Austin-Sparks.net

O Persistente Propósito de Deus

por T. Austin-Sparks

Capítulo 2 – Para Deus o Fim está Sempre Presente em Seus Inícios

Os princípios que estávamos considerando esta manhã são, de um modo especial, a chave para o Livro de Ezequiel. Começamos esta tarde indicando um daqueles princípios de outra maneira – Para Deus, o fim está sempre implícito em todos os Seus inícios. Assim, temos o livro de Gênesis no Livro de Apocalipse, e o Livro de Apocalipse no livro de Gênesis. Deixem-me repetir o princípio novamente: Para Deus o fim está sempre presente em Seus inícios. Talvez vocês gostassem de uma ilustração. Nós a temos no décimo quinto capítulo do Livro de Êxodo. Capítulo quinze, versos treze e dezessete:

“Tu, com a Tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a Tua força o levaste à habitação da Tua santidade”...

“Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da Tua herança, no lugar que Tu, ó Senhor, aparelhaste para a Tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as Tuas mãos estabeleceram”.

Vocês entendem o que foi dito? Israel tinha acabado de sair do Egito e estava no Mar Vermelho; esta foi a canção de Moisés e de todo Israel quando o povo tinha escapado do Egito e de Faraó. Tinham acabado de iniciar a jornada. Mas aqui está dito: "Em Tua força Tu os tem guiado para Tua Santa habitação… o lugar, ó Senhor, que Tu tens feito para a Tua habitação, o santuário, ó Senhor, que Tuas mãos estabeleceram." Isto nos leva diretamente para o final da história desse povo. Centenas de anos teriam que passar antes que o templo fosse construído. Eles teriam que percorrer um longo caminho durante um longo tempo antes de chegar lá. Mas aqui, bem no início, é falado como se a coisa já tivesse acontecido. Assim, podemos ver, a partir deste exemplo, o que eu quero dizer com “para Deus o fim está sempre lá no princípio”. As coisas celestiais sempre governam TODAS as coisas terrenas. As coisas invisíveis governam TODAS as coisas visíveis. As coisas espirituais governam TODAS as coisas temporais. As coisas universais governam TODAS as coisas locais. Isto é algo que vocês sempre devem se lembrar quando estiverem lendo a Bíblia. É algo que deve ser mantido em nossa mente na medida em que abordamos este livro de Ezequiel.

A história da humanidade não é apenas uma história humana, mas é a história de Deus! Este livro de Ezequiel parece conter um monte de história nele, mas a verdade é que tudo é governado pelo Propósito Divino. A grande questão que encontramos no início do livro é a seguinte: "Possui este livro alguma mensagem para a Igreja em nossa dispensação?” – ou será que só se refere a um período passado da história do povo de Israel? Será que, em questão de profecia, faz alguma referência à dispensação futura? – Ou será que a sua mensagem principal é justamente para a Igreja em nossa dispensação?" Nós seremos compelidos a enfrentar estas questões à medida que percorrermos este livro, especialmente naquelas partes que particularmente iremos considerar. A resposta é encontrada não no campo terreno, mas no celestial; não no temporal, MAS no espiritual.

Assim, chegamos ao cenário e à razão deste livro: precisamos reconhecer quando o livro foi escrito, e por que. Aquilo que está neste livro aconteceu num tempo quando todo um sistema havia quebrado e fracassado. A razão para o colapso e fracasso foi porque aquele sistema acabou e tornou algo em si mesmo. Perdeu o seu significado espiritual e eterno. Precisamos reconhecer que isto é algo que frequentemente se repete na história das coisas de Deus. Aconteceu em Israel. Tem acontecido no Cristianismo. Tem acontecido em muitos movimentos e em muitas partes da obra de Deus. A obra começou com um grande testemunho no início de Israel. A história de Israel começou como um maravilhoso testemunho para o Senhor, porém, a coisa toda desmoronou. Fracassou completamente porque perdeu o seu significado espiritual, tornando-se algo em si mesmo. O mesmo é verdade sobre o Cristianismo, o qual teve um maravilhoso começo, mas, falando genericamente, o Cristianismo desmoronou e fracassou porque se tornou um sistema terreno – algo em si mesmo; perdeu o seu significado Celestial.

