Austin-Sparks.net

A Centralidade e Universalidade da Cruz

por T. Austin-Sparks

Capítulo 2 - A Cruz e o Espírito Santo

" E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. " (Mat. 3:16).

"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito." (Gal. 3:13-14).

O assunto a que nos voltamos agora é a cruz e o Espírito Santo. Deixe-me dizer no início que isto não é um tratado sobre a Pessoa e a obra do Espírito Santo, mas principalmente uma ênfase sobre a relação entre o Espírito Santo e a Cruz de Cristo.

Deus Trabalhando Pelo Seu Espírito

Antes de que possamos vir imediatamente àquela matéria, há algumas coisas preliminares de que será útil lembrar-se. Eles são de caráter mais geral. Primeiramente há este fato, que as Sagradas Escrituras deixa bastante claro que sempre que o Deus se tenha movido para realizar qualquer fase do Seu objetivo abrangente, Ele fez assim por meio do Seu Espírito. O Espírito do Deus foi a sabedoria, o poder, a energia, o iniciador, o continuador e o consumador daquele que o Deus tomou em qualquer momento na mão para ocasionar. É bastante evidente a todos, penso eu, no relance mais superficial das Sagradas Escrituras.

Então vemo-Lo na criação, isto é, a criação deste mundo. O Espírito do Deus está lá como a Agente iniciador, permeando, conduzindo e sempre em evidência em relação ao fornecimento desta ordem cósmica em ser.

O mesmo é visto ser verdadeiro na história e a vida de Israel. Toda a sua vida e a ordenação da sua vida foram uma matéria do Espírito de Deus. Ele trabalhou com os seus pais, Ele conduziu-os fora do Egito como o pilar de fogo e nuvem, Ele sustentou-os no deserto; Ele dotou homens entre eles para o esboço, a criação, a constituição daquele grande simbolismo de Cristo - o tabernáculo. O Bezalel e Aholiab foram homens peculiarmente dotados pelo Espírito de Deus para todo tipo trabalho com relação ao tabernáculo, e de muitos outros modos e conexões é visto que o Espírito do Senhor esteve encarregado desta matéria inteira da vida e história de Israel. O Deus cumpria O seu propósito, ou aquela fase do Seu grande propósito, pela agência do Seu Espírito.

O que foi verdadeiro naquelas conexões é visto ser verdadeiro no caso da vida e obra do Senhor Jesus; gerado do Espírito Santo, ungido do Espírito, cumprindo O seu ministério, proferindo O seu ensino, executando as Suas obras, tudo por esta unção do Espírito, e conseqüentemente oferecendo-Se a Deus sem mancha "pelo Espírito eterno." Em todas as coisas, novamente, Deus executa O seu trabalho por meio do Seu Espírito.

E, então, prosseguimos para a Igreja. Fica abundantemente claro que este grande aspecto do objetivo de Deus através dos tempos está novamente nas mãos do Espírito Santo. A Igreja é trazida à existência pelo Espírito Santo no dia do Pentecostes, e daquele tempo tudo é cometido ao Espírito para que execute.

O que é verdadeiro quanto à Igreja, sua chamada, sua vocação, seu objetivo, é verdadeiro, segundo as Escrituras, de cada membro dela, cada indivíduo. A vida de cada filho de Deus é iniciada pelo Espírito Santo, nascida do Espírito; e, então, ser, na condução do Espírito, conduzida em toda a vontade e pensamentos e caminhos do Senhor; aperfeiçoado pelo Espírito; salvo, santificado e glorificado, tudo pelo Espírito de Deus.

Esta é uma consideração muito elementar, eu sei, mas é básica porque a suposição é esta, que o homem não tem em si mesmo nenhuma das exigências, moral, intelectual ou espiritual, para realizar qualquer parte do objetivo de Deus. Se fosse possível ao homem assim fazer, então o Espírito de Deus não precisaria ter vindo; mas a própria vinda do Espírito é a grande declaração Divina de que Deus deve fazer O seu próprio trabalho, ou ele nunca será feito - que o homem é totalmente incapaz de realizar qualquer parte ou fragmento do grande propósito de Deus, e, sem o Espírito, nenhuma parte dele jamais será realizado. Isto é o que significa que o Espírito do Deus está sempre encarregado das coisas de Deus, porque o homem não é capaz neste campo.

Portanto o advento do Espírito Santo não é nada menos do que o mesmo advento do Próprio Deus para projetar, constituir e realizar uma nova criação espiritual, um cosmo espiritual (eu não gosto muito desta palavra, mas ela é uma palavra mais completa do que "mundo" e significa algo mais do que até uma criação, é um sistema ordenado) - o advento do Deus Espírito Santo é para projetar e constituir e consumar um novo sistema espiritual ordenado, um cosmo espiritual, uma natureza inteiramente espiritual de coisas das quais o natural e o físico não passa de uma sombra, um tipo.

Cristo um Sistema Espiritual Abrangente

Agora, o modelo desta ordem espiritual, ou sistema, ou economia é o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo. Cristo é um vasto e abrangente sistema e ordem espiritual. Isto não significa que Ele não é uma Pessoa, um Indivíduo, mas Ele é algo mais do que isto. Na Sua Pessoa há a incorporação deste vasto, este abrangente, sistema de pensamentos Divinos, de elementos Divinos, de leis Divinas, princípios Divinos e natureza Divina. Este universo físico que conhecemos, e estamos aprendendo cada vez mais, é um sistema vasto de leis e princípios. Ele é um grande todo, relacionado, interdependente, movendo-se em conjunto por influências e forças e marés, associado como uma maravilhosa ordem e harmonia, nada toma seu próprio curso independente, nada sem relações, nada que não seja afetado pelo resto; é um maravilhoso conjunto. E o conhecimento deste universo físico é mais que uma matéria de aplicação de uma vida, estudo de uma vida. Ele tomou todas as gerações desde o princípio para se alcançar até mesmo o ponto o qual aqueles que sabem o que há ainda para ser conhecido hoje, o seu próprio cérebro vacila quando você lê de distâncias e velocidades neste universo, a velocidade na qual a luz viaja, e todas essas coisas; digo que ele é uma ordem vasta, e é necessário mais do que uma vida de estudo para compreender.

