Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 7 – A Resposta de Deus

25 Fevereiro 1957 em Chiayi, Taiwan.

Há duas passagens da Escritura que gostaria de trazer a vocês em alguns minutos. O primeiro está no segundo capítulo de Atos, versículo 28: “Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo...." e versículo 32 do mesmo capítulo, “Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas". Então, no evangelho de João, capítulo 11 ao 21: “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido..." e versículo 25: "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá".

Agora, tenho uma palavra muito importante que gostaria de passar a vocês, mas vou abordá-lo de modo bem simples. Espero que isso seja uma ajuda para todos. Se fôssemos completamente estranhos ao Cristianismo, e absolutamente ignorantes à Bíblia, e, contudo, ao mesmo tempo, ainda assim desejássemos conhecer a respeito de Jesus Cristo, e, a fim de conhecermos algo sobre Ele, tivéssemos uma cópia do Novo Testamento, e nos assentássemos com este Novo Testamento o lêssemos cuidadosamente por inteiro, que coisa nos impressionaria mais? Que coisa é esta com a qual nos depararíamos, na medida que fossemos lendo o Novo Testamento?

Penso que logo ficaríamos impressionados com uma coisa, e, se realmente estivéssemos levando o negócio a sério, deveríamos parar por um momento e dizer: “Quão frequentemente este determinado tópico está aparecendo! Vou anotar quantas vezes ele é mencionado". Então leríamos o livro de Atos, a carta aos Romanos, a primeira e segunda carta aos Coríntios, a carta aos Gálatas, a carta aos Efésios, e, então, a carta aos Colossenses. E, então, de Tessalonicenses a Hebreus, e, então, leríamos as duas cartas de Pedro. E, com um pensamento em nossa mente, leríamos todas as cartas, e, em todas elas, encontraríamos o nosso tópico específico. O assunto que mais se destaca, mais do que qualquer outro, é:

A Ressurreição de Jesus.

Nessas cartas que acabamos de mencionar, devemos encontrar algo que é mencionado vinte e cinco vezes, que é, Deus o ressuscitou dentre os mortos. "Deus ressuscitou a este Jesus dentre os mortos”. Se fôssemos pessoas honestas, que realmente estivessem tentando entender o Cristianismo, penso que chegaríamos à seguinte conclusão: o Cristianismo parece estar edificado sobre a seguinte questão, a ressurreição de Jesus. Todos os pregadores, e todos os escritores, falaram sobre isso. E, estando impressionados com isso, perguntaríamos a nós mesmos: "Por que o Cristianismo está edificado sobre isto? Por que não está edificado sobre outra coisa?” Bem, esta é a questão que vou tentar responder esta noite.

Mas há outra coisa que iria nos impressionar. Descobriríamos que este assunto da ressurreição de Jesus não termina nele, mas também é extendida para a vida dos cristãos, e está relacionada ao cristão de três maneira. É em três tempos que ocorre aos cristãos; não aconteceu somente a Jesus Cristo, mas, a mesma coisa aconteceu a esses cristãos; eles tiveram uma experiência de ressurreição dentre os mortos! Isto é algo que repousa na história passada dos verdadeiros cristãos. Este livro fala sobre cristãos que ressuscitaram juntamente com Cristo, e, então, fala sobre a ressurreição no tempo presente. Este livro está dizendo que a ressurreição está acontecendo o tempo todo nos cristãos. Não é somente algo que aconteceu a eles; é algo que continua acontecendo. Devemos observar que isto é o que o Novo Testamento está dizendo, e, então, devemos ver que também faz referência à ressurreição em relação ao futuro dos cristãos. A ressurreição possui uma relação futura. Este livro diz que o tempo está chegando, quando todos os cristãos serão levantados dentre os mortos, num outro corpo, e, realmente, é sobre isto que todo o Novo Testamento faz referência: a ressurreição de Jesus Cristo e a ressurreição daqueles que creem nEle. Imagino que, se fôssemos estranhos ao Cristianismo, deveríamos dizer: “O que significa tudo isso?” E, novamente, digo que vou tentar responder esta questão em alguns minutos.

