Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 2 – Uma Fé Viva

23 de Fevereiro de 1957 em Hsinchu, Taiwan.

Agora, caros amigos, quero fazer vocês olharem para outra parte do Novo Testamento. Desta vez está no evangelho de Lucas, capítulo 8, versos 22-25:

"E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram. E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo.
E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.
E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?"

Este pequeno incidente na vida do Senhor Jesus e seus discípulos é uma parábola. Uma parábola da história da Igreja. Tenho certeza que os apóstolos se lembraram da história anos mais tarde, porque, num modo espiritual, esse tipo de coisa aconteceu a eles mais de uma vez. Iremos chegar aí ainda nesta reunião, mas olhemos para a história novamente.

Quanta coisa há apenas em cinco versículos! Há oito coisas que irei anotar. Não irei pregar um sermão sobre cada uma dessas oito coisas; se assim o fizesse, ficaríamos aqui a noite toda. Quero apenas que vocês obervem o que são essas oito coisas.

1. Jesus

Primeiramente, há Jesus, e precisamos reconhecer o que Jesus significa. Jesus representa aquilo que é de Deus. Agora, naturalmente, podemos falar bastante coisa sobre isso, mas vocês apenas tentem reter isto e se lembrar dele. Estou muito certo de que vocês irão concordar com isto. Jesus sempre representou neste mundo aquilo que era de Deus. Eu não penso que havia mais outra coisa neste mundo que realmente fosse de Deus. Certamente não havia outra coisa que verdadeiramente estivesse representando Deus. Assim, fazemos esta primeira observação: Jesus representa aquilo que é de Deus neste mundo.

2. Os Discípulos

A segunda coisa são os discípulos. Observem o próprio Jesus, e seus discípulos, e vejam que os discípulos representam a Igreja, ou as pessoas de Deus neste mundo. Esses discípulos eram o núcleo da Igreja. A Igreja começou com eles, de modo que, aqui, nesta passagem, eles representavam a Igreja.

3. O Mar

A terceira coisa é o mar. Agora, eu me pergunto se vocês sabem que, na Bíblia, o mar sempre representa o mundo do homem. Gostaria de levar vocês a alguns lugares na Bíblia, a fim de provar isso, mas, novamente, temos que poupar o nosso tempo, e vocês irão acreditar no que estou dizendo, mesmo que não tenham ouvido isso antes. O mar, na Bíblia, é o tipo das nações no mundo. Bem, agora nós temos três coisas; temos aquilo que representa Deus, que é Jesus; temos a Igreja, e temos as nações do mundo.

4. A Jornada

Isto nos leva à quarta coisa. O Senhor Jesus disse a Sua Igreja: “Lancemo-nos às nações do mundo”, pois é isto o que realmente significa. Disse que era uma parábola. A última coisa que o Senhor Jesus disse aos discípulos foi: “Ide ao mundo”, assim, se o mar é o tipo das nações do mundo, e Jesus disse “Eis que estou convosco até a consumação dos séculos, lancemo-nos às nações do mundo" e, então, está dito que eles foram. Isto, naturalmente, representa a jornada da Igreja através do mundo nesta dispensação através das nações do mundo.

5. A Tempestade

Agora chegamos ao número cinco, e algo começa a acontecer. Uma tempestade se levanta no mar. O que isso significa? Para que ela serviu? Acredito que as forças do mal estavam por detrás dela; talvez vocês pensem que isto seja apenas minha imaginação, mas há algo que me leva a crer nisso. Numa outra ocasião, quando isso aconteceu, ou, em outro relato disso, temos mais palavras que Jesus falou à tempestade. É-nos dito que Ele disse: “aquieta-te," e, quando Ele usou essas palavras, usou-as exatamente da mesma maneira quando repreendeu um mau espírito. Quando Ele falou ao mau espírito, disse: “Aquieta-te e cala-te”. É exatamente o que Ele disse ao vento. Assim, me parece que havia forças do mal por detrás da tempestade.

O que as forças do mal estavam tentando fazer? Estavam tentando atacar e destruir aquilo que era de Deus. Jesus está com a Sua Igreja, então, as forças do mal estavam fazendo um ataque sobre a Igreja, a fim de destruir Jesus. A tempestade, então, tinha a finalidade de, se possível, suprimir aquilo que era de Deus neste mundo. Penso que isto é tudo muito simples, e muito grandioso.