Mas, meus caros amigos, dissemos que o universo físico é só um símbolo, um tipo, do espiritual, e Cristo é um universo, um universo de leis espirituais, de princípios espirituais, de forças espirituais. Cristo é uma unidade vasta, uma maravilhosa harmonia, e quando você começa a vislumbrar isto, você apenas começa a entender o que os Apóstolos viram ou começaram a ver quando eles mesmos são encontrados no aperto de uma indagação apaixonada para conhecê-lo. "Que eu possa conhecê-lo" (Filipenses 3:10). "Considero todas as coisas como perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, o meu Senhor" (Fil. 3:8). Isto até no fim de uma vida de aprendizagem de Cristo, isto até depois de maravilhosas revelações no próprio céu de coisas inexprimíveis que não é lícito para um homem proferir; ainda no aperto desta indagação tremenda - "que posso conhecê-lo."

Então você entende também por que há esta exortação, esta constante crescente exortação para que os crentes prosseguirem em conhecer o Senhor, para que continuem conhecendo. Você sabe o significado de um pequeno prefixo que é, penso, tremendamente impressionante. Eles não falam só do conhecimento, o conhecimento de Cristo, o conhecimento de Deus, o conhecimento do Senhor; eles nem sempre usam esta palavra "gnosis", mas você descobre depois, na medida em que eles prosseguem, que eles introduzem esta combinação "epignosis". "Até que alcancemos para ... o conhecimento cheio..." (EFé. 4:13); não simplesmente "o conhecimento" agora. Isto aos efésios, que estavam bem em termos de conhecimento. (Se você se preocupar em procurar o uso desta forma peculiar da palavra, você o encontrará tremendamente impressionante, como ele está procurando levar os crentes para além de até mesmo uma fase bastante amadurecida da vida espiritual.) Aqui, então, está a própria busca deles; aqui está a exortação deles para os santos, porque eles vislumbraram pela revelação do Espírito Santo algo desta vasta plenitude de Cristo. Ele é um universo, um sistema novo e inteiramente diferente de coisas espirituais. Quem sabe algo sobre ele? O que sabemos sobre Cristo? Podemos ter sido povo do Senhor por muitos anos. O fato é que quanto mais vivermos e quanto mais estivermos associados e em contato com coisas de Cristo, mais somos esmagados com a nossa ignorância, porque estamos percebendo que Cristo é uma terra de longas distâncias. Ele está tão além de nós, não podemos compreendê-Lo. " Irmãos, quanto a mim mesmo não julgo ter alcançado" (Fil. 3:13). Isto é Paulo perto do fim do seu curso. "Continuo," "para que possa conhecê-lo." Sim, Cristo é um universo de pensamentos Divinos, leis Divinas, princípios Divinos, tudo de caráter muito prático, e realmente quero sublinhar esta afirmação, porque o que estou dizendo pode ser considerado como algo muito abstrato.

Mas volte à analogia, ao tipo. São essas coisas no universo físico abstratas? São elas sem significação e valor prático? Sabemos que essas forças e essas leis em operação são as mesmas coisas que permitem a vida nesta terra. O que aconteceria se não fosse o efeito dos corpos celestes sobre a terra? As próprias marés do mar são governadas por corpos celestes. Cada vez a maré cresce nas costas, é em resposta a um grande corpo governante nos céus. Cada vez a maré retrocede e sai, ela está simplesmente obedecendo a um poder celeste; e as marés são de valor, elas realmente significam algo. E em muitas outras conexões a coisa se dá dessa forma. A nossa vida aqui nesta terra só é possível por causa deste universo ordenado; e neste universo de Cristo a nossa própria vida, a nossa própria chegada ao grande propósito para o qual estamos destinados por Deus, depende da nossa resposta às leis de Cristo, da nossa reação às influências de Cristo, e do nosso conhecimento dessas coisas - porque neste terreno é a vontade de Deus que entendamos essas coisas, devemos ter compreensão em Cristo, devemos ser inteligentes. No que se refere a este universo físico, para conseguir os benefícios não precisamos ser todos cientistas. Estamos obtendo os benefícios todos os dias sem entender alguma dessas coisas; mas no reino espiritual é vontade de Deus que saibamos.

Enxergando a Grandeza de Cristo Pelo Espírito Santo

Tudo isso nos traz à toda esta matéria do Espírito Santo. O que sabemos de Cristo no fim afinal de contas? Se o conhecermos como o nosso Salvador, o nosso Redentor, o nosso Senhor, o nosso Sumo Sacerdote, o nosso Advogado, de todos esses modos, o que sabemos Dele afinal de contas? Isto não é nada. Paulo sabia tudo isto, mas aqui ele está dizendo e agindo como quem não sabia nada, porque o conhecimento ainda a ser adquirido estava muito longe de tudo já alcançado. Não sabemos nada.

