Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 5 – O Espírito Santo Como O Escritor da Carta

24 de Fevereiro de 1957 em Taichung, Taiwan.

Vou dizer um pouco mais para vocês esta tarde sobre aquela questão que estávamos discorrendo hoje pela manhã. Acho que devemos ler mais uma vez a Escritura, em segunda carta de Paulo aos coríntios, capítulo 3: " Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós? Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”.


Agora, gostaria de deixar isso em aberto diante de vocês, porque, provavelmente iremos abordar outra coisa enquanto prosseguimos. Hoje pela manhã começamos a ministração observando que grande parte do Novo Testamento é composto de cartas pessoais. Não são livros escritos sobre assuntos; são cartas de homens de Deus. Agora, aqui temos o Apóstolo Paulo falando que nós, cristãos, somos cartas vivas, e o Espírito Santo é o escritor das cartas. Naturalmente o Espírito Santo inspirou todo o Novo Testamento, porém, aqui o Apóstolo nos diz que o Espírito Santo também escreve outros tipos de cartas. O Espírito Santo é um grande escritor, mas Ele é um grande escritor de outra maneira, e o que essas palavras dizem é que a carta do Espírito Santo são pessoas. Elas não são escritas com tinta ou pedra. O Espírito Santo escreve cartas no coração do homem. Assim, por aí começamos a perceber que o próprio Espírito Santo está engajado em escrever cartas, e você e eu, na condição de crentes, suspostamente somos as cartas que o Espírito Santo está escrevendo. Talvez vocês nunca tenham pensado nisto antes; talvez esta seja uma ideia nova para vocês, a de que vocês são cartas, e que o Espírito Santo está escrevendo em vocês.

Entrando No Coração

Bem, vocês sabem qual é a primeira coisa na vida cristã. A primeira coisa na vida cristã é que o Espírito Santo entra no coração. A vida cristã não é algo que você e eu assumimos por nós mesmos. Não se trata de algum sistema de ensino que aceitamos; não se trata de muitas declarações com as quais concordamos; não se trata de decidirmos ser cristãos. A primeira coisa sobre a vida cristã é que o Espírito Santo vem para entrar em nosso coração. Esta é uma palavra importante para todo aquele que não está bem ciente do que seja a vida cristã.

Pode ser possível que haja alguém aqui nesta reunião vespernia que não conheça o Senhor. Você pode estar muito interessado neste assunto; pode estar ouvindo bastante coisas que estão sendo ditas a você, mas gostaria de lhe deixar uma coisa bem claro. Se você irá ser um cristão verdadeiro, não será porque você decidiu se tornar um; será porque você abriu o seu coração para que o Espírito Santo de Deus entrasse nele. Você pode concordar com tudo o que está sendo dito aqui; você pode dizer: “Sim, eu estou muito interessado, e gostaria de me tornar um cristão”, e você pode estar sendo muito honesto ao dizer isto. Porém, você pode ser tudo isso, e, contudo, não ser um cristão verdadeiro. Se algum dia você se tornar um cristão verdadeiro, uma das dificuldades que enfrentará será esta: você irá se deparar com um montão de pessoas que professam ser cristãs, que conhecem tudo a respeito do assunto, porém, ainda não possuem esta experiência dentro delas. Gostaria de deixar isto bem claro desde o início. Um cristão verdadeiro é aquele que abriu o seu coração e pediu ao Espírito Santo para entrar nele.

Houve um grande mestre, que viveu muito tempo antes que Jesus viesse ao mundo, o qual disse uma coisa muito verdadeira: “Um bom mestre não escreve a sua mensagem com tinta, a qual irá desvanecer; ele encontra um discípulo e planta nele a semente de sua mensagem”. Isso pode quase estar na Bíblia, pois está muito alinhado ao princípio dela. De fato, é exatamente isso o que Paulo está dizendo neste capítulo, “não em tábuas de pedra, escrita com tinta, mas no coração, escrito pelo Espírito Santo." Assim, o princípio da vida cristã é o Espírito Santo entrando no coração e habitando nele.

