Austin-Sparks.net

Cristo o Poder de Deus

por T. Austin-Sparks

Capítulo 3 – A Cruz e o Engano

Leitura: 1 Corintios 1:18-31; 2:1-5.

1 Cor. 1:18: “A Palavra da Cruz... é o poder de Deus”.

1. Cor. 1:23: “Nós pregamos a Cristo crucificado... para os que são chamados... Cristo, poder de Deus”.

1 Cor. 2:2: “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo , e Este crucificado”.

“A Palavra da cruz”, não como na A.V. “A mensagem da cruz”, essa é uma tradução bastante infeliz, pois aqui é o Logos da Cruz; a mesma palavra e titulo dado ao Senhor Jesus no começo do Evangelho de João, “No principio era o Verbo” (o Logos). E você terá percebido pelo contexto e as outras passagens que temos lido, o que está em vista, é Cristo crucificado, Jesus Cristo, e Este crucificado. Não é uma doutrina, um ensino, é uma Pessoa, e essa Pessoa crucificada é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. A Palavra da Cruz. Isso é compreensivo e inclui muitíssimo, mas há uma ênfase especifica no meu próprio coração para esta hora especial em relação aos tempos nos quais estamos vivendo.

É dito na Palavra que “nos últimos dias sobrevirão tempos penosos”, e acho que a maioria de nós, certamente os que têm percepção espiritual, concordarão que estes são tempos penosos. Tempos penosos espiritualmente, tempos penosos para o povo de Deus, e uma palavra muito especial do Senhor parece ser necessária para Seu próprio povo nestes tempos, para os proteger, para os estabelecer, para os segurar, para os tornar seguros, e levar eles para uma posição em que estejam estabelecidos, porque a natureza peculiar do perigo destes dias é a do engano, desilusão. O que é desilusão? Bem, é partir da verdade para o erro. É iludir a mente ou o juízo, encantar, desencaminhar, trapacear, frustrar, desapontar, impor; algo que não é a verdade; e estes são os dias peculiarmente marcados por esse perigo. Há um sentido no qual podemos dizer que o evangelho em si tem como uma das principais características, a libertação do homem do engano. É claro, é libertar eles para a verdade, para a luz, mas numa maneira muito real é para a libertação deles do engano, e veremos, confio, daqui a pouco, quão verdadeiro isso é. Sinto, amado, que o Senhor tem uma grande necessidade de um ministério pelo qual Seu próprio povo será salvaguardado num dia em que o engano e desilusão estarão muito difundidos, multiformes, persistentes, e tão extremamente sutis. O Senhor certamente serviria Seu Corpo por um ministério desse. E por isso pode ser que nos reunamos aqui em linha com esse desejo Dele, ambos para nos salvaguardar, deixar certos, nos colocar numa posição segura por luz, e para através de nós ministrar a outros que estão no perigo de naufragar da fé deles e serem desviados pelo que está espalhado hoje como a imitação da verdade.

Agora, isso me leva justamente nesta altura a seguir de imediato até o final, para ver exatamente o que acontece no final da dispensação. Descobrimos no final que um grande anjo desce tendo uma grande corrente e prende o dragão, que é o Diabo, e Satanás, o Enganador, e o lança no abismo para que não enganasse mais às nações. Lá você tem os títulos do adversário: o Dragão, a Serpente, o Diabo e Satanás, e o Enganador, e sua obra de enganar as nações. Ora, tais palavras ocorrem mais de uma vez no Livro de Apocalipse se você se importar de procurá-las, quase as palavras idênticas ocorrem em duas ocasiões. Você a tem no capítulo vinte, a outra ocasião é no capítulo doze, onde o Homem-varão alcança o trono, o Dragão é lançado fora e nem mais o seu lugar se acha no céu, ele é novamente nomeado Dragão, Serpente, o Diabo, Satanás, o Enganador.

