Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 10 – Uma Nova Nação

26 de Fevereiro de 1957, em Kaohsiung, Taiwan.

Há muitas coisas pessoais que gostaria de dizer a vocês; elas seriam sobre quão alegre estou em voltar a vê-los aqui em Kaoshung. Eu me lembro da minha última vez que estive aqui com vocês o ano passado; foi uma grande alegria, e acredito que desta vez também será um tempo do qual iremos nos lembrar com grande gratidão ao Senhor. Mas eu não vou desperdiçar o nosso valioso tempo, falando coisas de ordem pessoal. Estamos aqui com uma séria missão; queremos falar a respeito do Senhor, e creio que vocês estão preparados para fazer uma obra bem real. E gostaria de prepará-los para uma dura obra; isto é, espero que vocês trabalhem junto comigo na Palavra de Deus.

Estou bem certo de que vocês não vieram aqui apenas para ouvir um pouco de coisas agradáveis, mas sim para conhecer melhor o Senhor, e este é o objetivo de estarmos aqui. Assim, vou pedir a vocês para que realmente se entreguem a esta obra, a trabalhem comigo na Palavra de Deus.

Vou pedir a vocês para olharmos algumas passagens da Escritura. Comecemos pela profecia de Isaías, no conhecido capítulo 53:10,11. Agora, apenas tentem se lembrar desses versículos: “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre Si."

Agora quero que vocês observem duas declarações nesses versículos, os quais são muito semelhantes: "Ele olhará a Sua posteridade” e "Ele verá o trabalho de Sua alma".

Agora, guardem isso em suas mentes e vamos para o Novo Testamento, para outro conhecido capítulo no evangelho de João, versículo 3: “Jesus respondeu, e lhe disse: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". Agora vamos unir essas duas passagens antes de prosseguirmos. “Ele olhará a Sua posteridade ... e verá o trabalho de Sua alma, e ficará satisfeito". Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

Agora vamos ler o versículo 6 de João 3: "Aquele que é nascido da carne é carne; e aquele que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de eu vos ter dito: “Necessário vos é nascer de novo". Agora vamos para o evangelho de Marcos, capítulo 3, verso 13 e 14: “E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.
E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar".

Guardem esses versículos em suas mentes e, então, vamos para o evangelho de Lucas capítulo 10, versículo 1: "E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir". Agora, espero que vocês consigam se lembrar de todas essas passagens, porque vou adicionar mais um, que está lá em Hebreus 12, versículo 22: " Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos".

Eu me pergunto se vocês reconhecem o que todas essas passagens da Escritura representam. O que iremos refletir esta noite é aquilo que Jesus começou a fazer, e aquilo que Ele continua fazendo.

O Que Jesus Está Fazendo

Vocês se lembram que, quando Lucas escreveu o Livro de Atos, ele começou com as seguintes palavras " Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima". Agora, ao escrever este seu segundo livro, ele realmente quis dizer “Vou escrever sobre o que Jesus está continuando a fazer e a ensinar desde que foi recebido em cima" e, visto que Jesus ainda está fazendo e ensinando, este tema tem tudo a ver conosco aqui nesta noite.

O segundo volume de Lucas nunca foi terminado. A história que ele começou a escrever jamais foi completada. Por alguma razão, Lucas interrompeu a sua história. Ele a deixou com o apóstolo Paulo na prisão, que nos falou mais. Eu não sei qual teria sido o motivo por Lucas não ter prosseguido, mas, se o Espírito Santo realmente o estava inspirando a escrever, então eu acho que sei porque ele não completou o seu livro. Foi porque a história iria continuar para além da vida dele. A história iria continuar por muitas centenas de anos adiante. Aquela história não poderia ter sido completamente escrita até que o Senhor retornasse. Assim, a história prossegue hoje. Nós ainda vivemos os dias em que Jesus está continuando a fazer aquilo que Ele começou quando esteve aqui.