Vocês sabem que há muitas coisas que o homem pode fazer pelo homem. De fato, há muitas coisas que os homens podem fazer neste mundo. Quando entrei no quarto onde pernoitava uma ou duas noites atrás, vi sobre a mesa uma grande tigela com maravilhosas flores, e olhei para aquelas flores, e pensei, são muito lindas. E elas também pareciam muito reais, de modo que me aproximei para cheirá-las, e, então, descobri que eram de papel. Os homens podem fazer coisas que parecem muito reais, e, quando você olha para elas do lado de fora, talvez até não consiga notar a diferença. Mas há uma grande diferença entre as flores feitas pelos homens e as que são feitas por Deus; e é exatamente aí que os homens não conseguem fazer o que Deus faz. Os homens não conseguem colocar a vida dentro das coisas que faz. Eles podem fazer coisas maravilhosas, e muitas coisas, mas há uma coisa que o homem, com toda a sua inteligência, não pode fazer: ele não pode gerar vida.

Agora, em matéria de religião, os homens podem edificar um sistema de religião, e o sistema religioso deles pode fazer muitas coisas pelas pessoas. Há uma determinada religião que muitos de nós conhecemos; ela criou um sistema de perdão de pecados. Ela finge ser capaz de perdoar o homem de seus pecados. Se vocês forem até um sacerdote, e confessarem a ele os seus pecados, e, talvez, entreguem a ele uma doação e acendam uma vela, ele irá perdoá-los de seus pecados – ou, pelo menos, irá dizer a vocês que irá perdoar os seus pecados – e vocês, pobres criaturas, acreditam que os seus pecados foram perdoados. Ele pode tomar o lugar da consciência de vocês, e fazê-los dizer: “Bem, agora que fui até o sacerdote, e dei a ele a minha doação, e acendi uma vela, não há mais nada a ser feito. Está tudo certo comigo; não importa o que eu vá fazer hoje à noite; eu posso fazer as mesmas coisas". Aqui o sacerdote tomou o lugar da consciência. Naturalmente, tudo isso é falso; as pessoas estão simplesmente sendo enganadas.

Levantando-se Dentre os Mortos

Bem, eu estava dizendo que o homem pode fazer muitas coisas para as pessoas, até mesmo de modo religioso, mas uma coisa que nenhum homem pode fazer, exceto Deus, é se levantar dentre os mortos. É exatamente aí que o homem termina, e Deus começa. Se o homem pudesse levantar alguma coisa que estava realmente morta, aí, então, surgiriam grandes questionamentos a respeito de Deus. Este seria o maior desafio para Deus, porém, o homem não tem sido capaz de realizar tal proeza, e jamais será. Quando alguma coisa está realmente morta, isto significa que o poder humano chegou ao fim, e que somente em Deus haverá esperança para o que está morto torne a viver.

Agora estamos chegando mais próximos do significado de Cristianismo. Estamos chegando próximos da resposta à nossa pergunta, “Por que a ressurreição de Cristo é o fundamento do Cristianismo?” A resposta é que Cristianismo é algo que somente Deus pode fazer! O Cristianismo depende de uma obra que nenhum homem é capaz de fazer, que é dar vida aos mortos.

Agora, voltemos um longo caminho de volta na história, e façamos a seguinte pergunta: por que Deus permite que o homem morra? Lembramos o que disse Deus a Adão, quando disse a ele para não comer de uma determinada árvore, "no dia em que comerdes, certamente morrerás". Adão comeu, e morreu. A morte entrou através dele. Por que Deus permitiu que o homem morresse? Por que não impediu? Deus tinha o poder de impedir a morte, mas, por que não o fez? A morte é algo terrível. Ela estraga tudo. A morte é uma grande inimiga da felicidade; ela é chamada de o “último inimigo” na Bíblia. Por que Deus permite que ela venha? Vocês sabem, esta foi a pergunta de Marta a Jesus. Este era o problema dela. Ela disse ao Senhor: "Se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. Na verdade, ela queria dizer: "Senhor, por que não viestes quando te entregaram a mensagem de que o nosso irmão estava doente? Por que não viestes, a fim de impedi-lo de morrer? Por que permanecestes longe, deixando-o morrer? ”

Por que Deus permite que o homem morra? Vocês sabem, a resposta a esta pergunta é encontrada no Cristianismo, porque, se os homens precisam viver, é somente Deus quem pode fazê-los viver. Adão se afastou de Deus, e, por causa disso, Deus permitiu que ele morresse. E, desde então, a morte tem reinado na história deste mundo. Somente quando voltamos para Deus é que realmente tornamos a viver. Quando voltamos para Deus, realmente alcançamos a ressurreição. Agora, toda a vida cristã, como dissemos, depende disso. Depende do fato de que Jesus vive.

