Austin-Sparks.net

A Cidade Santa, A Nova Jerusalém

por T. Austin-Sparks

Capítulo 6 - “Clara como o Cristal”


“...e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio” (Apocalipse 4:3).

“A qual tem a glória de Deus: o seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina... a estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade de ouro puro, semelhante a vidro límpido. Os fundamentos da muralha da cidade estão adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento é de jaspe...nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira” (Apocalipse 21:11,18,19,27).

“vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. (João 8:44).

“Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa”. (1João 2:27).

Temos agora passado a metade da linha desta consideração, e é muito importante que entendamos claramente que é o que o Senhor está querendo nos mostrar. Há muitas palavras, e há muito ensino, e nós nos perguntamos: “De que se trata tudo?” A única coisa sobre a qual temos que estar claros no final é: “que é o que o Senhor realmente tem dito?” Portanto, deixando todo o simbolismo, isto é, o meio que o Senhor usa para nos levar à verdade, procuremos entender exatamente o que o Senhor está dizendo.

O FIM PARA O QUAL O SENHOR ESTÁ OPERANDO

Pode ser tudo recolhido numas poucas palavras: o Senhor está tentado mostrar-nos qual é o grande fim para o qual Ele está se movendo nas vidas do Seu povo, e esse fim é a expressão de Sua própria natureza Divina neles. Essa natureza Divina tem sido trazida para nós em Seu Filho, Jesus Cristo, e o Espírito Santo tem vindo para reproduzir Jesus Cristo na Igreja, para assim quando a obra de Deus estiver feita em Seu povo, haverá uma manifestação no Seu universo da natureza Divina num povo. Deus não está fazendo duas coisas, mas uma coisa. Evangelismo é só o recolhimento do povo, o acrescentar de crentes ao Senhor Jesus. A partir desse momento é a obra do Espírito Santo conformar esses crentes à imagem do Filho de Deus, e o fim da obra do Espírito Santo é a manifestação de Cristo em e através da Igreja.

A vida cristã é uma progressão no aumento de Cristo. Isso explica todos os tratos do Espírito Santo conosco, pois Seu único objetivo é trazer a Igreja à plenitude de Cristo. Se você quer saber o que a plenitude de Cristo é, então você a tem nesta apresentação simbólica da cidade santa, a nova Jerusalém. Cada aspecto desta cidade representa alguma característica espiritual do Senhor Jesus, ou seja, representa alguma característica da natureza Divina, a qual é para ser reproduzida na Igreja, o povo de Deus. É isso o bastante simples? Agora você entende do que se trata tudo? Se é assim, podemos continuar.

JUÍZO SEGUNDO A PEDRA DE JASPE

Entraremos numa outra característica da natureza Divina a ser produzida, não em alguma coisa imaginaria chamada a Igreja, mas em você e em mim.

Temos visto já que o caráter todo inclusivo da cidade é ouro. Puro ouro é a apresentação dominante desta cidade, e temos visto na Bíblia que ouro é sempre o simbolo do caráter Divino, especialmente o amor. Consideramos isso na última vez. Agora nós vamos olhar para a primeira característica dessa natureza Divina. Se você tem lido cuidadosamente essas passagens citadas, você notará que havia uma ideia em todas elas – aquela que é “clara como o cristal”. Diz que a cidade é como “uma pedra de jaspe, cristalina”. Jaspe, como um simbolo de clareza, é mencionada em todas as principais conexões neste livro de Apocalipse. Imediatamente o Senhor tinha tratado com as sete igrejas na Asia, a segunda parte do livro começa, e o Apóstolo João diz que ele viu “uma porta aberta no céu... um trono armado no céu... e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe” (Apocalipse 4:1-3). As igrejas tem sido julgadas, e agora o mundo todo, e tudo o demais, vai ser julgado, pois o trono significa juízo. É o regimento de tudo desde o céu, e tudo vai ser julgado à luz da pedra de jaspe, isto é, segundo a natureza Divina a qual é absolutamente clara. As igrejas tem sido julgadas nessa luz, e o mundo está para ser julgado nessa luz. É juízo de acordo com o que é absolutamente VERDADE. Escutou essa palavra? Transparente – você pode ver através dela. Não há nada aqui que não seja perfeitamente claro e verdadeiro. Não há trevas nenhuma na natureza Divina – é perfeitamente transparente. Não há nada de falso sobre Deus, nada que não seja real. Não há mistura de duas coisas contraditórias na natureza de Deus, nada que é imitação e artificial. Não há hipocrisia na natureza de Deus e nada que engane ou pretenda ser o que não é. Leva todas estas palavras, e muitas mais, para chegar a esta característica de Deus, a qual é pureza completa, cristalina.

