e noite, verão e inverno, tempo de semear e de colher; estas coisas devem ser divididas e colocadas no seu devido lugar sob a aliança ou ordenança irrevogável de Deus. Estas coisas ficam separadas e; luz e trevas ficam separadas: e isso aponta bastante para a nova criação. Nós citamos Col.1:3 - "O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor": e, diz o Apóstolo, "porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia": não somos da noite, nem das trevas. A distinção é feita.

Agora, percebe, Deus não está satisfeito com a simples introdução da luz a fim de continuar com a Sua grande obra e propósito. Deus faz disto uma ordenança; que a luz é luz e trevas são trevas. Você tem de discriminar entre as duas, e uma característica do progresso, seja na atividade progressiva de Deus na criação ou na nova criação, é que existe uma distinção que é para ser observada, a ser notado, a ser tido em conta, e que não é para nós continuarmos como se esta questão não existisse. Na natureza, por exemplo, se você infringir essa distinção, você vai sofrer. A mudança do dia para a noite e da noite para o dia está custando à raça demasiado. Você não tem, após um tempo, a mesma energia armazenada. As suas energias não são reparadas na mesma maneira que se você fosse trabalhar pelo dia e descansasse pela noite; pois a noite visa uma suspensão de forças vitais determinadas na natureza de modo que você descanse, ao passo que existem energias liberadas no dia para permitir que você trabalhe. Enquanto existem forças naturais que estão a operar para vitalizar no trabalho durante o dia, você tem, em contraste, a terrível hora zero nas horas muito cedo antes da aurora - pessoas enfermas o sabem, os que sofrem o sabem - a hora zero, essa hora tremendamente arriscada para alguém que tem baixa vitalidade. Percebe, Deus ordenou a Sua criação com princípios e leis, e estas prevalecem até com maior força na criação nova e espiritual; e Deus diz, "Você não deve ignorar a distinção que fiz. Isto são trevas e isto é luz, e você pertence à luz e ao dia. Você não pertence à noite e às trevas. Você foi transportado, e você deve ter inteligência para discriminar entre o que pertence às trevas e o que pertence à luz, e manter estas coisas separadas". Ser capaz de fazer isso é uma marca de crescimento espiritual; é progresso espiritual.

Por motivo de estar agora na nova criação, você tem uma faculdade dada a você para apreciar as diferenças, apreciar o que é do Senhor e o que não é do Senhor; o que é da luz e o que é das trevas; o que é do dia e o que é da noite. Você tem um poder de discernimento na nova criação, e você tem de usá-lo. Isto é exatamente o que o Apóstolo quer dizer quando, escrevendo aos Hebreus, ele disse que comida sólida era para homens maduros que, em razão do exercício, têm seus sentidos desenvolvidos. Isso é maturidade, isso é crescimento, essa é a realização de um ponto de avanço espiritual, que você tem seus sentidos exercitados para discernir. É uma marca de crescimento quando você pode discernir o que pertence a esta esfera e o que pertence à outra.

Deus realizou todas estas coisas na criação no princípio através da instrumentalidade executiva do Espírito Santo. É o Espírito de Deus quem está dividindo e colocando as coisas no seu lugar. Na nova criação o Espírito de Deus se torna a inteligência dentro de nós, para nos dar a conhecer o que pertence à luz e o que pertence às trevas e onde a divisão entra. Isso é o que vida no Espírito significa. É muito prático. Assim somos informados sobre a espada do Espírito, a qual é a Palavra de Deus, mais afiada que uma espada de dois gumes, penetrando até fazer divisão da alma e espírito, e nós temos experiência do Espírito de Deus através da Palavra, dizendo, com efeito, Agora isto pertence a essa esfera e isso pertence a aquela esfera; e você deve ter em conta as diferentes esferas e estas duas coisas não devem ser confundidas. Uma vida no Espírito significa que chegamos a ser capazes de discernir do que pertence à alma e do que pertence ao espírito, o daquilo que é natural e daquilo que é Espírito. É uma verdadeira criação, uma criação viva, é uma criação inteligente. Deus não designou uma criação de cadeiras e mesas sem sentido, simplesmente coisas que Ele fez. Ele fez homens e mulheres para formar a Sua nova criação, e é para eles terem sentido e entenderem inteligentemente a Deus. Note que é do conhecimento de Deus que se fala, o conhecimento da glória de Deus, e o conhecimento da glória de Deus significa conhecer como discernir o que é de Deus e o que não é de Deus, e, à medida que conhecemos o que é de Deus e o cumprimos, é que avançamos na glória de Deus. Mas quando você e eu falhamos em discernir o que é de Deus e entramos em algo que não é de Deus, a glória de Deus desvanece dos nossos corações. Sabemos que não há glória. "Deus dividiu a luz das trevas".

(3) Celestiais

" E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas". (Mais literalmente, as águas acima das águas embaixo).

Haja uma expansão no meio das águas em cima e das águas em baixo. Em outras palavras, Haja aquilo que determina o que pertence acima e o que pertence abaixo. Isto é somente uma extensão do que temos acabado de dizer, mas é uma fase com um ponto particular porque introduz toda a questão de onde o domínio e governo devem ser localizados. O governo é para estar acima. Existe uma distinção e uma lacuna, e a passagem do Novo Testamento que temos usado para corresponder com isto é Col. 3:1-3.

