Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 16 – A Casa de Deus

1 Março de 1957, em Hualian, Taiwan.

Quero me juntar ao nosso irmão Madsen e agradecer a todos vocês pelas boas vindas. E, aos irmãos e irmãs aqui, nossos calorosos agradecimentos pelo maravilhoso almoço que tivemos hoje. Estamos muito felizes por termos vindo e vê-los aqui. Sinto por eu não ter podido vir da última vez, quando estive aqui em Taiwan, mas penso que fiz apenas aquilo que qualquer mortal podia fazer, embora os irmãos estejam tentando me oferecer agora tanto quanto me ofereceram da outra vez!

Bem, nós não estamos aqui para falarmos acerca de nós mesmos; quero ser útil em coisas espirituais. Vou pedir a vocês para lerem comigo um salmo. Talvez alguns de vocês não tenham trazido as suas bíblias, porém, vamos ler assim mesmo.

Salmo 132: "Lembra-te, SENHOR, de Davi, e de todas as suas aflições.
Como jurou ao Senhor, e fez votos ao poderoso Deus de Jacó, dizendo: Certamente que não entrarei na tenda de minha casa, nem subirei à minha cama, não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, enquanto não achar lugar para o Senhor, uma morada para o poderoso Deus de Jacó. Eis que ouvimos falar dela em Efrata, e a achamos no campo do bosque. Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés. Levanta-te, Senhor, ao teu repouso, tu e a arca da tua força.
Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos. Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o rosto do teu ungido. O Senhor jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono. Se os teus filhos guardarem a minha aliança, e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono. Porque o Senhor escolheu a Sião; desejou-a para a sua habitação, dizendo: Este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei. Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados. Também vestirei os seus sacerdotes de salvação, e os seus santos saltarão de prazer. Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido. Vestirei os seus inimigos de vergonha; mas sobre ele florescerá a sua coroa".

Imagino que vocês estejam se perguntando o que tudo isso tem a ver com nós aqui hoje, e espero ser capaz de mostrar a vocês que tem tudo a ver conosco.

Ninguém sabe quem escreveu este salmo, e ninguém parece saber quando ele foi escrito, mas parece que isto aconteceu num tempo bem depois da morte de Davi. Provavelmente, tenha sido escrito no tempo quando o remanescente de Israel voltou do cativeiro, quando eles estavam se preparando para reconstruir o templo. Assim, eles disseram essas palavras: “Lembra-te, SENHOR, de Davi, e de todas as suas aflições".

A Semente de Davi

Quero que vocês observem uma coisa a respeito desta canção. Primeiramente, parece que ela está falando a respeito de coisas em Israel que aconteceram há muito tempo. No verso um, fala sobre Davi, e, no verso 17, fala sobre Davi novamente. No verso 5, fala sobre o templo; no verso 8, fala sobre a arca do concerto; nos versos 9 e 16, faz referência aos sacerdotes; no verso 9 novamente, fala do povo do Senhor como povo santo; nos versos 11 e 12, fala da semente de Davi, e, no verso 5, fala sobre Sião.

Parece muito como se o salmo fosse todo sobre coisas ocorridas há um longo tempo, nos dias de Israel, mas, aqui temos algo maravilhoso; vocês perceberam o que foi dito; Davi disse que não subiria a sua cama, nem daria sono aos seus olhos até que encontrasse lugar para o Senhor. Agora, aqui no verso 6, diz o seguinte: “Eis que ouvimos falar dela em Efrata, e a achamos no campo do bosque". Efrata é outro nome para Belém. O templo de Davi jamais foi construído em Belém, mas sim em Jerusalém. O templo de Davi jamais foi construído nos campos do bosque, mas sim no Monte Sião. E também nem o segundo templo, que foi construído pelo remanescente que veio da Babilônia, jamais foi construído em Belém.

Parecia que o escritor deste salmo tinha ficado um pouco confuso. Ele estava falando sobre o templo, e disse: “nós a achamos em Belém”, porém, jamais o templo foi construído em Belém. Mas, todos nós aqui sabemos o que foi encontrado em Belém. Belém foi o lugar onde nasceu o Senhor Jesus; então, é por este motivo que todo este salmo se refere a Ele. E, se você quiser verificar se isto é verdade, você precisa apenas olhar para o começo do livro de Atos, capítulo 2, versículo 30: “Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono". Vocês sabem, esta é uma citação direta do versículo 11 do salmo 132.

Agora, Pedro continua: “Prevendo isso, falou da ressurreição do Cristo". Assim, o que está no salmo está realmente transferido para esses versos. O Senhor Jesus é a Semente espiritual de Davi, e a promessa de Deus a Davi foi cumprida em Cristo. A promessa feita a Davi foi que um de seus descendentes iria se assentar em seu trono. Foi exatamente isso o que Pedro estava dizendo no dia de Pentecoste: "a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo". "Deus ressuscitou Seu Filho Jesus, e o fez se assentar em Seu trono". Esta é a primeira coisa neste salmo que faz referência ao Senhor Jesus. O salmo é cumprido no Cristo entronizado e assentado à destra de Deus.