Isso nos leva a perguntar o que era isso que Jesus começou a fazer e a ensinar? Se pudermos responder a essa pergunta, saberemos porque Ele ainda continua fazendo e ensinando. Agora, todas essas passagens que acabei de pedir a vocês que lessem, nos falam o que Jesus começou a fazer. Tomemos os dois primeiros: Isaías 53:10-11 e João 3:5. Em Isaías 53 temos as seguintes palavras a respeito de Jesus: “Ele verá a sua posteridade ... e verá o trabalho de sua alma e ficará satisfeito". Agora, a nação Judaica sempre foi chamada de a semente de Abraão. Qualquer um que conheça alguma coisa sobre a Bíblia ou sobre os Judeus sabe que isso é verdade. Os Judeus sempre falaram de si mesmos como sendo a semente de Abraão. Isso significa que, de Abraão surgiu uma nação chamada de a nação Judaica.

A nação Judaica é uma nação claramente definida. Não há qualquer engano sobre eles. Se vocês conhecem os Judeus, sabem muito bem que eles formam um povo muito distinto. Não importa o lugar onde eles possam estar ao redor do mundo, eles ainda mantêm a sua identidade como povo. Meu ponto é que os descendentes de Abraão formam uma nação muito bem definida. É uma nação nesta terra que qualquer pessoa pode reconhecer. Agora ouçam as seguintes palavras, ditas acerca do Senhor Jesus: Ele verá a sua posteridade e verá o trabalho de sua alma e ficará satisfeito. O que Jesus começou a fazer? Ele começou a trazer à existência uma nova nação, outro povo distinto; um povo que pode ser reconhecido tão claramente quanto os Judeus podiam ser. É isso o que Ele começou a fazer. E todo o seu ensino foi sobre esse novo povo que estava surgindo no mundo, e é isso o que Jesus continua fazendo e ensinando hoje. Ele próprio está produzindo uma nova nação, um novo tipo de pessoas.

Uma Nova Nação

Agora vocês entendem o que Jesus quis dizer quando falou essas palavras a Nicodemos. Nicodemos estava interessado na questão da entrada no reino de Deus. Nicodemos era um filho de Abraão; era descendente de Abraão, portanto, um representante da linhagem Abraâmica. Isto é inegável. Se vocês tivessem visto Nicodemos, certamente teriam dito: "Eis aí um verdadeiro Israelita”. Teriam dito que não havia qualquer dúvida de que este homem realmente é da semente de Abraão. Este homem vem a Jesus, e ele está interessado nesse assunto de entrar no reino de Deus. Jesus disse a ele: Você pode ser descendente de Abraão, e realmente é um representante de Israel, mas, você ainda não pertence à nação que eu estou formando. Você ainda não é fruto do trabalho da minha alma, portanto, você precisa nascer de novo, pois, aquele que nasceu da carne, é carne”, pelo que Jesus quis dizer “O que nasceu de Abraão pertence a uma raça, mas aquele que nasceu do Espírito é espírito, e pertence a uma raça completamente diferente".

O Senhor Jesus nos fala da natureza desta nação que Ele está trazendo à existência; esta nação que Ele veio produzir. Ele disse: “O que é nascido do Espírito é espírito”. É uma nação espiritual; um povo espiritual. Este povo é fruto da obra do Espírito Santo. É algo totalmente diferente da semente de Abraão. O que Jesus começou a fazer? Ele começou a produzir um novo Israel; um Israel espiritual e celestial. É isso o que Ele continua fazendo até agora.

Agora, eu realmente quero que vocês reconheçam isto. O que somos nós, cristãos? O que significa ser um cristão? Deixe-me colocar de outra maneira; o que é isso que Jesus está fazendo conosco? Quando nascemos de novo, quando o Espírito Santo realiza a sua obra em nossos corações, o que realmente está acontecendo? A resposta é que Jesus está edificando o Israel espiritual. Jesus está transformando este Israel, que assumiu o lugar do velho Israel terreno, numa outra nação, e, do mesmo modo que a semente de Abraão pode ser reconhecida entre os povos deste mundo, assim também, os descendentes de Cristo são diferentes de todos os demais. Este é o primeiro fato a respeito da vida cristã: somos uma nova nação, e somos diferentes das demais nações da terra.

