Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 19 - "O Senhor Está Lá”

2 de Março de 1957, em Peitou, Taiwan.

Eu estava me perguntando quantos de vocês estavam aqui da última vez que viemos. Talvez não muitos, contudo, estamos felizes em podermos fazer novos amigos, bem como rever os antigos. Estamos alegres por este curto momento de comunhão com vocês hoje, pois, estivemos orando ao Senhor para que Ele nos agraciasse e nos desse algo dele mesmo.

Vou conduzi-los à Palavra do Senhor, isto é, às últimas palavras do livro da profecia de Ezequiel. A última sentença neste grande livro é “e o nome da cidade desde aquele dia será: o Senhor está ali". Jehovah Shammah significa, "o Senhor está ali" e este lugar deveria ter escrito sobre ele o nome este nome do Senhor.

A cidade na qual estamos aqui agora é uma cidade da terra. Mas esta cidade que está sendo edificada é uma cidade espiritual; é a Jerusalém celestial. E o Novo Testamento nos ensina que nós, crentes no Senhor Jesus, somos esta cidade. Vocês se lembram das palavras na carta aos Hebreus " Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial". Agora, não se trata de um lugar a que chegamos; nós “chegamos” a esta cidade no seguinte sentido: de que nós somos esta cidade. Esta cidade é o lugar onde está o povo do Senhor; e, se vocês são do Senhor, então vocês fazem parte desta cidade. Vocês sabem, a cidade é apenas uma figura; a realidade é o povo do Senhor. Não é em nenhum lugar desta terra que esta palavra se cumpre, mas, sim, no meio do povo do Senhor. Onde está o povo do Senhor, ali está o nome do Senhor, e, Seu nome é Jehovah Shammah; o Senhor está ali!

Agora, nós acabamos de vir de outra reunião, onde eu dizia aos irmãos que eu gostaria de saber por que eles costumavam chamar as assembleias por números, e não por nomes: Assembleia 1; Assembleia 2; Assembleia 3, e assim por diante.

Vocês sabem, na Inglaterra, quando eles prendem alguém, este recebe um número, e não um nome. Os prisioneiros perdem os seus nomes, e são sempre identificados por números. Agora, vocês não são prisioneiros, portanto, devem ter um nome! Sugeri àqueles amigos que seria uma coisa boa se eles assumissem o nome “Betania”, e, então, gastei meia hora explicando o significado desta palavra.

Eu não sei se vocês irão colocar este nome na porta de vocês, mas acho que vocês deveriam tomar este nome espiritualmente, ao invés de serem conhecidos como a igreja em Peitou; vocês devem ser chamados de “Jehovah Shammah"; este deve ser o nome de vocês daqui por diante. Quer vocês adotem o nome ou não, espero que absorvam o significado, e que correspondam a este nome "O Senhor está ali". Poderiam vocês ter um nome melhor do que este? Não acho que, de todos os nomes na Bíblia, haja um melhor do que este?

Suponhamos que todas as pessoas que conhecem vocês fossem capazes de dizer “O Senhor está ali; quando você se coloca no meio delas, você encontra o Senhor”. A única coisa pela qual vocês são conhecidos é a presença do Senhor.

Agora, eu poderia despender o dia todo contando a vocês o que isso significa. Quando penso sobre este nome, muitas coisas me vêm à mente. Vocês sabem que este profeta está cheio desse significado, que o Senhor está ali? Ele disse que o Senhor escolheu a Sião para ser o lugar do Seu nome. Esta é a primeira ideia, o lugar onde o Senhor está é o lugar onde está o povo escolhido do Senhor. O apóstolo Paulo disse “Ele nos escolheu”, e o propósito pelo qual Ele nos escolheu é para que o Seu nome estivesse sobre nós.

O Nome do Senhor

A ideia de Israel era que eles pudessem ser chamados pelo nome do Senhor. Quando chegamos ao Novo Testamento, descobrimos que os crentes são batizados no nome do Senhor. O apóstolo Tiago fala deste Nome Santo que era invocado. No Novo Testamento tudo era no nome de Jesus. O nome de Jesus está sobre todos os Seus escolhidos. Mas não significa que o nome de Jesus está neles, mas, sim, que o Senhor está lá.