Mas o advento do Espírito, a vinda do Espírito, tinha toda esta questão em vista - conduzir-nos a este vasto universo que é Cristo, este maravilhoso sistema e ordem espiritual de coisas das quais Cristo é a corporificação, fazer-nos saber em progresso e desenvolvimento contínuo mais da significação de Cristo. Sei que não estou conseguindo transmitir-lhe a impressão tremenda que isto fez no meu próprio coração, como tenho pensado sobre isto, como isto me veio. Como estou muito atrás desses Apóstolos, mas escuto o que eles dizem, a impressão em primeiro lugar é que esses homens viram evidentemente algo em Cristo que é imenso e isto removeu de suas vidas qualquer coisa que tivesse natureza de satisfação espiritual com a compreensão que tinham, com o que tinham obtido.

Isto que eles vislumbraram fez deles homens que se entregaram ao máximo a fim de conhecer tudo o que era possível conhecer, não porque eram simplesmente homens de mente curiosa, que queriam saber apenas por saber, mas porque entenderam que aquele conhecimento era o pleno propósito de Deus para as suas próprias vidas e que suas vidas estavam relacionadas a um Corpo, o Corpo de Cristo. A Igreja jamais chegará a esta realização, e os seus membros individuais jamais crescerão, exceto se a Igreja e seus membros vislumbrarem algo da grandeza de Cristo. O caminho do crescimento espiritual é o vislumbramento da grandeza de Cristo pela revelação do Espírito Santo, e foi por isso que Paulo orou da maneira como orou "tendo os olhos do seu coração iluminados, para que podeis conhecer qual é a esperança da Sua vocação, e quais as riquezas da glória da Sua herança nos santos, e que a grandeza do Seu poder para os quem crêem" (Efé. 1:18-19); para que vocês possam conhecer isto através de Ele lhes dando "um espírito de sabedoria e de revelação em ‘epignosis' (no pleno conhecimento) Dele." É assim que a Igreja irá crescer, é assim que os santos farão o aumento – vendo de uma nova forma quão vasto e grande é Cristo.

Você não concorda que entre todas as necessidades que existem hoje no povo de Deus uma das mais potentes é a necessidade de ser liberto do contentamento espiritual, satisfação com uma pequena medida da vida cristã? Há uma triste, uma trágica ausência de uma busca realmente adequada para conhecê-Lo. Oh, eu sei que isto necessita possivelmente de qualificação e cobertura. Há muitas pessoas que dizem que querem conhecer e querem prosseguir, mas a sua busca, o seu desejo, não é daquele caráter, daquela natureza obtida no caso do Apóstolo Paulo - "considero tudo como perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor." TODAS AS COISAS.

Com muitos cristãos e obreiros cristãos, se você tocar sua obra, sua organização, seu sistema de coisas, a coisa religiosa da qual fazem parte, então você encontra terrível resistência. Preconceitos, suspeitas e todas essas coisas são conseqüências dessa devoção a coisas mais do que ao Senhor. Se as pessoas fossem devotas apenas do Senhor, e se Ele fosse a única busca delas, você ficaria livre de 95 por cento de todos os preconceitos e suspeitas que existem. São as coisas que produzem isto. Precisamos abrir mão de nossas coisas e nos interessarmos apenas pelo Senhor. Nossa única pergunta, que dominasse cada situação, deveria ser: Isto contribui de alguma forma para o aumento de Cristo? Se contribui, então em meu coração eu estou de acordo; não importa o que cause a instituições existentes. Se isto pode levar a um conhecimento de Cristo além do que temos, então isto é o que interessa. É Cristo, não NOSSA Igreja, não NOSSA entidade, não NOSSA missão, não NOSSA tradição, mas Cristo. Ele é o tremendo fator de aumento e de emancipação. São essas coisas que nos têm paralisados e nos tornado pequenos, mesquinhos, insignificantes e obstinados. Cristo liberta, Cristo aumenta; oh, vê-Lo! Oh, que possamos ser trazidos pelo Espírito como a Rainha de Sabá foi trazida, a fim de ver o reino de Salomão, sua glória, sua mesa, seus servos, até que não houvesse mais nela qualquer dúvida e falasse: "Eu não cria naquelas palavras, até que vim e os meus olhos o viram; eis que não me disseram metade" (I Reis 10:7). E aquele que é maior do que Salomão está aqui! O que você e eu precisamos é desse aumento que vem por uma revelação interior de Cristo por meio do Espírito Santo, e seremos emancipados. Aquelas outras coisas irão voltar a seus próprios lugares quando O virmos mais plenamente.

Este, então, é o exato significado de o Espírito Santo ter vindo. Digo novamente, o que conhecemos? Quão pequeno é o nosso conhecimento! Ah, mas Deus sabe disso, e o Espírito de Deus chegou. Para que? Para ficar a nosso serviço, para nós O usarmos, para que Ele se encarregue de nos dar proeminência e importância, e nome e reputação? Não, Ele não veio para outro propósito que não o de fazer com que o Filho de Deus cresça cada vez mais nos santos, para fazer Cristo na Igreja o que Ele é diante de Deus, para que Ele possa se tornar na Igreja a ‘plenitude daquele que cumpre tudo em todos’. Este é o propósito do Espírito Santo em ter vindo. Bem, que herança temos nós quando temos o Espírito Santo! – ‘o Espírito que é o PENHOR de nossa herança’ (Efé 1:4). Com o Espírito Santo, toda a herança está segura e garantida. Tendo o Espírito Santo, toda a plenitude é potencialmente nossa.

