Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 15 – O Propósito Da Eleição

28 de Fevereiro de 1957, em Kaohsiung, Taiwan.

Estamos ocupados com uma grande questão hoje. Temos tido muitas reuniões ao longo dessas duas semanas passadas. Por cerca de duas semanas tivemos grandes reuniões em Taipei, e, nesses últimos dias, tivemos reuniões em muitos lugares, e, agora, chegamos aqui, onde estamos tendo algumas reuniões. A pergunta que está me fazendo refletir hoje é: "Por que estamos reunidos?" Qual é o propósito que fez alguns de nós viajarmos quase meia volta ao redor da terra, a fim de que estivéssemos aqui hoje? E de outros que vieram de várias outras partes? Qual é o objetivo de tudo isso? Sinto que deveria usar o tempo de que disponho esta noite para tentar responder as minhas próprias perguntas. Penso que existe uma resposta muito real para esta questão.

Agora, eu não vou tomar nenhuma passagem particular da Escritura. A Bíblia toda está por detrás daquilo que pretendemos dizer esta noite, e sei que vocês creem que estaremos falando baseados na Bíblia.

Assim, vamos responder a pergunta, e a primeira coisa que iremos dizer é a seguinte:

Deus Possui Um Grande E Glorioso Propósito.

A Bíblia revela que Deus está de fato ocupado com este grande e glorioso propósito. A Bíblia inteira é uma grande e maravilhosa revelação de que Deus é um Deus de propósito. Ao longo de toda a Bíblia, Deus é visto como sendo alguém totalmente governado por um propósito bem definido. Deus não criou este mundo apenas por ter criado. Deus não criou o homem apenas para que o homem existisse. Nada do que Deus criou foi criado para ter um fim em si mesmo, mas, tudo o que Ele criou possui um propósito bem definido.

A Bíblia nos mostra que antes que Deus tivesse criado qualquer coisa, Ele já tinha um propósito bem definido em Sua mente, de modo que Ele criou todas as coisas para esse propósito.

Agora, a primeira coisa possui dois ou três diferentes aspectos. Primeiramente, quando Deus criou o homem, foi para que este servisse de instrumento ao Seu propósito, e que tivesse um relacionamento definido com Ele, no que concerne ao propósito. O objetivo da existência do homem é que ele tenha comunhão com Deus, para a concretização do propósito eterno.

Eu realmente espero que vocês não irão apenas ouvir as coisas que estamos dizendo, mas que irão aplicá-las a vocês mesmos, à medida que prosseguirmos. A única razão de nós existirmos neste mundo, nós, homens e mulheres que aqui estamos reunidos nesta noite, é porque Deus possui um propósito. Houve um propósito em Deus ter trazido a humanidade à existência. E nós somos parte dessa humanidade, por isso, a nossa existência foi projetada para que estivesse de acordo com o propósito de Deus. Mas, então, algo saiu errado.

Quando Adão foi criado, Deus o trouxe para uma maravilhosa comunhão cosigo mesmo. Deus descia do céu e caminhava com o homem, e conversava com o homem. Havia uma maravilhosa comunhão entre Deus e o homem; mas, então, algo saiu errado, e a comunhão foi quebrada. Foi algo terrível, porém, não foi o pior de tudo; outra coisa aconteceu.

O homem se uniu e passou a se relacionar com Satanás. O relacionamento que antes havia entre Deus e o homem foi quebrada, e, a comunhão, agora, passou a ser com Satanás. E, por causa disso, o propósito de Deus ficou suspenso. Naturalmente, este foi o objetivo da interferência de Satanás. Satanás tinha algum conhecimento acerca do propósito de Deus, e, então, empenhou-se em frustrá-lo. E, assim, Satanás trouxe o homem para junto de si. A Bíblia nos mostra esse relacionamento do homem com Satanás. Diz que “o mundo inteiro jaz no maligno”, de modo que os filhos de Adão são, agora, filhos de Satanás, e não mais filhos de Deus. Isto é o que a Bíblia definitivamente afirma; mas, então, Deus se move novamente. Ele se move para restaurar aquela comunhão que Ele tinha com o homem, para que o propósito pudesse ser alcançado.

Assim, temos três movimentos: o primeiro foi a união do homem com Deus; o segundo foi a separação do homem de Deus; e o terceiro foi a re-união do homem com Deus. Tudo o que temos na Bíblia tem a ver com essas três coisas. Deixe-me repeti-las.

Primeiro, a união do homem com Deus, tendo em vista o propósito de Deus.

Segundo, a separação do homem de Deus, a união do homem com Satanás, e a consequente suspensão do propósito.

Terceiro, a re-união do homem com Deus em Jesus Cristo, visando à recuperação do propósito.