Formando Cristo No Coração

Qual é a segunda coisa sobre a vida cristã, isto é, o que o Espírito Santo começa a fazer quando Ele entra em nosso coração? O Espírito Santo possui apenas uma obra que Ele realmente deseja fazer. E Ele a faz de muitas maneiras, porém, é uma única obra, a qual dá o significado da vida cristã. É sempre muito útil podermos resumir tudo o que o Cristianismo é numa única coisa. Se vocês quiserem saber o que tudo significa, o que significa tudo isso de ser um cristão, há apenas uma coisa, e é esta única coisa que o Espírito Santo veio fazer. O Espírito Santo veio para formar Jesus Cristo dentro de nós. Esta é a primeira coisa que Ele começa a fazer ao entrar em nosso coração. Ele é chamado de Espírito de Cristo, e, quando Ele entra em nosso coração, começa a formar Jesus em nossa vida.


Agora, se vocês olharem para este capítulo novamente, irão ver o que Paulo disse a este respeito. Vocês irão ler o que Paulo diz em relação a como a coisa se processa. Primeiramente ele diz que Deus revela o Seu Filho em nós. Ele se refere a toda a criação, e nos dá uma ilustração a partir dela. Ele diz: “Deus que antes disse - Haja luz - é quem brilhou em nossos corações”. Na verdade, ele disse: “Haja Luz em nós, e que Deus brilhe em nossos corações, a fim de gerar em nós o conhecimento da Pessoa de Cristo”, e esta é uma boa afirmação. Simplesmente significa o seguinte: que, por meio do Espírito Santo, você e eu começamos a enxergar Jesus. O Espírito Santo nos faz conhecer como é Jesus. E, então, o Apóstolo diz outra coisa a respeito.

Contemplando A Cristo

Em primeiro lugar ele disse: “Deus brilhou em nossos corações, e, em nossos corações, revelou Seu Filho Jesus Cristo", e, então, se vocês olharem para o fim do capítulo, terão essas palavras no versículo 18: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." Primeiro o Espírito Santo brilha em nossos corações e nos mostra Jesus; este é um lado da obra do Espírito Santo. Agora tem o outro lado: “Nós o contemplamos”; esta é apenas outra maneira de dizer que estamos nos ocupando com o Senhor Jesus; somos transformados à Sua imagem. Começamos com o “vê-lo”, e, então, tornamo-nos parecidos com Ele à medida que nos envolvemos com Ele.

Nós nos tornamos parecidos com aquilo que nos ocupamos. Se temos um amigo, e este amigo é muito precioso para nós, então nós pensamos muito nele; queremos viver com ele; nós o admiramos tanto que ficamos sempre olhando para ele. O que acontece após algum tempo? Bem, quando as pessoas olham para nós, elas nos veem nos comportanto como aquele amigo nosso. Elas dizem: “você ficou tão tomado com o seu amigo que ficou parecido como ele". É isso que o apóstolo está dizendo aqui. Assim, o Espírito Santo prossegue no Seu trabalho de nos tornar parecidos com Cristo. Devemos nos ocupar com o Senhor Jesus. Não devemos ficar ocupados com nós mesmos. Você admira tanto você mesmo que quer ficar parecido com isso? Penso que a maioria das pessoas que realmente conhecem a si mesmas gostaria de ser parecida com outra pessoa. Muitas vezes sinto que gostaria de ser parecido com qualquer outra pessoa, menos comigo mesmo! Sou a última pessoa com quem desejaria me parecer.

Naturalmente, você pode pensar muito em você mesmo; pode achar que é a pessoa mais maravilhosa do mundo, e, durante todo o tempo, pode tentar ser você mesmo. Mas quero lhe falar uma coisa: se o Espírito Santo realmente entrou em seu coração, então, a última pessoa com quem você deseja ficar parecida é com você mesmo. O Espírito Santo irá mostrar a você que tipo de pessoa você é. Você pode começar a perguntar o que nos faz pensar isso? Não é só porque chegamos a enxergar a nós mesmos, mas porque chegamos a enxergar o Senhor Jesus, e, então, percebemos quão pobres criaturas somos! E, ainda, quantas pessoas estão ocupadas com elas mesmas! Eu tenho que lidar com um grande número de cristãos em minha vida, e, uma enorme quantidade deles, em suas dificuldades, vem me ver, e penso que estaria falando a verdade se falasse que nove em cada dez de cristãos têm dificuldades consigo mesmo. Eles têm se mantido olhando para si mesmos. Têm voltado os seus olhos interiores para os si mesmos, e essas são as mais miseráveis pessoas que você pode encontrar. Agora, então, o Apóstolo nos diz que, ao contemplarmos Jesus, somos transformados. Não devemos contemplar a nós mesmos.