A MENTIRA, UMA ABOMINAÇÃO DE DEUS

Nesta descrição da cidade, João diz que nada que constitua uma mentira pode entrar dentro, e ele chama a mentira de “uma abominação”. Aquilo que é de modo nenhum verdade é uma abominação para Deus. Desta forma o Senhor Jesus mostrou como é a natureza de Deus. As coisas mais fortes e mais terríveis que saíram de Seus lábios foram contra a hipocrisia. Não gostaria de ter estado lá no dia em que Ele olhou aos fariseus e disse: “seus hipócritas!” “Hipócrita” simplesmente significa “ator representando um papel” - ele está na plataforma deste mundo desempenhando um papel que não é real e verdade. Na face do Senhor Jesus havia ira contra aquilo que não era genuíno. Lemos essas palavras terríveis a partir de João 8, quando Ele disse a esses fariseus: “vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele é mentiroso e o pai da mentira. Quando ele profere uma mentira ele fala do que lhe é próprio”.

A ENTRADA DA MENTIRA NESTE MUNDO

Isso nos leva para uma questão a qual tem uma longa e terrível história. Jesus estava falando do que tinha acontecido bem lá no começo, no Jardim, quando Satanás contou uma mentira sobre Deus e Adão a aceitou. Toda a história da terrível tragédia deste mundo surgiu dessa mentira. Há uma mentira bem no centro deste universo, e não há verdade neste universo fora de Deus. A história desta criação caída é a história de uma mentira.

Jesus disse a Satanás que ele “jamais se firmou na verdade”. Portanto, ele deveu ter estado na verdade em algum tempo, e num determinado tempo ele não se firmou na verdade. Ele se apartou dela e o juízo terrível de Deus caiu sobre ele e todos aqueles que partilharam a mentira com ele. Assim ele veio para transmitir sua própria mentira e natureza ao homem, a criação de Deus, e o Apóstolo diz: “toda a criação jaz no maligno” (1João 5:19). Isto é uma história muito longa e terrível, mas está chegando ao seu clímax agora. Uma das mais poderosas influencias neste mundo hoje é aquela que faz para não acreditar que existe verdade. Diz como Pilatos: “que é verdade?” Não existe tal coisa como verdade. É tão bom viver por mentiras como o é viver por qualquer outra coisa”. Essa ideologia está se espalhando pelo mundo todo – cinismo como verdade. Este mundo é um mundo enganado, e os cristãos sabem como de artificial, irreal e vazio este mundo está. Aqui estamos, face a face com uma das mais solenes questões na história deste mundo.

A RESPOSTA DE DEUS À MENTIRA

Foi em relação a esta mentira histórica que o Filho de Deus se encarnou neste mundo. Jesus disse: “Eu sou a verdade” (João 14:6), e “por esta razão nasci, e para isto vim ao mundo, para testemunhar da verdade” (João 18:37). Jesus é a personificação da grande resposta para a história da mentira. É por isso que o diabo odiou Ele tanto, e por que esses que eram filhos do diabo, segundo a Sua palavra, odiavam Ele tanto. Ele rasgou a máscara da hipocrisia deles e encenação na religião deles. Ele expôs a natureza verdadeira deles, e dirigidos pelo diabo, eles consultaram para destruir Ele. A verdade com o Senhor Jesus não era só alguma coisa abstrata. Não era só que Ele falava a verdade – Ele ERA a verdade. Ele se tornou um poder pessoal neste universo, um testemunho poderoso eficaz contra tudo que não era verdadeiro. Quando Jesus veio para este mundo, a batalha era entre a verdade e a mentira, e logo que Ele nasceu neste mundo, esse grande hipócrita, esse homem falso, Herodes, procurou destruir Ele.

Jesus é a verdade. Nele não há trevas nenhumas, e é por isso que Ele podia também dizer: “Eu sou a luz do mundo” (João 8:12).

O ESPÍRITO DA VERDADE

O Espírito Santo é chamado “O Espírito da Verdade” (João 16:13). Jesus disse: “quando ele, o Espírito da verdade, vir, ele guiará você a toda verdade”, e: “o Espírito da verdade...pois ele habita com você, E ESTARÁ EM VOCÊ” (João 14:17). Jesus estava dizendo: “o que Eu tenho sido fora de você, o Espírito Santo será EM você”. “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32) – livres da mentira. Assim João diz: “como a Sua unção vos ensina em relação a todas as coisas, e é verdadeiro, e não há mentira”.

