Austin-Sparks.net

Um Sinal

por T. Austin-Sparks

Primeiramente publicado na revista "A Witness and A Testimony", em Jan-Fev 1927, Vol. 5-1. Origem: "A Sign". (Traduzido por Maria P. Ewald)

Que significa ser dado ao Senhor?

Notas de um sermão dado na última noite de Sábado, 29 de Novembro de 1926, nas instalações da Igreja Batista de Honor Oak.

“Dize: Eu sou o vosso sinal” (Ezequiel 12:11).

A concepção mental de consagração tomou o significado de ser abençoado e ser tornado em uma benção. Mas essa não é uma concepção verdadeira, se apenas pararmos por aí. Esta passagem que lemos contém uma proposição, e indica qual é o principio básico e central da consagração, que é ser dado ao Senhor. O que é isso? Ser dado a Ele para que Ele possa nos tornar um sinal. Essa é a lei que temos frequentemente assinalado, de que Deus, em Seu eterno propósito, determina que o método de Sua realização aconteça por meio de uma encarnação de Si mesmo. Ou seja, isso deve acontecer por meio de uma manifestação de Si mesmo na carne. Em fazendo isso, essa encarnação seria um sinal para o universo, representando algo da Sua infinita Sabedoria, Poder e Soberania. O Senhor poderia tomar posse da forma do homem, e por meio dela fazer coisas, como que dizendo: “Veja isso e aprenda”. Fazendo isso em tal instrumento, o Senhor o torna num sinal não apenas para o homem, mas também para os anjos das duas hierarquias, Divina e satânica. Como exemplificado na história de Jó, Ele faz algo para que todo o exército de anjos e demônios possa olhar, aprender e tomar ciência. Assim, em cada esfera, dentre os homens e nas regiões celestiais, nas inferiores e nas superiores, Deus é capaz de fazer algo naqueles que são Dele, se tornando um meio de instrução, conscientização, informação e demonstração.

Moisés foi um sinal para os filhos de Israel. Ele desobedeceu a Deus, e Deus precisou atuar imediatamente. Uma vez que Moisés estava em uma posição tão proeminente perante o povo, sua desobediência também foi publicamente punida. Nesse julgamento ele se tornou um sinal para os israelitas, para que eles não viessem a considerar levianamente o pecado da desobediência. E o mesmo acontecerá conosco, muitas vezes por meio de uma pública demonstração e juízo da carne, para a advertência de outros, assim como para a vindicação da Verdade em viva manifestação. Moisés foi o sinal de Deus, e isso teve um alto preço para ele. Estaremos dispostos? Quão grande foi esse preço para Moisés, mas, e o depois!

Vemos ilustrados nas escrituras abaixo, que esse é um principio dos tratos Divinos com o homem:

Ez 12:6 - “Por sinal te pus à casa de Israel".
Ez 12:11 - “Dize: Eu sou o vosso sinal”.
Ez 24:24 - “Assim vos servirá Ezequiel de sinal; segundo tudo o que ele fez, assim fareis. Quando isso acontecer, sabereis que eu sou o SENHOR Deus”.
At 1:8 - “E sereis minhas testemunhas”.
2Co 3:2 - “Vós sois a nossa carta... conhecida e lida por todos os homens”.
2Co 3:3 - “Estando já manifestos como carta de Cristo”.
1Co 4:1 - “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo”.
1Co 4:9 - "porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens”.
Ef 3:10 - “para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais”.
2Co 2:15 - “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem”.

Acredito que o Senhor nestes dias está procurando reunir um povo que será Seu sinal para a Casa espiritual de Israel – e esses certamente serão poucos, pois não nos é dito que o Senhor possa fazer isso com todos os Seus. O testemunho desse povo pode não ser de que a Casa de Israel esteja completamente errada; mas de que existe uma vida maior e mais profunda em Deus, para a qual Ele os chamou. Ao sentir este encargo sobre tantos nestes dias, entenderemos o significado disto. Quando o Senhor chama um povo, que pode ser um grupo pequeno, Ele coloca Sua mão sobre um aqui e outro ali, acrescentando um a um a esse grupo, e esses serão um sinal especial para Sua casa. Ele irá lidar com eles de maneiras completamente diferentes da qual Ele faz com outras pessoas, e Ele diz: “Farei uma coisa nova”.

