Austin-Sparks.net

Sobre Theodore Austin-Sparks

por Austin-Sparks.net

Origem: "About Theodore Austin-Sparks". (Traduzido por Jonathan Luís Hack)

Algo que fica claro quando se lê os escritos de T. Austin-Sparks é que mui pouca informação é dada sobre ele e sua vida pessoal; pelo contrário, o foco é consistentemente sobre Cristo como sua (e nossa) vida. Sua atenção é continuamente conduzida para longe do mensageiro na direção daquele que é a Mensagem: “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus” (2 Coríntios 4:5).

Na edição de julho de 1966 da revista em que Sparks era editor, ele escreveu o seguinte:

É apenas em certas ocasiões que nós escrevemos pessoalmente. Nosso desejo tem sempre sido o de não atrair atenção para pessoas e coisas no ministério, e o de ocupar nossos leitores com o Senhor e com o ministério de Sua Palavra. Mas de tempos em tempos temos sentido ser sábio e importante lembrar nossos leitores do propósito que definitivamente governa este ministério – e que sempre tem agido assim...

O que, então, é este ministério? Devemos retornar um pouco. O nome deste pequeno jornal, que tem sido a expressão impressa do ministério pelos últimos 44 anos, incorpora seu sentido – ‘Testemunha e testemunho’. ‘Testemunha’: o instrumento ou vaso usado; ‘Testemunho’: o ministério dentro e através do vaso. O testemunho tem sempre existido – mas crescendo à medida que a luz tem aumentado – para a grandeza e plenitude de Jesus Cristo, o Filho de Deus e Filho do Homem. Esta grandeza tem sido centralizada e desdobrada em:

(1) Sua pessoa

(2) A imensidão do propósito eterno de Deus como centralizado nele e exclusivamente relacionado a Ele

(3) A grandeza de Sua cruz como básica e essencial para a grandeza de Sua pessoa e obra tanto pelos crentes como neles

(4) A grandeza da Igreja que é Seu corpo como essencial para, e escolhida para, Sua manifestação final em plenitude e governo no novo céu e nova terra

(5) A necessidade de que todo o povo de Deus saiba, não apenas da salvação, mas do imenso propósito de salvação no eterno conselho de Deus, sendo trazido ao “pleno crescimento” pelo suprimento de Cristo Jesus em ampla medida.

Nós percebemos que o Novo Testamento contém uma tremenda urgência nesta matéria; tal urgência é resumida nas palavras do apóstolo Paulo: ‘advertindo a todo homem e ensinando a todo homem... a fim de que apresentemos todo homem perfeito [completo] em Cristo’ (Colossenses 1:28). Cremos que todas as atividades soberanas do Espírito Santo são direcionadas para este alvo e determinadas por este objetivo.

Pode haver aspectos diferentes, mas o alvo é simples e único. Os grandes esforços evangelísticos e missionários, em tanto quanto são governados pelo Espírito Santo, têm este alvo em vista...

Embora possamos honestamente afirmar que nunca entendemos ser parte de nossa comissão dizer às pessoas para deixarem suas igrejas ou missões, antigos leitores saberão quanto a questão do alimento tem sido um peso para nós. O assunto do alimento espiritual tem espaço amplo no Novo Testamento, e se podemos corretamente ser chamados de ‘ministério’ e não de ‘Movimento’ ou organização, esta alimentação dos famintos mundo a fora pode certamente interpretar nossa preocupação...”

Baseado em Honor Oak, Londres, T. Austin-Sparks não teve falta de oposição e rejeição a si mesmo e a seu ministério nos círculos denominacionais da época. Ele entendia que não devia se defender, o que não ajudava a desfazer mal-entendidos. Entretanto, à medida que os ensinos de Austin-Sparks começaram a encontrar aceitação entre aqueles que tinham um desejo e sede pela plenitude de Cristo, abriram-se portas ao redor do mundo para suas mensagens tanto na forma falada quanto escrita.

O genro de Austin-Sparks, Angus Kinnear, escreveu o seguinte sobre seu sogro: “Desde seus anos iniciais ele creu no poder e na importância da Palavra de Deus falada, e em que todas as instâncias de Sua exposição e aplicação deviam estar relacionadas vitalmente às necessidades atuais e crescentes da vida espiritual das congregações representativas do povo de Deus. Através de Sua Palavra, Deus encontrará os Seus, mas Seu modo de revelação a Seus servos não é meramente através de temas letrados, reclusos ou pesquisados. Ao contrário, faz-se necessário, projeta-se e toma sentido pelo chamado e reação de condições reais. Seu valor – se é para ser algo mais que palavras – está em ser capaz de tocar o povo do Senhor em suas experiências e necessidade, o que tem sido a ocasião de seu chamado original. Este era o chamado especial de T. Austin-Sparks, um homem trilhando um caminho talvez um pouco à parte de seus contemporâneos, mas sempre fiel a Cristo Jesus seu Salvador e Senhor, e comprometido com uma visão de colheitas espiritualmente frutíferas por todo o campo - o mundo de Deus”.