Agora você pode ver como nós estamos vindo para a cidade. Queridos amigos, tente e seja paciente comigo, pois estou lidando com algo de consequência muito seria e esta é a verdade solene de Deus. Se esta cidade representa algum grande principio espiritual da natureza Divina, e se O que está no trono de governo é como uma pedra de jaspe, todos nós vamos ser julgados segundo ao que está sendo agora dito.

UMA IGREJA GLORIOSA

Bem, então, aqui no simbolismo da cidade, a Igreja, em relação a Jesus Cristo, é apresentada. O Apóstolo Paulo disse que Ele vai “apresentar a igreja para Ele mesmo gloriosa” (Efésios 5:27), e aqui é ao fim, “tendo a glória de Deus”. Mas a seguir o Apóstolo define o que ele quer dizer por “uma igreja gloriosa” - “não tendo mancha nem mácula ou nada disso”. Isso significa, não tendo nenhuma coisa escura nela, ou nenhuma das marcas desta criação enganada – numa palavra, nada que não seja absolutamente verdadeiro.

Tudo isto pode parecer muito terrível para você, e espero que alguns de vocês estejam dizendo: “por que ele está falando para nós dessa maneira?” Bem, estou falando comigo mesmo tanto quanto a você. O que o Espírito Santo está procurando realizar em você e em mim? Ele está procurando, por um lado, nos libertar dessa natureza nossa que é tão impura, e, pelo outro lado, trazer para dentro de nós a natureza do Senhor. O Senhor, o Espírito, está tentando purificar o ouro até que seja como vidro transparente, ou seja, um ouro que é bem diferente do que é natural. Tem alguém que tenha visto ouro transparente como vidro? Um pedaço de ouro pelo qual você pode olhar através, assim como você pode olhar através de uma janela? Bem, tenho visto muito ouro em muitas partes do mundo, mas nunca tenho visto nenhum dessa maneira! Isto é algo que não é natural: é Divino. Isto não é o que nós somos por natureza, mas é o que vamos ser pela graça. Para mudar a metáfora: “mais branco do que a neve”. É por isso que escolhi esse hino nesta manhã. Tenho estado olhando da minha janela o Blümlisalp e vi essa neve perfeitamente branca reluzindo ao sol. Eu disse: “existe algo mais branco do que essa neve?” E então a Palavra de Deus veio: “ainda que seus pecados sejam como vermelhos como escarlate, eles se tornaram brancos como a neve” (Isaías 1:8). Mais tarde teremos que ver o lugar do Cordeiro na cidade e então veremos por que a cidade é transparente como ouro puro.

Você vê, este livro de Apocalipse nos dá uma imagem da Igreja no fim arrumada em roupas brancas, vestida nessa pura, justa natureza de Deus e “eles andarão comigo de branco” (Apocalipse 3:4).

A mensagem deste Livro de Apocalipse veio de aquele que diz: “O que é verdadeiro” (Apocalipse 3:7).

Queridos amigos, o Senhor quer que nós sejamos pessoas reais, genuínas e transparentes. Você sabe, a comunhão é impossível a menos que haja absoluta transparência. Diz que as ruas (e há apenas uma rua) da cidade é de ouro PURO. Vai ser a comunhão do povo do Senhor em absoluta transparência. Você não pode ter essa comunhão enquanto estão suspeitando o um do outro, enquanto você não tem a certeza sobre o motivo da outra pessoa, e enquanto você tem que dizer: “agora, me pergunto o que ele – ou ela está à procura! Me pergunto se ele está tentando achar alguma coisa! Me pergunto se ele está tentando reter algo que ele pode usar contra mim! Não confio nele. Existe algo acerca dele que não é transparente”. Você vê, isso é o mundo. Você não pode ter comunhão quando é dessa maneira, e se você quer conviver na praça dourada, apenas será se tudo que não é verdadeiro, real e genuíno, tiver sido removido.

O Senhor limpe nossos corações e nossas mentes de tudo que não é verdadeiro!


Primeiramente publicado na revista "Uma Testemunha e Um Testemunho", Nov-Dez 1966 (Volume 44-6) até May-Jun 1968 (Volume 46-3), das mensagens dadas na Conferência em Aeschi (Suiça) em Setembro 1966.

"The Holy City, New Jerusalem"

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.