Austin-Sparks.net

"Para Que Eles Sejam Um, Assim Como Nós Somos Um" - Volume 2

por T. Austin-Sparks

Reunião 34 – A Presença do Senhor é Poder! A Presença do Senhor é Vida! A Presença do Senhor é Santidade!

Reunião Trigésima Quarta
( Março 3, 1964, P.M )


Vamos para a Carta dos Hebreus, capítulo quatro, versículo um até o trés, “temamos, portanto, que, sendo-nos feita uma promessa de entrarmos no seu descanso, não haja algum de vós, porventura, que pareça ter falhado. Pois na verdade a nós nos tem sido evangelizado, como a eles; mas a palavra da mensagem não lhes aproveitou, não sendo unida com a fé naqueles que a ouviram. Pois nós que cremos, entramos no descanso, assim como ele tem dito: assim jurei na minha ira: não entrarão no meu descanso, embora fossem completadas as obras desde a fundação do mundo”.

Capítulo seis, versículo um até o trés, “por isso, deixando a doutrina dos princípios elementares de Cristo, passemos à perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas, e de fé em Deus, o ensino sobre batismos e imposição de mãos, sobre ressurreição de mortos, e sobre juízo eterno. Isso faremos, se Deus o permitir.

Em nossas primeiras series das reuniões especiais, o Senhor nos levou a ocuparmos com o assunto de Sua Presença com o Seu povo. Penso que todos aqui concordarão que a coisa mais importante para nós é a Presença do Senhor. Espero que quando nos reunimos desta forma, nossas orações em primeiro lugar é pela Presença do Senhor. E provavelmente, aqueles de vocês que oraram no começo do dia, sempre orarão pela Presença do Senhor. Nós entendemos que a coisa de suprema importância em nossas vidas e na vida do povo do Senhor é Sua Presença conosco. Deveríamos ter medo de continuar a menos que o Senhor estivesse conosco. Não podemos nem pensar da vida sem a Presença do Senhor. A Presença do Senhor significa tudo para nós.

Você lembrará que nós comentamos que este é o maior desejo do próprio Senhor. Ele disse a Moisés, Construam-me um santuário para que possa habitar no meio deles”. O maior desejo do Senhor é estar no meio de Seu povo. Mas, existem algumas condições sobre as quais o Senhor está com Seu povo. O Senhor tem Seus próprios termos sobre os quais Ele estará conosco. Você notará que esta carta aos hebreus desde onde lemos, está todo o tempo se referendo de volta para a vida de Israel no deserto, esse período que foi coberto por essas palavras a Moisés, “Construam-me um santuário”. Era o período desde o Mar Vermelho para a fronteira da terra até o rio Jordão.

Durante esse período de quarenta anos, embora houvessem muitas dificuldades, e o Senhor tivesse bastantes problemas com o povo, o Senhor estava com eles. Houveram, como disse, muitas dificuldades durante esses quarenta anos. Houveram muitos momentos bem sérios. Lemos sobre Amaleque saindo a lutar contra Israel. Lembramos da história de Balaão, o falso profeta que foi escondido por Balaque para amaldiçoar Israel. Aconteceram alguns momentos muito críticos durante essa viagem. Esteve a crise do pão e a crise da água. Esteve a crise dos inimigos. Mas através de todo esse tempo o Senhor estava com Seu povo. Ele não permitiu Amaleque ter sucesso em suas guerras contra Israel. Ele transformou a maldição de Balaão em uma benção. O Senhor estava com eles. Isso significou vitória, isso significou ajuda, isso significou o suprimento de todas suas necessidades, isso significou que o Senhor ajudou eles apesar de suas próprias fraquezas, o Senhor estava com eles.

