Austin-Sparks.net

"Escrito Não Com Tinta"

por T. Austin-Sparks

Reunião 20 – Rios de Água Viva

3 de Março de 1957, em Keelung, Taiwan.

Para nossa consideração esta manhã, vou levar vocês a diversas passagens da Escritura. Primeiramente, no evangelho de João, no capítulo 4, versículo 10 “Jesus respondeu e disse a ela: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva".

Versículo 14: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna".

Agora vamos para o capítulo 7, a partir do versículo 37: "E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem".

Agora vamos para o último livro da Bíblia, o livro do Apocalipse, capítulo 21, versículo 6: "E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida".

Capítulo 22, versículo 1: “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro". Versículo 17: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida".

Imagino que, se fosse perguntado sobre o que se referem todas essas passagens das Escrituras, vocês dissessem que elas falam de água. Mas isso seria apenas meia verdade, pois, na verdade, não é sobre isso que elas tratam, embora falem de água. Mas, não se trata de nenhum tipo de água. Se vocês olharem novamente, irão descobrir que, em cada caso, o objeto é chamado de Água da Vida. Agora, há toda uma diferença entre Água Viva e outro tipo qualquer de água.

Novidade de Vida

Vocês sabem perfeitamente que neste país, assim como em muitas outras partes do mundo, a água pode ser algo bem fatal. Pode ser água carregada de doença, de impurezas, o que pode resultar em morte. Portanto, vocês precisam ter muito cuidado quando o assunto for água de beber, porque há água que pode trazer morte.

Há outras partes do mundo onde a água não contém elemento vivo nela. Talvez vocês não conheçam muito sobre esse tipo de água, mas, se vocês fossem a um país onde há muita neve, onde a água normalmente está congelada, iriam descobrir que as pessoas nesses países sofrem de um tipo especial de doença. É uma doença que afeta a garganta, e isso se deve ao fato de o elemento vital da água estar morto. Para evitar este tipo particular de doença, as pessoas têm que colocar algo na água, porque é uma água morta, que precisa ganhar vida novamente. É sobre isso que tratam todas essas Escrituras. Elas não estão falando de água ordinária, mas, sim, por reconhecer que há água que não tem vida, elas estão falando sobre Água Viva.

Agora, todos sabemos que a água é uma questão vital. Fomos criados de maneira tal que precisamos de água para a nossa constituição. Nós podemos ir mais longe sem comida do que sem água. Assim, precisamos de água para viver.

Num sentido bem real, água significa vida para as pessoas. É a água, da qual você depende para viver, que faz a grande diferença para esse povo. Você sabe, é isso que o Senhor estava falando à mulher de Samaria. Ela vinha dia após dia até o poço de Jacó, a fim de tirar água. Ela precisava fazer isso todos os dias da sua vida porque aquela água realmente nunca satisfazia; ela não tomava um gole daquela água sem que precisasse nunca mais bebê-la novamente. A sede dela sempre voltava todos os dias e o que sabemos a respeito dela neste capítulo indica que esse era o tipo de vida que ela levava. Ela era uma mulher que tinha tentado encontrar satisfação neste mundo. Acho maravilhoso o fato de o Senhor Jesus ter vindo desta maneira.

Sabemos que o Senhor Jesus era sempre conduzido pelo Espírito naquilo que Ele fazia e onde ía, e podemos estar certos em acreditar que naquela manhã Ele havia pedido para ser conduzido, como sempre. Penso que Ele poderia ter orado ao Pai da seguinte maneira: “Pai, conduza-me hoje de modo que, se houver pessoas necessitadas, que eu seja levado até onde elas estão”. Ele tinha começado o dia desta maneira, e, então, prosseguiu sua jornada, e somos informados que Ele precisava passar por Samaria.