O início da vida cristã é a descoberta do fato de que Jesus está vivo. Se nós pessoalmente percebermos que Jesus está vivo, isto é algo maravilhoso. Este é o início da vida cristã. Todo o desenrolar da vida cristã é conhecer mais e mais o que significa Jesus estar vivo. Vocês sabem, é isto que significa ser um cristão. É para isso que vive o cristão. Por que somos cristãos? Não é apenas para dizermos que Jesus ressuscitou dentre os mortos; que acreditamos que Jesus ressuscitou, mas para sermos nós mesmos a prova de que Ele está vivo. Vocês percebem como isto está colocado na passagem que lemos: “Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos, do que nós somos testemunhas”.

Testemunhas Vivas

Agora, todo mundo sabe o que é uma testemunha. Vocês devem ter me ouvido falar o seguinte antes, se você tem um tribunal e há um caso sendo julgado na corte, certamente pessoas são chamadas para serem testemunhas. O juiz se assenta lá e a testemunha é chamada, e, então, o juiz diz: "Por favor nos fale o que você sabe sobre este caso", e, então, se a testemunha começar a falar: “Meu vizinho me disse assim e assim, e, então, o homem que cuida da loja na rua me disse isso e isso...”. O juiz irá dizer: “Pare, homem! Chega! Sente-se. Você não é testemunha. Eu não pedi para você dizer o que você ouviu de alguém; eu quero que você nos conte o que você mesmo sabe sobre esta questão". Uma testemunha é alguém que pode dizer daquilo que ele ou ela mesma conhece sobre os fatos; assim, também, um cristão é alguém que conhece em sua própria vida que Jesus está vivo. É exatamente isso que faz de nós cristãos. E o Senhor nos mantém sobre este fundamento durante toda a nossa vida. Ele nos permite passar por situações difíceis.

Cristãos são pessoas que passam por provas e dificuldades particulares. Espero que haja muitos aqui hoje a noite que saibam que os problemas têm chegado até vocês porque vocês pertencem ao Senhor. Vocês jamais teriam alguns dos problemas que têm tido se vocês não fossem cristãos. Estivemos ouvindo alguns desses problemas na parte da tarde, e sabemos que são problemas peculiares à vida cristã, e, a história do Cristianismo é exatamente a história de pessoas que enfrentam grandes sofrimentos. Talvez gostaríamos de dizer: “Bem, agora que sou um cristão, não terei mais problemas! ” Bem, se vocês tiverem tal ideia, ficarão desapontados.

Se você é um cristão, você certamente terá problemas. Não quero desencorajá-los, mas há uma razão real para isso. Por que o Senhor permite isso? Por que temos este problema ou dificuldade? O Senhor permite a dificuldade para um único propósito: para que sejamos testemunhas de que Jesus vive; que a vida dele realmente vence a morte. É para isso que estamos aqui: para manter o testemunho de Jesus neste mundo; o testemunho de que Deus O ressuscitou dentre os mortos. O testemunho de Jesus não é algo escrito am algum livro no céu, ou na Bíblia; não é algo que está no credo cristão; o testemunho de Jesus é algo que está no coração do cristão. O testemunho de Jesus é que Deus O ressuscitou dentre os mortos.

Caros amigos, vocês e eu, em todos os dias da nossa vida, devemos ser este testemunho. As pessoas devem dizer a nosso respeito: “Esse povo está; esse povo tem Vida. Eles têm algo que ninguém mais tem." E, quando chegamos para explicar, então a coisa se resume no seguinte: “Sim, nós temos algo que só Deus podia fazer!” Portanto, o Cristianismo deve ser algo de Deus. A vida cristã deve ser algo de Deus.

