Austin-Sparks.net

A Cidade Santa, A Nova Jerusalém

por T. Austin-Sparks

Capítulo 10 - A Grandeza da Graça de Deus em Jesus Cristo

Leitura: Salmo 51

“Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã”. (Apocalipse 22:16).

Penso que é uma coisa muito maravilhosa que a Bíblia quase acabe com uma palavra acerca de Davi, e acho que você concordará comigo. Aqui, bem no fim, nosso Senhor está dizendo: “Eu, Jesus... Sou a raiz e a geração de Davi”. “como a raiz, Davi saiu de Mim. Como a geração eu sai de Davi”. É por isso que o Senhor aqui chama a Si mesmo pelo nome simples de Jesus. Ele diz: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo”. Ora, os Apóstolos e mestres do Novo Testamento muito raramente usaram esse nome, pois eles quase sempre falaram Dele como o SENHOR Jesus, ou Jesus Cristo nosso Senhor. Era muito raro para eles só usar o Seu nome “Jesus”, porque esse era o nome antes de Sua ressurreição e exaltação. “Jesus” era o nome de Sua humilhação, o nome Daquele que morreu por nós, Aquele que foi feito pecado em nosso lugar”. “Jesus” era o nome do Salvador: “e chamarás o Seu nome Jesus; porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21). “Jesus” era o nome Daquele que “humilhou-se a Si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:8). E aqui, bem no final de tudo, Ele diz: “Jesus” - “Eu, Jesus... Sou a raiz e a geração de Davi”.

Davi! Esse nome traz de volta muitas coisas para nós. Davi era o maior rei que Israel jamais teve, mas sobre o que a sua grandeza estava baseada? Temos lido esse Salmo, mas você notou a inscrição no topo dele? Aqui está:

“Salmo de Davi:
Quando o profeta Natã veio a ter com ele,
depois de haver ele possuído Bate Seba”.

Este Salmo é uma das coisas mais terríveis na Bíblia! É o Salmo de um homem cujo coração está quebrado por causa do seu pecado e por causa da sua natureza. Você se lembra da história?

Havia um homem chamado Urias e ele tinha uma esposa muito bonita. Num tempo em que Israel foi a lutar para Davi, ao invés de sair com suas forças, subiu ao terraço, e de lá ele viu esta mulher muito bonita. Suas paixões surgiram de dentro dele e ele disse: “devo ter essa mulher! Ela já está casada com Urias, mas eu devo ter ela de algum jeito”. Assim que ele disse a seus capitães: “quero que você coloque a Urias na linha de frente do exército e então vão em frente contra o inimigo. Depois, quando o inimigo ataque, faz com que o exército retroceda e deixem a Urias só”. Isso foi o que eles fizeram, e obviamente, o plano teve sucesso. Urias foi assassinado, e então os capitães de Davi voltaram e disseram: “Urias está morto”. Davi foi para a esposa de Urias, Bate Seba, e disse: “Urias está morto. Venha e seja minha esposa”. Assim, Davi obteve Bate Seba, como ele tinha planejado, mas o Senhor disse a Natã, o profeta: “Vai até Davi e conte para ele uma parábola de um pobre homem que tinha apenas uma ovelha, e de outro homem que tinha muitas ovelhas, mas este homem que tinha muitas ovelhas roubou a única pequena ovelha pertencente ao pobre homem”. E ao Davi escutar a história a sua ira surgiu de dentro dele e disse: “o homem que faria uma coisa assim merece a morte. Ele deveria morrer! E Natã disse: “você é o homem!” Davi tinha cometido homicídio ao planejar fazer assim, e, você sabia que ao fazer isso, ele tinha se situado diretamente fora de todos os sacrifícios do Senhor pelo pecado. As leis de Deus por meio de Moisés tinham provido por um sacrifício cada outro tipo de pecado. Havia até mesmo um sacrifício para o homem que matasse alguém por acidente, pois o homem que de fato matasse alguém, nunca pretendia fazê-lo, mas para com o homem que o pensasse e planejasse, e então o levasse a cabo, não existia sacrifício. Isso era chamado de “crime de sangue”, e não havia sacrifício provido por Deus para isso. Tal homem pode trazer as suas oferendas, seu sacrifício e sua oferta queimada, mas Deus não teria prazer nelas, e é aí onde Davi estava no Salmo 51.