Agora, precisamos ser ensinados pelo Espírito, e o Espírito Santo não nos ensina a partir de um livro, através de um manual. Ele não nos ensina meramente por meio de conferências e palestras, não por meio de palavras em si. O Espírito Santo ensina por meio de experiência prática, e o instrumento através do qual o Espírito Santo ensina Cristo é a Cruz de Cristo. Você e eu não iremos aprender coisa alguma exceto se o Espírito Santo tornar a Cruz de Cristo uma realidade em nós. Iremos chegar a isto daqui a pouco.

A Unidade De Cristo

Estou, antes de qualquer coisa, interessado nesta ênfase sobre a grandeza de Cristo, a vastidão de Cristo, e o fato de que o Espírito Santo veio para trazer esta grandeza para dentro da Igreja. Há muitos detalhes ligados a isto. Fizemos referência às leis, relações, dependências e inter dependências deste universo físico. Cristo é isto; difícil como o universo é para nós entendê-lo, Cristo é assim. E, então, a Igreja é para ser a reprodução do que Cristo é, de modo que no Corpo de Cristo você encontra todas essas leis de inter relação, de inter dependência, e nenhum membro do Corpo pode dizer a outro membro, por mais remoto que o outro membro possa estar em questão de distância e posição: “Eu não preciso de você” (I Cor. 12:21). A cabeça não pode dizer aos pés – há os seus extremos! ‘Porque você está tão distante de mim, eu não dependo de vocês”. Não pode ser. “O olho não pode dizer para as mãos: Não tenho necessidade de vocês”. Proximidade não faz diferença nesta questão, distância não faz nenhuma diferença. A relação constitui o Corpo um conjunto perfeito, uma perfeita harmonia, todo inter dependente, inter relacionado. Isto é Cristo. “Assim também é Cristo” (I Cor. 12:12).

E, no terreno do Espírito, este tipo de coisa acontece. Precisamos, naturalmente, de percepção espiritual para sermos capaz de entendermos isto. Pode ser que muito de experiência espiritual que não possa ser explicada absolutamente por nada dentro do círculo imediato de nossas vidas se deva a algo que esteja ocorrendo com algum filho de Deus que esteja muito distante de nós geograficamente. Podem haver alguns conflitos tremendos numa vida, ou numa companhia de filhos de Deus do outro lado do mundo, e, porque o Espírito é um, estejamos envolvidos naquele conflito, e estejamos atravessando por uma situação, e somos levados a orar, e a questão é uma só. A Geografia não afeta isto. Muito freqüentemente nós não entendemos qual o significado daquilo pelo qual estamos passando. Sabemos de algumas coisas em nossa experiência espiritual, algo está acontecendo, há conflito, há pressão, e não há nada imediatamente ao nosso redor que explique aquilo. Não há motivo para isso até onde podemos ver aqui e agora. Mas há alguma questão na balança, alguma questão sobre a qual há conflito espiritual em algum lugar, e, porque o Espírito é um, e o Corpo é um, estamos ligados a este conflito.

Esta é a unidade, a harmonia de Cristo, esta é a interação dessas leis de um Corpo, um novo sistema espiritual. Alguns de nós sabemos quão verdadeiras são essas coisas e quão práticas são. Se a Igreja apenas tivesse inteligência sobre isto e vivesse à altura de sua inteligência, que perda haveria para o inimigo! Quão freqüentemente os filhos de Deus são pegos interpretando mal suas experiências, as coisas que estão acontecendo, o que está acontecendo numa outra vida. O inimigo coloca uma construção falsa sobre uma coisa, e, ao invés de fazer com que as pessoas envolvidas fiquem juntas, para cooperar para a vitória, ele as separa por meio de uma interpretação errada. Se a Igreja enxergasse esta unidade espiritual, esta inter relação espiritual, esta inter dependência, e se apegasse a isto, que coisa poderosa a Igreja seria aqui neste universo! E este é o sistema espiritual que Cristo é, que é para ser constituído em Sua Igreja, reproduzido em Sua Igreja.

Você diz que isto é algo impossível para ser esperado em relação a Igreja toda. É uma idéia muito bonita, mas quais são as possibilidades de realização? Bem, não podemos rejeitar isto desta maneira. Temos que voltar. A coisa irá começar, talvez, entre dois de nós, e isto irá constituir um terreno suficiente para ensino e para a vitória, para entendimento. Até mesmo a perfeita harmonia de dois filhos de Deus é causa de terrível batalha, mas consiga isto e veja que coisa efetiva ela é para Deus! E é por causa disto que a batalha se acirra – simplesmente para separar dois filhos de Deus que estão vitalmente relacionados. Satanás sempre tem tentado isto, e que coisas surgem para fazer isto!

A Cruz - Básica Para Toda Obra Do Espírito

Isto nos traz para aquilo que estivemos trabalhando, a Cruz e o Espírito Santo; pois a base e a porta para toda obra do Espírito é a Cruz. Você irá, com o mais leve conhecimento do Velho e do Novo Testamento, imediatamente recordar muito daquilo que traz esses dois juntos. De volta aos tipos vemo-los trazidos juntos; no fogo sobre o altar – o altar tipificando a Cruz, e o fogo sobre o altar tipificando o Espírito consumindo o sacrifício. Ou novamente, como em Êxodo 17, a rocha ferida e o jorrar de água – a Cruz e o Espírito. Ou, vindo para o Novo Testamento, o Jordão do batismo de nosso Senhor mostrando em tipo a Sua morte, sepultamento e ressurreição, imediatamente resultando no Céu aberto e o Espírito em forma de pomba repousando sobre Ele – a Cruz e o Espírito. Ou, voltando com isto em mente para a origem de Israel como nação, o cordeiro morto, o sangue aspergido, o pilar de nuvem e fogo assumindo a direção imediatamente – o Espírito por via da Cruz, tudo apontando para a grande realidade inclusiva, o Calvário e o Pentecoste. É sempre desta forma. Os dois estão sempre juntos. E esses não passam de seleções fragmentárias de uma vasta quantidade na Palavra de Deus que mostra esta íntima e inseparável unidade entre os dois.