A Semente de Cristo

Agora, aqui está outra coisa que vem diretamente a nós. Naturalmente, nós estamos vivendo no dia do Senhor; estamos vivendo no tempo quando Jesus está no trono celeste, sendo assim, podemos dizer que o salmo 132 é o nosso salmo. Mas, agora olhem para essas palavras no verso 12: “Se os teus filhos guardarem a minha aliança, e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono". Quem são os filhos de Cristo? Cristo é a Semente Espiritual de Davi, mas, quem são descendentes de Cristo? A resposta é que nós aqui esta tarde somos a semente de Cristo. Se nascemos de novo, nascemos do Senhor Jesus. Foi Ele quem nos deu a nossa vida nova. Nós somos os filhos espirituais do Senhor Jesus.

Agora obeservem duas coisas: o salmo começa com a aflição de Davi. Esta aflição é transferida para o Senhor Jesus – o sofrimento de Cristo. "Se sofrermos com Cristo, com Ele também reinaremos". Os filhos que compartilharem do Seu sofrimento, também compartilharão do Seu trono. Como filhos do Senhor Jesus, somos chamados para compartilharmos do Seu trono para sempre. Vocês sabem, este é o nosso salmo.

Um Lugar Para Deus

Agora eu gostaria que vocês observassem outra coisa. É o salmo do homem que está completamente consagrado ao Senhor. Vocês não podem lê-lo sem ver quão devoto o coração de Davi era ao Senhor. Naturalmente, sabemos isso a partir dos próprios salmos de Davi, e, também, a partir da vida dele. Ele era um homem totalmente devoto ao Senhor. Mas, como ele demonstrava que era totalmente devoto ao Senhor? Aqui estão as seguintes palavras: “Certamente que não entrarei na tenda de minha casa, nem subirei à minha cama..." Davi demostrou a sua devoção ao Senhor ao fazer algo supremo em sua vida: a Casa de Deus. Vocês sabem, aqui está todo o coração dele centrado numa única coisa: a casa do Senhor. Seu único objetivo na vida era encontrar um lugar para o Senhor. Bem, quão verdadeiro foi isso a respeito do Senhor Jesus, a semente de Davi. Não há qualquer dúvida de que o coração de Davi estava todo voltado para o Senhor, e ele monstrou isso, ao fixar como meta construir uma casa para o Senhor.

E veja como o Senhor Jesus também sempre esteve envolvido nessa mesma questão: uma Casa para o Senhor. Nós sabemos muito bem que não se tratava de uma casa natural; não era uma casa do tipo um templo em Jerusalém; a casa que o Senhor Jesus estava procurando era um povo.

Quando Jesus chamou os seus discípulos, eles eram o início da edificação da Casa de Deus. Ali Jesus deu início à edificação... Ele disse: “Eu edificarei a minha Igreja”, e começou a edificar com os seus discípulos. E, então, no dia de Pentecoste, levou adiante a edificação, e, em todo o livro de Atos, Ele é visto edificando a Casa de Deus. Ele estava acrescentando as pedras vivas a este tabernáculo. O Senhor está fazendo isso desde então, até o dia de hoje.

Agora, a coisa maravilhosa é que aqui, num pequeno salão como este, neste lugar, o Senhor Jesus está edificando um lugar para Deus; Ele ainda está edificando uma casa espiritual. Enquanto estávamos lá do lado de fora, antes desta reunião, disse ao irmão Madsen que, se eu vivesse aqui neste lugar, deveria sentir que estava vivendo num lugar muito distante do resto do mundo. Aqui estão vocês bem na esquina do mundo, mas, aqui o Senhor Jesus está edificando a Casa de Deus. Ele está fazendo isso em todos os lugares.

Este salmo 132 está se cumprindo aqui neste lugar, neste dia de hoje. Jesus está no trono e Ele está edificando a Casa de Deus aqui. Agora o salmo é transferido para nós. Ele nos mostra como deve ser um homem de Deus. Acima de tudo, alguém cujo coração esteja completamente devotado ao Senhor; alguém que, ao tornar suprema a edificação da Casa de Deus, mostra que está totalmente voltado para o Senhor.

Eu me pergunto se isso é uma realidade na vida de todos vocês. Não tenho dúvida de que vocês estão preocupados com a salvação. Não tenho dúvida de que o coração de vocês é pelo Senhor, mas, lembrem-se de que a maneira mais importante de demonstrarmos isso é trabalhando juntos na edificação da Casa do Senhor. Davi tinha um grande interesse pela Casa do Senhor; tão grande era o interesse dele que disse: “Não dormirei enquanto não encontrar um lugar para o Senhor; não descansarei enquanto o Senhor não tiver um lugar para Si”, isso é estar totalmente engajado com o Senhor.