Poderíamos reunir uma grande porção de Escritura contendo o mesmo pensamento e expressão, quanto à atividade universal do Adversário como sendo a obra do engano e desilusão, e o Senhor Jesus relacionou essa atividade numa forma especial e intensificada no tempo do fim. “Muitos virão no Meu Nome dizendo eu sou o Cristo e a muitos enganarão”. “Hão de surgir falsos Cristos e falsos profetas, realizando maravilhas, com o objetivo de enganar, se possível, até os escolhidos”. “E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à terra, à vista dos homens; e... enganava os que habitavam sobre a terra”.

Ora, estas são marcas do tempo do fim e é senão uma forte ênfase e acentuação sobre isto, que os tempos do fim (e cremos que estamos nesses tempos) vão ser marcados particularmente por uma atividade intensificada na parte do inimigo ao longo da linha do engano, e enganos são enganos. Isto é, são detectados com uma dificuldade muito grande, e requerem uma visão e percepção apurada, clara, para reconhecer que há um engano lá. Isto, é claro, é, embora verdadeiro numa maneira especial no fim, verdadeiro de todos os tempos. O principal perigo dos séculos tem sido o engano. Paulo nos diz que era desse modo. Numa referência ao que aconteceu no principio ele disse; “o homem não foi enganado, mas a mulher”; o engano foi a primeira arma do inimigo contra Deus, e o primeiro método pelo qual ele garantirá seu fim, atingirá seu objetivo, realizará seu propósito, e como o resultado da cumplicidade e sanção do homem, ou falha em resistir o que ele sabia ser contrário à vontade expressa de Deus, toda a raça se tornou uma raça enganada. A raça é enganada universalmente. O engano não é algo agora que está no ar, objetivo, à parte do homem; o engano é agora algo no homem como parte dele. “O coração é enganoso acima de todas as coisas, e desesperadamente perverso”.

Amado, a falsidade não era um constituinte no homem que Deus fez. A falsidade é algo que entrou na natureza do homem, algo estranho, e está na raça. Está no homem, é uma parte de sua própria natureza. A maior oportunidade de Deus está sempre com o honesto de coração, e Deus nunca tem a menor chance quando não há honestidade de coração. Seus começos estão lá. Um coração contrito, um coração honesto, um espírito aberto, onde não há encobrimento das coisas; pois essa foi a primeira coisa que aconteceu quando a falsidade achou um alojamento na raça, o homem foi se esconder, e a falsidade é sempre aquilo que está escondendo algo, mantendo algo ao coberto, não transparente, claro, aberto diante do céu. Deus sempre demanda absoluta abertura e honestidade antes Dele começar as negociações, e Deus sempre pode começar muito rapidamente quando Ele tem um coração honesto com o qual lidar, e essa vida com um coração honesto irá em frente com Deus a passos largos, e os que não forem honestos com Deus, levarem a sério custe o que custar, não farão nenhum progresso. (Isso é um tanto à parte, queremos chegar ao real fator principal em tudo isto). Temos dito que o engano é um método universal do Enganador. É universal, mas é adaptado à esfera especial na qual ele pode ser ativo; isto é, sua obra enganadora é adequada àqueles com quem ele tem que lidar, e existem, penso, três esferas principais.

Três Esferas de Engano

Está a esfera do ímpio, está a esfera do religioso e está a esfera do espiritual. Em cada uma destas esferas o Enganador opera projetando seus enganos, mas ele adapta seus enganos para se adequar à esfera.

Toquemos ligeiramente a primeira e a segunda a fim de chegar à terceira mais especificamente.

