Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 17 – Quadros de Betania

2 de Março de 1957, em Shanchunpoo, Taiwan.

Bem, caros amigos, é muito gentil da parte de vocês dizer coisas agradáveis; nossos amigos haviam dito que, por um lado eles ficaram cheios de alegria, e, do outro, de tremor. Temo que eu esteja nesta mesma situação agora. Alguém fez referência a Jó; Jó era cheio de esperança e expectativa quando ouvia só de ouvir falar, porém, quando os olhos dele viram o Senhor, ficou mais cheio de temor. Meu temor e tremor é que o relato feito provavelmente seja melhor do que aquilo que vocês ouviram; talvez fosse melhor que vocês seguissem nessa expectativa! Contudo, confiamos no Senhor quanto a isto, e estamos muito felizes por termos vindo e vê-los aqui, e saudá-los no nome do Senhor Jesus; também estamos muito contentes em ver este bonito prédio que vocês construíram.

Agora vou levá-los para a Palavra por um instante no evangelho de Lucas, capítulo 24, a partir do verso 50: “E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.
E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém."

Uma coisa tem permanecido na minha mente enquanto viajo de lugar em lugar, especialmente nesta cidade em Taiwan. Tenho observado que vocês costumam chamar as suas assembleias por número. Esta é número 1, aquela, número 2, a outra, número 3, e assim sucessivamente; assim vocês prosseguem, chamando-as todas por número. Gostaria de saber por que vocês não as chamam por nomes. Talvez, esta não seja uma boa ideia, embora eu prefira pensar que os irmãos ainda não tenham pensado sobre isso, assim, se gostaram da ideia, eu a passo para vocês. Penso que seria bom chamar esta assembleia por um nome; e, se vocês aceitarem, vou chamá-la pelo nome de “Betania”. Eu não sei se vocês irão colocar este nome lá do lado de fora, mas, quer vocês acolham este nome ou não, eu realmente espero que vocês absorvam o significado, e que possam realmente chamar a si mesmos de “Betania”, e que todos os que vos conhecem possam também chamá-los de “Betania”. As palavras que vocês acabaram de ler nos trazem o último quadro, dos quatro quadros de Betania no Novo Testamento.

1. Dando Lugar ao Celestial

Vocês provavelmente se lembrarão da primeira vez que encontramos Betania. Jesus e seus discípulos vieram a Betania, onde viviam Marta e sua irmã Maria. Está dito que Marta estava preocupada com os muitos pratos. Naturalmente, não é desta maneira que está colocado na tradução de vocês, mas esta é a tradução original. Ela estava preocupada com os muitos pratos, porém, Maria permanecia assentada aos pés de Jesus, ouvindo-o. Algumas pessoas pensam que o Senhor reprovou Marta por estar ela preocupada com a comida que estava preparando para Ele e seus discípulos. Naturalmente, isso não é verdade. O Senhor disse: “Marta, você está preocupada com os muitos pratos. Marta, Marta, nós temos muito pouco tempo aqui com vocês, por isso, apenas um simples prato é suficiente. Uma única coisa é necessária, e Maria escolheu a melhor parte”.

Bem, aqui nós temos o primeiro quadro. Você vê Marta reprovar sua irmã Maria, e, ainda, ela pede ao Senhor Jesus para que também reprove Maria, sua irmã. Bem, nossa primeira lição é a seguinte: “O Senhor Jesus não quer que coloquemos um monte de coisas terrenas na frente das coisas celestiais. Ele quer que tenhamos apenas o necessário das coisas terrenas, e que demos o lugar maior e mais importante para as coisas celestiais. Não fiquem muito preocupados com as coisas desta vida, porém, preocupe-se bastante com as coisas do Senhor. Esta é, realmente, a primeira lição de Betania. Naturalmente, há muito mais no texto do que apenas isso, assim, se vocês querem ser Betania, vocês devem dar muito mais espaço para as coisas celestiais; a maior preocupação e interesse de vocês devem estar nas coisas espirituais.