Agora eu quero que vocês observem uma coisa muito importante; tudo o que temos na Bíblia, especialmente no Novo Testamento, tem a ver com uma coisa. Após os primeiros três capítulos da Bíblia, onde ocorreu essa ruptura do relacionamento do homem com Deus, todo o restante da Bíblia tem a ver com apenas uma única coisa: com o movimento de retorno do homem para Deus. Vamos ver este movimento.

Primeiro, tudo estava em Deus. O homem estava em Deus; a criação estava em Deus, isto é, Deus era a esfera de todas as coisas. Todas as coisas estavam nele.

Segundo, houve um afastamento para longe de Deus. As coisas se afastaram de Deus, e foram para Satanás. Satanás é chamado o príncipe deste mundo. Também é chamado de o deus deste mundo, e, como citamos, o mundo inteiro jaz nas mãos de Satanás. Antes estava tudo em Deus; depois, afastou-se de Deus e foi para Satanás. Agora a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, mostra este movimento de retorno para Deus. Esta é a explicação do Senhor Jesus.

A grande verdade acerca do Senhor Jesus é que Ele estava no Pai. Ele disse: “Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós". O grande esforço e obra de Satanás era fazer com que Jesus saísse do Pai; fazê-lo agir sem o Pai; falar sem o Pai; fazer as coisas sem o Pai; fazer as coisas por Si mesmo, ao invés de depender do Pai.

Satanás estava o tempo todo tentando trazer esta separação entre Cristo e o Seu Pai. Satanás estava tentando fazer com o último Adão o mesmo que fizera com o primeiro Adão: separá-lo de Deus. Mas, no caso do Senhor Jesus, ele jamais conseguiu. Jesus estava no Pai, e nada podia separá-los; e foi desta maneira que Ele destruiu a obra de Satanás; foi desta maneira que Jesus garantiu o propósito de Deus.

Agora vocês podem entender o significado da segunda coisa, esta tremenda ênfase que encontramos no Novo Testamento sobre estar em Cristo. Um cristão é alguém que é descrito como estando em Cristo. Vocês têm isso com lema no microfone. Eu não sei se vocês conseguem explicar esta engraçada figura aqui, mas, é “em Cristo”, e este era o grande lema usado por Paulo. Paulo usou esta frase mais de duzentas vezes.

Nós, pelo novo nascimento, estamos em Cristo; e, então, o Senhor Jesus disse: “Estai em Mim”. Ele colocou muita ênfase em cima desta questão: “Estai em Mim”. Vocês sabem o que isso significa? Jesus estava no Pai; Ele não saía desta posição, a fim de ir a Satanás. Agora, Ele disse: “Vós que credes em Mim, permanecei em Mim”, e todo o Novo Testamento tem a ver com esta questão de “estar em Cristo”, de “permanecer em Cristo”. Vocês sabem, estar em Cristo é um movimento de retorno para Deus. Esta é a primeira coisa. Deus possui um grande e glorioso propósito, e este propósito somente pode ser realizado quando o homem está em Deus.

Agora chegamos à segunda parte da nossa questão principal, isto é, este grande propósito de Deus está centrado em Seu Filho, nosso Senhor Jesus.

O Filho de Deus é o Centro de Todo o Propósito de Deus

São muitas as Escrituras que temos sobre este assunto. Elas nos dizem que Deus ungiu a Jesus como herdeiro de todas as coisas. As Escrituras também nos dizem que “nEle”, e “por meio dEle, todas as coisas foram criadas. O Filho é o centro deste grande propósito de Deus.

Podemos entender muito bem agora porque Satanás quis separar o Filho do Pai. Satanás queria roubar a herança para ele mesmo. A herança pertence a Jesus. Satanás não podia tomar esta herança enquanto o Filho permanecesse no Pai.

Agora, nós fomos criados para sermos coherdeiros com Cristo dessa herança. O homem, na mente de Deus, possui uma grande herança, e, por isso, Satanás está sempre tentando separar o cristão de Deus; separar o cristão de Jesus. Isto não é verdade somente em relação aos cristãos, mas também é verdade em relação a todos os homens. Vocês sabem, Satanás quer manter o homem distante de Deus. Ele irá fazer qualquer coisa para manter o homem separado de Deus. Ele irá afastar o homem de Deus o tanto quanto for possível.

Se há alguém aqui nesta noite que ainda não se achegou ao Senhor, deixe-me dizer a você que isso não será uma coisa fácil de se fazer, vir ao Senhor, pois, Satanás irá mantê-lo tão longe quanto ele puder, simplesmente porque você é chamado para este grande propósito. Este propósito que está centrado no Filho de Deus; você é chamado para isto.