Retornando ao livro de Ezequiel, encontramos Deus se afastando de Jerusalém; e Deus é achado do lado de fora; aquilo onde Deus estava havia agora se tornado uma concha vazia. Aquilo que uma vez havia sido vital e eficaz, sendo grandemente usado pelo Senhor, tornou-se agora uma coisa meramente formal e vazia, com Deus do lado de fora. Este é o cenário e a ocasião deste livro.

Um Profeta Representa A Mente Plena De Deus

Vamos olhar agora para o profeta em si. Vocês sabem que Ezequiel não começou sendo profeta. Ezequiel foi um sacerdote treinado e não um profeta. Notem que o verso três do capítulo um nos fala isso. E, então, no início, o versículo um faz referência ao "trigésimo ano": "E aconteceu que no trigésimo ano" - o trigésimo ano muito provavelmente foi o trigésimo ano do nascimento de Ezequiel. Era aos trinta anos que os sacerdotes terminavam o seu treinamento e entravam para o ministério. Vocês se lembram que foi quando o Senhor Jesus completou trinta anos de idade que Ele entrou para o Seu ministério. Sua preparação estava completa e Seu ministério começou. Então, aos trinta anos, Ezequiel tinha que começar o seu ministério sacerdotal; mas, ao invés de cumprir o seu ministério como sacerdote, ele foi chamado para ser profeta. Toda a sua vida, treinamento e vocação foram mudados.

O profeta é alguém “que representa a mente plena de Deus quando esta mente já fora perdida”. É impressionante observar que Ezequiel teve que assumir algo totalmente diferente daquilo para o qual ele havia sido treinado. Mas a situação existente requeria isto. Iremos voltar a isso mais tarde.

Quando Deus se move em relação ao Seu Pleno Propósito – que foi perdido pelo povo – há sempre coisas essenciais no instrumento do Seu mover. E, se a obra precisa ser feita, somente Deus poderá fazê-la! Vocês sabem que o curso dos homens é completamente diferente disto. O modo natural é pegar homens e treiná-los, capacitando-os para fazer o serviço, tanto que, quando essas pessoas saem da faculdade, ou de um instituto bíblico, elas se sentem preparadas para o trabalho; e então, naturalmente, acham que podem realizar a obra. Foram treinadas para aquilo. Porém, Ezequiel não estava qualificado para a obra. Ele estava preparado para exercer o sacerdócio, mas havia sido chamado para ser profeta. E o que descobrimos é que, ao longo de toda a sua vida, ele nunca achou que a coisa fosse fácil. Vocês sabem quão difícil Ezequiel achava o seu serviço: ele percebeu que apenas com a ajuda de Deus poderia cumpri-lo.

Nós todos temos que começar aí se realmente vamos ministrar coisas celestiais. Tem de haver esta tremenda mudança a ponto de descobrirmos que não poderemos realizar a obra por nós mesmos. Somente o Senhor pode fazê-la. Havia este grande senso de decepção com as coisas do modo como estavam; o avassalador senso de que as coisas estavam erradas, e este estado de coisa tinha que se tornar o negócio da vida de Ezequiel. Vocês devem começar por aí se realmente quiserem ser usados por Deus. Vocês precisarão ser dominados por este senso de que as coisas estão todas erradas no mundo, de que as coisas não estão como deveriam estar, e que vocês não têm qualquer capacidade para endireitá-las. Vocês sentem o chamado de Deus para algo, mas sabem que a capacidade precisa vir do próprio Deus.

É aí que começamos com Ezequiel, e, naturalmente, tomando os princípios espirituais à medida que formos avançando. Acho que não preciso voltar a este terreno. Existe um colapso nas coisas; elas não estão como Deus queria que estivessem. Deus chama homens e mulheres em relação a esta situação, e a chamada muda todo o curso de suas vidas. E, nesta chamada, essas pessoas têm a consciência de que não possuem capacidade, em si mesmas, para enfrentar a situação. Mas Deus, que as chama, irá ser a suficiência delas. Lemos os primeiros três capítulos de Ezequiel sobre o que acabamos de dizer.