2. Conhecendo Jesus Como A Ressurreição e A Vida

Nosso próximo quadro de Betania é mais triste. Isto é, ele começa de maneira triste, porém, termina de maneira alegre. Vocês irão se lembrar da história da doença e da morte de Lázaro, e de quão difícil foi para as irmãs dele entender o Senhor Jesus. Jesus se encontrava a muitos quilômetros de distância, e as duas irmãs lhe enviaram uma mensagem. A mensagem era: “Aquele a quem tu amas está doente”. Elas achavam que o Senhor precisava apenas saber que Lázaro estava doente, para vir ter com eles. Elas nem mesmo pediram a Ele que viesse; estavam muito certas de que Ele sabia do problema deles, e que viria. Mas Jesus não se apressou em ir a eles. Somos informados que, quando Jesus ouviu a notícia, Ele permaneceu no lugar em que se encontrava por quatro dias, e que, durante esse período de tempo, Lázaro morreu.

Bem, vocês conhecem o resto da história. Marta e Maria não compreenderam o Senhor, porém, o Senhor sabia o que estava fazendo. Ele deliberadamente permitiu que Lázaro morresse, a fim de que eles pudessem fazer uma grande descoberta acerca dele. Essas pessoas conheceram o Senhor da melhor maneira que Ele podia ser conhecido. Através do sofrimento que o Senhor Jesus permitiu que viesse até eles; Ele estava escondendo a benção maior que eles podiam ter. Jesus os estava conduzindo por um caminho muito escuro, a fim de que pudessem chegar à Luz. Eles não podiam compreender o Senhor naquele presente momento, mas tenho certeza de que, após tudo aquilo ter acabado, Marta e Maria disseram: “Estamos felizes por Ele não ter vindo quando recebeu a notícia! Estamos muito felizes por Ele não ter impedido o nosso sofrimento. A benção que recebemos justifica tudo. Nós não compreendíamos o que o Senhor compreendia. Ele tinha uma sabedoria muito mais profunda do que a nossa". E, assim, vocês sabem, elas vieram a conhecer o Senhor Jesus como a Ressurreição e a Vida. Não há outra maneira maior de conhecermos o Senhor do que conhecê-lo em nossa própria experiência como a Ressurreição e a Vida.

Agora recebam a lição do segundo quadro: “O Senhor pode levá-los por caminhos muito difíceis. Esta é uma parte da história de Betania. Não pensem que só porque o Senhor os ama, que Ele jamais irá permitir que a dificuldade venha até vocês. Está dito de forma muito bem definida que o Senhor amava Marta, Maria e Lázaro. As dificuldades que ele permitiu que viessem sobre eles não era porque Ele não os amava, mas porque Ele os amava de verdade! E, se as dificuldades vêm até vocês, tentem se lembrar de que não é porque o Senhor não os ama; é porque ele está querendo levá-los para uma experiência maior com Ele. É desta maneira que Betania é construída.

3. Sendo um Lugar Onde Tudo é Derramado

Bem, o terceiro quadro em Betania ... eles lhe deram uma festa. Lázaro tinha sido levantado dos mortos, e, assim, eles estavam tendo uma ceia; um banquete para o Mestre e seus discípulos. Marta e Maria estavam lá, e Lázaro estava assentado à mesa com eles. É uma ceia em comemoração à ressurreição. Uma ceia no terreno da ressurreição. Uma ceia no terreno de Jesus como a Ressurreição e a Vida. Agora, Marta ainda está servindo. Está dito que ela servia, mas o Senhor não a reprovou desta vez. Ela ainda está servindo, mas, agora, é um serviço que foi purificado e removido do campo terreno e levado para o terreno celestial; foi removido do terreno da morte e levado para o terreno da vida. Não é errado servir, mas, o importante é que o nosso serviço se dê no terreno celestial, e não no terreno; no terreno da Vida, e não da morte.

Bem, este é o terceiro quadro de Betania, mas vocês lembram que aconteceu uma coisa, então. Eles pensaram em algo. Pensaram num vaso de óleo muito precioso. Eles tinham isto na casa e, então, pensaram: “Precisamos derramar isto nos pés do Mestre”, e, então, quebraram o vaso e derramaram o óleo nos pés do Mestre. Naturalmente, foi Maria quem fez isso. Mas algo brotou no meio deles, e foi muito infeliz. Judas disse “Por que este óleo não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres?” Parece que uma nuvem encobriu a felicidade no rosto de todos. Bem, todos nós sabemos quem foi Judas, não é mesmo? O Senhor Jesus deixou bem claro quem era Judas. Judas era alguém cuja vida era governada por Satanás. Era um filho de Satanás, e Satanás não suporta a adoração ao Senhor Jesus. Vocês sabem, aquele derramar do óleo nos pés de Jesus foi um ato de adoração.