Se Satanás perder o controle sobre a sua vida, ele perde aquilo no qual está focado. Deixe-me ilustrar isto a partir de uma das parábolas do Senhor Jesus. Ele contou a história de certo homem que tinha uma vinha; tal homem deixou a vinha aos cuidados de seus servos e partiu para um país distante. Então, no tempo da colheita, o homem enviou o seu servo para que colhesse o fruto de sua vinha. E os homens que estavam na vinha viram se aproximar o servo, apoderaram-se dele, bateram nele, e o mandaram embora vazio. Então o homem mandou outro servo, e eles fizeram o mesmo com ele. E mandou outro servo, mas eles agiram da mesma forma.

O dono da vinha, então, disse: “O que devo fazer?” E a seguir respondeu: “Vou enviar o meu filho; por certo irão respeitá-lo”. E, após enviar o seu filho, os homens da vinha disseram: “Este é o herdeiro! Matê-mo-lo, pois, e a herança será nossa”. Agora, Jesus está dizendo isto aos Judeus; Ele disse: “Vós tendes por pai o Diabo. Ele é assassino desde o princípio”. Naturalmente, Jesus estava falando acerca de Si mesmo; Deus havia enviado os Seus servos, os profetas, mas eles foram perseguidos, maltratados e mortos; então, por último, disse Deus: “Vou enviar o meu Filho”. E, quando os Judeus viram Jesus, disseram: “Este é o herdeiro. Matê-mo-mo e a herança será nossa”. Vocês veem quão verdadeiro foi este princípio.

Jesus é o herdeiro de todas as coisas. Tudo pertence a Ele, mas, Satanás disse: "Vamos matar o herdeiro, e a herança será nossa”. Satanás quer a herança que pertence a Jesus. E, como nós também fomos chamados para esta herança, Satanás irá fazer de tudo para nos manter distantes de Deus. E, se nos achegamos a Jesus, Satanás irá continuar tentando nos separar do Senhor. Há coisas tremendas envolvidas em nossa comunhão com o Senhor Jesus; em nosso estar nEle.

A Eleição

Agora chegamos à terceira parte da resposta à nossa questão principal. Todas essas coisas envolveram um vaso eleito. Há algo na Bíblia chamado de “os eleitos”. Jesus falou a respeito dos eleitos. O que Ele quis dizer a respeito dos “eleitos”? Bem, o apóstolo Paulo deixa muito claro para nós o que Jesus quis dizer com “os eleitos”, e o que é eleição. A Igreja é a eleita. As pessoas que estão verdadeiramente associadas com o Senhor Jesus, são elas que formam a Igreja. E, como dissemos à tarde, tais pessoas foram escolhidas em Cristo antes da fundação do mundo. Este é o significado da eleição: um povo escolhido por Deus antes de que o mundo viesse a existir, trazido em Cristo no tempo. Isto é o que o Novo Testamento quer dizer com “a Igreja”.

Agora, este vaso eleito está relacionado ao propósito eterno. É uma coisa maravilhosa fazer parte da Igreja de Jesus Cristo, porque é esta Igreja que é o Seu corpo, que é o vaso escolhido por Deus, para a realização do Seu grande propósito. Todos nós conhecemos algo das Escrituras que falam sobre isso. "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito".

Olhem para esta passagem novamente de Efésios capítulo 1, verso 11. Aqui está uma clara afirmação acerca daquilo que estamos dizendo. Talvez seria melhor que lêssemos o versículo 10: "na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade". Que tremenda afirmação é esta! O propósito de Deus é convergir todas as coisas em Cristo, nos céus e na terra, e, em Cristo somos feitos herança, e tudo isso conforme o conselho daquele que opera todas as coisas.

Agora voltemos para o capítulo 3, verso 11: “Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo". E vocês observam que essas palavras estão endereçadas à Igreja. É a Igreja que é chamada, conforme o Seu propósito. É a Igreja que deve ser o vaso do propósito de Deus, no que tange ao Seu Filho.

No final de uma de suas orações nesta carta aos Efésios, o apóstolo fala da Igreja da seguinte maneira: “a Igreja, que é o Corpo ... a plenitude dEle”. A Igreja é a plenitude de Cristo, sendo assim, o grande propósito envolve este vaso eleito. Nós fomos trazidos para este grande propósito de Deus, a fim de sermos a plenitude de Cristo.