Tomemos um pequeno fragmento desses capítulos, que é a comissão de Ezequiel: "Filho do homem, Eu te envio não a um povo de língua estrangeira, cujo idioma você não conhece. Se Eu o enviasse a tal povo estrangeiro, ele lhe ouviria. Mas Eu lhe envio à casa de Israel. Eles não irão te ouvir." (Ezequiel 3:4-7; parafraseado). Esta é uma comissão difícil; somente o Senhor poderá conduzir um homem através disso. Mas, então, observem o que o Senhor diz quanto ao equipamento divino: "Eis que fiz duro o teu rosto contra os rostos deles, e forte a tua fronte contra a fronte deles." (Ezequiel 3:8). Em outras palavras, o Senhor irá ser a força para esta difícil obra.

Ezequiel Viu O Que o Senhor Queria

Observamos outra coisa. Com este senso de desapontamento; com toda esta mudança no curso de vida; com tudo isto tendo que tomar um caminho para o qual não há equipamento natural, lá vai o segundo grande fator: "Ezequiel viu o Senhor." Ele teve uma visão do Senhor, uma visão daquilo que o Senhor queria. É muito importante que essas duas coisas que acabamos de mencionar sempre andem juntas. Se tivermos desapontamento e descontentamento sem visão, isto será negativo. Há muitas pessoas que estão descontentes com as coisas da forma como estão. São pessoas que sempre conseguem ver o que está errado. Podem apontar seus dedos para a fraqueza e para as falhas; são peritas em criticar tudo. Isto é negativo; não leva a lugar algum. Junto com o descontentamento, precisa haver uma visão. Mas a visão precisa vir por meio de um trabalho de parto. Visão sem dores de parto, sem sofrimento de coração, não passa de misticismo. As duas coisas, visão e sofrimento de coração, precisam caminhar juntas. Se vocês e eu nos sentimos descontentes, se sentimos que as coisas estão erradas, então precisamos conhecer o que o Senhor realmente está querendo. Temos de ter uma visão positiva do propósito de Deus.

Vou parar por aqui, a fim de dizer uma palavra a vocês. Vamos ler esses primeiros versículos de Ezequiel:

“E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus. No quinto dia do mês, no quinto ano do cativeiro do rei Jeoiaquim, veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor”.

Quero dizer uma palavra a vocês sobre ministério. Vocês observem que aquilo que Ezequiel estava prestes a fazer teve uma data especial para o seu início. É muito impressionante quão específico Ezequiel é a respeito de datas em suas profecias. Se realmente vocês lerem essas profecias, irão ver que ele é muito específico a respeito de datas. Isto nos dá o primeiro ponto a respeito de ministério. Um ministro segundo a vontade de Deus precisa ter uma mensagem para a sua época. Não é para nós ficarmos aqui fornecendo coisas de forma genérica. Nosso estudo da Bíblia não pode ter apenas características genéricas. O que Deus precisa mais do que qualquer coisa é de pessoas que tenham uma mensagem para a sua própria época. Quando chegarmos ao final das nossas vidas, e do nosso ministério, que possa ser possível ser dito a nosso respeito que tivemos uma mensagem para o nosso tempo; que não sejamos mais um na multidão de professores, mas que tenhamos tido a Palavra de Deus para a presente hora – que o nosso ministério tenha tido relação com um tempo especial no propósito de Deus.

Agora, vocês, servos de Deus, peçam ao Senhor para tornar isso real em vocês; que possa ser reconhecido que o ministério de vocês tem relação com o tempo presente – COM O QUE DEUS DESEJA FAZER AGORA. Este é um fator muito importante no ministério. O que Deus está precisando no tempo presente? Precisamos orar para que possamos ser instrumentos do Senhor nesse tempo atual – que possa haver esse fator tempo muito claramente definido em nosso ministério. Assim, a data é algo muito importante no ministério. Quando Deus realmente levanta Seus servos, Ele os levanta para um determinado tempo.