Quando chegamos ao Senhor Jesus, sabemos que Suas próprias mensagens e discursos sobre o Espírito Santo de uma maneira específica e definida eram reservados até a véspera da Paixão. Foi quando a sombra da Cruz se projetou plenamente em Seu caminho que Ele começou a falar sobre a vinda do Consolador e o que esta vinda iria significar para eles; e Ele nunca disse: ‘Recebam o Espírito Santo’ (João 20:22) até que Ele pudesse mostrar a eles as Suas mãos e o Seu lado, Suas mãos furadas, Seu lado traspassado. Assim como o Espírito veio sobre Ele por ocasião de Sua morte simbólica no batismo, da mesma forma o Espírito O conduziu para a cruz real, onde nos é dito que Ele ‘Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus?’ (Heb. 9:14). Bem, se fosse necessário, muito mais poderia ser acrescentado para mostrar como os dois são mantidos juntos – a Cruz e o Espírito. A Cruz leva ao Espírito e o Espírito sempre traz de volta para a Cruz.

Por que a Cruz é a base para a obra do Espírito? Nossa passagem em Gálatas 3 nos dá a resposta. Porque existe uma maldição, e ela repousa agora sobre a velha criação, ‘Cristo nos resgatou da maldição da lei, tendo se tornado maldição por nós’, ou, literal e corretamente, ‘tendo se tornado maldição em nosso lugar’. A raça humana por natureza está debaixo de uma maldição e o Espírito Santo jamais pode, jamais, vir sobre uma coisa amaldiçoada. A promessa do Espírito jamais pode ser cumprida naqueles que ainda permanecem debaixo da maldição. A maldição precisa ser removida, pois o óleo da unção não virá sobre nenhuma carne; ‘Não se ungirá com ele a carne do homem’. A maldição precisa ser removida, e Cristo nos resgatou da maldição da lei, tendo se tornado maldição em nosso lugar, a fim de que pudéssemos receber a promessa do Espírito. O remover de toda uma condição e estado sob maldição para abrir caminho para o Espírito – esta é a resposta. Aí está a necessidade da Cruz e da nossa identificação com Ele que foi feito maldição por nós. E, desconfortável e desagradável como isto possa soa, o fato é que, quando o Espírito Santo realmente começa a trabalhar numa vida, de um lado o curso e a história para esta vida é tal que a ponto de torná-la bem ciente de que a carne é uma coisa amaldiçoada.

Não há pessoas neste mundo que estejam mais preparadas para admitir e reconhecer a natureza amaldiçoada da carne do que aquelas que têm o Espírito. É o próprio caminho rumo à glória descobrir quão amaldiçoada a carne é. Isto é um lado. Não há dúvida de que muitos de nós sabemos algo sobre esta história. O Espírito Santo realmente torna o significado da Cruz conhecido naquele sentido que a Cruz fala de um lugar onde a maldição está, e nós estamos lá em Cristo. Algo no caminho tem que ser removido.

Aqui, no caso desses Gálatas, o Apóstolo diz que eles tinham começado no Espírito; esperavam eles realmente ser aperfeiçoados na carne? E, trazendo esta passagem, isto torna a questão bastante enfática e terrível. Tendo começado no Espírito – o que pressupõe que você está for a da maldição, a fim de ser capaz de fazer um começo absolutamente, de ter alguma perspectiva de prosseguir – você pensa que será aperfeiçoado voltando para debaixo da maldição? Não; o argumento é que isto é apenas fechar a porta novamente, é cortar toda perspectiva, é barrar o caminho para qualquer ulterior progresso. ‘Tendo começado no Espírito, está você agora se aperfeiçoando na carne?’ A dedução, embora não exatamente afirmada, mas muito claramente implicada, é que, tendo começado no Espírito, somente é possível continuar no Espírito no mesmo terreno em que você começou. Isto é, pela Cruz você escapa e se mantém continuamente afastado daquele terreno de maldição; ou, em outras palavras, o seu progresso requer a posição contínua à qual a Cruz traz você, exatamente da mesma forma como o seu começo exigiu esta posição. Isto é, continuar é continuar no Espírito.

Mas você pode continuar no Espírito apenas do mesmo modo como iniciou no Espírito. Isto somente foi possível pela Cruz removendo a maldição, o velho homem, o velho homem amaldiçoado. Assim que, continuar no Espírito, seguir na direção de tudo aquilo que o Espírito deseja e procura, requer um remover contínuo da carne, um manter-se removendo a carne pela Cruz. Assim, o Espírito mantém a Cruz em evidência, e a Cruz torna todo o propósito do Espírito possível.

Nós não temos que estar continuamente preocupados com a nossa crucificação; o Espírito Santo irá se encarregar disso. Nós temos que caminhar no Espírito. Para fazer isto temos apenas que obedecer ao Espírito. É positivo, não negativo.

Nas Cartas do Novo Testamento temos uma aplicação de muitos aspectos da Cruz como o instrumento do Espírito. Vamos olhar para alguns deles. Primeiramente temos ‘Romanos’, que tem a ver com:

A Cruz e o Corpo do Pecado da Carne

Até o capítulo 7 tudo se concentra na Cruz e gira em torno dela. A Cruz é o grande assunto em direção a que tudo é conduzido. O apóstolo trabalha seu caminho inteira e firmemente para este clímax. Tudo que está nesses sete capítulos encontra o seu fim na posição mostrada nas palavras do capítulo 6:3-11, e especialmente nos versos 3,5,6: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado”. Até que isto se torne uma posição estabelecida e experienciada, a revelação de uma vida no Espírito não é tocada. Mas, quando isto se torna básico, então temos tudo aquilo que segue sobre a Presença e Obra do Espírito.

" Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. " (Romanos 8:9).

" Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. " (Romanos 8:2).

" Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz." (Romanos 8:6). E assim por diante.

Aqui, então, a ênfase específica está sobre o fato de que, para que a Presença e Obra do Espírito Santo na crente e no ‘Corpo’ (capítulo sete) sejam realmente conhecidas, todo o corpo do pecado (o homem fora de Cristo, sendo uma criatura pecadora e que está debaixo do julgamento e da condenação) deve ser – não reformada, remediada, improvisada, educada com coisas melhores – mas deve ser crucificada e sepultada; não apenas pecados sendo removidos e perdoados, mas a PRÓPRIA PESSOA colocada de lado. Como homem a pessoa deve desaparecer da vista de Deus, seu bem(?) e seu mal. Ele pertence por natureza à uma raça que não mais está nos planos de Deus. Deus abandonou esta raça e fez uma ‘nova criação’. Cristo, na ressurreição, é o ‘Primogênito entre muitos irmãos’. Ele é o ‘Último Adão’, significando que, como o Primeiro de uma nova raça, uma nova humanidade, final está com Ele; não haverá necessidade de outra. Este ‘último Adão’ deu um passo atrás – por assim dizer – e, antes de se tornar na ressurreição o ‘Primogênito dentre os mortos’, Ele reuniu toda a raça do primeiro Adão e representativamente levou-a para o pleno julgamento do abandono da parte de Deus, clamando ‘Deus Meu, Deus Meu, por que Me abandonaste?’ Esta é a última lembrança de Deus em relação à toda raça do primeiro Adão. Somos chamados a reconhecer isto, a tomar uma posição e fazer uma declaração que aceitamos a morte de Cristo como sendo nossa morte, e Seu sepultamento como sendo o nosso. O Novo Testamento diz que é esta declaração que o batismo faz, ou que esta declaração é feita no batismo.

Embora muito mais devesse ser dito sobre este assunto, vamos resumir isto nesta observação inclusiva, que a posição em ‘Romanos’ é o fundamento de Deus, e ele abrange tudo. Uma vida governada pelo Espírito Santo será trazida de volta para as implicações da Cruz como o fim do velho homem. Haverá uma crise básica, porém, através dos anos poderá haver muitas outras crises nas quais teremos que recorrer à posição inclusiva original sobre as questões da carne que têm surgido. A posição final que a Cruz estabelece e na qual o Espírito Santo trabalha é que tudo será - em toda direção e conexão – somente Cristo, e não nós mesmos em qualquer consideração. Assim, somos levados para a próxima aplicação específica da Cruz, como na Primeira Carta aos Coríntios.

A Cruz E O Homem Natural

Aqui as pessoas referidas estão em Cristo. No que diz respeito à situação em ‘Romanos’, quanto a ‘Justificados em Cristo’, a posição está correta. A posição deles está completa; eles aceitaram a Cristo como seu substituto. Não é que eles estejam na carne, mas que a carne está neles, e eles estão sendo grandemente influenciados e impulsionados por considerações naturais. No caso deles é o homem natural ou almático quem está dominando o homem espiritual. ‘Natural’ em 1 Coríntios é, no Grego, ‘almático’. O apóstolo explica o que significa ‘almático’ quando ele mostra que as próprias mentes, corações e vontades deles estão governando, ao invés da mente de Cristo pelo Espírito Santo. Seus arrazoamentos, julgamentos, idéias, padrão de valores – ‘a sabedoria deste mundo’ – resultam numa falta de espiritualidade e num comportamento oposto ao de Cristo. A vida da alma encontra o seu caminho até mesmo dentro dos campos mais espirituais, como por exemplo, os dons espirituais, a fim de usá-los para glória pessoal; a Mesa do Senhor, a fim de torná-la em gratificação pessoal; etc. Assim o progresso deles rumo ao pleno propósito de estar ‘Em Cristo’ é retardado; eles não são espirituais, mas ‘carnais’; não pessoas maduras, mas ‘bebês’.

Em relação a isto o apóstolo diz: ‘Eu decidi nada saber entre vós, exceto a Jesus Cristo, e este crucificado’ (1 Cor. 2:2). O que se precisa é desta aplicação da Cruz, não para nos tornar homens e mulheres salvos, no sentido genérico, mas para nos libertar de nossas próprias almas quando elas suplantam a vida do Espírito em nós. A Cruz abre o caminho para o Espírito, e o que deve ser lidado é com o domínio de nossa própria vida da alma.

Passamos para outra fase da Cruz e o Espírito Santo quando chegamos à Carta aos Gálatas. Aqui está:

A Cruz E O Legalismo

Você irá se lembrar de quanto há nesta carta concernente ao Espírito e a Cruz. Olhe para as seguintes séries de passagens – (a) Capítulo 3:2-3,5,14; 4:6; 5:5, 16-18,22,25; 6:8. (b) 2:20; 3:1; 5:24; 6:14.