O Senhor lhes deu, para começar, essa poderosa vitória a fim de encorajá-los a continuar. A vitória do Mar Vermelho corresponde à vitoria da Cruz – a vitória da morte, sepultamento, e ressurreição com Cristo. Essa foi a grande fundação. E com essa fundação atrás deles e debaixo de seus pés, eles continuaram. Mas chegou uma hora em que eles pararam de continuar. Você lembrará que o tabernáculo era constituído com o fim de transitar; não era um prédio a ser colocado num lugar para deixá-lo lá para sempre. Foi feito de tal maneira que pudesse ser movido continuamente. E o tabernáculo era o lugar onde o Senhor estava. Assim, a ideia do Senhor quanto a eles era a de continuar.

Me pergunto quanto interesse você tem pelo Livro de Números. O Livro de Números é um livro muito maravilhoso. Se você não o tem estudado, aconselho estudá-lo. Pode ser chamado, o Livro das Continuações, o Livro do progresso com o Senhor. Chegará a um capítulo, capítulo trinta e três, e nesse capítulo, você encontrará uma frase usada quarenta e três vezes. Ora, se uma coisa é repetida quarenta e três vezes num capítulo, deve significar algo. Números, capítulo trinta e trés, e nesse capítulo, esta frase ocorre quarenta e três vezes - “e o povo de Israel partiu”. Quarenta e três vezes se diz que o povo partiu. Eles partiram em sua jornada. E esse é o Livro no qual você encontra o Senhor tão poderosamente com Seu povo.

Você sabe que quando eles chegaram ao outro lado do deserto, eles chegaram a Cades-Barneia, eles chegaram à fonteira da terra prometida, eles pararam. Você não lê novamente – e eles partiram. Eles pararam. E você não encontra o Senhor com eles. Todos, menos dois homens, de toda essa geração morreu no deserto. Essa não é a ideia do Senhor para Seu povo, para Seu povo, morrer no deserto não é a ideia do Senhor. O Senhor não está nisso. De fato, como temos lido em Hebreus, o Senhor está contra isso. Portanto, o termo pelo qual o Senhor está com Seu povo é que eles continuem a seguir. Temos lido em Hebreus, capítulo quatro, o aviso terrível que o Senhor deu, porque eles não continuaram seguindo. Ele disse, “jurei na Minha ira, não entrarão no Meu descanso”. Eles perderam tudo porque eles não continuaram. Por isso lemos no capítulo seis, “prossigamos”.

Ora, o que significa prosseguir? Bem, é claro, para nós é um prosseguir de uma forma espiritual. Nós estamos numa nova dispensação, e esta é uma dispensação espiritual. Mas tem uma coisa que quero sugerir a você em relação ao nosso prosseguir. É verdade de Israel no deserto, embora fosse uma coisa terrena com eles, a mesma coisa é verdade conosco numa forma espiritual. Se você olhar novamente nesta carta aos hebreus, você descobrirá isto, QUE PROSSEGUIR ESPIRITUALMENTE É UMA ASSUNTO DE COLOCAR EM PRÁTICA O QUE O SENHOR TEM FALADO. Você entende que nós nunca prosseguiremos por nos serem faladas coisas pelo Senhor? Ora, isso parece algo estranho de se dizer. O Senhor mesmo pode nos falar. Podemos ter Sua palavra, podemos ter todo o ensino que Ele pode nos dar, podemos saber toda a verdade de Deus, podemos ter tido ela por muitos anos, e no entanto, embora possamos ter tido toda ela, podemos estar parados. Não, não é um assunto de saber o que o Senhor tem falado. É um assunto de colocar isso em prática. Fazendo o que o Senhor tem falado, essa é a única forma de prosseguir.

Como então prosseguiremos? É para nos assentar tranquilamente e dizer, “o que o Senhor tem nos falado?” Talvez, pode ser nestas quatro ou cinco semanas, ou pode ter sido ao longo dos anos passados. O Senhor tem falado a você neste lugar, ou através do ministério de Seus muitos servos. Através da leitura de Sua Palavra você pode ter uma montanha de verdade, e no entanto, você pode não estar prosseguindo, e o Senhor pode não estar conosco assim como Ele quer estar conosco. A Presença do Senhor é poder, a Presença do Senhor é vida, a Presença do Senhor é santidade. Oh, a Presença do Senhor significa muito, mas é tudo muito prático. O Senhor não acredita em teoria. Ele não acredita nem ainda em livros de texto. O Senhor é um Senhor muito prático. E Sua atitude para conosco é esta: olhe aqui, tenho lhe falado isto, você o tem ouvido. Talvez, você tem se regozijado nisso. Talvez, você tem acreditado ser verdade. Talvez, você agradece o Senhor por isso. Mas o que temos feito sobre isso?


