Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 9 – O Bom Pastor

26 de Fevereiro de 1957, em Kangshan, Taiwan

Bem, quero me juntar ao irmão Madsen e a todos os irmãos e irmãs que vieram comigo, para agradecer a vocês por esta calorosa acolhida. Quando voltarmos para o nosso país, todos os amigos lá irão querer saber onde estivemos e quem conhecemos. E uma coisa que seremos capazes de dizer a eles é: “Por toda parte em que estivemos, os filhos de Deus vieram, para nos conhecer e nos dar as boas vindas; não importava que horas do dia ou da noite fosse, lá estavam eles, prontos para receber-nos. E uma coisa era comum: eles nos mantinham comendo o tempo todo!" Agora, como o irmão Madsen, eu sinto muito por vocês estarem aqui nesta tarde. Se quiséssemos agradar os nossos filhos, nós os levaríamos para passear no zoológico, para que pudessem curtir os animais. Mas, espero que vocês possam se alegrar em estar aqui conosco nesta tarde!

Agora, vamos ter algo da parte do Senhor. Ficaremos apenas alguns minutos aqui com vocês, mas, quando formos embora, queremos que fique algo do Senhor com vocês. Assim, vou utilizar esses poucos minutos que tenho para alcançar essa finalidade.

Fiquei muito feliz com a maneira que vocês abriram a reunião, isto é, com o hino que vocês cantaram no início. Vocês podem não se lembrar do que vocês cantaram, mas vocês começaram a reunião com as seguintes palavras: “Jesus, quanto o Teu nome se desdobra...". Agora, nós tivemos uma longa conferência em Taipei, e, nas reuniões da noite, estivemos pensando a respeito dos diferentes nomes de Jesus. Conseguimos pensar apenas em alguns dos Seus nomes. Há muitos nomes pelos quais Jesus é chamado, mas não temos tempo para falar disso agora.

Contudo, quando vocês cantaram esta canção nesta tarde, outro daqueles nomes vieram à minha mente, e, acho que iremos gastar os nossos poucos minutos com este nome. Vocês sabem que Jesus é chamado de Pastor; Ele mesmo chamou a Si por este nome. Ele disse: “Eu sou o Bom Pastor”. E, então, há outos dois nomes no Novo Testamento que faz referência a Ele como sendo o Pastor.

Ao final da carta aos Hebreus, vocês têm as seguintes palavras: “O Deus de paz, que trouxe da morte o grande pastor das ovelhas...” E, então, no final da primeira carta de Pedro, vocês têm estas palavras: “Quando aparecer o Sumo Pastor...". Observem essas três diferentes palavras. Jesus disse: "Eu sou o Bom Pastor”, a outra palavra fala dele como sendo o Grande Pastor, e, a terceira passagem fala dele como sendo o Sumo Pastor. Esses nomes não são apenas mudanças de pensamento; todos eles querem dizer algo especial.

O Bom Pastor

O próprio Jesus explicou o que Ele quis dizer ao chamar a si mesmo de o Bom Pastor. Ele disse: “Eu sou o Bom Pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas". Jesus prova ser o Bom Pastor dando, Ele mesmo, a vida pelas ovelhas. Isso significa que as ovelhas têm muitos inimigos. Há aqueles que querem destruir as ovelhas do Senhor. Satanás quer destruir as ovelhas do Senhor. O pecado é um grande poder que destrói as ovelhas do Senhor. Há muitas coisas que são contrárias à vida das ovelhas do Senhor, e, a menos que algo seja feito por elas, elas serão destruídas. Agora, Jesus disse que Ele de fato fez esse “algo” pelas ovelhas. Ele deu a sua vida por elas, e, porque Ele deu a sua vida por nós, somos salvos; somos libertos. É assim que Ele prova ser o Bom Pastor.

O Grande Pastor

A segunda passagem fala de Jesus como o Grande Pastor. O Bom Pastor é sempre o Grande Pastor, e, se vocês olharem para essas palavras em Hebreus 13, irão ver como Ele é o Grande Pastor. Vamos ler a passagem novamente. É assim que está escrito: “Agora, o Deus de paz, que tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, o Grande Pastor das ovelhas...” Ele é o Grande Pastor porque triunfou sobre o poder da morte. O grande inimigo das ovelhas do Senhor é a morte. A Bíblia diz que o último inimigo é a morte. Naturalmente, não é somente a morte física, mas, também, a morte espiritual. E, este inimigo está ao nosso redor o tempo todo, tentando matar a nossa vida espiritual.

Agora, o grande pastor destruiu o poder da morte. Ele não é somente o Bom Pastor que morreu por nós; Ele também é o Grande Pastor, que vive para nós. Ele disse: “Porque eu vivo, vós vivereis também”. Isto equivale a dizer: “Porque eu venci a morte, vocês também vencerão”. O apóstolo Paulo fala sobre a ressurreição de Jesus como sendo a coisa mais poderosa que Deus já tinha feito. Ele disse que, ao levantar Jesus da morte, Deus exerceu a grandeza sobrecelente de Seu poder. Ao ressuscitar a Jesus, Deus exerceu um poder que excede a todos os demais poderes, e o apóstolo disse que esse poder está à disposição de todos nós, os que cremos. O poder que está por detrás da ressurreição de Jesus está à nossa disposição. A ressurreição de Jesus demonstra o tremendo poder de Deus, e é isto que faz de Jesus o Grande Pastor. Que grande pastor Ele é, para exercer tão grande poder por nós!