1. O Ímpio

A obra enganadora no meio do ímpio, pois “o mundo inteiro jaz no Maligno”, e “o deus deste século cegou as mentes deles para que não creiam”, eles estão no “reino das trevas”, eles estão completamente enganados embora eles não o saibam. Tão completamente enganados que esta carta aos Corintios em suas passagens iniciais nos diz que em sua própria sabedoria, no pleno auge de sua sabedoria, crucificaram o Senhor da Glória, mataram o Príncipe da Vida, tão cega era. Saulo de Tarso foi um excelente exemplo da sabedoria deste mundo ao colocar sua mão contra o Senhor, e os próprios do Senhor, e persegui-los até a morte, e quando a luz veio e ele foi desenganado, quão completamente ele viu a cegueira na qual ele tinha estado; mas os ímpios estão ainda mais enganados do que isso. Muitos deles antes de fecharem seus cursos terrenos acordam para o fato de que ele foram enganados, e você descobre no final de suas vidas que muito frequentemente eles percebem que saíram com especial empenho em busca de algo para fazer a vida completa, torná-la cheia, satisfazer a si mesmos, e agora, bem, em alguns casos desastre se apoderou deles, calamidade abateu sobre eles e tudo sobre o que eles fixaram seus corações têm sido perdido, e eles não têm mais nada de tempo ou habilidade ou força ou qualquer tipo de recurso para começar de novo, e a vida tem passado e agora ri deles. Tudo foi esgotado para alcançar um fim que lhes têm iludido, que eles têm perdido, e a única coisa que eles podem honestamente dizer é, que eles foram enganados. Por outro lado, muitos alcançam seus alvos, acumulam riqueza e possessões, posição, influência, poder e ainda com coração faminto acabam suas vidas.

Bem, temos tido muitos casos ultimamente. Temos lido de alguém que tirou sua própria vida, não porque as coisas estavam indo mal, ele tinha acumulado sua riqueza, ele acabou consigo mesmo porque ele não tinha nada mais para o que viver, e se isso não é um engano o que é? Oh, sim, amado, os ímpios estão mergulhados num poderoso engano e no final o Enganador irá rir deles, quer eles tenham sucesso ou quer eles falhem no que colocarem suas mãos nesta vida. No final eles irão descobrir que a coisa para a qual lhes foi dado um ser, tem se perdido e a vida tem sido só um engano. Esse é o significado da comissão dada ao Apóstolo Paulo. Ele tinha tido seus olhos abertos e o Senhor lhe disse: “livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus”. Se convertam do poder de Satanás a Deus, das trevas à luz, é o resultado de ter olhos abertos; assim ficando desiludido, sem ilusões tendo os olhos abertos. Eles estão cegos e a cegueira é a obra daquele que os têm nas suas garras. Reis, governadores e povo, sim, muitos deles repudiando tal sugestão de que estão cegos ou iludidos, mas o Senhor sabe “abir seus olhos”. Isso é o que queremos dizer quando dizemos que o Evangelho num sentido é peculiarmente para libertar homens do engano, universalmente. Isso quanto ao ímpio.

2. O Religioso

Uma palavra sobre o religioso, pois a mesma coisa é válida aqui adaptado pelo Enganador para a esfera na qual ele está operando, o tipo de pessoas com quem ele está lidando, o religioso. Sim, religiosamente enganado, para colocá-lo de outra maneira, enganados pela própria religiosidade deles, e isso é um forte e grande engano. Há poder nesse engano que parece tão frequentemente desafiar cada tipo de tentativa para lidar. Enganado pela religiosidade. O que pode ser mais esperado do que o reconhecimento do fato de Deus e o de dar a Deus reverência, ratificação e reconhecimento: de tomar interesse ativo nas coisas que se relacionam a Deus, frequentar serviços religiosos, e estando muito ocupado nas atividades e interesses religiosos, e descobrindo seu principal interesse em coisas religiosas e a esfera religiosa? O que mais pode ser esperado? Qual é o problema com isso? Seja paciente, tenha paciência comigo se digo com muita ênfase: isso pode ser um engano colossal. Muitas vezes essa mesma coisa obscurece uma coisa fundamental, um verdadeiro e vivo relacionamento com Deus. “deveis nascer de novo”, e religião muitas vezes obscurece essa questão. Oh, religião não é argumento algum para salvação. A religião pode ser achada nos lugares mais escuros da terra. Universalmente existe religião; depravada e muito baixa em muitos lugares, mas universalmente há a consciência de estar em relacionamento com algum objeto supremo de adoração, demandando adoração; e então as mentes ou imaginações dos homens começam a trabalhar para dar algum tipo de expressão a essa consciência, desse objeto supremo de adoração, e a imaginação produz isso às vezes duma árvore, uma pedra, ou nos corpos celestes; de alguma forma é expresso, mas é a coisa que está lá, por trás de todas as formas de expressão que é universal. Todas as formas altamente civilizadas disso introduzidas na esfera do Cristianismo são apenas a mesma coisa desenvolvida. Não diz que a mais inteligente, civilizada, instruída interpretação do Deus da Cristandade, apesar de obter suas ideias da Bíblia, é a salvação. Pode ser um grande engano e muitas vezes é.