No caso da semente de Abraão, a diferença era exterior. Você reconhece os Judeus por meio de características externas. Porém, esta nova nação não é reconhecida por características externas. Aqui estamos nós esta noite, vindo de diferentes lugares, e de várias nacionalidades do mundo, e, a maioria de vocês são de naturalidade chinesa, mas há alguns aqui são da Dinamarca, e outros, da Grã-Bretanha, e pode haver alguns que são de outras nacionalidades, mas todos formamos uma única nação em Cristo. E este reconhecimento não é algo meramente exterior, mas é algo interior. Todos nós temos algo em comum que está no interior. Se pertencemos a Cristo, somos todos nascidos de um único Pai; somos todos descendentes de Jesus; somos todos fruto de Seu trabalho. Esta é a grande realidade que está em nosso interior, a qual nos torna diferentes de todos os demais.

Bem, não vou mais me prolongar neste assunto, preciso ir prosseguir para a próxima passagem que lemos para vocês a partir do terceiro capítulo de Marcos.

Um Novo Governo

"Jesus chamou para Si aqueles a quem queria chamar, e eles vieram a Ele, e Ele escolheu doze dentre eles”. Se percebemos o detalhe, trata-se de um fato dos mais impressionantes. Se não percebemos, os Judeus perceberam, especialmente os principais dos Judeus: “O que este Homem está fazendo? Ele escolheu doze apóstolos; Ele tomou o número de Israel; apropriou-se do nosso número nacional e o deu a esses doze homens. O número nacional de Israel é doze – os doze patriarcas; os doze filhos de Jacó; as doze tribos de Israel. O número doze é o número da semente de Abraão, e este Homem roubou o nosso número e o deu aos seus discípulos. O que este Homem está fazendo?” E, então, vocês têm que se lembrar do que este número doze representa, e esta é a questão que os perturba muito. Doze sempre era o número de governo. Vocês sabem, a intenção era que as doze tribos de Israel ocupassem o lugar de governo. O Senhor havia dito para eles através de Moisés: “Sereis cabeça e não cauda." Era para Israel se a cabeça das nações, que governasse as nações. O número doze é o número de governo. Agora Jesus havia tomado este número e dado aos seus discípulos. O que Ele estava fazendo? Ele estava levantando um novo governo. Vocês sabem o que Ele está fazendo; Ele está levantando um novo povo, para governar as nações.

Você transfere este número doze para o Novo Testamento e você começa com os doze apóstolos, e, quando você chega ao final da Bíblia, você encontra o número doze em toda a parte. Mas, a que o número doze está conectado no final? Está conectado à Nova Jerusalém. A cidade possui doze fundamentos em seu muro. Nos doze fundamentos do muro estão os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro, e o muro possui doze portas, e há doze anjos; a medida da cidade é 12 mil estádios. Como vocês veem, o número doze está por toda a parte. O que isso significa? Bem, esta cidade que está apresentada em Apocalipse é um símbolo, ou, um tipo. É a figura da Igreja, e a Igreja é o instrumento escolhido de Deus para exercer o governo por todas as eras que estão por vir. Como vocês percebem, na Igreja o número doze está por toda a parte. Esta é a única maneira de Deus dizer que a Igreja é chamada por Ele para exercer o governo no universo. É isto o que Jesus começou a fazer. E Ele sabia o que estava dazendo; sabia que estava fazendo algo tremendo; sabia que aquilo que Ele estava fazendo iria colocar toda a nação Judaica contra Ele. Ele escolheu doze, e que coisa terrível de se fazer, pois isso iria simplesmente perturbar todo o Israel! Ele estava começando tudo de novo. O governo havia sido tirado das mãos da semente de Abraão e entregue à Igreja.