O clamor que vem de suas mensagens repetidamente é para que os crentes cresçam no pleno conhecimento de Cristo, conheçam-no como o Único, o Tudo em Todos, o Cabeça de todos. Ele escreveu numa carta pessoal: “O grande inimigo não desiste em sua determinação de interromper a comunhão e de prejudicar a obra do Senhor ao trazer divisão entre Seu povo. Em todo lugar esta obra maligna está sendo forçada com intensidade crescente. O inimigo está atacando para destruir qualquer coisa que resulte na vinda do Senhor Jesus ao Seu pleno lugar. Nós precisamos permanecer e resistir e fazer tudo em nosso poder para manter este campo longe dele. Isto tem alto custo, e demanda que nós deixemos de lado tudo que é apenas pessoal, e que nós permaneçamos apenas para a glória do nome do nosso Senhor e de Seus interesses. Estou certo que você nunca fará de mim ou de meu ministério um motivo de divisão. Não há necessidade de lutar por mim; o Senhor está no Trono, e Ele pode ordenar as coisas conforme Sua própria vontade”.

Ele fez conferências na Europa, Ásia e nos Estados Unidos, muitas das quais foram gravadas em fitas. Tais fitas estão disponíveis ainda hoje, assim como muitos de seus livros e artigos que tem sido republicados (informações de contato para alguns destes livros e fitas podem ser encontradas na seção de Recursos). Ele cria que aquilo que lhe era dado pelo Único Espírito de Deus devia ser livremente repartido com o Único Corpo de Cristo. Assim, ele não queria seus escritos ou fitas com copirraite – eles estão ainda disponíveis para serem distribuídos em qualquer modo que Deus dirigir - entretanto ele insistia que todos os seus materiais deviam ser reproduzidos exatamente como foram originalmente entregues.

Alguns dos escritos deste website foram transcritos de fitas, outros são de seus muitos escritos. Enquanto ele estava vivo, ele publicou e vendeu seus livros ao preço de custo em Honor Oak. Muitos de seus livros foram primeiro publicados capítulo a capítulo, em uma revista chamada “Uma testemunha e um testemunho” (“A witness and a testimony”), que era publicada em Honor Oak, a qual Austin-Sparks freqüentemente denominava “este pequeno jornal”. Não havia custo de assinatura para a revista, a qual era enviada gratuitamente para todos os que a desejassem. Estava escrito nestas revistas que “Este ministério é mantido pelo Senhor através da mordomia daqueles que o valorizam”.

Na primeira página da revista, ele tinha esta simples constatação:

O objetivo do ministério deste pequeno jornal, publicado bimestralmente, é contribuir para o alvo divino que é apresentado nas palavras de Efésios 4:3 – ‘até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos...’.

Não está conectado com nenhum Movimento, Organização, Missão ou corpo separado de cristãos, mas é apenas um ministério a ‘todos os santos’. Seu caminhar é acompanhado da oração e esperança de que resultará em uma mais completa medida de Cristo, em um nível mais rico e mais alto de vida espiritual. Isto irá trazer a Igreja de Deus a uma crescente aproximação da vontade revelada dele. Assim, a Igreja pode ser mais bem qualificada para ser usada por Ele no testemunho às nações, e no completar de seu próprio número pela salvação daqueles que ainda serão adicionados pelo Senhor”.

TAS era o editor da revista, que foi publicada de 1923 até sua morte em 1971. Foi então renomeada como “Em direção ao alvo” (“Toward the mark”) e continuou a ser publicada por um colega e colaborador da revista, Harry Foster, até 1989. Após a morte de Austin-Sparks, Harry Foster escreveu:

Talvez um de seus primeiros livros possa nos dar melhor um pista real de sua vida e ministério. É chamado ‘A centralidade e supremacia do Senhor Jesus Cristo’. Aí foi onde ele começou, e aí foi onde ele terminou, pois se tornou notório em seus anos finais que ele perdeu interesse em outros assuntos e concentrou sua atenção na pessoa de Cristo. Cristo é central! Nenhum de nós afirmará que sempre esteve ‘no centro’, e ele certamente não faz tal afirmação, mas era o objetivo de sua vida e o alvo de toda a sua pregação e ensino reconhecer esta centralidade e prostrar-se a esta supremacia.

No culto de seu funeral havia centenas que responderam com todo seu coração à sugestão de que o irmão Sparks os tinha ajudado a conhecer Cristo de um modo mais profundo e satisfatório. Se alguém pode fazer os homens notar algo mais da importância e maravilha de Cristo, de forma que eles O amem mais e O sirvam melhor, então tal pessoa não viveu em vão. Muitos ao redor do mundo podem verdadeiramente dizer que através das palavras escritas ou faladas de ‘T. A-S’ foi isto que lhes aconteceu. E, em especial, aqueles que reconheceram a Cristo como Salvador através de seu ministério, estes serão sua alegria no dia de Jesus Cristo. Além disso, algumas das verdades, as quais não foram de modo algum aceitas quando ele as proclamou anos atrás, agora se tornaram largamente aceitas entre os cristãos evangélicos. Assim é possível que a longo termo seu ministério se prove ter sido mais frutífero do que aparentou a seu tempo para ele ou para outros. É função do mordomo ser fiel, e isto ele buscou ser: apenas o Mestre é competente para julgar seu sucesso”.


Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.