A próxima coisa que gostaria de dizer a vocês, em resposta à nossa questão, é que todo o interesse de Deus, e todas as Suas atividades, estão ligados a este Seu propósito, concernente ao Seu Filho. Agora, esta não é apenas uma declaração que está feita; isto implica algo em relação a nós. Vocês querem estar no caminho e no lugar onde Deus irá estar ativo em relação a vocês? Se vocês assim o querem, então, toda a vida de vocês deve estar centrada em Cristo. Todos os interesses e atividades de Deus têm relação com o Seu Filho. Se vocês e eu estamos em Cristo, então estamos no lugar onde Deus está mais interessado e mais ativo. Vocês realmente querem que Deus se interesse por vocês? A maneira de isso acontecer é estar centrado em Cristo. Quando estamos no Senhor Jesus, estamos no lugar onde Deus está mais interessado; onde Ele está mais ativo.

O Lugar da Cruz

Mais uma coisa, isto explica a cruz do Senhor Jesus. Por uma razão: a cruz é o lugar onde o príncipe deste mundo foi expulso. É por meio da cruz do Senhor Jesus que os homens são tirados do poder de Satanás, e trazidos para dentro de Cristo. É na cruz do Senhor Jesus que morremos para o nosso relacionamento com Satanás, e ressuscitamos para um novo relacionamento com Cristo.

A cruz de Cristo é o instrumento de Deus que assegura o propósito eterno. A cruz significa a nossa união com Cristo, primeiramente na morte, e, então, na ressurreição. Já dissemos que é na cruz que Cristo aniquila o poder de Satanás. Se realmente estamos crucificados com Cristo, isto significa que o poder de Satanás está aniquilado sobre a nossa vida. Se ressuscitamos juntamente com Cristo numa vida ressurreta, nós não mais estamos debaixo do poder de Satanás; estamos debaixo do poder de Deus, e isso nos traz para o terreno onde o propósito eterno do Senhor é recuperado. Este propósito eterno é o objetivo de todas as atividades do Espírito Santo. O Espírito Santo veio para este fim específico: operar na Igreja segundo o eterno propósito de Deus.

O Propósito Eterno

Bem, eu não sei exatamente quanto de tudo o que falamos vocês conseguiram entender. É algo tremendo que Deus está apresentando a nós, e este é o porquê de estarmos reunidos aqui. Eu sei muito bem que os cristãos precisam de encorajamento, e é uma coisa muito boa estarmos reunidos para encorajar os irmãos. Sei que os irmãos precisam de mais instrução na Palavra de Deus, e pode ser uma coisa muito boa ter reuniões para esta finalidade algumas vezes. Porém, creio que o maior propósito de estarmos reunidos é para que as pessoas possam conhecer para que fim elas foram chamadas.

Não é pouca coisa ser um cristão. Não é apenas uma questão de ser ajudado, a fim de ter uma vida melhor. Não é apenas uma questão de ter alegria e paz no coração. E também não é apenas uma questão de escapar do juízo final, e de ir para o céu. O real significado de ser um cristão é que nós fomos chamados para este propósito eterno.

Existe um grande propósito de Deus por trás desta nossa condição de sermos cristãos. Tudo aquilo que Deus destinou para o Seu Filho também é trazido para nós. Ficamos fazendo parte de tudo isso quando fomos trazidos para dentro de Cristo. Todas as eras da eternidade que estão por vir irão revelar o significado deste grande propósito. Digo novamente, que não é pouca coisa ser um cristão. E o que tem martelado o meu coração hoje é apenas uma única coisa: Ah, se eu pudesse fazer esse povo ver que coisa tremenda é estar em Cristo, e que coisa profunda é ser um cristão!

Tenho certeza que, se vocês apenas entenderem isto, irão ver que ser um cristão é muito mais do que aquilo que vocês imaginam. Há algo para o qual viver. Há algo pelo qual sofrer. Há algo pelo qual deixar o Espírito Santo fazer a obra dele em nós. Há algo valioso por estar em Cristo. Nós fomos todos chamados para este propósito, assim, como últimas palavras, digo a vocês:-

É Algo Muito Grande Estar Em Cristo.

Estar em Cristo nos liga à mente de Deus, e isso antes que o mundo existisse. Estar em Cristo nos liga à realização deste Pensamento na eternidade. A eternidade passada e a eternidade futura estão centradas neste “estar em Cristo”. Que o Senhor abra os nossos olhos, para que possamos entender o significado destas coisas.

Assim, nós, com esses poucos minutos de ensino que temos, estamos tentando nos ajudar uns aos outros em relação à vida cristã. Esta questão foi trazida a nós para que possamos nos ajudar uns aos outros. Que coisa tremenda é estarmos em Cristo! Que o Senhor possa nos ajudar a enxergar isso.

Gostaria de encerrar, levando os irmãos para um fragmento da Escritura na carta aos Romanos, capítulo 11, versos 34-36. E esta é uma afirmação abrangente: “Por que quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém".

Acho que irei encerrar com essas últimas palavras da oração de Paulo: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse, glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém".

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.