Ezequiel Foi Levantado Em Relação À Situação

E, então, eis a próxima coisa a ser observada: Ezequiel foi levantado em relação a uma situação específica em seu próprio tempo. O que acabamos de ler mostra que Ezequiel estava inserido na situação: "... Eu estava entre os cativos junto ao rio Quebar." (ASV). Ezequiel não estava pregando para uma situação distante dele próprio. Não estava pregando para uma situação que ele havia imaginado. Não estava pregando para uma situação reportada a ele. Não, ele mesmo estava incluído na situação. Ele tinha contato íntimo e pessoal com a necessidade. Aquela necessidade também era a sua necessidade. Ele havia sido colocado bem no coração dela, e o seu ministério surgiu a a partir daí. Ele disse: "Eu Morava onde eles moravam." Isto tira o ministério do terreno meramente teórico e o coloca num terreno muito prático.

Vocês irão observar que isto também foi verdade em relação a todos os demais profetas. Eles não falavam com o Senhor a respeito do povo usando a palavra ELES – "ELES estão nesta situação; ELES têm feito essas coisas; ELES têm essas necessidades." Os profetas sempre falavam a Deus da seguinte maneira: “NÓS estamos na aflição." Leiam a oração de Neemias no capítulo um, verso 2-11, e a oração de Daniel no capítulo nove, verso 3-19. Eles faziam parte da situação. E para que vocês e eu possamos ser servos eficientes, precisamos estar lá.

A Palavra Veio Expressamente A Ezequiel

E, então, a terceira coisa: o ministério precisa ser muito pessoal. Observem o que diz o capítulo um, verso três: "A Palavra do Senhor veio expressamente a Ezequiel, o sacerdote." Isto significa DUAS coisas: Primeiramente, significa que Ezequiel não obteve o seu ministério a partir de livros. Não exerceu um ministério de segunda mão. Seu ministério não foi fruto de estudo, mas veio a ele pessoalmente. As visões de Deus também eram suas próprias visões. A mensagem de Ezequiel era original e não de segunda mão. E precisa ser desta forma. Nosso ministério deve ser assim: fruto de algo que Deus nos disse pessoalmente.

Segundo, o significado da Palavra do Senhor que veio expressamente a Ezequiel é que HAVIA UMA URGÊNCIA. Vocês conhecem o significado da palavra “expressamente”. Vocês usam o termo trem expresso. O que quer dizer trem expresso? É um trem que chega ao seu destino rapidamente; é muito urgente. Vocês se lembram da palavra do apóstolo Paulo: "... o Espírito expressamente diz" (1 Timóteo 4:1) – há urgência no caso! "A Palavra do Senhor veio expressamente a Ezequiel." Há algo muito urgente envolvido. Vocês precisam chegar lá o mais rápido que puderem. Há um assunto muito sério em questão. Todas as suas energias devem estar concentradas neste assunto. É assim que precisa ser conosco. Tem de haver uma tremenda urgência em nossa mensagem. Há muitas questões em jogo. Eu lhes diria algo, antes de vocês entregarem as suas mensagens. Parem e digam para si mesmos: "O que Deus tem em mente para o seu povo? – pois vocês irão influenciar vidas, TALVEZ, PARA SEMPRE E POR TODA A ETERNIDADE."

As coisas que acabei de falar são coisas que constituem o tipo de servos que Deus precisa. Gostaria que vocês voltassem a elas novamente. Lembrem-se de que Ezequiel é um homem cuja vida foi completamente revolucionada pelo propósito de Deus. A NECESSIDADE DE DEUS mudou todo o curso da vida dele! A NECESSIDADE DE DEUS desapontou a Ezequiel no que diz respeito à sua vida natural! Algo do desapontamento e da insatisfação do coração de Deus entrou na vida deste homem!

E é exatamente desta mesma maneira que Deus tem se movido ao longo de toda a história. Suponho que Abraão estava, talvez na maior parte da sua vida, muito satisfeito em “Ur dos Caldeus”. Ali ele tinha tudo que precisava, mas, então, começou a chegar ao seu coração uma grande insatisfação com aquela vida; e seu coração estava à procura de algo que ele não conhecia. Tudo o que ele podia dizer era: “Eu não fui criado para isto. Estou certo que existe algo mais na vida além disto. Deve haver algum propósito maior do que este. Isto não me satisfaz." Foi neste terreno que Deus se moveu na vida de Abraão. Era Deus trabalhando nele a SUA PRÓPRIA INSATISFAÇÃO! E, quando esta insatisfação estava lá, então Deus pôde dar o lado positivo daquilo que realmente era o Seu propósito.