"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus".
Para que coisa você morreu? Você morreu para a sua velha criação que como apontamos na nossa meditação anterior, pertencia ao primeiro homem que era da terra, terreno, e você ressuscitou para o último Adão, o segundo Homem, o qual é do céu.

"Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais". (1 Cor. 15:48).

Dois homens, duas ordens. Agora então, Deve haver um espaço no meio, e devemos ser governados inteiramente pelo que está acima do firmamento. Isso abre um tremenda esfera. Nos conduz diretamente para Ezequiel de uma vez. Vemos que tudo em Ezequiel é a decorrência de uma declaração, que acima do firmamento estava o Trono e a semelhança de um Homem. Tudo o resto que se segue é o resultado disso - Um Homem no Trono acima do firmamento. Não é isso verdadeiro na nova criação, exatamente onde a nova criação começou no segundo capítulo do Livro dos Atos? A poderosa entrada de uma nova criação, no que à Igreja diz respeito, é porque existe um Homem acima do firmamento. Tudo é governado a partir do céu e pelo Espírito Santo enviado do céu: tudo é do céu agora. Deus fez uma divisão, e aqui está um outro passo em frente, um grande passo em frente, em direção ao final pleno de Deus. E o progresso, desenvolvimento e plenitude é sobre sermos celestiais em vida e governo e interesse, e estarmos separados do que é meramente terreno. Aqui está o princípio do progresso, Deus avançando com a Sua obra.

Mas como Deus avança com a Sua obra? Quais são os princípios Dele ser capaz de avançar até produzir um final completo na Sua nova criação? É que exitem estas diferenças, e que nós quem somos da nova criação e estamos nela somos governados por estas diferenças; isto é, que nós estamos agora no lugar em que existe uma divisão entre o que é terreno e o que é celestial quanto ao governo das nossas vidas. O que está influenciando você, qual está governando você, controlando você, dirigindo você? Qual é que está afetando você na sua vida? São interesses terrenos as coisas que lhe controlam ou são as coisas celestiais? Está havendo uma distinção e espaço definido entre estas coisas no que diz respeito a você, de modo que não é tudo uma confusão, coisas terrenas todas misturadas com coisas celestiais. Esse é o caminho do progresso espiritual.

Portanto, temos de conhecer pelo Espírito Santo em nós que existe um firmamento. Tem o Espírito Santo definidamente constituído um firmamento dentro de você? Pode você dizer em seu coração, em seu espírito, que existe um firmamento; isto é, que Deus colocou um espaço entre o que é celestial e o que é terreno, e você o sabe, e que esse espaço está aí como algo real? Significa que os seus interesses, seus recursos, suas fontes são todas de cima. A sua vida está escondida com Cristo em Deus. É um caminho de plenitude espiritual, avançando para o final de Deus.

(4) Frutificação

Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez".
Percebe, até este momento, não havia nenhuma distinção entre a terra e o mar. As águas eram gerais, as águas estavam predominavam; e quando você procura pelo significado simbólico das águas, você descobre que elas são os elementos desordenados no universo. É claro, se você já foi ao mar quando as águas estão se mexendo, você sabe que isso é uma boa comparação; elementos desordenados (talvez o autor queira dizer irregulares) são de fato! Aqui está a ideia de algo que tem a lei (pode ser regra) nas suas próprias mãos e está predominando por completo. Agora Deus diz, nós vamos entrar nesse governo universal do desordem, dessa anarquia, e vamos inserir isso tudo num limite e juntá-lo num alcance fixo, num lugar e espaço próprio, e, ao fazer assim, tornaremos possível a apresentação e saída disso, sobre o qual vamos desenvolver a revelação da glória de Deus. Assim a seguinte coisa é a terra seca, e depois tudo que aparece na terra seca; os vegetais, a beleza, a frutificação. Mas você nunca poderá ter uma terra seca, você nunca poderá ter essa beleza e frutificação que aparece na terra seca, até que você tenha quebrado o reino da desordem. Não existe prospecto de árvores e arbustos e frutos, da terra produzindo seus esplendor para nós e para Deus, de uma revelação da glória de Deus; não existe prospecto disso até que a desordem tenha sido controlada, seu reino quebrado, e tenha sido trazida para dentro de limites e fronteiras.

Essa é a nova criação; essa é a obra do Espírito de Deus na nova criação. Quanta Escritura poderíamos citar logo sobre isso. "Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e pecados (Gál. 5:25). Essa é uma de um grande número de passagens que incidem sobre este assunto, que o progresso sob o governo do Espírito Santo para com o final de Deus significa que todo esse descontrole da nossa natureza caída tem sido detido e colocada dentro de limites. Pode que ainda se expresse; mas existe o registro do Espírito de Deus num momento em que diz, até aqui, e não mais do que isso! Para o mar. Você e eu sabemos que existem ainda aqueles elementos salvagens, desordenados em regiões da nossa humanidade. Nós o sabemos, e essas coisas nos perturbam. Faz parte da enfermidade da nossa criação quebrada. Você somente tem de sofrer de uma queixa nervosa para saber da terrível angústia que lhe vem através da irritabilidade. Está na nossa humanidade quebrada. Mas, bendito seja Deus, isso não é tudo, isso não é universal.

