Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 14 – Deus é Por Nós

28 de Fevereiro de 1957, em Kaohsiung, Taiwan.

Espero que vocês se lembrem daquela ocasião, quando o Senhor Jesus estava na beira da praia, e a multidão o pressionou tanto que Ele foi obrigado a entrar num barco, e se afastar um pouco da margem, e, de lá, então, começou a ensinar as pessoas. E, quando Ele terminou de falar, disse a Simão Pedro: “Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar". Pedro, o dono do barco, respondeu: “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede". E, então, eles não conseguiram trazer a rede de volta, por causa da tamanha quantidade de peixes que pegaram.

Nós não iremos falar sobre isso esta tarde; apenas gostaria de dizer que estamos pescando em águas profundas, e espero que consigamos pegar alguma coisa. Nossas águas profundas estão no capítulo oito da carta aos Romanos. Vamos ler a partir do verso 28:

" E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E, aos que predestinou, a estes também chamou; e, aos que chamou, a estes também justificou; e, aos que justificou, a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor".

Estou certo de que vocês todos irão concordar que estas são águas muito profundas, e que há um grande cardume de peixes nessas águas! Só espero que sejamos capazes de pescar alguns deles nesta tarde.

Vamos tomar o versículo 31 ”Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" O discípulo está falando coisas bem profundas aqui. Isto é o que ele quer dizer com “estas coisas”. "Que diremos, pois, a estas coisas?” Vamos apenas olhar para “estas coisas”. Elas estão todas reunidas na seguinte pergunta: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

Vou fazer uma pergunta e tentar respondê-la. Como Deus é por nós? Vocês viram o que o apóstolo disse anteriormente; isso explica como Deus é por nós.

1. Deus Nos Escolheu Em Cristo Antes Da Fundação Do Mundo.

Primeiramente, o apóstolo nos leva lá para o início, para antes da criação do mundo, antes que vocês e eu tivéssemos uma existência aqui neste mundo, e ele nos diz que Deus já era por nós desde então. Paulo nos ensina que Deus já nos conhecia antes que este mundo existisse. Deus já nos conhecia antes que houvesse uma única criatura neste mundo, e, porque Ele nos conhecia, Ele, então, nos escolheu. No começo da sua carta aos Efésios, o apóstolo Paulo disse: “Fomos escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo”. Bem, essas águas realmente são tão profundas, que não conseguimos entendê-las, porém, há uma maneira de explicar isso.

Vocês sabem, Deus não vive no tempo. Para Deus não existe tal coisa chamada “tempo”; para Ele não há passado, nem futuro. Deus vive fora do tempo; para Ele o tempo é sempre presente. Isto pode ser algo muito difícil para vocês entenderem, mas não é tão difícil assim. Eu me pergunto se vocês já tomaram uma anestesia? Lembro-me que, alguns anos atrás, tive que me submeter a uma pequena cirurgia, e eles me deram algo que chamavam de “gas”, e, imediatamente, fiz uma tremenda viagem. Em minha insconsciência, percorri um longo caminho. E eu conhecia o país para onde estava indo, e, seguindo a viagem de carro, ía contemplando toda a paisagem ao redor, milha após milha, porém, para que eu realmente pudesse fazer aquela viagem, demandaria horas e horas. Mas, de repente, eu acordei, e perguntei: “Por quanto tempo estive dormindo?” "Oh, cerca de quinze segundos!”, disseram. Toda aquela viagem aconteceu em apenas quinze segundos – algo que, se realmente tivesse acontecido, levaria horas. Bem, eu tinha saído do tempo; o tempo tinha cessado de ser um fator governante em minha vida, de modo que, aquelas muitas horas foram aglutinadas em apenas quinze segundos.

Esta é apenas uma pobre ilustração, mas, quanta coisa pode acontecer quando você está fora do tempo! Cinco, seis, sete mil anos no futuro são presente para Ele, e aquele que vive no tempo não pode entender essas coisas muito bem. Mas, antes que este mundo fosse criado, Deus já sabia que estaríamos aqui, e sabia exatamente como Ele iria agir. Ele sabia que o Evangelho seria pregado a nós, sabia qual seria a nossa resposta, e, porque sabia o que iríamos fazer, ele providenciou todas as coisas. É isto o que o apóstolo está dizendo aqui. Deus era por nós antes mesmo de existirmos. Deus era por nós antes que o mundo existisse. É algo muito grande saber que já estávamos na mente de Deus antes mesmo que tivéssemos nascido neste mundo, e que Deus decidiu tudo antes que existíssemos, e que entramos em algo que Deus já havia preparado.

A Palavra de Deus fala sobre obras que foram preparadas de antemão, para que andássemos nelas. É algo tremendo saber que Deus, de eternidade em eternidade, tem sido por nós. É isto o que o apóstolo Paulo disse em primeiro lugar. Mas, então, sabemos o que aconteceu durante o curso da história. Sabemos o que fez Adão, e como ele nos envolveu em seu pecado, e como ele abriu mão todo esse grande propósito de Deus. Vocês observam como o apóstolo fala aqui a respeito do propósito de deus: “Aqueles que foram chamados de acordo com o Seu propósito”. Deus tinha um grande propósito em Sua mente ao criar o homem, e Ele criou o homem para este grande propósito. Agora, Adão abriu mão desse propósito e envolveu toda a raça humana nesta condição, e isto significa que nós perdemos o propósito de Deus.