Edificando uma Casa para Deus

Vocês sabem, a coisa que o Senhor sempre quis é ter um lugar neste mundo. E está mostrado na Bíblia que o que Deus quer como Sua habitação não é um lugar feito de pedras e tijolos, mas, sim, de pessoas. Eu me pergunto se estamos realmente interessados na Casa de Deus dessa maneira... desejosos de que ela possa ser edificada, e, então, interessados em cuidar dela enquanto ela está sendo edificada. No Novo Testamento, isso significa ter um grande cuidado pelo povo de Deus; significa estarmos dispostos a sofrer uns pelos outros, pois, a Casa de Deus não é um lugar; são pessoas. Será que temos esta grande preocupação com a Casa de Deus, a ponto de a edificação do povo do Senhor se tornar a nossa principal meta na vida?

Agora, quando vocês leem este salmo, não pensem que estão lendo alguma história do Velho Testamento sobre Davi e seu desejo de construir um templo. Isto está estampado no texto, porém, o salmo está falando do Senhor Jesus e de Sua Igreja. Está falando de Cristo e de nós. Vimos que Ele é aquele que se assenta no trono de Davi para sempre. Após a morte de Davi, houve muitos reis que se assentaram em seu trono, mas, eles não ficaram assentados lá por muito tempo; eles vieram e se foram. Um após o outro veio e se foi, até que você chega no fim do Velho Testamento, e, definitivamente, não há mais nenhum deles.

Agora, Deus fez uma aliança com Davi, que um de seus descendentes se assentaria no trono, não mais por um curto período de tempo, mas para sempre, e isso se cumpriu em Cristo. Mas, a outra metade da aliança é que os Seus filhos também se assentariam no trono! Vocês lembram das palavras ditas à igreja de Laodiceia: “Ao que vencer, eu concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei no trono do meu Pai". Caros amigos, somos chamados para compartilharmos do trono do Senhor Jesus... para reinar com Ele para sempre, e sempre. Nós somos os filhos para quem a aliança foi feita, mas, busquemos ter este único objetivo: que Deus possa ter um lugar. Quero deixar essa reflexão com vocês hoje.

Por que vocês estão aqui nesta parte do mundo? Eu me pergunto se vocês já fizeram esta pergunta a si mesmos. Por que estamos aqui? Agora, a única resposta correta deve ser esta: estamos aqui para garantir um lugar para o Senhor. O único grande desejo de Deus sempre foi ter um lugar onde Ele possa morar; um povo no meio do qual Ele possa habitar. Este é o único grande desejo do Senhor. Este desejo também precisa estar em nosso coração; a única razão de vocês estarem aqui neste lugar é para que possam conseguir um lugar para o Senhor.

O que é a Igreja? O que é qualquer companhia do povo do Senhor? Bem, não é para que as pessoas venham e se reúnam, cantem hinos, leiam a Bíblia, e ouçam mensagens. Tudo isso faz parte, mas o real propósito de nós estarmos em qualquer lugar é para que o Senhor esteja lá; é fazermos uma Casa para Deus, a fim de que, se alguém quiser encontrar o Senhor, possa encontrá-lo em nosso meio. Que todo aquele que quiser conhecer o Senhor, saber como Ele é, possa encontrar isso no meio de nós. A única coisa que as pessoas devem dizer quando virem para o nosso meio é “O Senhor está convosco". Elas podem dizer “Eu não compreendo o que vocês estão dizendo; não entendo tudo o que vocês estão ensinando, mas uma coisa eu sei: quando estou no meio de vocês, sei que Deus está presente".

É isso que o nosso coração precisa ser – um lugar para o Senhor, para que todo aquele que quiser o Senhor, possa encontrá-lo no meio de nós. Assim, precisamos prover um lugar para o Senhor, e ver que este lugar sempre mostra como Ele é, de modo que nada no nosso meio irá desonrá-lo, mas, que todos possam enxergar a beleza do Senhor no meio de nós.

Agora, há muito mais neste salmo se vocês quiserem examiná-lo, mas o que dissemos hoje se refere ao todo. O salmo foi escrito para nós, e não para o antigo Israel; é nosso salmo. Nós o lemos num tempo em que ele está sendo cumprido. Nós somos a semente de Cristo. Somos chamados para compartilhar com Ele do Seu trono. Nós devemos ser um lugar para Deus. Se percebermos quão grande é o nosso privilégio, então, talvez, essas palavras irão se cumprir em nós “alegrem-se os teus santos".

É maravilhoso descobrir que tudo isso que está escrito nesse salmo se refere a nós; refere-se a vocês, caros amigos. Não há nenhum salmo, em todo o livro dos salmos, que tenha mais a ver com o Senhor Jesus do que este, e, por ele se referir ao Senhor Jesus, também se refere a nós. Nós somos o povo a quem este salmo faz referência.

Que possamos descobrir quão grande coisa é isso para o qual Deus nos chamou, e, se isso realmente acontecer, seremos os santos que cantarão de alegria! Gostaria que vocês saíssem daqui desta reunião hoje dizendo “Você sabia que eu sou um dos descendentes de Jesus Cristo, e que fui chamado para compartilhar do Seu trono para sempre? Não é isso maravilhoso? Faço parte da Casa de Deus, o lugar onde Deus habita e, ao mesmo tempo, sou chamado para ter comunhão com o Senhor Jesus na edificação desta Casa".

Bem, que o Senhor torne isso bem claro para todos nós, e nos mostre quão grande privilégio é sermos Casa de Deus.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.