Plenitude de Satisfação

Jesus estava muito cansado e chegou a um poço; cansado de sua jornada, sentou-se junto a um poço enquanto seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Enquanto Ele estava sentado lá, uma mulher chegou ao poço. Deus conhecia tudo sobre esta mulher; conhecia a vida dela, e sabia que ela estava o tempo em busca de satisfação, mas não conseguia encontrar. Em Sua grande misericórdia, Ele a levou para que entrasse em contato com o Seu Filho. A oração do Senhor Jesus tinha sido respondida, e Ele, então, falou a ela a respeito de Água Viva, e disse que esta Água Viva iria satisfazê-la de tal maneira que ela nunca mais precisaria vir ao poço tirar água. Ele disse “A água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Você já provou que o mundo nunca satisfaz. Posso dar a você uma completa e perfeita satisfação dentro do seu próprio coração".

Agora, isso é tudo muito simples e imagino que vocês estejam dizendo: “Bem, sabemos tudo a respeito disso; isso tudo é o que a nossa vida cristã realmente significa...” mas estou falando isso porque tenho algo mais em minha mente. Vocês perceberam que, em nossa leitura, nós passamos do capítulo 4 para o capítulo 7. Jesus tinha dito à mulher que aquele que crer nEle terá uma fonte de água em seu interior. Haveria uma fonte dentro dele à qual ele poderia recorrer todos os dias, pois seria uma provisão para todas as suas necessidades pessoais.

Mas, quando você vai para o capítulo 7, você tem outro aspecto disso. Jesus não diz aqui que todos os que nEle crerem terão uma fonte de água. Mas diz “Quem crer em mim, de seu interior fluirão rios de Água Viva”. Vocês percebem como o primeiro leva ao segundo? Você não pode dar aos outros aquilo que você não tem. Para que rios de Água Viva possam fluir para as outras pessoas, primeiro você precisa tê-los dentro de você.

Assim, João 4 se refere à nossa própria experiência pessoal com o Senhor e o capítulo 7 faz referência ao nosso serviço ao Senhor. Agora, gostaria de dizer algo muito simples. Essas são coisas que o próprio Senhor disse; Ele definitivamente disse que todo o que nEle cresse teria uma fonte de água em seu interior. Haveria uma fonte de Água Viva em seu interior; a pessoa teria Água Viva dentro de si da mesma forma que uma fonte de água, e isso é um desafio real para todos nós. Nós viemos ao Senhor Jesus. Recebemos o perdão dos nossos pecados; recebemos a garantia de que não entraremos em Juízo; recebemos a garantia de que iremos para o céu, mas será que realmente conseguimos compreender o que significa termos uma fonte de água dentro de nós?

Vimos que Jesus estava falando sobre o Espírito Santo, “Isto falou acerca do Espírito, que os que nEle cressem iriam receber". Assim, Jesus, em primeiro plano, está dizendo que você terá o Espírito Santo habitando dentro de você, e que Ele será como um poço, uma fonte inesgotável de vida. Haveria vida dentro de você. Em primeiro lugar, você ficará plenamente satisfeito em sua vida. Você não precisará ir a algum lugar para obter Vida. Você terá as respostas para todos os seus questionamentos.

Vida que Triunfa Sobre a Morte

Agora, em seu próprio coração, você sabe o que é ter o Espírito Santo habitando em seu interior. Você sabe que se trata de algo muito grande. Pense no que isso deve ter significado para aquela mulher de Samaria. Penso que ela não era uma mulher muito jovem. Jesus disse que ela já havia tido cinco maridos, e que agora ela já estava com outro homem pela sexta vez, mas ele não era o marido dela. Tudo isso indica que ela não era uma mulher muito jovem, e que, vez após vez, havia tentado buscar satisfação, porém, já por cinco vezes, a morte lhe tinha roubado. Cinco vezes a morte havia entrado na casa dessa mulher e lhe roubado o marido.