Temos tomado cada coisa que o Senhor tem falado, e levado-as dizendo, “tenho que fazer algo sobre isso. Temos que colocar isso em prática. Se não fazemos isso, não faremos nenhum progresso. E o poder de Deus não será manifestado no nosso meio.” Podemos continuar por anos, e podemos preencher os anos com ensino, mas podemos ainda ficar anos atrás. Podemos não estar chegando ao que o Senhor quer que cheguemos. Por que todas estas exortações no Novo Testamento de prosseguir? Por que o Novo Testamento é composto de exortações e encorajamentos e advertências ao povo de Deus sobre prosseguir? E por que é o Novo Testamento um Livro tão prático? Porque o real progresso espiritual e a Presença do Senhor depende sobre atualizar tudo o que sabemos.

Me pergunto se você pode me dizer o numero de vezes que isto ocorre no Novo Testamento. É uma citação da vida de Israel no deserto. E é esta: “hoje, se ouvirem Sua voz, não endureçais vosso coração”. Uma e outra vez, essas palavras são colocadas no Novo Testamento. Hoje! Hoje! Hoje! Tudo isto tem que ser levado a um AGORA. Todo nosso progresso para o futuro depende sobre o que estamos fazendo com o que sabemos AGORA. Assim, o Senhor nos diz, Eu estou com você se você está seguindo. E seguir significa, colocar em prática e efeito tudo o que tenho dito a você. Nosso conhecimento crescente do Senhor depende inteiramente sobre nossa obediência diária à luz que temos.

Agora, queremos o Senhor estar conosco, e queremos Ele estar conosco em plenitude. Nossos corações estão realmente fixados nisso. Tenho certeza que estou falando por todos aqui nesta noite. Se eu fosse chegar perto de cada um de vocês pessoalmente e dizer, “quer que o Senhor esteja com você? Quer que o Senhor esteja com você tão plenamente como Ele puder?” Não creio que tenha alguém aqui nesta noite que diria, “não, não quero o Senhor”. Você diria, “sim, isso é algo pelo que eu oro e anseio, a Presença do Senhor em plenitude”. E isso é o que você quer como uma companhia do povo do Senhor neste lugar.

Portanto, quando o Senhor fala, e levamos aquilo que Ele falou, e dizemos: existe algo a ser feito sobre isto. Não deixo isso apenas na reserva do meu conhecimento. Não acrescento apenas isso a tudo o que já sei. Olho para ver o que isso requer de mim de uma forma prática. E quando vejo o que isso quer dizer, então vou ao Senhor para tê-lo feito real e vivo em minha vida. Irmãos, o povo que faz isso estará continuando. Eles estarão entrando na terra prometida. Eles estarão entrando no Seu descanso. Eles estarão entrando na alegria do Senhor. Porque isso é o que o Senhor quer – pessoas que tomam posse de tudo o que o Senhor diz, e o levam à prática.

Por isso o escritor de Hebreus diz, “prossigamos”. De que outra forma podemos prosseguir? Nós não estamos numa viagem literal nesta terra. Nossa terra prometida não é algum lugar nesta terra, neste mundo. Não. Cristo é nossa terra prometida. Cristo é a plenitude do propósito de Deus para nós. Então, temos que tomar tudo o que tem sido falado a nós sobre Cristo, e colocá-lo em efeito prático. Isso é o que quer dizer continuar. E isso é o que quer dizer ter o Senhor plenamente conosco!

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.