Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 11 – Cidadãos de Sião

27 de Fevereiro de 1957, em Pintung, Taiwan.

Eu não penso que haja muitas maneiras nas quais eu me pareça com o apóstolo Paulo. Acredito que, fisicamente, ele era um homem de baixa estatura, e, quanto a isso, acho que eu sou um pouco mais alto do que ele era. E, estou certo de que em muitos outros aspectos eu seja completamente diferente dele; isto é, com certeza eu não possuo a estatura espiritual dele. Mas estou muito feliz de saber que há uma coisa em que eu me pareço com Paulo: a vida dele era muito ocupada, visitando as igrejas. Ele ia de lugar em lugar, visitando os filhos do Senhor, buscando encorajá-los no Senhor. Bem, é desta maneira que me sinto parecido com Paulo. Eu percorro o mundo, visitando os irmãos, e levando a eles as saudações de outros irmãos. E, agora, nesta viagem pelas igrejas, cheguei aqui e saúdo vocês em nome do povo do Senhor em muitos lugares.

Penso que há um valor especial nesse tipo de coisa: fazer com que cada pequeno grupo saiba que ele faz parte de uma grande família; que ele não está simplesmente vivendo isolado em certo lugar, mas que está unido a muitas pessoas de Deus, e que isto é o que eu diria a vocês aqui esta manhã. Vocês podem ser uma pequena companhia, numa pequena cidade, e, talvez, algumas vezes vocês possam sentir excluídos dos demais, mas eu estou aqui esta manhã para lhes dizer que isto não é verdade. Como o nosso irmão acabou de falar, há muito povo de Deus em toda parte do mundo que está orando por vocês, e vocês podem estar certos de que eles irão continuar orando. Agora, não quero tomar muito tempo falando estas coisas.

Uma Canção de Sião

Nesses poucos minutos, quero entregar a vocês algo da parte do Senhor, e vou pedir a vocês para ler comigo um salmo. O salmo 87: “O seu fundamento está nos montes santos.
O Senhor ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacó.
Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. (Selá.) Farei menção de Raabe e de Babilônia àqueles que me conhecem; eis que da Filístia, e de Tiro, e da Etiópia, se dirá: Este homem nasceu ali. E de Sião se dirá: Este e aquele homem nasceram ali; e o mesmo Altíssimo a estabelecerá. Senhor contará na descrição dos povos que este homem nasceu ali. (Selá.) Assim os cantores como os tocadores de instrumentos estarão lá; todas as minhas fontes estão em ti".

Vocês irão perceber que este salmo é chamado de Canto de Sião. Esta canção traz uma pintura diante dos nossos olhos. É um trabalho de imaginação, e a pintura que está apresentada no salmo é esta: está reunida num determinado lugar, talvez um lugar com este aqui em que estamos, certa quantidade de pessoas vindas de diferentes nações. E era muito comum que, quando isso acontecia, essas pessoas começassem a falar sobre os seus próprios países. Aqui está um homem do Egito, e ali outro da Babilônia, e outro da Filistia, e outro de Tiro, e outro da Etiópia, e outro da Palestina, e outro de Jerusalém, e todos estão conversando entre si. E, enquanto conversam, começam a se gloriar de seus próprios países.

O primeiro homem, do Egito, diz: “não há país como o Egito! O Egito é o melhor país do mundo. Lá você tem tudo o que poderia desejar; se você deseja determinada coisa, então, vá ao Egito e a tenha!” E, então, o homem vindo da Babilônia interrompe e diz: “Eu não concordo com você. Babilônia é o melhor país; lá podemos conseguir coisas que não conseguiríamos no Egito...” e, então, este homem começa a se gloriar de Babilônia, mas, enquanto ele faz isso, outro homem interrompe a conversa. Ele é da Filistia, e diz: “Vocês dois estão errados. A Filistia é o melhor país de todos. Lá nós temos algo que vocês não têm em seus países. Tenho orgulho por ter nascido na Filistia!” E, enquanto ele ainda está falando, outro homem começa a falar também. É de Tiro, e diz: “Oh, o Egito não é nada; nem a Babilônia, e nem a Filistia; Tiro é o melhor país! Eu sou de Tiro e Tiro é uma cidade maravilhosa!” E ele começa a se gloriar por ser um cidadão de Tiro. Mas ele não tem a última palavra. Aqui está um homem colorido vindo da Etiópia, que diz: “Vocês nunca ouviram falar do ouro da Etiópia? Vocês não sabem a respeito das joias que temos em nosso país? Vocês não conhecem a nossa maravilhosa história? Oh, a Etiópia é o melhor país de todos, e tenho muito orgulho por ter nascido lá!" Mas esta não é a última palavra. A última palavra está com um Palestino. Ele tinha ouvido todas essas palavras e, então, olhou para eles com pena. Ele disse: “Vocês não sabem de nada. Sião é o lugar! Oh, Sião é o lugar mais maravilhoso do mundo!" E, então, começou a falar sobre as coisas maravilhosas de Sião. "Se vocês quiserem ver isto, vão a Sião. Querem saber a respeito de alguma coisa? Vão a Sião. Todas as fontes estão em Sião". Aí está o quadro.