E, então, também temos muitas pessoas que estão em dificuldade simplesmente porque estão sempre olhando para as outras pessoas. Talvez estejam olhando para os demais cristãos e vendo todo tipo de falta neles, e este também é um tipo de pessoa muito miserável. Você nunca ficará em paz se estiver agindo dessa maneira. Não há fim para as faltas das pessoas. Se você ficar olhando para elas, talvez até fique parecida com elas. Não devemos contemplar nem as pessoas, e nem nós mesmos. A palavra é “contemplar a glória do Senhor!” Desta maneira, seremos transformados na mesma imagem.

Ministrando Cristo

Chegamos à terceira coisa. O Apóstolo continua a dizer que isto é o que faz o ministério cristão. Vocês sabem que o ministério cristão hoje em dia tem se tornado algo de cunho profissional. Certa classe de pessoas chama a si mesma de “ministros”. Penso que, talvez, “missionário” seja outra palavra para “ministro”. Significa certa classe de pessoas que tem dado a sua vida, a fim de fazer a obra cristã, talvez ensinar, ou pregar sermões. São chamados de “ministros”. Porém, o conceito que Paulo tinha a respeito de ministro não era esse. Se vocês olharem para a segunda carta aos Coríntios, irão ver que o apóstolo está falando sobre ministros, e, no terceiro e quarto capítulos, ele nos diz o que é ser um ministro. O que é ser um ministro, de acordo com essas palavras de Paulo? Paulo tornou a coisa muito simples. Ele disse que ministro é o reflexo daquilo que está lá dentro. Deus brilhou em nossos corações, e, agora, esse brilho vem para fora, e as pessoas veem Cristo através do resplendor dEle a partir do nosso coração. Este resplendor pode se manifestar através da nossa face. Há um grande ministério de brilhar de face, assim, que o Senhor possa manter suas faces brilhando! Há um maravilhoso testemunho numa face que brilha, quero dizer, no brilhar de face de um verdadeiro cristão.

Bem, as pessoas do mundo podem rir, e rir muito calorosamente, porque estão curtindo a vida, porém, não há nada por trás dessa curtição, pois, se você remover o prazer deles, então eles interrompem o riso. É só chegar a doença, para eles pararem de rir. É só chegar a tristeza, para interromperem o riso. Não há nada de consistente por detrás da face alegre deles. Mas o Apóstolo está falando de outra coisa aqui. Ele disse: “Temos este tesouro em vasos de barro”. E o que ele quer dizer com isso? No original Grego, a descrição está melhor. Diz que temos este tesouro num vaso frágil, que é facilmente quebrado. O vaso em si é fraco. Não é o vaso em si que é forte e maravilhoso; o vaso é fraco e desprezado. A principal virtude deste vaso é que ele pode ser quebrado. Agora, se temos um vaso, ficamos muito cuidadosos para que ele não quebre, e, caso quebre, ficamos muito aborrecidos. Mas, como vocês observam, o que Paulo está dizendo é que o real valor desse vaso é que ele pode ser quebrado; e, quando ele é quebrado, então ele começa o seu serviço. Este é um tipo estranho de conversa, mas observem o que Paulo prossegue dizendo. Ele nos dá uma lista de vários problemas que chegam aos cristãos; todo aquele tipo de coisa que contribue para a quebra do vaso. "Temos este tesouro em vasos de barro... somos pressionados de todos os lados; ficamos perplexos, somos perseguidos, somos esmagados, e levamos por toda a parte o morrer de Jesus..." Isto significa muitos problemas, e todos esses problemas contribuem para a quebra do vaso.

Mas o que acontece quando um cristão realmente está em dificuldade? Você começa a ver a glória se manifestar. Há algo por trás da face brilhante do cristão. Há algo em nosso interior que somente se manifesta em tempos de dificuldade. É desta maneira. Vocês lembram disso no caso do primeiro mártir da igreja cristã. Estevão era um homem jovem realmente maravilhoso. Creio plenamente que Estevão teria sido um homem tão grande quanto Paulo, mas lá está ele, apenas um jovem, possuidor de uma grande educação e com um grande futuro pela frente; uma real vida de ministério, porém, ali o vemos sendo apedrejado até a morte. Mas, olhem para a face dele, e o que vocês veem? Será que vemos Estevão dizendo: “Eu não posso morrer tão jovem; isto está jogando fora toda a minha educação, o que significa o fim de todo o trabalho da minha vida”? Não, está dito que as pessoas olharam para a face dele e ela estava como a face de um anjo. Aí está a resplandescência que procede de um vaso quebrado, e Paulo chama isso de ministério.