Tenho perguntado a pessoas se eles nasceram de novo, e eles têm dito “não é necessário; tenho sido confirmado”. Isso pode ser um caso extremo, e não o tomo para criticar mas como forma de ilustração. Você pode aceitar a religião porque você tem um temperamento religioso e isso não significa que você é salvo. O diabo pode estar prendendo você tão firmemente, fortemente, sob o domínio de um estado não salvo pela sua religião quanto ele o faz com o mundano pelos seus prazeres. Ele não se importa como ele segura você. Pelas atividades religiosas mais ascéticas, autonegação e coisas semelhantes, contanto que ele lhe impeça do assunto principal. Ora, alguém poderia continuar com isso por muito tempo, há muito mais, mas é meramente indicado. É ao engano que estamos querendo chegar. Existe uma vasta diferença, amado, entre união vital com Deus em Jesus Cristo e formalismo religioso, e como dissemos no início, existe uma necessidade muito grande por um ministério pelo qual o engano, mesmo dentre pessoas religiosas, deve ser destruído e quebrado, e o fato de uma união essencial, vital com Deus pelo novo nascimento deve ser compreendido pelas pessoas religiosas. Ao longo dessa linha o inimigo está destruindo todo o testemunho da Igreja embalando-o cheio de pessoas ativas, energéticas, não convertidas. É aí que ele está minando a força do Testemunho de Deus.

3. O Espiritual

Ora, chegamos ao terceiro, o povo espiritual, e agora estamos lidando com os verdadeiros filhos de Deus nascidos de novo, o povo espiritual. O inimigo adaptará sua obra de engano a esta esfera tão inteligentemente e ainda mais inteligente e engenhosamente do que a qualquer outra esfera, porém ele não abandona os filhos de Deus como sendo incapazes de serem enganados, pois é aqui que achamos a desilusão e engano em suas melhores, mais perspicazes formas. É aqui que muitas vezes, queridos filhos de Deus têm sido completamente desviados ao erro por alguma coisa que carregava todo o semblante da absoluta verdade do Evangelho. É nesta esfera, dentre os próprios filhos de Deus, que os enganos de hoje estão mais desenfreados e ativos.