6. Jesus Adormeceu

Agora vamos para o sexto ponto. Jesus adormeceu no barco. Realmente parece que Jesus tinha se desligado totalmente daquela situação toda. Vocês se lembram, num outro relato, que os discípulos disseram: “Mestre, não se te dá que pereçamos?" É como se Jesus tivesse se desligado totalmente, e não se importasse com a situação; Ele adormeceu. Quão verdadeiro isto é na história da Igreja... muito frequentemente, quando o povo de Deus está tendo uma má hora, parece que o Senhor não se importa nem um pouco; quase parece que o Senhor tem deixado o seu povo sozinho. Bem, este é o ponto número seis. Agora vamos avançar mais rapidamente.

7. A Lição

Ponto número sete: os discípulos chegaram para Jesus e o acordaram, e Ele se levantou, repreendeu os ventos e as ondas, e se fez grande bonança. E, então, Ele disse para eles: “Onde está a vossa fé?” Então, o ponto número sete é que tudo isso foi intencional, da parte do Senhor, a fim de descobrir onde estava a fé deles. Penso que Jesus estava dormindo, mas Ele sabia de tudo o que estava acontecendo, e Ele não fazia nada simplesmente porque queria dar a eles uma oportunidade para mostrarem a fé deles. Será que eles realmente criam que Jesus era o Filho de Deus? Se eles de fato cressem nisso, não teriam ficado com medo de afundar, ou que Jesus iria deixá-los afundar. Todos os demônios do universo não podem destruir o Filho de Deus, e todos os demônios do universo não podem destruir a Igreja. Será que eles criam nisto? Evidentemente que não. Mas esta foi a grande lição que eles tiveram que aprender, e o significado de toda esta história é que o Senhor Jesus está tentando ensiná-los uma lição.

8. A Descoberta

A próxima coisa é que eles fizeram uma nova descoberta a respeito do Senhor Jesus. Vocês percebem como a coisa termina: “E sentiram grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?" O resultado da coisa toda foi que eles fizeram uma nova descoberta sobre quem de fato é o Senhor Jesus.

E, agora, gostaria de acrescentar um ponto extra; observei que as palavras que o nosso irmão Madsen nos falou esta manhã, naquela maravilhosa oração do nosso Senhor, pouco antes de ir para a cruz, o Senhor Jesus incluiu essas palavras: “Enquanto estava com eles no mundo, eu os guardava em Teu nome, e nenhum deles pereceu”. Podemos trazer isto para a história: “Eu os guardei, e nenhum deles pereceu”.

Agora, vamos tomar esta história do evangelho de Lucas e colocá-la no seu segundo volume. Todos vocês sabem que Lucas escreveu dois livros, um primeiro, e um segundo volume. O primeiro foi este evangelho sobre o que Jesus começou a fazer e a ensinar até o dia que foi recebido no céu, e, então, começamos o livro de Seus Atos, que é o segundo volume de Lucas. Lucas nos conta o que Jesus continuou a fazer após ser recebido no céu, e esta maravilhosa história se repete de um modo espiritual.

Jesus havia retornado na pessoa do Espírito Santo. A Igreja está lá, no dia de Pentecoste. Jesus, pelo Espírito Santo, está com eles. Naquele dia, a Igreja é enviada às nações e, quase que imediatamente, uma grande tempestade começa na nação. O vento e as ondas de perseguições. A tormenta começa a açoitar a Igreja. O mar da humanidade, energizada pelo poder do mal, se propõe a destruir a Igreja, a qual é lançada numa experiência onde a fé é tremendamente provada. O apóstolo é lançado na prisão; Estevão é martirizado; Herodes mata Tiago, irmão de João, e, então, ao ver que isso agradava os Judeus, também mandou prender Pedro. A tempestade prossegue.

Penso que a Igreja estava tendo um real teste de fé, e como eles clamaram pela ajuda do Senhor! Vocês têm muitas outras ocasiões nas quais a Igreja se reuniu para orar. Eles, evidentemente, clamaram ao Senhor no incidente da tempestade. Em uma de suas orações, eles citaram o salmo segundo. Vocês se lembram das palavras? “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido".