E isto aconteceu na vida de todos os servos de Deus. Penso que isto foi verdade na vida de Moisés. Estou bem certo de que também foi verdade na vida de Ezequiel. Foi verdade na vida de Paulo: Creio que podemos detetar algo de insatisfação até mesmo em Paulo (Saulo) de Tarsus. DEUS PREPARA O SEU CAMINHO DESTA MANEIRA. Podemos ter isto em nós antes de Deus começar a fazer qualquer coisa. A fim de trazer o Seu Grande Propósito, Deus precisa escrever coisas negativas em nossos corações. Este é o caminho do serviço – de um lado, temos desapontamento; de outro lado, é a nomeação de Deus – e, então, a consciência de não se ter a capacidade natural, sendo que toda a capacidade precisa vir do próprio Deus. Era uma obra que nenhum homem podia fazer, e, certamente, uma obra que nenhum homem assumiria para si mesmo – assim foi Ezequiel. Mas Deus havia tomado conta deste homem, e tudo o que aconteceu a ele foi porque “a mão do Senhor estava sobre ele”.

Vamos terminar por aqui esta manhã. É uma questão da mão do Senhor estar sobre nós; se a mão do Senhor estiver sobre nós, então não poderemos ajudar a nós mesmos. Embora possa ser difícil, embora o desapontamento seja grande, embora as demandas estejam além da nossa capacidade, contudo, nada podemos fazer. Temos que continuar!

Vocês lembram o que Jeremias e outros profetas disseram sobre isto? Em virtude de o povo não querer ouvir, e porque o seu ministério implicava em muito sofrimento, Jeremias disse que jamais gostaria de falar novamente. Ele estava a ponto de desistir da obra de Deus. Mas, então, ele falou: "Enquanto guardei silêncio, o fogo ardia. A Palavra do Senhor era como um fogo em meus ossos, e, então, quebrei todas as minhas resoluções. Comecei a falar novamente. Não podia fazer diferente" (Jer. 20:9; parafraseado). É isso que Ezequiel quis dizer com: "A mão do Senhor estava sobre mim." Vocês sabem o que isto significou mais tarde, como “a mão do Senhor” moveu Ezequiel por toda parte? Ele era um homem que estava sob “a mão do Senhor”. Orem, para que vocês também possam estar desta maneira. Que não seja a escolha de vocês o ser de um jeito ou de outro, mas que tudo simplesmente seja o que Deus quer que seja, pois “a mão do Senhor está sobre vocês”. O Senhor precisa de homens e mulheres desta maneira. Orem para que vocês possam estar desta maneira. Vocês não estão no negócio por que vocês gostam, porque escolheram, porque têm qualificações. Vocês estão nele porque “a mão do Senhor está sobre vocês”. E, tirar a vocês mesmos desta obra seria sair da “mão do Senhor”.

Agora, se a coisa for desta maneira, então, algo irá acontecer. Vocês terão uma mensagem para o seu tempo. Terão uma mensagem para a situação. Irão sentir a urgência da mensagem. "a palavra será como um fogo em seus ossos”. Que o Senhor faça de TODOS nós mensageiros como aqueles.

Agora vocês sabem o que eu quis dizer no início. É o valor espiritual que importa. Não é o conhecimento intelectual, mas é o fato de nós sermos tais homens e tais mulheres – Isto é EFICÁCIA ESPIRITUAL. Peçam a Deus para torná-los desta maneira: que as pessoas possam reconhecer que vocês têm um coração que arde pelo Senhor - que, se por um lado vocês têm visto o que está errado, mas por outro lado, vocês têm visto o que Deus deseja, e que vocês sentem que Ele colocou as MÃOS DELE sobre vocês em relação ao assunto!!!

QUE O SENHOR FAÇA ISTO VERDADE EM TODOS NÓS!

Em consonância com o desejo de T. Austin-Sparks de que aquilo que foi recebido de graça seja dado de graça, seus escritos não possuem copirraite. Portanto, você está livre para usá-los como desejar. Contudo, nós solicitamos que, se você desejar compartilhar escritos deste site com outros, por favor ofereça-os livremente - livres de mudanças, livres de custos e livres de direitos autorais.