Vocês sabem, a morte havia roubado toda a esperança que essa mulher tinha de encontrar satisfação. Esta é uma mulher que havia tentado de tudo para encontrar satisfação, mas agora era uma mulher decepcionada e desapontada com a vida. Penso que isso deve estar indicando o que acontece no final. Vocês lembram que após ter ela recebido as palavras do Senhor Jesus e ter chegado a alguma compreensão de sua experiência, penso que ela deve ter corrido até a cidade e dito "Venham! Vejam um homem que me contou tudo o que eu fiz na vida. Não será esse homem o Cristo?" E, então, lemos que todos correram para ver Jesus, e o ouviram, e, então, voltaram-se para a mulher e disseram: “Agora já não é mais pelas coisas que você nos contou que nós cremos, mas nós mesmos temos visto".

Agora, pareceu muito evidente a Jesus que que todos naquela cidade conheciam essa mulher. Todos sabiam quão desapontada ela era, e, se uma mulher como esta tinha encontrado satisfação, então, todos deveriam ir lá para ver onde ela havia obtido. Se uma pessoa como esta pode encontrar o que ela tanto precisa, então, deve haver algo importante envolvido nisso. Vocês sabem, essa mulher tinha um testemunho, porque ela tinha Vida dentro de si. Ela teve grande influência sobre as demais pessoas, as quais puderam olhar para ela e dizer: “Bem, você tem algo, e este algo é o que precisamos. Conte-nos onde foi que você conseguiu isso!” Isto é simplesmente o começo da vida Cristã.

Vocês sabem, acima de tudo, esta mulher recebeu a fonte da Água Viva em seu interior, e, então, esta fonte começou a jorrar como um rio para as demais pessoas, as quais encontraram a Vida através dessa mulher. Isso aponta primeiramente para a nossa experiência, e, então, para o nosso serviço. São dois lados da mesma coisa. Vocês sabem, um lado é: Aquele que crer. Jesus usou essas palavras em ambos os casos.

"Aquele que crer” primeiro tem a fonte em seu interior, e, então, essa mesma pessoa terá rios de Água Viva fluindo de seu interior. Não se trata de dois tipos de cristão. É o mesmo cristão, e precisamos perguntar a nós mesmos esta manhã: “Isto é verdade em mim?” Primeiro, será que eu sei o que significa ter água em meu interior?”

Eu sei qual é a grande diferença entre água morta e Água Viva. Todo cristão deve ser capaz de dizer: “Eu sei o que você está querendo dizer, e sei por experiência própria". Mas todo cristão também deve conhecer o segundo significado da coisa; que não se trata de outro cristão, mas sim do mesmo, o qual possui rios de Água Viva jorrando a partir do seu interior, de modo que as demais pessoas estão vindo para ver o que elas podem encontrar em você. São essas Águas Vivas que devem estar fluindo de nosso interior para as demais pessoas. Por onde quer que passarmos, devemos deixar um rastro de Água Viva atrás de nós.

Fé na Obra de Jesus Cristo

Agora vamos nos aprofundar um pouco mais nesta questão. Vamos pegar uma ilustração do Velho Testamento. Imagino que todos vocês conheçam a história de Jericó. Não irei parar a fim de lembrá-los de como Jericó foi destruída, mas, quando esta grande cidade foi destruída, uma maldição foi pronunciada sobre ela, e foi a seguinte: “Maldito seja o homem que tornar a edificar esta cidade”. Uma maldição foi lançada esta cidade. Agora, muitos anos adiante, a cidade foi reconstruída, e, então, chegamos a esses dias dos profetas, e todos sabemos a respeito do profeta Elias.

Um dia os homens de Jericó foram até Elias e disseram: “A posição desta cidade é boa, mas há algo errado com a água. Trabalhamos duro, cuidamos para que as árvores crescessem e dessem seus frutos. E os frutos começaram a aparecer, mas, então, de repente, antes que os frutos amadurecessem, todos caíram ao chão. Todo o nosso trabalho foi em vão. Jamais conseguimos qualquer fruto maduro das nossas árvores, e isso porque há algo errado com a água. A água está morta”.