Agora vocês veem que isso prova que aquilo que eu lhes disse é verdade. O mar representa as nações, as quais estão em estado de tempestade contra o Senhor e Seu Ungido. Bem, a Igreja clamou ao Senhor, e nesse tempo, a fé deles foi fortemente provada; mas, o que aconteceu no final? Bem, Jesus se mostra completamente igual em em toda situação, sempre, porém, a coisa maravilhosa é que eles sempre descobrem algo mais sobre quão grande é o Senhor.

Eu fico me perguntando como esses discípulos se sentiram ao descerem do barco lá do outro lado? Se vocês puderem responder à pergunta, então vocês sabem como se sentiram quando vocês próprios chegaram ao outro lado. Quando chegarmos do outro lado da costa em glória, penso que iremos dizer a mesma coisa que esses discípulos devem ter dito: "Bem, vocês sabem, foi uma terrível experiência, muitas vezes fiquei com medo e senti que jamais chegaria lá do outro lado; minha fé parecia estar sempre diminuindo, mas valeu à pena, e estou feliz por ter tido todas aquelas experiências, pois elas me levaram a descobrir que grande Senhor eu tenho. O simples fato de estarmos lá do outro lado, e de nenhum de nós ter perecido, prova que o nosso Senhor é maior do que todo poder que era contra nós".

Agora nós trazemos esta história do evangelho de Lucas e a colocamos no livro de Atos. Ela explica exatamente o que aconteceu nos primeiros dias da Igreja. A mesma coisa tem reiteradamente acontecido ao longo da história, mas nós a trazemos aqui para a nossa própria vida. O Senhor Jesus está conosco, e Ele representa aquilo que é de Deus em nosso meio. Nós somos a Sua Igreja; estamos aqui neste mundo, nas nações da humanidade, e, então, a grande tempestade que enfrentamos no dia de hoje.

Vocês conhecem alguma coisa a respeito disso, a grande tempestade que furiosamente se investe contra Jesus e Seu povo aqui neste mundo; os poderes do mal estão tentando destruir o testemunho e a tormenta se arma contra a nossa vida life, e o Senhor Jesus não impede a tempestade; Ele simplesmente parece permitir que ela continue. E, algumas vezes, é como se Ele estivesse completamente ausente; parece que Ele foi para longe e não está nem um pouco interessado. Naturalmente isso não é verdade, mas é assim que a coisa se parece. Por que Jesus não impede a tempestade desde o começo? Por que Ele não orou desta maneira, quando entrou no barco: “Pai, não permita esta tempestade”? Ele conhecia todas as coisas, e penso que Ele sabia que iria vir uma tempestade. Por que penso desta maneira? Porque mais de uma vez Ele disse aos Seus discípulos que eles iriam ter um mau tempo. Ele disse: “No mundo tereis aflições”. Ele lhes disse que iriam ser perseguidos por causa do nome dele, e, assim, Ele sabia que iria vir uma tempestade quando entrou naquele barco, mas Ele se deitou e dormiu. Por que Ele fez isso? Acima de tudo, para descobrir a fé deles.

A coisa mais importante é que tenhamos fé em Deus, e o Senhor permitia esses tempos de dificuldade, a fim de manifestar a fé deles. Mas Ele governa a coisa toda, e seu principal objetivo é que possamos descobrir mais acerca do maravilhoso Senhor que Ele é! Que até mesmo o vento e o mar lhe obedecem?”, assim, vocês veem que eles fizeram uma nova descoberta acerda de Jesus, e isso é exatamente o que Ele queria, e é por isso que Ele permite os nossos tempos difíceis. Mas é algo maravilhoso lembrar-nos de que nenhum deles pereceu. Podemos algumas vezes pensar que vamos perecer, mas, quando chegarmos lá do outro lado, nenhum de nós irá estar faltando. Jesus é igual em toda situação.

Bem, que o Senhor possa tornar isto uma benção para vocês, trazendo esta benção da Bíblia e desta história diretamente para as suas próprias vidas, permitindo que vocês entendam exatamente qual é a intenção do nosso Senhor ao permitir que vocês passem tempos difíceis.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.