Qual é a marca, a marca peculiar da obra enganadora do Enganador para o próprio povo do Senhor? É a falsificação de tudo que é de Deus. O sistema falsificado que inclui qualquer coisa que é de Deus. Ora, se você tomar a Bíblia neste sentido você será capaz de traçar esse sistema de falsificação enquanto se mover para cada conexão com Deus. Primeiramente você verá que há uma falsificação da mesma Cabeça Trina. Isso é dizer algo terrível, mas é verdade. Uma falsificação da mesma Cabeça Trina, Pai, Filho e Espírito Santo. A falsificação da primeira Pessoa na Trindade, Deus. O que a Escritura tem a dizer: “o deus deste século cegou...” O deus deste século, e Satanás é visto na Palavra de Deus elevando-se a si mesmo por todo o percurso como o objeto supremo de adoração para tirar de Deus mesmo. Você não tem que procurar muito na Bíblia para ver isso. Está implícito no seu primeiro ato. “Foi isto mesmo que Deus disse?” Bem, “Sou de maior autoridade do que Ele”. Isso é o que está implícito nisso. “Me escute”, e assim pela insinuação sutil ele capturou o lugar de reverência de Deus, de temor, de reconhecimento, no coração do homem, e fazendo assim se tornou o deus do homem, entende, obtendo adoração. Sua insinuação sutil que ele fez foi, “Deus sabe que se você fizer isso, você será como Deus, conhecendo o bem e o mal, e Deus proibindo a você de fazer isso está simplesmente roubando você de algo que, sendo seu, faria sua vida mais completa e ampla e maior; e assim Deus afinal de contas não é favorável a você, e está escondendo alguma coisa. Ele está fazendo a vida menor e mais estreita do que precisa ser, e se você apenas fizer como eu lhe digo, você terá uma vida maior do que essa”. Sim – se torne um cristão, entregue sua vida a Deus, e a vida se tornará algo estreito, mesquinho, e você terá que desistir disso e daquilo. Essa é sempre a insinuação do inimigo, ele nunca lhe deixa saber o que você vai ganhar ou perder, quando você dá ouvidos ao inimigo. “O deus deste século cegou”.

Quando Israel saiu de Egito, o objeto supremo da saída deles foi a entrada na terra ou no deserto, mas que eles deviam sair para o Senhor, pertencer ao Senhor, ser Seu povo. “Deixe meu filho ir”; essa foi a palavra: sair para, pertencer, ao Senhor. Eles não tinham tardado muito no deserto para que Moisés fosse para a montanha por um período com Senhor, e o inimigo entrasse na companhia. O que Deus estava dizendo a Moisés no monte? “Que tragam ao Senhor ouro, prata e bronze, como também azul, púrpura, carmesim, linho fino, e façam-Me um santuário”. O inimigo entrou nisso nessa hora e disse com efeito: “Não se puder evitar”, e ele provocou o povo para lhe trazer ouro para uma imagem fundida, tirando o ouro de Deus. O que é o ouro? Aquilo que é representativo e típico de Deus mesmo – a natureza Divina. Isto atravessa todo o percurso. O mesmo princípio por trás das coisas: o deus deste século está procurando obter a adoração devida a Deus, e ele simula a primeira Pessoa da Trindade, imita, falsifica ao longo da linha da religião para conseguir adoração. Depois, a segunda Pessoa da Trindade (observe que não podemos ficar para minuciosamente esgotar cada uma destas coisas) é o Senhor Jesus, Deus encarnado no Filho. Lemos: “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão”. Anticristo é a aparência de Deus encarnado. Assumindo a posição de deus dentre os homens em forma humana para capturar a adoração dos corações dos homens. Se assentando no templo de Deus O Enganador está aí para falsificar, transmitindo que Ele é Deus. Muitos Cristos, “virão falsos Cristos”. O Enganador está aí para falsificar Cristo, simular Ele mesmo até ao ponto da encarnação, o diabo encarnado, Anticristo. Na medida do possível ele assume toda a aparência de Cristo.