Gostaria que vocês guardassem isso, cada um de vocês, individualmente. Quero dizer para mim mesmo agora: Se eu realmente sou um crente no Senhor Jesus, se realmente sou um nascido de novo, então, o nome do Senhor repousa sobre mim. Eu fui colocado debaixo do nome do Senhor, e isto significa que o Senhor está comigo. Significa que o Senhor está em mim; que o Senhor é por mim. É isso o que significa ter o nome do Senhor sobre nós. Não significa apenas que somos cristãos, mas significa que o Senhor está conosco. Agora isto é verdade sobre cada um de nós individualmente.

Vocês já disseram isso a vocês mesmos? E vocês realmente estão entendendo que o que é verdade em relação ao cristão, como indivíduo, também é verdade em relação a comunidade inteira? Espero que esta comunidade aqui em Peitou possa ser conhecida como uma igreja cristã nesse sentido. Vocês têm o nome de Cristo sobre vocês, mas, o real significado de ter este nome é que o Senhor está aqui; o Senhor está no meio de vós.

O Poderoso

Quando me volto para esta profecia e procuro ver o que significa a expressão “o nome do Senhor está ali”, descubro coisas demais para que possam ser mencionadas aqui neste curto espaço de tempo, mas acho que posso mencionar pelo menos uma ou duas delas. Aqui temos a seguinte declaração: “O Senhor Poderoso está no meio de ti. O Senhor que está no meio de ti é Poderoso”.

Isso é o que significa ter este nome. O Poderoso está no meio de ti. Isso torna tudo possível. Se tão somente o Senhor estiver em nosso meio, então, tudo pode acontecer. O Senhor Todo Poderoso, Ele é mais poderoso do que todos os demais. Que coisa maravilhosa é tê-lo em nosso meio; poder dizer que o Senhor está aqui. Tudo é possível. Grandes coisas podem acontecer quando Ele está presente. Não há nada impossível para Deus.

E, então, outra coisa é dita sobre isso. O Senhor disse que, em estando Ele lá, defenderia o seu povo. Houve um tempo em que os inimigos cercaram Jerusalém, e, então, o Senhor disse: “Eu irei e vou defender esta cidade. Eu vou assumir esta questão e tratar com os inimigos. Vocês são fracos, mas eu estou covosco e irei defender este lugar”. Isso é uma coisa maravilhosa, não é? Naturalmente, temos muitos inimigos, e eles de fato são muito numerosos e fortes demais para nós. Eles estão ao redor de vocês neste lugar, e há o grande inimigo, Satanás, e ele quer destruir. Quer destruir a comunhão de vocês, porém, se o Senhor estiver aqui, então Ele dirá: “Eu irei defendê-los”. O Senhor irá se encarregar desta questão de destruir o inimigo para nós.

Então, há outra coisa. O Senhor disse: “Darei paz a este lugar". É algo maravilhoso termos o Senhor como nossa paz. Bem, vocês sabem, podemos prosseguir nesse assunto por muito tempo, digamos, é como acompanharmos os ponteiros do relógio. A cada tracinho do mostrador do relógio é dito algo que possui um significado. “O Senhor está contigo”; há uma mão no relógio, que faz o ponteiro avançar um pouco, indicando onde o Senhor está. O Senhor está bem no meio, e segue assim até o fim. Agora a mão avança mais um pouco o ponteiro do relógio, e é dito o que isso significa. Primeiramente, ao meio-dia, é dito que o Senhor Poderoso está no meio de ti. E, então, segue o ponteiro, e eu sugiro a vocês que estudem este assunto. Você olha para os profetas e descobre o que significa a expressão “o Senhor está ali”. É maravilhoso termos o Senhor conosco.

Aqui Conosco

Vou lhes contar uma história. Há alguns anos, houve um grande servo de Deus na América. Um sábado à tarde, ele estava sentado em seu gabinete, meditando sobre a palavra que iria pregar no dia seguinte. Ele pertencia a uma grande igreja em uma das grandes cidades americanas. Havia um belo edifício, uma grande congregação, um grande coral e um belo órgão. Enquanto estava sentado em sua cadeira naquele sábado à tarde, ele adormeceu e teve um sonho.