Bem, não preciso dizer a vocês o que Elias fez, mas, o que acabei de falar ilustra bem a questão toda. Vocês sabem, há uma maldição sobre a criação. Quando Adão pecou, Deus disse: “A terra será amaldiçoada por tua causa". E, daquele dia em diante, passou a repousar uma maldição sobre toda a criação.

Como sabemos que há uma maldição sobre a criação? Bem, a mulher Samaritana é uma ilustração. Não importa quanto você faça, você jamais irá encontrar satisfação neste mundo. Você gasta a sua vida, você consome toda a sua energia, você faz tudo, mas, então, vem a morte e é o fim de tudo. Você jamais consegue usufruir completamente de todo o seu trabalho. Há uma maldição sobre todas as coisas. Ninguém neste mundo jamais consegue alcançar a plena satisfação.

Este mundo é como aquelas árvores de Jericó; aqueles homens haviam gastado toda a sua energia; empregaram toda a sua inteligência tentando cultivar os seus frutos. Viram o fruto despontar e ficaram cheios de esperança. Disseram: “Agora vamos colher alguma coisa: a recompensa do nosso trabalho!" Mas, então, todos os frutos caíram ao chão. Tudo foi inútil. Assim é este mundo. Não importa o que você possa fazer neste mundo, tudo acabará em decepção. As pessoas que apostaram tudo nesta vida, todas elas ficaram desapontados.

Olhamos para aquele pequeno monte fora de Jerusalém, e vemos alguém dependurado numa cruz. Nós sabemos quem é este que foi crucificado lá e olhamos para o Novo Testamento para ver por que Ele teve que ser crucificado. Por que aquela vida tão jovem, de apenas 33 anos, teve que ser cortada daquela maneira? Vocês sabem, Ele estava no pleno vigor da vida. Poderia ter havido muitos anos de serviços frutíferos pela frente. Ele tinha apenas 30 anos e trabalhou para Deus por três anos, e, agora, foi cortado da terra dos viventes. Por quê isso? Toda esperança e toda promessa de repente chega ao fim, devido à morte.

Quão decepcionados ficaram os Seus discípulos? Sentiram que nada disso deveria acontecer. Todas as suas esperanças e expectativas, e até o futuro, dependiam dEle, mas, agora, Ele estava morto. O que significa tudo isso?

Nós encontramos isso no Novo Testamento, e lemos o seguinte: “Aquele que não conheceu pecado foi feito pecado por nós”. Ele foi feito maldição em nosso lugar. O que Ele estava fazendo? Ele estava levando sobre si todo o significado da maldição. E, o significado da maldição é a vida sendo ceifada antes do tempo; é a morte entrando onde jamais ela deveria entrar. Ele levou a maldição sobre si mesmo; a maldição que repousa sobre nós e sobre toda a criação.

Quando o Pai desviou a Sua face do Seu Filho, então o Filho clamou: “Meu Deus, por que me abandonaste?" Foi porque ele foi feito maldição por nós. Nele e por meio de Sua Cruz toda a maldição foi removida. A morte foi destruída, de modo que Ele pode nos dar a Água da Viva. A Água Viva é o Espírito Santo que agora pode vir, pois a questão do pecado foi resolvida. A questão da morte e do juízo foi resolvida, e há Vida no interior.

Talvez vocês se lembrem de como Pedro começa as suas cartas: “Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que, de acordo com a Sua abundante misericórdia nos gerou de novo para uma viva esperança pela ressurreição de Jesus Cristo”. É assim que recebemos a fonte de Água Viva dentro de nós. É assim que os rios de Água Viva podem fluir de dentro de nós: crendo que Jesus Cristo é Aquele que levou sobre Si a maldição que estava sobre nós.