Falsificando o Espírito Santo

A seguir, quanto à Terceira Pessoa na Trindade, o Espírito Santo, tanta coisa deve ser dita aqui. Ele está aí ao longo desta linha para falsificar o Espírito Santo, não há a menor dúvida disso. Se esta é a dispensação do Espírito, esta é a dispensação da falsificação do Espírito Santo. Qual é a obra do Espírito Santo? Bem, é multiforme, mas, amado, o inimigo pode fazer falsos sinais, os quais são uma imitação dos sinais do Espírito Santo. O inimigo pode dar falsa orientação a qual é uma imitação da orientação do Espírito Santo. Experiências? Sim, você pode ter experiências, experiências sobrenaturais, que são uma falsificação do Espírito Santo. Ensino? Sim, ensinando a partir da Bíblia: doutrinas de demônios, doutrina falsa. Todavia, elas não seriam enganos, desilusões se não fossem baseadas sobre conteúdo Bíblico. Sim, imitando o Espírito Santo. Milagres, operando grandes sinais e prodígios, trazendo fogo do céu para enganar os que estão na terra. Milagres, sinais, prodígios, poder, sim, e mesmo vida, dar vida à imagem, poder para dar vida à imagem, e – agora escute – conversões: aparentes novos nascimentos, mudando vidas; e aqui estamos provavelmente no terreno mais terrível quando dizemos isso. A pergunta que alguém pode logo levantar é: “Será que o diabo faz os homens puros e os converte da impiedade para uma vida com interesse em Deus?” “Será que ele realmente muda homens para melhor?” é isso verdadeiro? Ele não tolerará nada se ele puder conseguir seu último fim. Se ele lhe puder dar um falso batismo do Espírito Santo para que você tenha uma experiência maravilhosa, cheia de sensações maravilhosas, sensações sublimes, e acompanhadas de dons extraordinários, poderes, habilidades sobrenaturais; se ele lhe puder dar isso e deixar você se gloriar nisso por um tempo e depois retirá-lo, e com a retirada sugerir à sua mente imediatamente “você pecou contra o Espírito Santo”, “você cometeu o pecado imperdoável”. Assim ele terá cortado de debaixo de seus pés o terreno de qualquer esperança. O poder do sangue precioso de Jesus Cristo não é mais de valor para você porque não há mais perdão. Qual é o benefício do sangue se não há mais perdão? Toda a obra expiatória de Cristo está morta para você caso uma vez você assuma essa sugestão. Cristo e Sua Cruz perdeu seu valor para você.

Sim, Satanás não tolerará nada se apenas ele pode realmente dar um golpe vital à fé em Cristo, e ele tem feito isso com muitos, e ele o está fazendo. Existem muitos queridos filhos de Deus que, se apenas eles soubessem, se apenas ele tivessem luz e o conhecimento, seriam salvos do estado mental infernal mais terrível hoje sob essa pressão de acusação do inimigo, de que eles pecaram indo além do perdão, eles entristeceram o Espírito Santo. Existem muitos queridos filhos de Deus assim hoje. Digo que precisamos de ajuda nestes dias para o povo de Deus ser guardado, ser salvo destes terríveis enganos. E em muitas outras maneiras o Enganador está imitando. Ele pode usar a Escritura tanto quanto qualquer um. Ele pode provocar adoração, ele estabelecerá sua própria igreja, “a sinagoga de satanás”, imitando; ele ensinará ensinos maravilhosos, verdade bíblica, para levar pessoas a um canto e desnorteá-las, e finalmente levá-las para tanta confusão que eles não saberão onde eles estão, eles chegam a um lugar de inércia fatal – poderão eles crer em alguma coisa novamente? Você percebe, enganos!

O Terreno do Engano

Bem, agora, essa é a posição. Desafortunadamente, tendo dito tudo isso, apenas chego ao começo da minha mensagem, porque neste ponto, amado, temos que dizer que nenhum fragmento da obra enganadora do diabo tem o vestígio de uma possibilidade à parte de algo no próprio homem. Deve haver algum terreno para tudo isto no homem ou nunca, nunca poderia funcionar. Não teria nenhuma possibilidade de sucesso. O engano não é algo lá fora que é colocado sobre nós à toa, ou a despeito de nós. Todo engano tem seu próprio terreno no homem. Qual é esse terreno? É o fato de que o homem é agora um ser físico. Agora, se você pode chegar ao fundo disso, se você pode apreender isso, você entenderá todo o assunto.