Disse que era um trabalho de imaginação. Mas, por que este quadro está na Bíblia? É um quadro muito natural. É o tipo de coisa que você irá encontrar em toda parte do mundo. Eu não acho que o irmão Madsen e o Dr. Folkland irão demorar muito para começarem a falar sobre a Dinamarca! É o tipo de coisa que as pessoas costumam fazer quando estão juntas, ma penso que o último homem estava certo. Para todos os efeitos, o que ele representa espiritualmente está corretíssimo. Ouçam o que ele disse: "Sua fundação está nos montes santos. O Senhor ama os portões de Sião mais do que todas as moradas de Jacó. Coisas gloriosas são ditas a respeito de ti, ó cidade de Deus”. E tomamos isto do Velho Testamento e o levamos para o Novo Testamento, e, no capítulo doze de Hebreus está a seguinte palavra: “Chegastes a Sião, a cidade do Deus vivo".

Caros amigos, vocês e eu somos cidadãos da melhor cidade que pode ser encontrada neste mundo! Naturalmente somos nascidos em algum lugar aqui em baixo, mas, espiritualmente, somos nascidos do alto. Os nossos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro. O Senhor Jesus disse aos seus discípulos: “Alegrai-vos nisto: em saber que os vossos nomes estão escritos no céu". Seja lá onde possamos estar aqui nesta terra, todos temos algo em comum: o nascimento. Sei que, naturalmente falando, vocês vão dizer que nasceram nesta ou naquela cidade, mas, a coisa maravilhosa de estarmos reunidos aqui esta manhã é que todos nós somos nascidos na mesma cidade. Através do nosso novo nascimento, somos nascidos do alto, e há mais coisas maravilhosas ditas a respeito desta cidade espiritual do que de qualquer outra coisa.

Bem, o que dizer do Egito? Todas aquelas glorias das quais este homem se vangloriou desapareceram. E sobre a Babilônia? Bem, recentemente eu voei sobre a Babilônia, e o que foi que vi? Não vi nenhuma daquela glória dos dias de Nabucodonozor. Todas elas desapareceram, e tudo está deserto, de modo que você não encontra nada do que possa se orgulhar. O mesmo se pode dizer de Tiro. Esta cidade teve uma grande história, porém, tudo se foi. Mas você percebe o que está dito sobre Sião: o Senhor estabeleceu nela a Cidade de Deus, que é de cima; que é eterna. Somos nascidos lá, de onde recebemos a vida eterna. Quando todas as cidades deste mundo desaparecerem, esta cidade celestial irá permanecer. Bem, Sião não é um lugar; Sião é o povo de Deus reunido com o próprio Senhor. é:-

Onde o Senhor Habita.

Onde o Senhor habita? Ele habita com o seu povo onde quer que eles estejam. O Senhor está aqui esta manhã. Ele está conosco, e disso temos certeza. Sabemos que Ele está aqui; portanto, isto é Sião, e nós prosseguimos e conhecemos o povo do Senhor em muitos lugares, e conhecemos o Senhor no meio deles. Isto é Sião novamente. Isto é algo que o Senhor fez, e o que Ele estabeleceu, e podemos nos orgulhar desse maior nascimento que o homem já teve. Verdadeiramente podemos dizer para todos as demais pessoas: “Você não sabe o que está falando. Vocês, pessoas deste mundo, não conhecem nada a respeito disso; se quiserem conhecer alguma coisa, então vocês precisam nascer do alto, e, então, tornarem-se cidadãos de Sião, a celestial Sião, e, então, começarão a conhecer algo que nenhuma pessoa deste mundo conhece". Vocês sabem, é isso o que este homem de Sião estava dizendo. Com todo orgulho ele disse: “Vocês não conhecem nada a respeito disso!” Vocês podem achar que conhecem, mas vocês não possuem nada, comparado ao que eu possuo". E, espiritualmente, é verdade. As coisas maravilhosas que eles têm, e aquilo do que se orgulham... mas, sabemos que eles estão errados. Sabemos que eles não têm aquilo que temos. Não é verdade, que cada cristão possui algo que as demais pessoas não possuem? Não é isto verdadeiro em vocês?