O terceiro quadro de Betania é o quadro que mostra o tornar-se um lugar de adoração, onde tudo é derramado aos pés do Mestre. Este é o significado da adoração; nós derramamos tudo aos pés do Mestre; pegamos a coisa mais preciosa que temos e a colocamos aos pés do nosso Mestre. Dissemos que Ele é digno do melhor que temos, porém, Satanás não suporta isso, e tenta estragar a festa. Satanás prefere tirar do Senhor Jesus, ao invés de dar algo a Ele.

Agora, se é para nós sermos Betania, então, precisamos ser o lugar onde tudo é derramado aos pés de Jesus, e devemos estar assentados aos pés do Senhor; precisamos ser o lugar da verdadeira adoração. Lembremo-nos de que nós sempre teremos um inimigo; alguém que tentará roubar do Senhor Jesus aquilo que é oferecido a Ele; alguém que tentará estragar a festa, levantando uma questão.

4. Sendo Cheio de Alegria

Agora chegamos a este último quadro. Eu gosto de ver como a história termina; aqui temos uma história dividida em quatro partes. Gosto de pensar que o último lugar que Jesus visitou na terra foi Betania. " E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém..." Eles retornaram para Jerusalém com grande júbilo. A última palavra sobre Betania é “júbilo”. Jubilando-se no Senhor Ressurreto e Ascendido. Se vocês pensarem sobre isso por um instante, verão que se trata de algo muito maravilhoso.

Apenas pensem no quanto o Senhor Jesus tinha significado para eles em Betania... Eles haviam dito "Senhor, se Tu estivesses aqui, nosso irmão não teria morrido". E, então, quando Ele ressuscitou a Lázaro, pensem no quanto Ele passou a significar! Eles lhe deram um grande banquete. Que tempo maravilhoso eles estavam tendo com o Senhor lá, mas, agora, Ele havia partido. Deviam estar chorando; deviam estar se sentindo muito tristes. "Bem, nós tivemos um tempo maravilhoso com Ele, porém, agora, Ele se foi. Talvez nunca mais o vejamos novamente. O que iremos fazer sem Ele?" Bem, na verdade não houve nada disso. Na medida em que Ele ascendia aos céus, eles ficaram cheios de alegria.

Vocês sabem, Betania é o lugar de onde o Senhor jamais se aparta. Eles haviam aprendido, durante os quarenta dias após a ressurreição, que Jesus ainda continuava aparecendo a eles; Ele estava distante, contudo, continuava presente. Eles sabiam que Jesus poderia estar lá com eles novamente a qualquer momento. Tinham aprendido que, na verdade, eles não haviam perdido o Senhor, por isso ficaram cheios de alegria. Eles podiam dizer “Ele pode voltar a qualquer momento!", e isto é verdade. Caros amigos, o Senhor pode voltar em qualquer dia desses. Na verdade, Ele não está longe de nós. Ele disse “Estarei convosco todos os dias". Jesus está conosco! Não podemos vê-lo, porém, Ele virá novamente, e, então, nós o veremos. Assim, a última palavra sobre Betania é “cheios de alegria”.

Que essas quatro coisas possam ser verdadeiras em vocês. Primeiro, que vocês possam dar o lugar mais importante para as coisas celestiais, então, que, através das dificuldades e das provações, possam conhecer a Jesus da maneira mais plena que é possível conhecê-lo, como Ressurreição e Vida, e, então, que possam ser o lugar onde tudo seja derramado aos pés dele, e, também, sobre a cabeça dele. Vocês são o povo que dá o melhor para o Senhor Jesus, e, então, vocês são um povo cheio de alegria, porque sabem que Ele está perto, e que irá voltar novamente. Agora, penso que, seu eu pudesse escrever na língua chinesa, iria lá fora e escreveria na porta “Betania!”

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.