O terreno de tudo isto está no fato de que o homem é um ser físico, e quando Satanás interferiu com o homem no principio, e o homem consentiu ao longo da linha de sua própria vida da alma, Satanás tornou o homem apropriado para seu próprio governo. Não foi que ele veio e se estabeleceu como o governador do homem e submeteu o homem por pura força para seu próprio governo. Como ele o fez? Invadindo nessa esfera no ser do homem que estava ligada a Deus, e isso era na esfera do espírito do homem. “Aquele que se une ao Senhor é um espírito” e o homem estava em comunhão com Deus por meio do seu espírito, não sua alma, não seu corpo; estas duas partes estavam sob o governo do seu espírito. O inimigo, o Enganador veio para a alma do homem, e em vez de o homem reagir pelo seu espírito em comunhão e conhecimento de Deus, ele desceu até sua alma, saiu do seu espírito e reagiu na sua alma. O que é alma? Razão, emoção, sentimento, desejo, e depois, é claro, escolha, vontade; e o inimigo raciocinou através dos desejos e capturou a vontade pelo engano. Você vê o que aconteceu quando o homem violou o mesmo órgão de sua união com Deus, seu espírito. Ele era no sentido mais profundo, no seu estado não caído, um espírito tendo uma alma e um corpo, mas ele violou isso, com o resultado que foi separado de Deus, e, como meio, instrumento, veiculo de comunhão Divina, morreu. Não significa que foi aniquilado, ou cessou de ter uma existência, mas caiu da comunhão com Deus, e isso é morte espiritual, cair da união com Deus com o resultado da alma ter tomado a ascendência, e a partir desse momento o homem é outra especie daquela que Deus criou. Ele é agora um homem da alma, e para garantir isso o inimigo havia adaptado o homem para seu próprio governo, e o inimigo governa o homem, e toda a raça agora, através da natureza da vida da alma. Qual é a base do engano? É justamente isso! Como você obtém uma falsificação do Espírito Santo operando? Em virtude de sua natureza física. Você pode se tornar mediúnico em sua mesma natureza física e abrir todas as vias de seu ser para orientação sobrenatural e ser sujeito ao poder, influência, domínio de espíritos enganadores operando numa multidão de formas. Você pode tanto suspender a sua alma e entrar num estado de completa passividade que você se abre para tudo ficar jogando com você. Você pode ter seu momento tranquilo em sua alma, a qual é a hora mais perigosa de sua vida. Isso acontece ao suspender toda atividade espiritual e se tornar completamente passivo e abrir seu ser físico – algo perigoso.

Deus nunca pede a você para se tornar espiritualmente passivo. Esperar em Deus não é estar espiritualmente passivo. Deus nos quer ativos no espírito mesmo quando esperando Nele em silêncio. Percebe o que quero dizer. É a própria natureza do homem, agora adaptada pelo inimigo para seu governo, que tem feito possível todo este sistema poderoso de falsificação no seu sucesso. Agora, deixando uma enorme quantidade de evidência chego ao ponto.

O Que Cristo Fez no Calvário

O que fez o Senhor Jesus no Calvário? Ele levou esse homem à morte e criou espaço para um homem espiritual; e em Cristo Jesus nós não somos mais homens almáticos, somos espirituais. Esse é todo o argumento da primeira carta aos Corintios. Agora, diz o Apóstolo, “o homem almático ( ele é o homem 'natural') não recebe as coisas do Espírito de Deus, elas são loucura para ele, nem pode conhecê-las”. “O Espiritual julga todas as coisas”. No novo nascimento de um homem, seu espírito é trazido de volta da esfera de morte espiritual e banimento de Deus, para uma nova criação de união com Deus, unido ao Senhor num espírito, e o órgão correto de governo Divino é restabelecido para trazer a alma do homem e seu corpo sob controle Divino, e o Espírito Santo estabelece residência dentro do espírito do homem nascido de novo para governar seus desejos, seus pensamentos, seus raciocínios, suas decisões.