Bem, nós conhecemos a terrível história do pecado do homem, e também a perda espiritual do homem. Este é o escuro e trágico pano de fundo da história deste mundo, mas isso apenas nos leva à segunda maneira na qual Deus é por nós.

2. O Próprio Deus Veio a Este Mundo A Fim De Nos Achar.

Deus interveio na história, entrando neste mundo. Ele veio aqui na pessoa de Seu Filho, a fim de buscar e salvar aquilo que havia se perdido. Deus veio a este mundo, a fim de trazer o homem novamente para o Seu propósito. A vinda do Filho de Deus foi a intervenção de Deus na história deste mundo, a fim de mostrar que Ele ainda é por nós.

Há uma coisa que deve nos impressionar. Nós sempre falamos sobre o homem buscando a Deus. Há muita conversa a respeito do homem em busca de Deus; mas o que devemos perceber é que Deus sempre esteve em busca do homem. É Deus quem tomou a iniciativa nesta questão de busca, e Ele, como o grande Buscador, veio a este mundo na pessoa de seu Filho. Foi o Filho de Deus quem disse “O Filho do Homem veio buscar e salvar o que havia se perdido”. O real movimento começa do lado de Deus, e esta, naturalmente, é a coisa mais maravilhosa.

Nós aqui esta tarde jamais seríamos povo de Deus se dependesse apenas de nós buscarmos ao Senhor. Nós pertencemos ao Senhor porque foi Ele quem primeiro nos buscou. Todo movimento do nosso coração na direção dele é fruto do movimento dele em nossa direção. "Não fostes vós quem me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós”. João disse “Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro”. Portanto, Deus demonstrou que é a nosso favor, vindo a este mundo para nos achar.

3. Deus Criou a Redenção Para Nós.

Mas, então, a terceira coisa que Deus mostrou é que Ele é por não apenas por ter nos buscado, mas também porque nos redimiu. Esta palavra “redenção” cria um quadro diante de nossos olhos. É o quadro do mercado de escravos. Todos os escravos no mercado são colocados à venda, e, então, aparece alguém que paga o preço pela liberdade deles. Este é o significado da palavra “redenção”. Simplesmente significa comprar de volta. A Palavra de Deus diz que nós estávamos vendidos sob o pecado; éramos escravos do pecado, mas Jesus veio para nos redimir de toda iniquidade; veio para nos resgatar para Deus.

No livro do Apocalipse, temos a pintura de uma grande multidão de pessoas que foram salvas e que, por isso, estão cantando uma canção de redenção. E é o seguinte o que elas cantam “Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados". Elas estão falando acerca da redenção. Foram comprados de volta para Deus, pelo sangue de Jesus. Deus é por nós por meio desta grande obra de redenção. É o que Paulo chama de justificação, mas nós não vamos entrar no pleno significado de todas essas coisas. Mencionamos três maneiras pelas quais Deus é por nós. Agora vamos para o número quatro.

4. Deus Nos Chamou.

"Aos quais justificou, a esses também chamou”. Gosto da maneira como está colocado. A obra da redenção foi feita para nós, e, então, fomos chamados para que usufruíssemos dela. "Ele nos chamou..." Ao nos ter chamado, Deus mostrou que é por nós.

Vocês querem saber que Deus é por vocês antes da fundação do mundo? Vocês querem saber por que Deus veio a este mundo na pessoa de seu Filho? Vocês querem saber por que a grande obra da redenção foi realizada? Vocês querem saber que todas essas três coisas têm relação pessoal com vocês? Vocês querem ser capazes de dizer “Deus me escolheu em Cristo antes da fundação do mundo? Que Deus veio a este mundo para me encontrar? Que Deus, na pessoa de seu Filho, criou a redenção para mim? Como podemos saber que tudo isso é verdade? A resposta está aqui no número quatro: “Ele nos chamou”.

Se você e eu ouvimos o chamado; se sentimos o poder do chamado; se respondemos ao chamado, então, por trás do chamado estão todas aquelas outras coisas. O próprio chamado carrega consigo tudo aquilo que acabamos de mencionar. O chamado inclui esta tremenda coisa: que Deus é por nós.

Suponho que muitos de vocês aqui esta tarde teriam dito: “Eu ouvi o chamado”. Vocês podem colocar desta maneira, mas, isso equivale a dizer que Deus nos chamou para a comunhão de seu Filho, e o chamado carrega em si esta tremenda verdade de que Deus é por nós. A nossa salvação já é uma demonstração de que Deus é por nós. Agora vamos dar o segundo passo. Número cinco.