Se eu dissesse a vocês esta manhã “Vocês gostariam de voltar para o mundo? Vocês querem deixar o Senhor? Vocês querem trocar aquilo que têm com as coisas que o mundo oferece a vocês?" Vocês olhariam para mim e diriam “Por que deixamos o mundo? Por que viemos para o Senhor? Não foi porque sabíamos que o Senhor tem algo que o mundo não tem? Tudo aquilo que temos não irá nos satisfazer". Talvez vocês estejam dizendo “Não estamos pensando em voltar para o mundo!" Esta manhã, somos todos homens de Sião; estamos felizes por termos nascidos ali.

Vocês percebem esta última palavra no salmo “Tanto os que cantam como os que dançam dirão: todas as minhas fontes estão em Sião”. O que isso significa espiritualmente? Que temos tudo o que precisamos em nossa nova vida em Cristo Jesus. Nossas provisões vêm do céu. O Senhor Jesus foi o primeiro grande cidadão de Sião. Ele disse “Eu vim de cima; eu não sou deste mundo”. Mas, quando Ele estava neste mundo, Ele desenhava tudo a partir do céu. Um dia os discípulos vieram a Jesus e disseram "Mestre, coma!” Ele respondeu “Eu tenho uma comida que vocês não conhecem”. Ele era sustentado pelo céu; Ele obtinha tudo que precisava do céu. Ele vivia a sua vida aqui neste mundo, mas obtinha o seu sustento do céu. Naturalmente, isso também se aplica a todos os cidadãos de Sião. A nossa força espiritual vem do céu; nosso alimento espiritual vem do céu; nossa direção espiritual vem do céu; nossa alegria espiritual vem do céu, de modo que quase nada neste mundo pode nos dar alegria. É um outro caminho. Neste mundo há muita tristeza e sofrimento. Se percorrêssemos por este mundo, certamente ficaríamos muito infelizes com toda essa situação aqui. O mundo não nos dá absolutamente nada, porém, aqui nesta manhã, nós somos as pessoas mais felizes. Temos uma alegria que não vem deste mundo; vem do céu. "Todas as minhas fontes estão em Sião” e, o melhor de tudo é que: “O Senhor ama Sião e isso torna a nossa cidadania a melhor coisa de tudo. É o amor do Senhor por seu povo.

Penso que não há nada mais confortante do que nos lembrar que o Senhor nos ama. Confesso que sempre acho isso a coisa mais difícil de crer. O Senhor me ama, e eu não consigo ver como isso é possível. Mas aqui está: “O Senhor ama os portões de Sião” e Ele tem falado coisas gloriosas sobre esta cidade. Vocês sabem, quando digo “Sião” apenas quero me referir ao povo nascido do alto. O Senhor tem falado muitas coisas sobre o seu povo. Há um futuro glorioso para ele. O Senhor irá estabelecer isto aqui.

Então, temos outra pintura. Um quadro que mostra o Senhor abrindo o Seu grande livro. Este grande livro é para registrar os nomes de todas as pessoas que nasceram nessa cidade celestial, e, à medida que Ele lê o grande livro, cita o seu nome. O seu nome está escrito nesse livro. É o Livro da Vida do Cordeiro, e o Senhor olha e diz: “Este e este é nascido neste país. Seus nomes estão aqui neste livro". Agota, esta é uma palavra simples; mas, é uma bela pintura. O Senhor conhece a todos os que são nascidos do alto. Vocês sabem, não se trata apenas de um grande livro cheio de nomes e o Senhor dizendo “Há muitos nomes aqui, muitos para que eu consiga me lembrar, e eu não os conheço individualmente". Não, o Senhor não diz assim. Está escrito “O Senhor contará na descrição dos povos que este homem nasceu ali". Ele os conhece um por um.

Você pode ser desconhecido neste mundo; você pode achar que ninguém o conhece; mas o Senhor conhece você pelo seu nome. É maravilhoso saber que o Senhor conhece o seu povo pelo seu nome. Ele disse: "Eu o tenho chamado pelo seu nome, pois você é meu”. Se somos nascidos do alto, o Senhor nos conhece pessoalmente. Ele conhece cada um daqueles que pertence a Sua Cidade, e tem interesse pessoal em cada um deles. Esta é a minha mensagem. É uma mensagem muito simples que vem dessa pintura na Bíblia onde o homem de Sião diz que possui algo que ninguém mais possui. Ele possui tudo que é do Senhor; possui todas as fontes que estão no Senhor; possui todas as promessas do Senhor. Nós transferimos isso para a nossa vida cristã. Ouvimos o apóstolo dizer “Chegastes a Sião, a Jerusalém celestial, a Cidade do Deus vivo”. Assim, estamos aqui esta manhã na condição de cidadãos de Sião, e é a coisa mais maravilhosa do mundo ser um cidadão de Sião.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.