Quero encerrar lembrando a você da coisa tremenda que Cristo fez na Sua Cruz. Nós ainda nunca temos sondado o Calvário. É algo abençoador ver Ele tomar nossos pecados e levar eles em Seu próprio corpo no madeiro, mas vejamos que Ele estava levando todo o terreno da atividade satânica no homem, Ele levou isso na Cruz e o colocou de lado, e o profundo significado da Palavra de Deus é justamente que nós fomos crucificados, fomos sepultados com Cristo. Ele não lidou com pecados somente, Ele lidou com o homem, a raça, e a colocou de lado; não só para levar uma raça a um fim, mas para levar a esfera do diabo a um fim; não acabar com o homem no seu estado caído, mas para quebrar o poder de Satanás e destruir sua obra como Enganador. Ele fez isso na Cruz.

É algo tremendo ver que o Senhor Jesus não estava só dando um golpe fatal no homem ao lidar com a carne, mas ao lidar com todo o corpo da carne Ele estava dando um golpe à atividade satânica no homem. Essa é a palavra da Cruz. Qual é o alicerce da verdade para o povo de Deus em tempos penosos? Isto, que eles cheguem a isso e reconheçam o fato de que o pilar da natureza tem de ser quebrado pela Cruz do Senhor Jesus, e que cada um de nós em Cristo devemos chegar à posição em que sabemos que o pilar da natureza foi partida e que nós já não, ousemos, seguir a natureza nas coisas, raciocínios, desejos, afeções, escolhas e decisões. Tudo deve agora sair de Deus, ser dado pelo Espírito Santo para governar nossas vidas, e não devemos de nenhuma maneira apoiarmos no nosso próprio entendimento. O pilar da natureza tem de ser quebrado e temos que ser homens que, como Jacó, continuam pelo resto de nossos dias nos apoiando no nosso cajado, porque o tendão de nossa força natural têm sido tocado, quebrado, secado, murchado. Sim, para carregar o testemunho do Calvário todos os dias de nossas vidas para o fato - “tenho sido crucificado com Cristo. Não mais eu..” Tenho sido enfrentado e ferido e não deve haver mais nenhuma insinuação do “eu”. Não mais “eu”.

Talvez temos pensado da Cruz, união na morte com o Senhor Jesus, na dura luz de ter que largar, ter que desistir e ter que morrer; estar crucificado, e toda a dor disso, mas, amado, é para nos transladar do reino das trevas para o do Filho do Seu amor; do poder de Satanás, para nos libertar do engano. Agora, a menos que nossa vida da alma seja enfrentada no poder da Cruz, e seja submetida a Deus, e sabemos o que é viver e andar segundo o Espírito, somos expostos ao engano. Você descobrirá onde a falsificação do Espírito Santo opera, há uma tremenda quantia de excitabilidade, emoção da alma, perda do controle da alma e às vezes indecência; e contudo coisas sobrenaturais – sim, mas esse não é o Espírito Santo. Tem havido uma extensão de alma numa busca intensificada por algum tipo de experiência, uma experiência sobrenatural. Isso tem aberto o ser para o outro e você pode conseguir qualquer coisa. Você pode obter orientação, você pode obter milagres, qualquer coisa ao longo dessa linha; mas tenha cuidado! A falsificação, amado, tem seu terreno de sucesso na nossa própria natureza, e se o Senhor vai guardar Seus filhos nestes dias da desilusão e engano, Ele tem de trazer de volta o alicerce da verdade da identificação com Cristo na morte, sepultura, e ressurreição, e o que isso significa quanto ao passar de um tipo de homem e a entrada num outro tipo de homem.

Neste assunto, como dentre muitos outros, vemos que Cristo crucificado é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.