A Obra de Satanás

Agora, vocês sabem que a obra de Satanás é tudo morte. Satanás, na Bíblia, é chamado como aquele que tem o poder da morte. Ele tem retido a morte, e toda a sua obra é obra de morte. Ele possui muitas maneiras, mas o seu único objetivo é a morte. Acho que vou ultrapassar um pouco o tempo de vocês apenas o suficiente para apontar algumas das maneiras que Satanás utiliza. Algumas vezes ele age diretamente, com o intuito de nos matar. Ele agiu assim com Abel na Bíblia. Vocês se lembram que ele foi morto por seu irmão Caim, e o Novo Testamento faz a seguinte pergunta: Por que Caim matou Abel? Porque ele era do maligno. E, porque Abel era fiel a Deus, então, Satanás o matou. Satanás tentou fazer o mesmo com Moisés. Vocês se lembram que no Egito Faraó ordenou que todos os meninos de até três anos de idade fossem mortos, e Moisés tinha acabado de nascer. Eu imagino que Satanás sabia quem era Moisés, mesmo quando ele ainda era um bebê. Ele tinha alguma ideia do que Moisés iria se tornar, assim, investiu contra ele num ataque direto, a fim de tentar matá-lo. E quantos homens mais do Velho Testamento também não sofreram da mesma maneira; mas, voltemo-nos agora para Jesus. Ele havia acabado de nascer quando Satanás tentou a mesma coisa contra ele. Herodes ordenou que todos os meninos pequenos fossem mortos. Satanás queria matar todos os meninos, a fim de apanhar um deles. Assim, algumas vezes Satanás faz ataques diretos.

Outra maneira de Satanás trazer a morte é a seguinte: ele está o tempo todo tentando envolver as pessoas em alguma coisa que Deus não pode aceitar; isto é, ele tenta levar as pessoas para a impureza, porque ele sabe que Deus não tem nada a ver com isso. Assim, Satanás tenta nos levar para a impureza, a fim de nos fazer morrer. E, então, ele está sempre procura nos levar para a condenação; ele está sempre nos acusando dos nossos pecados, e vocês sabem que um homem ou uma mulher que vive debaixo da acusação, na verdade está vivendo debaixo da morte. Estar debaixo de condenação não é vida, mas sim morte. Esta é a obra de Satanás; é sempre morte, porém, a obra de Cristo é sempre Vida.

A Obra de Cristo

A primeira coisa que o Senhor Jesus dá a todo aquele que nEle crê é Vida ressurreta; esta poderosa Vida pela qual Jesus conquista a morte, Ele a dá aos que creem. Um verdadeiro cristão possui nele a Vida ressurreta de Cristo, por isso ele tem algo nele que somente Deus pode dar. Há algo a respeito de um cristão verdadeiro que é completamente de Deus: aquela Vida pela qual Jesus conquista a morte é uma vida que jamais pode experimentar a morte. Se temos esta Vida, nós iremos prosseguir e prosseguir. Satanás irá fazer os seus ataques, porém, nós iremos continuar prosseguindo o tempo todo, porque esta Vida em nós irá vencer! O poder da ressurreição de Cristo está dentro do verdadeiro cristão, e este é o segredo do seu crescimento espiritual. Esta Vida deve crescer. Vocês sabem, há algo a respeito da vida que todos reconhecem... a vida não pode permanecer inerte, mas, sim, deve crescer. Se você a estrangular, fazendo-a parar, então, você a mata. Mas, se você deixá-la seguir livremente o seu caminho, então, ela irá crescer; do mesmo modo, se você deixar a Vida de Jesus que está em você seguir o seu caminho, a sua própria vida espiritual irá crescer cada vez mais.

Agora, temos discutido bastante a matéria, porém, somente gostaria de dizer uma coisa: um cristão é algo que somente Deus pode produzir. O cristão é a resposta de Deus para todas as obras de Satanás. Eles disseram: “Matem o Cristo”, porém, Deus o ressuscitou dentre os mortos. Vocês sabem, Satanás se move, e Deus responde. Satanás se move na direção da morte, mas Deus responde com Vida. A resposta de Deus é sempre Vida, e nós, portanto, somos a última palavra de Deus em relação a morte. Os cristãos devem ser a última palavra de Deus a Satanás; a última palavra de Deus em relação a morte. Vocês sabem, Deus quer que sejamos a Sua resposta a este mundo; uma resposta que seja absoluta, final e unicamente de Deus. Isto é algo que unicamente Deus pode fazer, e algo que somente Deus tem feito. Agora, vocês terão que me perdoar por estar tomando bastante do seu tempo. Mas, quando você fala sobre Vida eterna, você precisará da eternidade para discorrer sobre o assunto!

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.