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor... Lava-me de toda a minha culpa, e purifica-me do meu pecado... Meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei, e fiz o que tu reprovas... Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Não me expulses da tua presença; e nem tires de mim o teu Santo Espírito... Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação... Não te deleitas em sacrifícios; se não eu os traria: nem te agradas em holocaustos”.

Davi está dizendo: “não tenho nada que possa oferecer. Tenho colocado a mim mesmo fora de toda a provisão de Deus. Minha condição é absolutamente irremediável, exceto por uma coisa, e essa única coisa é Sua graça”.

Agora você pensa que é uma coisa maravilhosa que a Bíblia acabe com: “Eu sou a raiz e geração de Davi?” Para colocar isso de uma outra maneira, a Bíblia acaba dizendo que a graça de Deus é maior do que o maior pecado, e é suficiente para o homem que não tem esperança. Penso que é uma coisa maravilhosa que depois disto, Deus fez Davi tão grande, de forma que seu nome é um dos maiores nomes na história.

Salomão foi o segundo filho dessa mulher, Bate Seba, e o mesmo nome “Salomão” significa para nós, a maior glória na Bíblia. Jesus mesmo reconhecerá isso. Ele falou de “até Salomão em toda sua glória” (Mateus 6:29), mas “um maior que Salomão está aqui” (Mateus 12:42). Em primeiro lugar, você tem esta maravilhosa grandeza de Salomão de um homem que tinha pecado como Davi. Como você pode explicar isso? É explicado porque um “maior do que Salomão está aqui”. Em que forma Jesus é maior do que Salomão? Em que Ele toma alguém que tem ido até as mais profundas profundidades do pecado e os ressuscita até o mais alto lugar em glória. Isso é certamente grandeza! É a grandeza da graça de Deus que tem sido trazida para nós em Jesus.

“Eu, Jesus, enviei meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas”. Qual é o maior testemunho de Jesus na Igreja? É o que Paulo chama “a suprema riqueza da sua graça” (Efésios 2:7).

Assim, acabamos nossos estudos em Apocalipse sobre esta nota gloriosa e muito alta. Jesus diz: “Eu sou... a raiz e geração de DAVI”. Imaginar Jesus associando a Si mesmo com Davi! Isso é de fato graça!

Mas lembre que havia algo em Davi. “Se não há sacrifício provido por Moisés pelo meu pecado, há um sacrifício provido por Jesus”. Davi disse: “tu não te comprazes em sacrifícios... nem te agradas em ofertas queimadas. Os sacrifícios de Deus são um espírito quebrantado: um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás”.

A mensagem fala por si mesmo. É grande demais, maravilhoso demais para expressar! Quão grande é a graça de Deus em Jesus Cristo! E o caminho de entrada nessa graça não é por alguma obra que possamos fazer, nem por alguma oferenda que possamos realizar. É por um coração quebrantado e contrito que vem à cruz de Jesus e vê lá o sacrifício de Deus pelo pecado que nenhum outro sacrifício pode pôr de lado.

E então nós cantamos:

“Copiosa graça contigo é achada;
Graça para cobrir todo o meu pecado”.

Primeiramente publicado na revista "Uma Testemunha e Um Testemunho", Nov-Dez 1966 (Volume 44-6) até May-Jun 1968 (Volume 46-3), das mensagens dadas na Conferência em Aeschi (Suiça) em Setembro 1966.

"The Holy City, New Jerusalem"

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.