5. Deus Providencia Tudo Para Nós.

Como Deus é por nós? Após nos chamar por sua graça, Ele fez todas as provisões para que possamos alcançar a realização do propósito eterno. O apóstolo disse “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus ". Em sua carta aos Colossenses, ele fala sobre toda a plenitude da Divindade como estando em Cristo, e, então, falou “e estais perfeitos nele”. Na carta aos Efésios, ele coloca da seguinte maneira “Ele nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo Jesus”.

Agora vamos refazer os nossos passos. Deus tem um grande propósito em seu coração. Ele criou o homem para este propósito, porém, o homem perdeu o propósito, e, então, Deus veio ao mundo para levar o homem de volta ao propósito. Deus comprou o homem novamente. Resgatou o homem para o seu propósito, e, então, chamou-o, para que ele pudesse conhecer aquilo que Deus havia feito para ele. Depois, Deus providenciou todas as coisas necessárias para que o homem alcançasse o propósito Divino. Temos tudo o que precisamos para alcançar a realização do propósito de Deus. Assim, ao provisionar tudo para nós, Deus também prova que é por por nós.

Agora o número seis.

6. Deus Nos Dá Poder e Energia.

Deus é por nós ao colocar o poder dentro de nós, para seguirmos no seu propósito. Alguns de vocês irão reconhecer que eu estou usando apenas as Escrituras em minhas palavras. O apóstolo Paulo falou a respeito do poder que opera em nós, e da sobreexcelente grandeza do seu poder que opera em nós, os que cremos. É Deus quem operou em nós, e ainda continua operando, aquilo que perante Ele é agradável. Essas obras não foram deixadas para que nós as façamos. Há a obra da energia Divina em nós. Se nós nos apartarmos do caminho do Senhor, essa energia também se apartará de nós.

Se as coisas se tornarem muito difíceis, e sentirmos que não conseguimos mais avançar, então, esta energia nos impulsiona a prosseguir em frente. Estou certo de que alguns de vocês aqui sabem algo a esse respeito. Quantas vezes vocês já não foram tentados a desistir? Quantas vezes já não sentiram que não podiam mais seguir em frente? Pode ser que vocês já tenham chegado a uma altura em que disseram “Eu não consigo ir mais adiante”, mas acabaram indo. Certamente vocês não prosseguiram porque tiveram uma grande força de vontade; não foi porque vocês se determinaram a prosseguir. Vocês prosseguiram porque há uma força que é maior do que a de vocês próprios operando dentro de vocês.

Muitos de nós tivemos experiências exatamente quando estávamos bem lá em baixo, mas, de novo, e mais uma vez, o Senhor nos levantou e nos fez prosseguir. Acho que eu ilustrei isso quando estive aqui da última vez. Alguém costumava dizer que o cristão é como um pedaço de cortiça na água. Se você puxa a cortiça para baixo, ela, além de sempre acabar voltando para cima, ainda vai um pouquinho mais para a frente. Ela sempre vai cada vez mais para a frente toda vez que é puxada para baixo. É uma ilustração muito simples, mas é exatamente o que acontece na vida cristã. Algumas vezes nos sentimos puxados para baixo, mas acabamos sempre subindo novamente, e, desta vez, avançamos um pouquinho mais em nossa vida cristã.

Vocês se lembram do que escreveu Miqueias “Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei". O cristão sempre se levanta novamente. Se alguém aqui esta tarde se sente lá em baixo, saiba que você irá subir novamente, porque Deus é a seu favor, e Ele prova que é por você ao levantá-lo novamente todas as vezes. A perseverança do cristão é um milagre Divino da vida cristã.

E, então, chegamos ao número sete.

7. Deus Sempre Termina Aquilo Que Ele Começa.

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo". É desta maneira que sabemos que Deus é por nós. Se Ele começa algo, Ele jamais irá desistir. Isto é o que a Bíblia mostra do começo ao fim. Deus começa, então, as coisas dão errado; Deus vem de novo, e, de novo as coisas dão errado, porém, Deus jamais desiste; Ele continua. É sempre desta maneira em toda a Bíblia. Deus sempre termina aquilo que ele começa. O fim, na Bíblia, é a grande vitória de Deus.

Assim, chegamos a estas maravilhosas palavras; vamos lê-las novamente; vamos lê-las à luz daquilo que acabamos de falar. Vamos lê-las à luz do versículo 31 " Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Então, temos o seguinte: " Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou". Vocês veem o que está escrito. O amor é mais forte do que a tribulação. O amor de Deus é mais forte do que a perseguição. O amor de Deus é mais forte do que a angústia. O amor de Deus é mais forte do que a fome. É mais forte do que a nudez; mais forte do que o perigo; mais forte do que a espada... coloque todas essas coisas juntas, e, ainda assim, o amor será mais forte do que todas elas. É assim que Deus é por nós.

De eternidade em eternidade, através de todos os tempos, através de todos os problemas, através de todos os sofrimentos, Deus é por nós. O que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Agora eu apenas peço a vocês para irmos direto para este capítulo novamente. É o grande capítulo de como Deus é por nós. Que possamos ser fortalecidos com essas palavras, e espero que vocês voltem para as suas casas com alguns peixes em suas cestas.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.