Qual, então, é o ponto nesta combinação dos dois – da Cruz e do Espírito? Os gálatas estavam sendo pressionados e tentados a retornar para a antiga ordem legal de ‘Você deve’ e ‘Você não deve’; para a imposição externa de todo sistema de regulamentos e regras religiosas; para a camisa de força do legalismo. Legalismo não é somente judaísmo, é uma persistente tendência. É a coisa mais fácil de se cair nele. É muito fácil para uma pessoa que tem o Espírito começar a repreender os outros; a dizer: ‘Você deve (ou, não deve) fazer isto ou aquilo’; ‘Você deve renunciar (ou adotar) isto ou aquilo’. Assim a camisa de força da escravidão da lei é imposta, e se é esquecido de que a principal necessidade não é da lei, mas sim que o Espírito possa ser Senhor em nosso interior, e que, quando isto ocorre, muitas coisas irão cair por terra, e as pessoas em questão irão conhecer o que o Senhor requer delas. Este, como diz o apóstolo nesta carta, é o caminho da filiação e da liberdade. Podemos confiar no Senhor em nós, e não é preciso de que mãos sejam colocadas sobre as vidas para governá-las. Que seja dito muito definitivamente aqui que, como foi particularmente a circuncisão que ocasionou esta carta aos gálatas, assim pode ser (e geralmente é) uma ou mais ordenanças, ou formas, ou observâncias cristãs as quais são transformadas em pontos focais de pressão legalista. Importante como possam ser tais coisas, não podemos ficar tão confiantes e afirmar que elas podem seguramente ser submetidas aquilo que é supremamente importante, isto é, se a Cruz realmente tem sido tão verdadeiramente trabalhada numa vida a ponto de libertá-la da escravidão da tradição, da aceitação popular (e de fato tudo isso não passa de uma carta separada do Espírito), abrindo, assim, um claro e pleno caminho para a absoluta soberania do Espírito Santo dentro dessa vida, todas aquelas coisas cuidarão de si mesmas, e serão trazidas (isto é, aquelas que forem requeridas pelo Senhor) de uma forma VIVA, e não legalista e morta. Mas que poderosa obra é para a Cruz ter libertado da herança de gerações! Formalidade e finalidade são características de um sistema legalista, que tornam o crescimento espiritual impossível. Verdade sem vida é fatal, assim como justice sem amor. Preconceito e suspeita são frutos do fardo de algumas COISAS religiosas e não do Espírito

É possível ter a mais perfeita ordem e estrutura do Novo Testamento, e a mais devotada fidelidade a carta da Palavra, mas ser completamente destituído de vida e de unção. Isto usualmente se deve a falta de uma profunda e experimental obra da Cruz e conseqüente obstrução do Espírito.

Cada um desses aspectos da Cruz e do Espírito Santo precisa de um volume para si mesmo, e apenas somos capazes de dar aqui os pontos vitais. Vamos agora passar para aquelas cartas parceiras que conhecemos como ‘Efésios’ e ‘Colossenses’, porém mais propriamente, cartas circulares às igrejas numa determinada área. Aqui a aplicação particular se refere a:

Libertação Das Coisas Terrenas

E a questão em vista é A PLENITUDE DE CRISTO. Em ‘Colossenses’ é plenitude em Cristo como Cabeça da Igreja, o Corpo. ‘E ele é a cabeça do corpo, da igreja... Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse’(1:18-19). ‘...Em quem estão escondidos todos os tesouros…’ (2:3). ‘Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; e estais perfeitos nele...’ (2:9-10), etc.

Em ‘Efésios’, a plenitude está em Cristo NA IGREJA. ‘... constituiu-O como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. (1:22-23). ‘...para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus’(3:19). ‘Até que todos cheguemos...à medida da estatura completa de Cristo’ (4:13).

Tudo isto é revelado para ser o objeto do ‘propósito eterno’, ‘o conselho de Sua vontade’. Isto data de antes dos tempos eternos e vai prossegue para ‘as eras das eras’. É um plano Divino vasto e indizível, plano este ao qual nem todos irão chegar. Ele custou ao apóstolo muita labuta, agonia, e esforço em favor da Igreja. (Col. 1:28; 2:1).

Este ‘alcançar’ exige uma aplicação especial da Cruz e conseqüente operação do Espírito Santo. Uma frase particularmente característica dessas cartas é ‘lugares celestiais’. Em ‘Efésios’ aparece cinco vezes, e o assunto é continuado em ‘Colossenses’ (Efé.1:3,20; 2:6; 3:10; 6:12; e Col. 3:1-2). Isto é mostrado para significar uma posição espiritual, vida, e vocação, e quando olhamos para o contexto, descobrimos que é de implicações muito práticas. Naturalmente está especialmente relacionado à Igreja, o Corpo, e é coorporativo; mas o que é verdade do Corpo deve ser verdade de cada membro, por isso as muitas exortações pessoais. As implicações práticas referidas se combinam para enfatizar que esta ‘plenitude’ é celestial e espiritual, e por esta razão, os crentes – se quiserem alcançar, não a salvação, mas o ‘propósito’ – devem viver na linha celestial. Assim, todos os aspectos meramente terrenos, como fatores governantes, têm que serem deixados para trás. Aí entra a nacionalidade. ‘Não pode haver grego nem judeu’. Temos que deixar este terreno, tanto em relação a nós mesmos como em relação aos outros. Se permanecermos no terreno da nacionalidade, que não significa apenas nacionalismo, mas temperamento e disposição, iremos interromper o crescimento espiritual. O mesmo se aplica ao social ‘escravo, livre’; à raça ou civilização ‘bárbaro, cita’; a ritos religiosos – ‘circuncisão, incircuncisão’ (col. 3:10,11)

O ponto é o seguinte: Cristo está no céu. Ele está lá como a ‘Cabeça do Corpo’. Cristo é essencialmente um Homem celestial, representante de uma nova humanidade, não desta raça dividida, conflitante, caótica, desorganizada. Ele é diferente. A plenitude Divina somente será conhecida Nele. Temos que abandonar o terreno desta humanidade em cada aspecto e VIVER NO TERRENO DE CRISTO – onde ‘Cristo é tudo em todos’.