O Sumo Pastor

Então, Pedro fala de Jesus como sendo o Sumo Pastor, e, novamente, vocês terão que olhar para o contexto. Ele disse "quando o Sumo Pastor aparecer..." Do que o apóstolo está falando? Ele está falando sobre a recompensa dos pastores menores. Vocês sabem, se há o Sumo Pastor, deve haver também os pastores menores. Jesus não poderia ser Sumo Pastor se apenas Ele fosse pastor. Portanto, Pedro está falando dos pastores menores. E, quando o Sumo Pastor aparecer, Ele irá recompensar os pastores menores, os quais se mantiveram fieis. Isto é um encorajamento para nós que estamos na obra do Senhor.

"O Senhor é meu Pastor”, disse Davi. Gosto de pensar sobre isso da seguinte maneira... Acredito que o texto mais conhecido do Novo Testamento seja o Salmo 23. Todo mundo conhece o salmo 23, o grande pastor de Davi, e gosto de pensar sobre esse texto desta maneira. Davi era um pastor. Sabemos que ele era pastor de ovelhas desde a sua infância. A primeira coisa que sabemos sobre Davi é que ele pastoreava as ovelhas de seu pai. Quando Davi escreveu o salmo 23, ele estava simplesmente pensando sobre si mesmo como pastor. Penso que este salmo nos revela o tipo de pastor que Davi era. Evidentemente, ele era um bom pastor. Ele fazia todas essas coisas que estão colocadas aqui. Ele disse: “Nada me faltará”. Evidentemente, Davi fazia de tudo para que nada faltasse às suas ovelhas. Este é um tipo de pastor, não é mesmo? Então, disse ele: “Ele me faz repousar em verdes pastos”. Evidentemente, isso era algo que Davi havia feito para suas ovelhas.

"Guia-me pelos caminhos da justiça por amor do teu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo”. Davi jamais fugiu, deixando as suas ovelhas à mercê. Ele permaneceu com elas durante todo o tempo de dificuldade. "Não temerei o mal, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. Vocês sabem a diferença entre a vara e o cajado; acredito que vocês sabem que tipo de vara vocês têm aqui nesta ilha. Deve ser a mesma no Extremo Oriente como no Oriente Médio. Se vocês olharem para um pastor com as suas ovelhas, irão ver que ele carrega muitas coisas, e, entre as coisas que ele carrega, está a vara e o cajado. A vara é feita de uma madeira dura com uma das extremidades mais pesada, para afugentar qualquer coisa que se aproxime das ovelhas, de modo que, quando o inimigo se aproximava das ovelhas, elas poderiam dizer: “Não precisamos ter medo, pois, o nosso pastor tem uma vara em sua mão, e ele irá nos proteger contra o inimigo". E, outra coisa que o pastor tinha era um cajado, e, se a ovelha escorregasse da rocha, ou entrasse em alguma situação difícil, então, ele descia o seu cajado e puxava a ovelha de volta, de modo que a ovelha poderia dizer: “O pastor irá me tirar daqui, pois, a sua vara e o seu cajado me consolam”.

"Preparas para mim uma mesa na presença dos meus inimigos; unges o meu cálice com óleo". Outra coisa que o pastor carregava era um chifre contendo óleo. A ovelha sempre tinha uma maneira de se meter em algum problema, ou ela ficava cansada e, quando isso acontecia, o pastor pegava o chifre e derramava um pouco de óleo curador ou refrescante sobre a cabeça da ovelha. "Unges-me com óleo... certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre". Agora, este era o tipo de pastor que Davi era. E, então, ele disse: “O Senhor é um pastor semelhante a este; Ele é o meu Pastor. Tudo o que eu faria por minha ovelha natural, Ele irá fazer por suas ovelhas espirituais".

Espero que vocês se perguntem o que essas palavras significam “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida”. Isto não é muito fácil de entender. Mas eu posso explicar esse versículo para vocês. Vocês sabem que os pastores no Oriente estão sempre pensando que há pessoas escondidas seguindo-os. Vocês conhecem algumas pessoas lá fora que são supersticiosas, que pensam que sempre há pessoas escondidas seguindo-as. Por exemplo, se vocês forem ao Oriente Médio próximo à Palestina, irão notar que um homem que sai em seu barco sempre empurra o barco para frente, ao invés de puxá-lo. Isto é, eles sempre têm o costume de encarar o caminho por onde estão indo, porque têm medo dos maus espíritos, e eles sempre têm alguém no barco vigiando, para que nenhum espírito mau possa se aproximar deles sem ser visto. Eles têm medo de espíritos malignos. Bem, naturalmente há isso por aqui. Agora, isso também era verdade na vida de Davi. Os homens tinham um medo terrível que maus espíritos viessem atrás deles, porém, Davi mudou o quadro e disse que havia dois anjos bons seguindo-o. O nome do primeiro era Bondade, e o nome do segundo era Misericórdia. "Bondade e Misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida. Nenhum mal será capaz de me tocar, pois Deus dará ordens aos seus anjos para cuidarem de mim. Não preciso temer. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida. E este Bom Pastor irá provar quão bom Ele, levando-me para morar e sua casa para sempre".

O hino "Jesus, quanto o Seus nome se desdobra..." que vocês cantaram nesta tarde. Quanto significado há no nome de Jesus, o Bom Pastor, o Grande Pastor, o Sumo Pastor; então, continuem a cantar “O Senhor é o meu Pastor".

* Nota do editor: a conferência realizada em Taipei está disponível na internet, tanto em áudio como na forma escrita, tendo o seguinte título "O Persistente Propósito de Deus".

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.