Ora, não adianta fazermos comparações com os demais. Eles podem, em seus caminhos, ter o selo e a benção de Deus sobre si, mas isso não quer dizer que a maneira que o Senhor está nos conduzindo esteja errada, e não devemos ousar discutir sobre os caminhos que eles estão tomando. Este é o caminho do Senhor para você. Não pare no caminho para fazer comparações. Nós tropeçamos nisso muitas vezes ao nos entregarmos inteiramente a Deus. Enfrentaremos provações excepcionais, o impacto total da ira do inimigo. Olharemos em volta para outros que estão passado por um processo mais fácil, porque não estão seguindo pelo mesmo caminho. De imediato, ao fazermos isso, nosso fundamento começa a se desfazer. O ponto é: o Senhor tem Sua roda dentro de uma Roda, o Seu instrumento por meio do qual Ele deseja ter um sinal especial para Seu povo, manifestando Sua Sabedoria, Seu Poder, Sua Graça, Seus Métodos, Seu Propósito, para revelar a Si mesmo através deles para os demais. Não tenha, por nenhum momento, a ideia de que seguir esse caminho equivale a estar sobre um pedestal, em isolamento, sendo levado em conta de forma especial pelo Senhor. Isso tudo simplesmente significa que desceremos mais fundo na morte e na humilhação perante o mundo. E porque o Senhor nos leva mais fundo, Ele é apto a nos revelar algo maior.

Digo isso agora quando estamos encerrando a nossa jornada nessas linhas e associações antigas – Deus está nos conduzindo por um caminho incomum, talvez até peculiar, e está realizando algo que sabemos não ter sido feito em nenhum outro lugar. Ao nos conduzir nessa comunhão, acredito que Ele está buscando esses que seguirão com Ele, a fim de que possa torná-los num Sinal, como algo espiritualmente poderoso, mesmo considerando todo o preço envolvido, toda a dor, e toda a necessidade da destruição de cada pedaço da carne, orgulho, arrogância, do desejo pela aprovação dos homens, e tudo mais. Talvez isso não seja algo para os homens aplaudirem, aprovarem, mas seja como o impacto do Trono de Deus sobre o trono de Satanás neste últimos dias. Esse é o peso da Palavra do Senhor: “Filho do homem, tenho feito de você um Sinal”; “Dize: Eu sou o vosso sinal”.

Assumo que nós que estamos reunidos neste lugar, nesta noite, somos todos povo do Senhor. Quase todos nós que estamos nesta comunhão do Espírito, temos nos entregado para ir com o Senhor até o fim. Me parece que este momento é aquele no qual devemos encarar a implicação desta palavra. Se estamos seguindo pelo caminho popular, se estamos indo pelo caminho impopular; e se vamos ser o Sinal do Senhor. Quando Paulo proferiu estas palavras: “porque nos tornamos espetáculo ao mundo”, ele estava se referindo aos feriados Romanos, quando eles se reuniam para um dia de esportes; e quando tudo já tinha acontecido, a coroa deste feriado era colocar na arena criminosos como objeto de zombaria para que as pessoas pudessem rir, ridicularizar, fazer piadas deles. Paulo disse: “em último lugar... nos tornamos espetáculo ao mundo” - o mundo zomba. Assim como o mundo riu de Neemias na construção dos muros de Jerusalém.

“Em último lugar... nos tornamos espetáculo ao mundo". Estamos prontos para ser tornados em um “Sinal”? Aquilo do qual o mundo ri? A cruz do Senhor Jesus tem sempre sido a sabedoria e poder superlativos de Deus. No momento, o compartilhar da cruz é o verdadeiro teste. O Mestre suportou a cruz, desprezou a vergonha, para ser tornado num sinal. Houve alguma vez algum Sinal mais glorioso e poderoso do que aquela cruz?

Então o nosso Mestre, chegando ao fim, disse: “por causa deles Me consagro, por causa deles Me entrego completamente, e essa consagração é a cruz. Estou disposto a ser um “espetáculo” para os homens, demônios e anjos, por causa deles”. O Senhor deseja que sejamos Sinais. Digo isso com a respiração suspensa, sabendo pouco do que isso representa, mas sabendo também que Sua Graça é suficiente. Amados, Ele está apenas buscando reunir um grupo de pessoas que Ele possa tornar um Sinal, não apenas de sofrimento e aflição, mas de Poder e Glória, para demonstrar a outros Sua Sabedoria, Sua força, Sua Soberania, Sua Graça. Será que você dirá, nesses termos: “Sou do Senhor. A Teus pés me lanço para sofrer, viver ou morrer, pelo meu Senhor crucificado”? Isto é o que quer dizer ser testemunhas do Senhor. “Serão Minhas Testemunhas”. Ser testemunha não quer dizer sair e falar; significa que o Senhor opera em nossas vidas, e os outros olham, e dizem: “Esse é o Propósito de Deus; o Caminho de Deus; a Vontade de Deus”. Ao realizar isso, logo demônios aprendem quem Deus é, sobre a Sua Glória e Soberania. Os anjos se curvam por causa dos feitos de Deus no meio da Igreja, e glorificam a Ele em nosso favor.

Que o Senhor nos leve a dar nosso consentimento nesse novo ato de entrega e consagração, individualmente e como povo, nos próximos dias.


Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.