Vocês e eu, caros amigos, se somos sementes de Cristo, somos chamados a esta grande honra. Somos chamados para participarmos com Cristo do governo deste mundo nas eras vindouras. O Senhor Jesus, através de seus ensinos, está tentando nos ensinar ou treinar como governar. Agora, todos nós entendemos que isso tudo é espiritual. Sabemos muito bem que a Igreja não está governando este mundo de maneira temporal ainda, mas Ele está nos treinando para exercer o governo. Todas as experiências que Ele está permitindo que nos ocorram têm a finalidade de nos treinar a superá-las, a ter o domínio. Jesus deu autoridade aos seus discípulos sobre os espíritos imundos e sobre todas as enfermidades. Vocês sabem, Ele os havia chamado para este grande governo. Agora, isso é algo espiritual. A Igreja é chamada para lidar com as forças do mal, e vencê-las. A Igreja é chamada para lidar com as doenças espirituais, e exercer domínio sobre elas. Eu poderia apenas dizer isso, mas, espero que através desta pequena abertura vocês consigam enxergar um mundo muito maior... se vocês olharem através desse pequeno orifício, poderão enxergar do outro lado o grande propósito do Senhor.

Vocês foram chamados para governar nas eras vindouras. Cristo irá governar este universo, e nós iremos governar com Ele. É isso o que Ele começou a fazer quando escolheu os doze. Disse que Ele fez algo tremendo quando escolheu os doze. Os principais dos Judeus perceberam o que ele estava fazendo, e disseram: “Nós não iremos permitir que este Homem governe sobre nós”. Vocês sabem, eles haviam entendido o significado da coisa. Eles disseram: “Este Homem vai levantar um novo governo, e nós não temos nada a ver com Ele; vamos nos livrar dele e de todas essas suas ideias de governo". Eles crucificaram o Senhor Jesus porque Ele estava levantando um outro Israel, e estabelecendo um novo governo, mas não era um governo temporário deste mundo. Ele disse: “O meu reino não é deste mundo”, e também disse: “Os meus discípulos não são deste mundo”. Trata-se de uma semente espiritual e celestial, de algo nascido do alto; este governo é espiritual.

Bem, estou certo de que vocês reconhecem isto; poderíamos gastar muitas horas sobre este assunto. Agora vamos para outra passagem que está em Lucas 10.

Uma Nova Representação

Jesus nomeou setenta. Qual é o significado disso? Este é outro ato deliberado dele. Ele sabia o que estava fazendo, e, novamente, os principais dos Judeus também sabiam o que Ele estava fazendo. Voltem na Bíblia para os livros de Moisés, e vocês descobrirão que havia setenta anciãos em Israel. Eles eram as cabeças das casas dos pais. Esses homens estavam reunidos ao redor de Moisés, e eram os seus ajudadores. Vocês sabem, eles representavam todo o Israel. Ao redor de Moisés havia setenta anciãos. Eles representavam toda a nação. O número deles era setenta, e Jesus nomeou setenta.

O que ele estava fazendo? Ele estava assumindo o lugar de Moisés, e estava reunindo setenta homens ao seu redor, para que representassem esta nova nação que Ele estava formando. Isto era algo horrível de se fazer. Bem diante dos olhos dos principais dos Judeus Jesus nomeou setenta homens, e os enviou. Ele os enviou para toda cidade e lugar onde Ele próprio iria. Em todas as cidades e vilas para onde foram, eles representavam o Senhor Jesus. Eram como aqueles anciãos de Israel, que representavam Moisés, e representavam a nação. Jesus estava simplesmente seguindo o padrão de Israel, mas Ele estava agindo de maneira espiritual. Vocês sabem que aquilo que Ele começou a fazer, Ele continua fazendo nos dias de hoje.

Setenta é apenas um número simbólico. É o número da representação espiritual. Doze é o número do governo espiritual, e setenta é o número da representação espiritual, e Jesus ainda está se movendo sobre este princípio. O que Ele está fazendo? Ele está chamando homens para se associarem com Ele, a fim de representá-lo nos lugares.