O que faz a você e a mim, até uma extensão muito real, ficar surpresos com a maneira em que os homens estão indo hoje? Você não sente muitas vezes que você gostaria entrar em contato com alguns destes homens e arrazoar com eles e procurar persuadi-los por meio da doce razoabilidade, e realmente colocar diante deles um caminho mais elevado, melhor. O que faz você sentir-se assim? Percebe, talvez você outrora teria feito a mesma coisa. Se você tivesse sido provocado ou se você tivesse sido controlado por uma grande ambição, nada teria se interposto, você teria ido ferozmente, passando por cima, para conseguir o seu objetivo. Essa é a nossa natureza; mas algo aconteceu e existe um outro lado das coisas que produz o fruto do Espírito - amor, alegria, paz, longanimidade, docilidade, bondade, fé, mansidão, controle próprio. Essa é a terra seca produzindo. Em Cristo, todos nós temos algo disso. Você pode achar que isso é demasiado pouco, mas nessa esfera esta coisa desenfreada não aguenta o dia. Não, nós sabemos que em Cristo Deus entrou e colocou de volta num determinado lugar essa velha criação desordenada da natureza má, e trouce outra coisa, e essa outra coisa nos faz constantemente reagir contra a coisa que está ainda lá em algum lugar e que se faz sentir de vez em quando. Cada reação nossa, cada pequeno sofrimento, quando há uma revolta dessa velha coisa, declara que existe uma outra coisa. Se fosse universal, não teríamos reação em tristeza, nenhuma dor sobre a falha. Bendito seja Deus, Ele tem - dizemos para a Sua glória - Ele fez uma diferença nas nossas naturezas e constituição, e Ele traçou a linha entre as águas e a terra seca; os elementos desenfreados da nossa velha natureza e dos elementos belos da Sua criação Divina. Existe uma diferença. Bem, percebe, isto é uma marca de progresso. Deus está avançando com a Sua obra, e conhecer essa diferença é algo do que agradecer a Deus. Não podemos nos gloriar e não podemos falar das nossas virtudes e bondade, mas nós secretamente agradecemos a Deus por que uma mudança tem ocorrido. Considerando que num tempo eramos muito mais governados pelo interesse próprio e paixões do que pelos interesses Divinos, se está tornando cada vez mais o contrário. A nova criação está crescendo a bom ritmo. É o aumento de Cristo e o que está acontecendo é que é mais de Cristo agora e menos do velho Adão em desordem contra Deus.

(5) Ressurreição

"E disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez".

Agora, a fim de obter o valor completo disso, você tem de vir para os versículos 29, 30 e 31.

"E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom".

Você percebe a diferença? Para o homem Deus lhe deu aquilo que tem semente dentro para comida. Para o animal, os pássaros, os seres viventes, Ele lhes deu as ervas sem a semente. Qual é o significado disso? Bem, devo ir para João 12:24.

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna".

Estamos falando acerca do conhecimento da glória de Deus. "Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?" Você lembra da conexão dessas palavras? Lazaro tinha morto e caído na terra, e o conhecimento da glória de Deus vai acontecer pela ressurreição; e você somente pode ter a ressurreição quando você tenha a semente que cai no chão e morre. Você e eu somos controlados no nosso conhecimento de Deus por esta lei. Nós somente conhecemos a glória de Deus no princípio da ressurreição. Isso é progresso. Você está, nós estamos avançando. Sim, o caminho para conhecer o Senhor em cada vez mais plenitude é no princípio da ressurreição. Você lembrará que nos é mostrado a ocorrência suprema disto na carta aos Efésios.

"... e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder, o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro".

Lá você tem um conhecimento muito pleno, mas é por meio do poder da Sua ressurreição. Bem então, você e eu devemos conhecer mais e mais do lado dessa morte para viver, esse descer para ser libertado, esse quebrar que significa alargamento, esse túmulo para o que não é do céu a fim de que o que é do céu possa conhecer a emancipação em plenitude.

Não é maravilhosa a maneira do Espírito Santo seguir os princípios espirituais? O Senhor maravilhosamente indicou esta mesma coisa lá trás em Gênesis 1:11,29-31 - 'Você deve aparecer como a nova criação para ser uma revelação de Mim mesmo em plenitude. Haverá um conhecimento de Mim, da Minha glória, e, a fim de que assim seja, você tem de se alimentar da ressurreição. O seu próprio sustento e mantimento tem de ser pela ressurreição, e isso é para ser a lei do seu mantimento'. Ressurreição! A Bíblia toda gira em torno disso, ou não?

Existe muito mais. Peça ao Senhor para mantê-lo vivo e torná-lo de valor. Não são só teorias, mas são coisas muito práticas e importantes. São as verdadeiras coisas da nova criação. O Senhor nos ensine o que significam nos nossos corações.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.