Cura e Força Espiritual

Agora, há apenas uma ou duas coisas que gostaria de falar antes de terminar. Vimos que esta Água Viva significa novidade de vida. Vimos que significa plenitude de satisfação. Significa duas outras coisas mais. Poderosa energia de Deus para a nossa vida. Quando bebemos dessa Água Viva, sentimo-nos grandemente fortalecidos. O próprio poder de Deus entra em nós e, nesta força, podemos prosseguir. Podemos fazer o que jamais conseguíamos fazer antes. O apóstolo Paulo coloca isso da seguinte maneira “corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior". O Espírito Santo é o Espírito de Vida, mas também é o Espírito de Poder, o próprio poder de Deus em nós.

E, então, esta Água Viva é saúde. Vocês lembram que uma das últimas palavras na Bíblia nos mostra uma pintura de rios da Água da Vida, e, então, diz que de ambos os lados do rio está a Árvore da Vida, cujas folhas são para a saúde das nações. Dessa Água jorra saúde para as nações. Sabemos pouco sobre isso.

Quando esta Água da Vida passa pelas nações, uma mudança acontece. Esta Água nos dá saúde. Ela nos limpa. Remove a doença espiritual. Vence a enfermidade espiritual. Ela nos torna espiritualmente saudáveis, homens e mulheres.

Agora, há um grande capítulo no Novo Testamento, e este capítulo é todo ele sobre esta Vida Ressurreta do Senhor Jesus. É um capítulo muito maravilhoso, o qual nenhum de nós consegue compreender. Tenho lido esse capítulo por cerca de 50 anos, ou mais, e muitas vezes tenho falado sobre ele, porém, há muita coisa nele que eu não compreendo. Não creio que irei conseguir entendê-lo nesta vida, e imagino que vocês estejam se perguntando que capítulo é esse. Bem, é o capítulo 15 da Carta aos Coríntios.

Você pode lê-lo a qualquer momento e verá que realmente é verdade que não podemos compreendê-lo. Há coisas aqui que somente iremos entender na glória, porém, há uma coisa que podemos entender, e isto está na maneira como o capítulo termina. Penso que deveríamos dar uma olhada. 1 Corinthians 15:54-57, "E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo".

Agora esta é a maneira como este maravilhoso capítulo termina “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor". Vocês sabem, isto nos leva de volta para a nossa ilustração no Velho Testamento. Aqui temos esses homens trabalhando a terra, dando tudo de si, tentando obter os seus frutos, porém, no final, descobrem que foi tudo em vão. Não sobrou nada; trabalharam em vão. Por quê? Porque a morte estava na água.

Agora, 1 Corinthians 15 é o capítulo da vitória sobre a morte no Senhor Jesus e “Portanto”, os apóstolos disseram: “Irmãos, vocês podem continuar trabalhando tanto quanto quiserem. Podem abundar na obra do Senhor, pois o vosso trabalho não será em vão. Nenhuma morte irá arruinar o vosso trabalho, porque Jesus venceu a morte".

Vocês se lembram de uma coisa que Jesus disse aos seus discípulos? Ele disse: “Nãos fostes vós quem me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça". O fruto de vocês não irá cair ao chão sem que antes tenha amadurecido. O fruto da vida de vocês irá permanecer para sempre. Certamente é algo muito encorajador, que o serviço que prestamos para o Senhor não será em vão. Tudo se deve à Água Viva em nosso interior.

Agora, se você não entendeu o que dissemos, essas não são nossas palavras; são palavras do Senhor Jesus. Ele próprio disse que aquele que nele crer terá uma fonte dentro de si. Você tem experimentado isso em sua vida? E, então, Jesus disse que aquele que nele crer, do seu interior fluirão rios de Água Viva. Você tem experimentado isso em sua vida? As pessoas saberão que há Água Viva jorrando do seu interior; a Vida flui de você por onde quer que você vá. Este é o significado do nome “Cristão” pelo qual você é chamado. Que o Senhor possa tornar isso uma realidade em cada um de nós.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.