Fazer de outra forma é diminuir Cristo, dividir Cristo, e limitar Cristo.

O Espírito Santo veio para levar a Igreja a esta posição e plenitude celestial – e ela, como ‘Um Corpo’, não pode admitir ou tolerar cismas ou divisões, exceto para sua própria destruição. Por isso temos, nestas cartas parceiras, muito sobre o Espírito Santo. Veja Efésios 1:3 (ao invés de ‘benção espiritual’ deveria ser ‘benção do Espírito’) 1:13-14,17; 2:18,22; 3:5,16; 4:3-4,30; 5:9,18; 6:17-18; Col. 1:8.

Mas esta obra do Espírito exige que a Cruz realmente fique entre a terra e o céu, e que – por causa disso – numa compreensão espiritual verdadeira, temos assumido nosso lugar com Cristo no Céu. "E nos fez assentar com Ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus’

Por causa da posição avançada estabelecida, a Cruz é grandemente aceita de forma absoluta em ‘Efésios’.

"Temos nossa redenção através de Seu sangue, o perdão das nossas ofensas”. "A excelente grandeza de Seu poder para conosco, que cremos... que operou em Cristo, ressuscitando-O dos mortos...” " Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo " " vos despojeis do velho homem." “E vos revistais do novo homem” (Efésios 1:7,19; 2:1,6; 4:22,24).

Em Colossenses está ainda mais definido. (Ver Colossenses 2:11-13,20; 3:3,9).

É uma revelação vasta que é dada nessas cartas, uma ‘terra de grandes distâncias’ e de riquezas inesgotáveis. Nós somente iremos nos manter fora dela se vivermos e formos movidos sobre considerações terrenas. Aqui somos proibidos de falar de forma discriminadora, ou de forma favorável ou desfavorável, sobre britânicos, americanos, chineses, alemães, etc.; de distinções sociais; ou de qualquer outra característica da velha humanidade. Se este fosse o nosso campo de negócio e única consideração, então poderíamos ter que ser bastante fingidos; mas nos interesses de Cristo e da Igreja estamos crucificados para tudo isso, e agora procuramos conhecer os crentes somente no terreno de Cristo. Somente assim pode haver a edificação do Corpo. Há muitos outros fatores que fazem divisão entre o povo de Deus, tanto em relação a sua constituição natural como a sua aceitação religiosa. A Cruz é o remédio para tudo isso, e o Espírito de Deus requer a Cruz para que a plenitude espiritual seja alcançada.

Nossa palavra final para o momento irá sair da carta aos Filipenses. Ela é o clímax da vida ressurreta.

A Cruz e o Trono

Em primeiro lugar, o caso de Cristo é citado como um exemplo. “Subsistindo em forma de Deus... esvaziou-Se a Si mesmo, assumindo a forma de servo... humilhou-se a Si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de Cruz. Por isso também Deus O exaltou soberanamente, e Lhe deu um Nome que está acima de todo nome...”(2:5-9)

Então o apóstolo é visto estar aspirando com uma grande aspiração a algo que ele chama de ‘o prêmio da soberana vocação’ (3:14). Parece muitíssimo como que se isto tudo faça parte do chamado e promessa aos vencedores da Igreja de Laodicéia. ‘Aquele que vencer, a este será concedido que se assente comigo em meu trono...” Apo. 3:21)

Assim, fica claro a partir das Escrituras que (1) nem todos irão ‘alcançar’, (2) uma obra especial da Cruz é básica para se alcançar. A Cruz tem que tratar com a nossa ‘disposição mental’. ‘Tende em vós este sentimento’. ‘Esvaziou-se a Si mesmo’. Este ‘sentimento’ é visto em Paulo. ‘Considero todas as coisas como perda… e as considero como refugo’. Em relação ao TRONO, tanto Cristo quanto Paulo renunciaram todos os ‘ganhos’, ‘posições’, ‘direitos’, ‘reputações’, ‘vantagens’ PESSOAIS; este foi o modo e a obra da Cruz. ‘Obediente até a morte’. ‘conformando-nos em Sua morte’.

É tudo uma questão de ‘disposição mental’. Houve uma situação que representou um impedimento real a este “avançar" e ‘alcançar’, uma ameaça real ao ‘premio’; um desafio real à ‘soberana vocação’. Duas pessoas não tinham o mesmo pensamento; houve uma discordância e uma ruptura. As implicações parecem ser que interesses pessoais e considerações terrenas eram a força desta tensão. Somente quando a Cruz tratou DAQUELA ‘disposição mental’, e abriu caminho para a mente de Cristo, pode o caminho ser clareado para se compreender aquilo para o qual eles tinham sido presos por Cristo Jesus. Satanás é terrivelmente contra os santos chegarem ao TRONO. Este TRONO e este Nome Transcendente significam sua derrota final. Ele sabe que uma ‘disposição mental’ que não resulta em morte para o ego e em Ressurreição para Cristo apenas pode frustrar este ‘chamado’ Divino. Tudo, então, tem a sua razão de ser por causa desta ‘união-Trono’ - "Romanos," "Coríntios," "Gálatas" "Efésios," "Colossenses" e "Filipenses" em sua específica e crescente aplicação da verdade de que o Espírito sempre trabalha por meio da Cruz, e a Cruz sempre leva ao Espírito.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.