Nosso Ministério

Vocês sabem, caros amigos, o nosso ministério é cumprido quando passamos por um momento difícel. Quando os cristãos estão sofrendo, é nessa hora que a glória surge. O mundo depende de seus prazeres mundanos para poder sorrir, porém, com o cristão é completamente diferente. A coisa que mais impressiona as pessoas é esta: eles dizem para os cristãos “Vocês não vão ao cinema; não dançam, não fazem nenhuma dessas coisas que nós fazemos, contudo, vocês parecem muito felizes. Não conseguimos entender isso!” E, às vezes, eles são bastante honestos, ao dizerem: “Vocês têm algo que nós não temos..." e isso é verdade. Mas não se trata de “algo” que temos, mas sim de uma “Pessoa”. Deus brilhou em nossos corações, a fim de nos dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.

Antes de finalizarmos, quando o Espírito Santo escreve cartas como essas, a coisa se manifesta por si mesma. Você não precisa decidir se irá brilhar ou não; a glória é manifestada; o testemunho de Jesus Cristo simplesmente aparece. É isto o que realmente significa ter o Espírito Santo. Isso é colocado de diversas maneiras na Bíblia; às vezes é comparada a um rio, e é dito que, quando recebemos o Espírito Santo, rios de água viva fluem do nosso interior. Vocês sabem, o rio simplesmente flue de dentro de nós; estamos tão cheios que o rio salta para fora por si mesmo. Você não consegue contê-lo lá dentro. É isto que Paulo está dizendo sobre ministério. Não é algo que você chega e diz “Agora eu tenho que preparar algo; preciso me esforçar para tentar encontrar algo para essas pessoas". Não, a coisa simplesmente flue. O Espírito Santo se encarrega de tudo.

Há uma história que eu gostaria de passar para vocês que ilustra bem o assunto. Muitos anos atrás, um grande livro foi escrito. Acredito que foi traduzido para o chinês, mas, possivelmente, muito poucos de vocês o leram. Logo direi, olhando para os rostos de vocês. Este livro foi chamado “Cabine do Tio Tom" e imagino que o nosso irmão nunca o tenha lido. Foi escrito por uma mulher na América, e é dito que este livro teve mais influência na grande libertação dos escravos na América do que qualquer outra obra tenha feito. Era a história da condição de vida dos escravos naqueles dias. Trezentas mil cópias foram vendidas no primeiro mês. Este livro teve tremenda influência na emancipação dos escravos.

Grande número de pessoas tentou honrar a escritora desse livro. Os grandes estadistas diziam que se tratava de um livro realmente maravilhoso, e sempre faziam a seguinte colocação: “Harriet B. Stone escreveu um dos mais maravilhosos livros que já foram escritos". Mas, quando ela os ouvia falar tal coisa, ficava bastante espantada; ela dizia: “Eu escrevi este livro? Eu nunca escrevi este livro; foi este livro que me escreveu. Ao começar a escrevê-lo, não conseguia parar mais. Ele simplesmente me levava e eu não conseguia parar até que chegasse ao fim". Ela não aceitou qualquer honra por ter escrito o livro. Ela dizia que o livro se apoderou dela e fez com que escrevesse. Vocês entendem, isto é exatamente o que Paulo está dizendo! Ele diz que o ministério do Espírito Santo algo que nós não fazemos. Não nos mandaram fazer isso. Ele diz: “Quem é capaz de fazer isso?” Nossa suficiência vem de Deus, e toda a glória pertence a Ele.

Vocês irão ver que é isto o que o Espírito Santo está fazendo. Ele quer revelar este testemunho, para que Deus seja glorificado! Agora vocês sabem como deve ser uma carta viva. Sabem como é uma carta escrita pelo Espírito Santo, e o Apóstolo diz que todos devem ser uma carta parecida com esta. Assim, todos vocês podem entrar para o ministério, desde que o Espírito Santo esteja em você! E, se Ele estiver tendo o Seu caminho livre em vocês, o que Ele irá fazer é manifestar em vocês a glória do Senhor Jesus, e este é o ministério da vida do cristão. Tudo começa e termina com a glória de Jesus em nossos corações.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.