Voltemos a Moisés. Vocês veem esses setenta anciãos que eram as cabeças das casas de Moisés; esses setenta homens vinham à presença de Moisés. Eles obtinham a mente de Moisés e, então, voltavam para as suas casas e falavam para as pessoas aquilo que Moisés queria que fosse feito. As pessoas conheciam a mente de Moisés por meio desses homens. Agora vocês sabem o que Jesus estava fazendo. Ele estava trazendo homens para perto dele, a fim de que pudesse enviá-los, para que o representasse em todos os lugares. Assim, se alguém quiser conhecer quais são os desejos de Jesus, eles deverão ir aos representantes de Jesus, e isso, caros amigos, aponta diretamente para nós aqui esta noite.

O Senhor Jesus nos chamou para a comunhão com Ele. Por que Ele fez isso? Para que ele pudesse colocar-nos como seus representantes neste mundo; para que homens e mulheres pudessem conhecer a mente do Senhor Jesus através de nós. Vocês sabem, Ele está edificando uma nova nação para um novo governo, e está colocando uma nova representação de Si mesmo sobre esta nova nação. Agora, isso é algo para vocês refletirem a respeito.

Uma Nova Cidade e Um Novo Templo

Chegamos a nossa última passagem, Hebreus 12; e o que ela diz? "Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos". O que é isto? Isto ainda segue o velho padrão. O Monte Sião era a cidade do grande rei. No Velho Testamento, o Monte Sião era a cidade de Davi, a cidade do grande rei. Jerusalém era o centro de governo para toda a terra. Agora está dito que “Chegastes ao Monte Sião”, mas não se trata do Monte Sião do Velho Testamento, pois vocês chegaram à Jerusalém celestial; vocês chegaram a Jesus, o grande Rei. O Monte Sião é a cidade do grande Rei. Vocês chegaram à Jerusalém celestial, o centro de governo do novo país celestial. É isto o que significa ser um Cristão.

Vou terminar aqui esta noite. É tudo muito impressionante saber o que Jesus começou a fazer e a ensinar, e Ele continua fazendo e ensinando. Eu poderia prosseguir com muitas outras coisas; poderia levá-los ao templo, e mostrar a vocês que Jesus está edificando um novo templo, outra casa de Deus, mas não irei dar muito a vocês esta noite. Jesus está seguindo o velho padrão, porém, as coisas velhas se passaram, e eis que tudo se fez novo. É um novo templo espiritual.

Somos sementes de Jesus, frutos do Seu trabalho. É nos verdadeiros crentes que Ele vê o trabalho de sua alma e fica satisfeito. Os crentes são o novo Israel; os crentes são chamados e escolhidos para um novo governo; os crentes são chamados para uma nova representação de Cristo às nações; os crentes são chamados para ser um templo santo no Senhor; os crentes são a nova casa de Deus. Vocês sabem, quando Israel segundo a carne rejeitou o Senhor Jesus, eles perderam tudo, e Ele deu tudo para a Igreja. Ele disse aos principais Judeus: "O reino dos céus será tirado de vós e dado a uma nação que produza os seus frutos", e são os seus discípulos que formam esta nova nação. O reino dos céus foi dado a nós.

Agora, que todos possamos caminhar dignamente perante o Senhor; que a distinção do caráter dele possa ser vista em nós; que todos possam enxergar a diferença entre nós e o restante do povo; que somos um povo especial; o caráter do céu está em nós e a semelhança de Jesus é vista em nós, e estamos aprendendo tudo o que significa esse governo espiritual.

Vocês podem não ter compreendido tudo o que dissemos, mas não vão embora dizendo apenas “Eu não entendi”, e pensem que não há nada naquilo que falamos; quero dizer a vocês que há tudo; apenas peçam ao Senhor que lhes dê o entendimento, para que vocês enxerguem quão maravilhoso é ser semente de Cristo, ser fruto de seu trabalho, e um povo especial celestial, que é chamado para reinar com Ele para sempre, e ser o templo de Deus, uma morada. Isso é algo daquilo que significa ser um cristão, e não é pouca coisa. Que o Senhor nos ajude a entender isso.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.