Sonhou que estava em seu púlpito em sua igreja. A igreja estava lotada e, bem na hora em que estava para começar o culto, a porta dos fundos do edifício se abriu e entrou uma pessoa desconhecida. A pessoa misturou-se à multidão, procurando um assento, e, então, alguém se levantou e lhe cedeu o lugar, e o culto teve início. O servo de Deus disse: “Enquanto conduzia o culto, enquanto entregava a minha mensagem, meus olhos se mantinham fixos na direção da pessoa desconhecida. Não conseguia parar de olhar para ela. Eu desviava os meus olhos, porém, eles sempre acabavam olhando para a pessoa novamente. Então, percebi algo na pessoa, pois, o olhar dela era de alguém que parecia estar carregando um grande sofrimento, contudo, havia algo muito bonito em sua face. Havia uma luz que eu jamais havia visto na face de alguém antes. Ela não era uma pessoa desconhecida qualquer, e, assim, eu continuava sempre voltando a fixar meus olhos nela, e, então, decidi que, assim que terminasse o culto, eu iria até lá falar com aquela pessoa.

"Assim, prossegui com o culto até o fim, e, então, desci para cumprimentar a pessoa desconhecida. Porém, antes que eu conseguisse chegar até lá, ela já havia ido embora, pois, todas as pessoas tinham saído de seus lugares, de modo que não consegui chegar até a pessoa. Então, fui até o homem que havia cedido o seu lugar para a pessoa desconhecida, e disse: “Você pode me dizer quem era aquela pessoa?” Daí ele respondeu: “Era Jesus de Nazaré”. 'Jesus de Nazaré esteve em nossa igreja esta manhã?’ Então me perguntei o que eu havia falado sobre Ele. Será que eu o havia ofendido em alguma coisa? Jesus de Nazaré tinha estado em nossa igreja esta manhã! Ele tinha visto tudo. Ele poderia ter me falado sobre todas aquelas coisas que eu tanto gostaria de saber! Então disse para aquele homem: “Oh, por que você não o manteve aqui? Eu adoraria conversar com Ele”. 'Oh,' disse o homem que havia cedido o lugar a Jesus, “Não se preocupe, Ele virá novamente”.

Então o homem de Deus disse: “Eu acordei e descobri que era apenas um sonho. Mas eu não consigo mais pregar sem que qeme lembrar de que Jesus está aqui. Faz toda a diferença saber que Jesus está no mesmo lugar que eu”. E aquele servo de Deus, como resultado de seu sonho, escreveu alguns livros. Escreveu dois grandes livros, os quais têm servido de grande ajuda em minha própria vida. Um deles foi “O Ministério do Espírito Santo”, e ele disse que este livro é para dizer que Jesus está aqui hoje. O fato de o Espírito Santo estar aqui conosco significa que o próprio Jesus está aqui. Jesus, pelo Espírito, está aqui, e Ele vê tudo. Ele ouve tudo. Ele sabe tudo.

Oh, que coisa maravilhosa saber que Jesus está aqui hoje! E, então, o servo de Deus escreveu outro livro, o qual chamou de “Ele está Voltando". Este foi um grande livro sobre a volta do Senhor. Ele está aqui hoje, e Ele virá novamente! Este, sem dúvida, foi um sonho maravilhoso. Este servo de Deus escreveu um livro sobre o sonho que teve, e o título é “Como Cristo Veio à Igreja”.

Jehovah Shammah... O Senhor está aqui. Bem, recebam isso como uma mensagem para vocês. Jesus disse: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali eu estou no meio deles”. Vocês estão em dois ou três reunidos em nome dEle? Bem, vocês podem escrever sobre isso, “Jehovah Shammah", o Senhor está aqui. E Ele está vendo tudo; Ele sabe tudo, mas, a mensagem abençoada é “Ele está voltando”. Muitos dentre nós acreditam que não irá demorar muito para Ele voltar. Ele disse: “virei outra vez e vos levarei para mim mesmo." Agora eu me pergunto se vocês irão escrever isso no portão de vocês; escrevam isso sobre a reunião!

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.